27 anos após o lançamento clássico, Illmatic é adicionado ao acervo da Biblioteca do Congresso americano

Volvidos 27 anos após o lançamento, o álbum de estreia de Nas acaba de atingir um novo estatuto: Illmatic é agora um “documento” de consulta obrigatória na biblioteca do Congresso, Carla Hayden.

Trata-se da 14ª bibliotecária do Congresso e primeira mulher a ocupar o cargo, classificou o disco como um “tesouro digno de ser preservado eternamente na herança fonográfica da nação por causa de sua importância cultural, histórica e estética”.

Tido como um dos mais influentes álbuns do género, foi lançado aos 19 de Abril de 1994, sob chancela do Columbia Records e elevou Nas ao patamar de melhor rapper vivo da época.

27 anos após o lançamento clássico, Illmatic é adicionado ao acervo da Biblioteca do Congresso americano

De acordo com a imprensa internacional, além  Illmatic, outros 24 álbuns foram integrados ao catálogo da Biblioteca do Congresso, considerada a instituição cultural mais antiga dos Estados Unidos, somando 143 anos de existência. Neste ano, eles receberam 900 inscrições a serem consideradas para registro público.

Além de Nas, a lista de 2020 inclui Kool & The Gang’s com o single “Celebration” (1980), Janet Jackson com o álbum Rhythm Nation 1814 (1989) e Labelle com a clássica canção “Lady Marmalade” (1974).

O clássico remonta para um Nas de apenas 18 anos, mas que já mostrava potencial lírico executado com mestria, rimas sobre as vicissitudes de Queensbridge. Illmatic realça a estética do boom bap com uma produção de alto nível como DJ Premier, Pete Rock, Q -Tip e LES.

as cargas mais recentes

Morreu o fadista português Carlos do Carmo

há 3 meses
O cantor morreu na manhã de hoje aos 81 anos, no hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde deu entrada ontem por causa de um aneurisma.

INAGBE anuncia bolsa de estudos para músicos

há 10 meses
As candidaturas estarão abertas até 1 de Julho próximo e dirige-se aos interessados em obter o grau de licenciatura ou pós-graduação e residências artísticas nas áreas de música, dança e teatro.

“Tá a bater” volta às telas amanhã

há 12 meses
Após um interregno em virtude do actual estado de emergência, o “Tá a barter” estreia, a partir deste fim-de-semana, uma nova temporada que será marcada por duas horas de emissão, em directo, e com novas rubricas.

Nameless e Sam The Kid juntos no tema “Houdini”

há 2 semanas
Já está disponível o novo single “Houdini”, de Nameless que conta com a produção inconfundível de Sam The Kid.

Oluali Records: A label que promete conectar Angola ao mundo

há 8 meses
O ano 2020 está a ser marcado por várias adversidades a todos os níveis, obrigando os artistas e produtoras a reinventarem-se e a procurarem novas formas de trabalhar. E é neste um contexto que nasce a Oluali Records, uma label que se propõe a prepõe a criar pontes entre Angola e o mundo.

Consciência Corporal: o que é, e como influencia o nosso dia a dia

há 12 meses
Consciência corporal é um termo autoexplicativo que significa tomar consciência do corpo e mente, reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, internos e externos.

August Alsina juntou-se a Rick Ross num novo single intitulado “Entanglements”, onde fala do caso com Jada Pinkett Smith

há 9 meses
August Alsina parece não querer ver o fim da polémica que ele mesmo começou, sobre o caso que teve com Jada Pinkett Smith. Após dar várias entrevistas dizendo que ainda ama, e sofre pelo final do romance com a esposa de Will Smith, desta vez o artista lançou uma música para opinar sobre o termo “Entanglements”, com que Jada definiu o caso de ambos.

Rádios observam semana de Artur Nunes

há 6 meses
De 20 a 26 deste mês, o músico foi o principal destaque nas rádios do país. Não só foi o artista mais tocado, mas também o seu tema “N’gola Tua Itambula” foi o mais ouvido nas mais de 50 rádios nacionais.

TOP 10 – LOVE SONGS

há 3 meses

Após injustiça no caso Breonna Taylor, LeBron James jura proteger todas as “rainhas negras”

há 6 meses
LeBron James, que sempre falou sobre questões de justiça social e racial, usou a sua conta do Twitter para expressar a indignação com relação ao caso Breonna Taylor. “A pessoa mais DESRESPEITADA do mundo é a MULHER NEGRA”, declarou indignado.

Rihanna é “cancelada” por fãs muçulmanos

há 6 meses
Durante o último desfile de moda Savage X Fenty, que espelhou mais uma vez a diversidade e inclusão de embaixadores da marca, Rihanna foi criticada por uma das músicas tocadas durante o evento, sendo acusada de estar a se apropriar culturalmente do Islã ao tocar uma versão de um hadith.

DMX será homenageado com uma estátua na sua terra natal

há 1 dia
O rapper morreu ontem vítima de paragem cardíaca, consequente de suposta overdose, após uma semana de tratamento intensivo num dos hospitais de Nova York, Estados Unidos da América, e será homenageado com uma estátua ou rua na sua cidade natal.

Nerú Americano fala sobre como será a sua actuação no Afro Nation

há 7 meses
Em reacção à sua participação na terceira edição do Afro Nation Portugal, onde também estarão Chris Brown, Rick Ross, Burna Boy e Davido, Nerú Americano confessou estar a viver um momento ímpar na sua carreira, por isso, promete levar um repertório, com coreografia nunca exprimentada.

MCK dará aulas aos reclusos

há 3 meses
Além de formação sobre cultura jurídica aos reclusos, o rapper levará uma série de espectáculos, palestras e vai também fomentar a cultura do livro, com criação de salas de leitura nos 40 estabelecimentos prisionais do país.

Né Gonçalves lança nova música e anuncia álbum com participações inesperadas

há 1 dia
A riqueza poética patente na música de Né Gonçalves alterou recentemente as listas de produção da Apple Music, Spotify e New Music, em Portugal.

Cage One anuncia novo álbum

há 6 meses
Em breve entrevista à Carga, o músico anunciou, para este mês, um novo sigle que antecederá e fará parte do seu sexto álbum de estúdio a ser lançado no próximo ano.