Indecisão dos herdeiros inviabiliza construção do Museu Cesária Évora

A falta de consenso nos diálogos entre o Ministério da Cultura de Cabo Verde e a família da cantora está a causar atraso na construção da Casa Museu Cesária Évora, em Mindelo.

Anunciada há 10 anos, logo após o falecimento da “diva da música caboverdiana”, o projecto continua, até hoje, apenas no papel, por falta de consenso nas negociações entre os herdeiros e a instituição responsável para o efeito.

Entretanto, o interesse para instalar o museu na casa de Cesária Évora, mantém-se assegurou à Lusa a directora da Rede Nacional dos Museus de Cabo Verde, Samira Baessa, recordando que, neste momento, o conteúdo relacionado com a cantora está espalhado por três espaços em particular: o Núcleo Museológico, a exposição no Palácio do Povo, de Francisco Rocha, que tem mais de 20 anos de recolha de fotografias, certificados internacionais e outros objectos pessoais como os vestidos da cantora, bem como na casa onde viveu a artista.

“É preciso que haja esta vontade também dos herdeiros”, continuou, sublinhando, por outro lado, que o núcleo foi criado com a ideia de vir a transformar-se, a curto ou médio prazo, num projecto mais amplo, mas “só que tratando-se de um projecto em que há herdeiros, a família, há diálogo, tem que se esperar e conseguir o retorno e isso leva tempo e por isso se calhar alguma demora na decisão”, apontou, acreditando que o consenso está para breve.

Cesária Évora nasceu no Mindelo, em 27 de Agosto de 1941, cidade onde também morreu, em 17 de Dezembro de 2011; é considerada, pela divulgação da morna, a cantora de Cabo Verde com maior reconhecimento internacional.

as cargas mais recentes

Gun N’Roses desafia Coronavírus com concerto de Massa

há 2 anos

`Somos Racistas?´ encerra o Especial Actualidade Documentários da Zap

há 1 ano
O espaço Especial Actualidade Documentários, emitido semanalmente no Canal ZAP Viva, apresenta esta quarta-feira (25) o documentário “Somos Racistas?”. Este será o quarto e último episódio da primeira temporada do programa, que vai ao ar às 21h30.

Ashanti e Keyshia Cole aceitam desafio de estar cara a cara num desfile de hits

há 1 ano
Os trabalhos das divas da música americana são amplamente conhecidos pelos angolanos. As cantoras vão confrontar-se, no próximo sábado, 12 de Dezembro, num desfile musical, que será transmitido no Instagram.

Nameless e Sam The Kid juntos no tema “Houdini”

há 10 meses
Já está disponível o novo single “Houdini”, de Nameless que conta com a produção inconfundível de Sam The Kid.

Alexandre Pires e Seu Jorge unem-se para um espectáculo solidário

há 2 anos
Os músicos brasileiros Alexandre Pires e Seu Jorge juntam-se para um espectáculo interactivo de carácter beneficente. O concerto será transmitido nas redes sociais de ambos os artistas.

Angola Music Awards: vencedores serão conhecidos já amanhã

há 3 meses
Serão conhecidos já amanhã os vencedores das 25 categorias da VIII edição do AMA. A gala para a atribuição dos prémios acontece no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, e reserva várias actuações.

6ix9ine e Meek Mill por pouco partem para briga à saída de uma discoteca

há 11 meses

Live de Marília Mendonça bate recorde mundial 3,2 milhões de espectadores em simultâneo

há 2 anos
A cantora celebrou o recorde com um post no Twitter com a foto do exacto momento em que atingiu a marca de 3,2 milhões de views, superando o recorde mundial do Youtube anteriormente conquistado pela dupla Jorge e Mateus com 3,1 milhões.

Hildebrando de Melo: “Todos os ministros que passaram no Ministério da Cultura só atrapalharam os artistas”

há 6 meses
No respaldo dos dois meses da amostra -Mantrax, que encerrou na última semana, no Centro Cultural Brasil Angola, Hildebrando de Melo aborda, fundamentalmente, assuntos que dizem respeito a sua área de actuação.

Sabia que o hit `Still´ de Dr. Dre foi escrito por Jay-Z em 30 minutos?

há 1 ano
A faixa que também tem a participação de Snoop, foi destaque no álbum de 2001 de Dre. No trabalho Jay-Z sempre foi creditado por ter escrito a faixa com o nome verdadeiro Shawn Carter, junto com Scott Storch. O dado que se desconhecia, foi o facto de tê-lo feito na íntegra, numa sessão de estúdio e em apenas 30 minutos.

Especialistas dizem que Kanye West não conseguirá concorrer à presidência dos EUA

há 2 anos
As 59ª eleições nos Estados Unidos estão agendadas para 3 de Novembro de 2020 (numa terça-feira), o que leva especialistas a firmarem ser tarde demais para o rapper e empresário concorrer e, se o fizesse, West teria de desafiar o domínio democrático e republicano daquele país.

House Dance, o improviso perfeito

há 2 anos
Afro-house é frequentemente comparado ao estilo Kuduro, pela sua forma de expressão, movimentos e ritmos. Podemos dizer que na classificação de dança, o Afro-house é um grupo de dança mais abrangente e engloba o Kuduro e outros estilos de dança africana, sendo o Kuduro daça especificamente angolana e tem as suas características diferenciadoras.

Álbum “A Better Time” de Davido atinge mais de 213 milhões de streams em um mês

há 1 ano
O terceiro álbum de estúdio do músico nigeriano começou a deixar marcas inéditas três dias após o lançamento ao ultrapassar o fluxo acumulativo de 100 milhões, tornando-se, assim, no projecto mais rápido de um cantor Afrobeats a atingir tal marca.

Covid-19: Cardi B doa 20 mil garrafas de bebida vegana aos médicos de Nova York

há 2 anos
Dias após desmentir que estava infectada com Coronavírus, a rapper estendeu a mão aos profissionais que estão na linha da frente do combate à pandemia e se comprometeu a fazer doações frequentes doravante.

8ª Edição do Angola Music Awards traz várias novidades e consente presença de público

há 6 meses
A organização adicionou uma nova categoria, colocou em destaque a nova geração e trará uma estrela da música internacional para prestigiar a atribuição dos prémios. DJ Paulo Alves será o grande homenageado.

Fotogaleria: Yuri da Cunha protagoniza “dueto” épico com Teta Lando

há 10 meses