Indústria da música no Reino Unido revoltada com o preço das licenças dos shows ao vivo

Ainda não se passaram duas semanas desde que os músicos do Reino Unido assinaram uma petição pelo facto de o governo não ter considerado a questão dos espectáculos no espaço europeu aquando das assinaturas dos acordos do Brexit.

Agora, o problema está nas produtoras de especáculos, que criticam a Performing Rights Society (PRS) por esta ter instituído uma taxa de licença para pequenos shows, o que poderá, alegam os contestatários, deixar muitos artistas sem dinheiro.

Durante a pandemia, os lives tornaram-se uma das principais fontes de receita dos artistas em todo o mundo. Em dezembro, o PRS propôs uma tarifa entre 8% e 17%, uma percetangem que duplica a anterior.

Para shows presenciais, um local ou promotor a taxa PRS dos pagamentos aos artistas seria reduzida. A medida, segundo a gestora dos direitos dos espectáculos, a PRS, visa ajudar compositores que não estão registados no seu sistema, e negou que qualquer artista ficaria “fora do bolso”, afirmando que, qualquer déficit seria compensado pelos royalties devidos.

As explicações não foram bem acolhidas por músicos como Laura Marling e Dua Lipa e pelas produtoras de shows, que consideram uma “vergonhosa”.

as cargas mais recentes

DJ Znobia cria espaço on-line para divulgação de Disc jockeys

há 11 meses
O espaço denominado `Kubata da música´, foi criado para dar visibilidade a “bons DJs”, que além ressentirem o recesso das actividades culturais, também não dispõem de condições de técnicas para se mostrar.

Membro da Army Squad divulga projecto que retrata a sua trajectória

há 2 anos
O rapper D-One vai publicar, na madrugada desta segunda-feira (11), uma compilação de 12 músicas que tiveram suas participações, incluindo clássicos da Old School e do período áureo do Rap underground.

Eddie Pipocas lança experimento para delinear como promover música na Internet

há 1 ano
O maior objectivo deste processo é perceber o quanto custa, seja em questões financeiras ou temporais, meter um projecto musical “nas ruas”.

Beyonce e Marvin Gaye lideram a lista dos melhores álbuns do século

há 2 anos
A Rolling Stone elegeu os álbuns “What’s Going On” de Marvin Gaye e “Lemonade” de Beyonce, como melhores álbuns de todos os tempos. Citando também ‘Crazy In Love’ como a melhor música do século.

Maya Cool abre oitava temporada do Show do Mês

há 1 ano

Banda Maravilha completa 28 anos

há 12 meses
A Banda Maravilha completou hoje, dia 14 de Julho de 2021, 28 anos de existência, tornando-se na terceira banda mais antiga do país no activo, superada, neste quesito, apenas pelos Kiezos e Jovens do Prenda.

Anitta terá música e camisola personalizada nos jogos da PlayStation

há 2 anos
A cantora será a representante brasileira na lista de músicas da FIFA 21 nos jogos de consolas. O anúncio foi feito ontem pela EA Sports. Para além de música, Anitta terá também uniforme personalizado no FIFA Ultimate Team.

Burna Boy se prepara para lançar novo álbum e deixa um conselho “ao” Black Lives Matter

há 2 anos
O músico nigeriano aproveitou a crise pandemíca e gravou mais um álbum: “Twice As Tall”, que estará já disponível a 14 de Agosto. Durante uma longa entrevista, Burna desenhou o actual contexto global e deixou uma visão diferente sobre o que seria o Black Lives Matter.

Kuta: O artista plástico que leva a herança espiritual angolana ao mundo

há 11 meses
Kuta entrou no mundo das artes muito jovem e tornou-se agora o mensageiro da espiritualidade ancestral negra “nkissi”. Está neste momento a preparar uma nova exposição, que inclui esculturas, pinturas e documentário.

Nsoki se posiciona sobre associação da sua imagem a campanhas políticas

há 1 ano

Depois de publicarem EP sobre Efeito da Força2 Extremo Signo anuncia novidades

há 2 anos
Já na semana passada, Extremo Signo & Ready Neutro disponibilizaram, para uso exclusivo no Kisom Unitel, duas faixas inéditas extraídas do álbum Efeito da Força 2. Extremo Signo anunciou hoje à Carga mais novidades para este ano.

Covid-19 força cancelamento da digressão dos Fugees

há 5 meses
O trio realizou apenas uma aparição no Global Citizen e com todas as restrições subsequentes da pandemia, teve que adiar a tour numa primeira instância e infelizmente foi agora forçado a cancelar.

Globos de Ouro já tem indicados e será realizado em duas cidades

há 1 ano

Embaixadores do Semba no Show do Mês

há 2 anos
A Banda Maravilha, conhecida como embaixadora do Semba, será o próximo cartaz do Show do Mês online, no sábado, num concerto que vai marcar o inicio da parceria entre a Nova Energia e TPA, que transmitirá todos os “Lives” no canal 2.

Familiares de Pablo Escobar processam rapper 2 Chainz

há 2 anos
Os familiares de Pablo Escobar abriram um processo crime contra os restaurantes do rapper 2 Chainz localizados em Atlanta. A batalha judicial obriga o músico à indemnização de 10 milhões de dólares e proíbe-o de usar o nome do ex-barão da droga.

Covid-19: Espectáculos experimentais de música em Portugal poderá arrancar em Abril

há 1 ano