Indústria da música no Reino Unido revoltada com o preço das licenças dos shows ao vivo

Ainda não se passaram duas semanas desde que os músicos do Reino Unido assinaram uma petição pelo facto de o governo não ter considerado a questão dos espectáculos no espaço europeu aquando das assinaturas dos acordos do Brexit.

Agora, o problema está nas produtoras de especáculos, que criticam a Performing Rights Society (PRS) por esta ter instituído uma taxa de licença para pequenos shows, o que poderá, alegam os contestatários, deixar muitos artistas sem dinheiro.

Durante a pandemia, os lives tornaram-se uma das principais fontes de receita dos artistas em todo o mundo. Em dezembro, o PRS propôs uma tarifa entre 8% e 17%, uma percetangem que duplica a anterior.

Para shows presenciais, um local ou promotor a taxa PRS dos pagamentos aos artistas seria reduzida. A medida, segundo a gestora dos direitos dos espectáculos, a PRS, visa ajudar compositores que não estão registados no seu sistema, e negou que qualquer artista ficaria “fora do bolso”, afirmando que, qualquer déficit seria compensado pelos royalties devidos.

As explicações não foram bem acolhidas por músicos como Laura Marling e Dua Lipa e pelas produtoras de shows, que consideram uma “vergonhosa”.

as cargas mais recentes

Idris Elba promove concerto virtual “Africa Day Benefit Concert at Home”

há 10 meses
O concerto virtual é uma iniciativa do cineasta britânico, que visa arrecadar fundos para “aliviar” os efeitos económicos que África tem sofrido, face a pandemia do Covid-19. O encontro reunirá um rol de artistas africanos e será transmitido pela MTV Base, no próximo dia 25, dia de África.

Daniel Salomão apresenta ‘Labirintos Amorosos’

há 3 meses
O romance que marca a estreia do autor, será vendido e autografado amanhã, Sexta-feira, as 15h30 na União dos Escritores Angolanos.

Emanuel Mendes: Tenor angolano “mistura” Massemba e Fado

há 4 meses
Com saída inicialmente prevista para o final de 2020, o disco de estreia do tenor Emanuel Mendes foi adiado para o primeiro trimestre de 2021 por conta da pandemia. Entre os temas, destaque para fusão entre o Massemba (Angola) e o Fado (Portugal).

Tory Lanez pede desculpas à Megan The Stallion por alvejá-la e justifica “que estava muito bêbado naquela noite”

há 6 meses
Dois meses após alvejar a rapper Megan The Stallion, Tory Lanez reaparece para desmentir que as suas músicas tiveram uma queda nos streams como consequência do sucedido, e segundo noticiou o TMZ, Lanez também teria aproveitado para pedir desculpas à Megan Rhe Stallion.

Madonna multada com 1 milhão de dólares por defender comunidade LGBTQ+

há 8 meses
A cantora revelou, através das suas redes sociais, que a Rússia obrigou que pagasse 1 milhão de dólares, depois de ela ter feito um discurso de defesa dos direitos da comunidade LGBTQ+ durante um concerto em São Petersburgo.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente esclarece contrato dos 148,3 milhões

há 7 meses
À revista Carga, o Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) esclareceu, como aconteceu a suposta fraude financeira de 148,3 milhões de Kwanzas que envolve a Karga Eventos, empresa do músico Big Nelo.

Acção Jovem promove ciclo de aulas sobre historiografia africana

há 6 meses
Sob o mote “Mergulhando nas Artérias da História, Cultura e Tradição Africana”, o projecto nasce de uma conexão entre a Acção Jovem com o Professor, Historiador e Activista Social angolano, Pick Ngudi-A-Kazi e o Portal do Palestrante Africano no Brasil.

The Weekend. Ligaduras no rosto ” é o reflexo sobre a cultura absurda das celebridades de Hollywood”

há 4 semanas

Tupac, Ice Cube, Snoop Dogg apresentados em versão animada

há 11 meses
A última criação do animador Alex Alvarado nos permite imaginar como o ícone do Hip-Hop Tupac Shakur ficaria se entrasse no mundo da Disney.

Phay Grand O Poeta pondera parar de cantar

há 5 meses
O rapper dificilmente cede entrevistas, e nem sequer tem páginas no Facebook ou YouTube, mas aceitou o desafio do Show Time, para falar sobre os seus hits, considerados hinos do Rap nacional e do que depende o futuro da sua carreira.

Fundação Arte e Cultura apresenta antologia poética “Geração Poema”

há 3 meses
A Fundação Arte e Cultura vai apresentar na próxima quarta-feira, dia 16 de Dezembro, pelas 16horas no Wyza Anfiteatro, na Ilha de Luanda, junto à Escola 1205, uma Antologia Poética “Geração Poema”, resultado dos 3 anos de contacto com os poetas da nova e antiga geração, no âmbito do projecto Noites de Poesia.

Oluali Records: A label que promete conectar Angola ao mundo

há 7 meses
O ano 2020 está a ser marcado por várias adversidades a todos os níveis, obrigando os artistas e produtoras a reinventarem-se e a procurarem novas formas de trabalhar. E é neste um contexto que nasce a Oluali Records, uma label que se propõe a prepõe a criar pontes entre Angola e o mundo.

Atrás dos holofotes L´Edge desenha carreira de sucesso

há 7 meses

Emmanuel Adebayor recusa doar dinheiro para combater o Coronavírus

há 11 meses
Numa altura em que estrelas do futebol, da música e do cinema unem forças para ajudar governos de seus países com a compra de alimentos para acudir os mais necessitados ou adquirir equipamentos hospitalares, a antiga estrela do Real Madrid, Arsenal, Man City, Mónaco e Arsenal deixou claro que não vai doar nada.

Músicos britânicos fazem abaixo-assinado para o Ministério da Cultura

há 8 meses
Cerca de 1.500 artistas, entre eles Ed Sheeran Rolling Stones, Paul McCartney, Coldplay e Eric Clapton, entregaram uma carta ao ministério da cultura britânico a “exigirem” um “calendário claro” sobre o regresso à actividade cultural; apoio financeiro e a eliminação do IVA sobre a venda de bilhetes, devido às dificuldades que estão a enfrentar.

Megga Skills lança nova música com a participação de MCK

há 8 meses
Intitulada `Liga Inglesa Parte 2´, é a primeira música promocional da EP denominada `Marimbondo Número 1´. Trata-se de um remix da música `Liga Inglesa´ da autoria do consagrado MCK.