Indústria da música no Reino Unido revoltada com o preço das licenças dos shows ao vivo

Ainda não se passaram duas semanas desde que os músicos do Reino Unido assinaram uma petição pelo facto de o governo não ter considerado a questão dos espectáculos no espaço europeu aquando das assinaturas dos acordos do Brexit.

Agora, o problema está nas produtoras de especáculos, que criticam a Performing Rights Society (PRS) por esta ter instituído uma taxa de licença para pequenos shows, o que poderá, alegam os contestatários, deixar muitos artistas sem dinheiro.

Durante a pandemia, os lives tornaram-se uma das principais fontes de receita dos artistas em todo o mundo. Em dezembro, o PRS propôs uma tarifa entre 8% e 17%, uma percetangem que duplica a anterior.

Para shows presenciais, um local ou promotor a taxa PRS dos pagamentos aos artistas seria reduzida. A medida, segundo a gestora dos direitos dos espectáculos, a PRS, visa ajudar compositores que não estão registados no seu sistema, e negou que qualquer artista ficaria “fora do bolso”, afirmando que, qualquer déficit seria compensado pelos royalties devidos.

As explicações não foram bem acolhidas por músicos como Laura Marling e Dua Lipa e pelas produtoras de shows, que consideram uma “vergonhosa”.

as cargas mais recentes

Do backstage ao palco: produtor executivo do Duetos N’Avenida aposta na carreira musical

há 1 mês

Burna Boy considera o novo álbum de Davido um “disquete”

há 1 ano
Apesar de reunir referências como Nicki Minaj, Nas, Young Thug e Lil Baby, o novo álbum de Davido não “convenceu” o seu compatriota Burna Boy. O também músico chamou de disquete o “A Better Time”.

Participação de cantoras angolanas no AFRIMMA vai de mal a pior

há 1 ano
A organização dos AFRIMMA, prémios africano de música, divulgou, na semana finda, a lista dos candidatos para a edição 2020, onde, diferente da anterior, os angolanos subiram dois degraus, mas a participação feminina continua um fracasso.

Manuel Kanza: “O Kuduro não morreu, apenas está a se transformar em Afro House”

há 2 anos
O dançarino de Kuduro Afro anuncia que vai abandonar os palcos em troca da produção de documentários e afirma que a dança Afro House e o Kuduro são a mesma coisa e fundamenta.

Anselmo Ralph cancela venda pública e opta pelo digital

há 2 anos
Dia 20, a partir das 17 horas, os fãs poderão adquirir de forma segura o novo CD, no formato digital, e desfrutar do sétimo trabalho discográfico do autor de Cupido.

Sérgio Fernandes lança obra literária sobre o contexto político, económico e social do país

há 3 meses
O livro já está disponível para pré-venda e o lançamento oficial acontece na próxima quarta-feira, 10 de Novembro, na Praça da Unidade Africa, em Luanda. Na obra literária, o autor apresenta o impacto psicológico das transformações económicas, sociais e políticas, ao mesmo tempo que desenha o desespero das pessoas em relação a estas mudanças.

Bonga é reconhecido em Portugal com “Prémio Prestígio”

há 10 meses
Bonga foi reconhecido ontem à noite com o “Prémio Prestígio”, na categoria de música durante a gala alusiva aos 25 anos da Rádio Difusão Portuguesa (RDP África).

Dj´s licenciados serão protegidos pela SADIA

há 2 anos
Para serem protegidos, os Disco Jokeys, editoras de livro ou CD, distribuidoras digitais de música, plataformas de streaming, rádios e tvs online, deverão solicitar as suas licenças na SADIA, para exercerem as suas actividades.

50 Cent celebra 18 anos de “In De Club” reconhecendo apoio de Eminem: “ele me colocou no game”

há 1 ano
Ao lembrar a data, o músico reconheceu a importância de Eminem nos primeiros anos da sua carreira.” (…) o amo pelo que ele fez por mim, ele me colocou no game.”

Cardi B vai a julgamento por colocar tatuagem de um homem na capa do seu álbum

há 1 ano
Cardi B usou no projecto Gangsta Bitch Music Vol. 1, lançado em 2016, como capa a imagem de Kevin Brophy Jr., o homem alega que a rapper retratou sua semelhança de “ forma enganosa, ofensiva, humilhante e sexual”.

Mais um livro de Ondjaki adaptado em filme

há 8 meses

Coldplay prepara novo álbum para 2021

há 12 meses

#UsaMascara em exposição no Camões

há 1 ano
A exposição apresenta uma seleção de 33 obras, realizadas por 30 artistas angolanos, que têm como temática transversal a prevenção e o combate à pandemia da COVID-19 em Angola.

10 anos depois Diff regressa ao game para revolucionar o Rap

há 1 ano
É dos rappers mais modernos da actualidade e só não deu cartas porque esteve dez anos fora do mainstream, mas, está de volta e desta vez com um EP de 4 faixas musicais, incluindo os respectivos vídeoclips. Além da obra, o músico preparou uma “bomba” com Anselmo Ralph e fala à Carga sobre o seu regresso.

Mais de 300 actores endereçam carta aberta a Hollywood

há 2 anos
Mais de 300 actores e realizadores, incluindo Idris Elba, Queen Latifah e Billy Porter escreveram uma carta para Hollywood a pedir que a empresa cinematográfica aposte mais em conteúdos anti-racistas e apelam para o fim do “legado da supremacia branca” na indústria.

Morreu Sean Connery, actor do “Agente 007” e “O Nome da Rosa”

há 1 ano
Sean Connery é considerado o actor que melhor interpretou o Agente 007 da saga James Bond. O escocês protagonizou o filme por seis vezes. Morreu esta noite aos 90 anos, em Nassau, Bahamas.