Indústria de fonográfica angolana já conta com entidade reguladora

A AIFA- Associação da Indústria Fonográfica de Angola, surge para fazer face aos desafios da era digital, defender os interesses de produtores fonográficos e videográficos no mercado nacional.

Trata-se de uma entidade de gestão colectiva de direitos dos produtores de fonogramas e videogramas de Angola e das suas congéneres. A associação tem direitos exclusivos de acordo ao artigo 38 da lei 14/15 dos direitos de autor e conexos de licenciar varias actividades  onde se usa fonogramas e videogramas.

Tal como a definição da própria indústria de fonogramas prevê, a associação traz como fundadores os produtores Mad tapes, Go edições, Milionario Records, Zap Estudio, Gheto Produções , Banzelos Nation, X10 Records,  associação encontra-se federada no IFPI – Associação internacional de Fonogramas que tem como associados Sony Music, Universal Music, Warner Music, Associação portuguesa de fonograma AFP, Associação dos fonogramas norte americana – RIAA, entre outros.

No seu papel de mediadora entre a sociedade e o mercado musical, a AIFA passa a ser responsável por formular novos tarifários de comercialização  fonogramas, atribuição de galardões de ouro e platina, gerar top de vendas semanais, atribuir códigos ISRC as gravações dos seus associados, licenciar a importação e exportação de fonogramas videogramas, entre outros.

Já conseguimos um passo muito importante que é a entrada na associação internacional dos Fonogramas IFPI e começar  atribuir de códigos ISRC as gravações de produtores nacionais, isso vai permitir um maior controlo as gravações , transparências nas vendas e o combate a pirataria digital que tem crescido em grande escala no nosso território disse o seu administrador Celton Miguel.

Uns dos objectivos da associação numa primeira fase é trabalhar para a transparência do mercado fonogramas, videogramas e o combate a pirataria coisas que tem diminuído as receitas dos detentores de gravações e isso te influenciado no fraco investimento mercado musical.

as cargas mais recentes

Banda vencedora do Festival Eurovisão da Canção 2021 está a ser investigada

há 4 meses
O grupo italiano Måneskin está a ser investigado por suspeito uso de drogas em palco e, apesar de já ter categoricamente rejeitado as alegações, o seu vocalista será submetido a testes de despistagem, caso se confirme a suspeita, o prémio pode vir a ser anulado.

Netflix anuncia produção de documentário sobre Emicida

há 11 meses
Intitulado ‘Amarelo – É tudo para ontem’, contém entrevistas e cenas de bastidores, de um show no Theatro Municipal de São Paulo em 2019.

Bonga, a lenda do Semba e símbolo da consciência africana, exaltado pela imprensa internacional

há 10 meses
Uma caminhada de quase meio século, que se traduz em álbuns, espectáculos, bibliografias, viagens e com um único objectivo: despertar a consciência africana por meio do Semba, género que se vai tornando na sua própria antonomazia.

Cantora norte-americana recusa ser homenageada com uma estátua no Capitólio

há 7 meses

UNAC quer aumentar espaços culturais no país

há 1 ano
Segundo o presidente da referida instituição de utilidade pública, José Fernandes, o aproveitamento dos espaços é a prioridade da UNAC, para ajudar a impulsionar o sector artístico, realçando que um melhor aproveitamento dos recintos culturais poderá garantir aos artistas, profissionais e amadores, mais espaços e oportunidades para apresentarem os seus trabalhos.

Abril, o mês da dança

há 1 ano

É oficial: Messi anuncia que vai continuar no Barcelona

há 1 ano
O astro argentino acaba de anunciar que vai continuar no clube catalão até o fim do contrato. “Eu tinha a certeza que estava livre para sair, o presidente sempre disse que no fim da temporada podia decidir sair ou ficar”.

Vassouradas novamente no Show do Mês

há 6 meses
É um dos conjuntos mais antigos do país, faz parte da história da música nacional, várias gerações de músicos passaram por lá e é, para muitos, o melhor agrupamento musical de Angola. São os “Kiezos”, próximo cartaz do Show do Mês (24 de Abril).

“Tá a bater” volta às telas amanhã

há 1 ano
Após um interregno em virtude do actual estado de emergência, o “Tá a barter” estreia, a partir deste fim-de-semana, uma nova temporada que será marcada por duas horas de emissão, em directo, e com novas rubricas.

Novo single do Leo Príncipe já está disponível nas plataformas de streaming e YouTube

há 2 meses
Em 2021 está de regresso com o single “ As Bocas Só Falam”, um tema sobre o amor e a confiança plena de um casal

Músicos do Reino Unido “vergonhosamente reprovados”

há 8 meses
Os músicos do Reino Unidos sentem-se “envergonhados” porque o governo decidiu abandonar a União Europeia, no passado dia 31 de Dezembro, sem ter acautelado um esquema de isenção que permitisse aos artistas britânicos viajarem pelos países europeus sem a necessidade de vistos, cadernetas e autorizações de trabalho.

Sebem: homenageado ao nível do seu palmarés

há 1 ano
A TV Zimbo transmitiu o show de homenagem ao Sebem. Foi um momento memorável para nossa cultura, sendo este género musical uma das referências da cultura angolana.

NBA retira cannabis da lista de substâncias proibidas

há 1 ano
Os exames antidoping na principal liga de basquete do mundo continuam, mas sem procurar cannabis, a notícia foi dada pela própria NBA no passado dia 10, indicando que a mesma deixa assim de ser uma substância proibida passível de punição.

Mostra “Boa Noite às Coisas de Aqui em Baixo” chega a Galeria Tamar Golan

há 3 meses
O artista angolano Evan Clever vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Boa Noite às coisas de aqui em baixo”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 09 de Julho de 2021, pelas 16 horas.

Cirurgia no joelho força Drake a adiar o lançamento do novo álbum

há 8 meses
Drake anunciou que irá adiar o lançamento do seu novo álbum, “Certified Lover Boy”, previsto para este mês, pelo facto de estar a recuperar de uma cirurgia no joelho.

Universidade Hip Hop Angola: 10 anos a alicerçar os elementos, conceitos e fundamentos da Cultura Hip Hop

há 7 meses
Criada há uma década, mais propriamente aos 6 de Março de 2011, pelo “sexteto” Quartel d’Áfrika, oriundos da Mulemba Waxa Ngola, local onde foi enraizada a catedral do conhecimento do Hip Hop nacional.