Influência de Liceu Vieira Dias e os Ngola Ritmos na música popular angolana é retratada em documentário

No mês de Novembro, o canal ZAP Viva celebra a independência de Angola com a exibição de documentários com o foco na sua herança cultural, e dia 4 de Novembro a partir das 21:30, poderá acompanhar “O Lendário Tio Liceu e os Ngola Ritmos”.


Realizado por Jorge António, o documentário que dá início a temporada, retrata Liceu Vieira Dias, uma das figuras mais emblemáticas da música angolana, e cujo impacto e influência é sentido ainda hoje.

Influência de Liceu Vieira Dias e os Ngola Ritmos na música popular angolana é retratada em documentário

O “Tio Liceu” como era carinhosamente conhecido, fundou o conjunto musical Ngola Ritmos, e as suas composições ainda hoje ocupam lugar de destaque no cancioneiro popular angolano.
Com imagens inéditas, este é um documento histórico importante que permite uma breve viagem a um passado não muito distante, que nos permite entender o contexto cultural da época de Liceu Viera Dias e seus contemporâneos, bem como os obstáculos que enfrentaram para se reafirmar.

O filme conta com depoimentos de figuras importantes como Rui Mingas, Amadeu Amorim ou Ana Maria de Mascarenhas, que nos ajudam a perceber qual o lugar dos Ngola Ritmos na nossa história.

No mês da Dipanda, todas as quartas-feiras a partir das 21:30, tem encontro marcado com a nossa história no ZAP Viva.

as cargas mais recentes

Rapper Mo3 morto a tiro em Dallas

há 7 meses
Rapper Mo3 foi baleado ontem em Dallas, estado do Texas, durante um tiroteio, enquanto seguia, na sua viatura, em direcção ao Norte daquela circunscrição dos Estados Unidos da América.

Soprano Sibongile Khumalo morre após derrame

há 5 meses
A cantora de ópera e jazz sul-africana Sibongile Khumalo, que recebeu a segunda maior honraria nacional do país, morreu ontem, informou a família em um comunicado.

Filhos de figuras proeminentes do Rock unem-se e formam uma banda

há 7 meses
Os Suspect208 é uma banda formada por três filhos de três grandes figuras do Rock. Falamos de Scott Weiland (Stone Temple Pilots), Slash (Guns N’ Roses) e Robert Trujillo (Metallica).

Declaração Universal de Paz do Hip Hop completa 20 anos hoje

há 1 mês
A Declaração de Paz é um documento que reconhece o Hip Hop como uma cultura internacional de paz e prosperidade. O mesmo agrega um conjunto de princípios que orientam os Hiphoppers como sustentar o carácter pacífico da Kultura Hip Hop, formar e buscar a paz mundial.

Kisom Unitel responde às acusações sobre supostas violações dos direitos dos artistas

há 4 meses
A Sociedade Angolana de Direitos de Autor acusa o Kisom Unitel de não respeitar os direitos dos autores e, além disso, diz que a plataforma de streaming está a funcionar de modo ilegal.

“Mulher Infinita” de Lourenço Mussango chega às bancas esta semana

há 7 meses
O escritor Lourenço Mussango, Prémio Literário António Jacinto 2020, vai autografar na próxima quinta-feira (10), no Memorial António Agostinho Neto, a sua primeira obra literária.

Já está disponível a obra “Ressurreição” de Helena Dias

há 4 meses

JAY-Z paga divida de 12 milhões de dólares do seu rival DMX

há 10 meses
Na altura em Jay-Z era o PCA da Def Jam, DMX tinha um contrato com a gravadora, mais tarde, DMX quis partir para Colúmbia, mas não podia por causa da dívida de 12 milhões de dólares com a Def Jam, foi então que Jay-Z interveio.

Kanye West oferece um Sherp Pro como prenda de aniversário a 2 Chainz

há 10 meses
Parece já não haver motivos para duvidar da fortuna de West, só em três meses, o rapper gastou o equivalente a três triliões de Kwanzas para a campanha eleitoral e, para fechar, ofereceu como presente de aniversário um Sherp Pro ATV ao seu amigo 2 Chainz.

Nova geração celebra música moçambicana com o EP “Seguir em Frente”

há 8 meses
Um projeto, para ouvir com o volume no máximo, que reúne jovens talentos moçambicanos para celebrarem a música africana, da kizomba ao afro pop, sem esquecer o pandza.

JAY-Z encaixou mais de 300 milhões de dólares com a venda da sua marca de champanhe a Louis Vuitton

há 4 meses
Revelações da Forbes dão conta de que JAY-Z acabou por lucrar pouco mais de trezentos milhões de dólares, contudo, a marca ficou avaliada em muito mais.

Kassav condecorados pelo governo francês

há 6 meses
O Ministério da Cultura de França homenageou cinco membros históricos dos Kassav. As figuras foram nomeadas para a Ordem das Artes e Letras, a mais alta distinção no campo das artes e letras em França.

Larama: Causa da morte será revelada após autópsia

há 7 meses
Ao contrário do que se noticiou, nas primeiras horas de hoje, Larama não foi encontrado morto, segundo esclareceu Maya Cool -Tio do malogrado-, em entrevista ao Fala Angola.

EtimbaFest: Músicos recolhem donativos para construção de biblioteca comunitária no Lobito

há 2 semanas
A vontade de querer ajudar uma pequena comunidade do Lobito, com a construção de uma biblioteca, que poderá beneficiar mais de 500 pessoas, “obrigou” Yuri da Cunha, Gilmário Vemba, Irina Vasconcelos Alba Nigra, Prince Wadada, B-SKilla e Chaló Correia a reunirem-se em Lisboa para dois espectáculos pedagógicos, que podem ser assistidos nos dias 19 e 26 deste mês através do NetShows”, Musickool e RTP África.

Criadora de Matrix revela verdadeira origem do filme

há 1 ano
Em entrevista ao Hollywood Reporter, a cineasta que com a irmã criou a franquia Matrix disse que a vontade de fazer a saga surgiu da “opressão” que sentia antes de assumir a sua verdadeira natureza transsexual.

Fela Kuti entre os nomes da disputada lista do Rock and Roll Hall of Fame

há 2 meses
Até ao dia 7 de Maio, os fãs poderão votar diariamente para cinco dos 16 candidatos ao Rock and Roll Hall of Fame. Actualmente com 493 mil votos, o pioneiro do afrobeat, só perde para a autora do ‘Private Dancer’, Tina Turner com 533 mil votos, nos dados de hoje.