Influência de Liceu Vieira Dias e os Ngola Ritmos na música popular angolana é retratada em documentário

No mês de Novembro, o canal ZAP Viva celebra a independência de Angola com a exibição de documentários com o foco na sua herança cultural, e dia 4 de Novembro a partir das 21:30, poderá acompanhar “O Lendário Tio Liceu e os Ngola Ritmos”.


Realizado por Jorge António, o documentário que dá início a temporada, retrata Liceu Vieira Dias, uma das figuras mais emblemáticas da música angolana, e cujo impacto e influência é sentido ainda hoje.

Influência de Liceu Vieira Dias e os Ngola Ritmos na música popular angolana é retratada em documentário

O “Tio Liceu” como era carinhosamente conhecido, fundou o conjunto musical Ngola Ritmos, e as suas composições ainda hoje ocupam lugar de destaque no cancioneiro popular angolano.
Com imagens inéditas, este é um documento histórico importante que permite uma breve viagem a um passado não muito distante, que nos permite entender o contexto cultural da época de Liceu Viera Dias e seus contemporâneos, bem como os obstáculos que enfrentaram para se reafirmar.

O filme conta com depoimentos de figuras importantes como Rui Mingas, Amadeu Amorim ou Ana Maria de Mascarenhas, que nos ajudam a perceber qual o lugar dos Ngola Ritmos na nossa história.

No mês da Dipanda, todas as quartas-feiras a partir das 21:30, tem encontro marcado com a nossa história no ZAP Viva.

as cargas mais recentes

Michaela Coel, a autora de uma história de superação digna de um Emmy

há 10 horas
A actriz fez história na 73ª edição do Emmy Awards ao se tornar a primeira roteirista negra a vencer o galardão com a série `I May Destroy You´, uma metáfora sobre o abuso sexual sofrido na primeira pessoa.

Valete fala sobre Dji Tafinha: “Há que diferenciar artistas de entertainers”

há 2 meses
Na comunidade Hip Hop, Valete é reverenciado até pelos mais conceituados, basta lembrar que sábado Sam The Kid lançou um álbum completo a homenageá-lo e ontem, o rapper português retribuiu ao músico e produtor angolano Dji Tafinha.

Depois de vários anos a produzir, Mestre Freddy apresenta-se como cantor

há 1 ano
Após longos anos, explica porquê decidiu conciliar a carreira de produtor com a de cantor e apresenta as suas primeiras músicas com sonoridade diferenciada. Já tem o primeiro álbum à vista e deixa todas as impressões da “nova carreira” nesta entrevista.

Dia da Consciência Negra: Globo celebra figuras históricas no programa ‘Falas Negras’

há 11 meses
“Falas Negras” tem no seu alinhamento textos históricos de célebres personagens de 1600 aos dias de hoje, pessoas que lutaram contra a escravidão, a segregação racial, o racismo e a intolerância.

Kazuza, o Dj que virou “contador de sonhos”

há 9 meses
Da sua versatilidade saíram dois álbuns, um dos quais com participações de Daboless, Mister K, Dr. Romeu e Jay Lourenzo, mas é com mesa misturadora que Djkazuza quer atingir o apogeu. Na música há dez anos, o deejay apresenta-se como um dos principais promotores da música eletrónica no país.

Public Enemy anuncia novo álbum

há 1 ano
A banda Public Enemy está de regresso com um novo álbum, cujo alinhamento conta com uma extensa e luxuosa lista de convidados. Com 17 faixas musicais, a obra será publicada ainda este mês.

Rick Ross e Ne-Yo participam no novo álbum de Anselmo Ralph

há 2 meses
O álbum em Português será lançado no primeiro trimestre de 2022, meses depois, em Agosto, estará disponível a obra cantada em espanhol, disco este que, avançou, trará participações de Rick Ross e Ne-Yo.

P. Diddy muda de nome pela 4° vez

há 5 meses
Três vezes vencedor do Grammy, Diddy nasceu Sean John Combs, na cidade de Nova York em 1969. Quando entrou no mundo do rap, ficou Puff Daddy, ou seja P. Diddy, Cinco anos depois l, retirou o “P” para se tornar “Diddy”, que mais tarde foi expandido para incluir o grupo Diddy — Dirty Money.

Yci Walter: Uma nova proposta musical para 2021

há 8 meses
Yci Walter canta há seis anos. Além de cantor, tem conseguido algum protagonismo como director artístico. A canção “Como Céu”, de Yola Araújo, teve o seu dedo. Já participou também em projectos com músicos como Kool Klever.

Um encontro com a história: kuduristas chegam ao Palácio de Ferro

há 1 mês
Será com este pensamento que no sábado, às 10 horas, os kuduristas estarão em seminário para discutir sobre o “Kuduro Contemporâneo – Visões e Perspectivas” do estilo musical, que reivindicam ser o mais popular do país.

Um ano sem Carlos Burity

há 1 mês
A primeira quinzena de Agosto de 2020, foi uma das piores semanas para a cultura nacional. Enquanto a nação ainda enxugava as lágrimas pelo passamento físico de Waldemar Bastos, acontece outro infortúnio no mundo da música, Carlos Burity veio a falecer no dia 12 de Agosto de 2020, em Luanda, também vítima de doença, aos 67 anos de idade.

Yunami, a voz do Rap angolano na Hungria, apresenta novo projecto musical

há 10 meses
“Sonhos do Meu Pai” é o terceiro trabalho de Yunami, um rapper angolano que vive na Hungria. A obra resume várias fases do desenvolvimento de um artista em ascensão e é marcada por um novo vídeoclipe.

Warner Bros. divulga trailer do filme que traz Will Smith como pai de Serena e Venus Williams

há 2 meses
‘King Richard’ é um drama desportivo estrelado por Will Smith com estreia marcada para o dia 19 de Novembro, a ser lançado na HBO Max. O filme biográfico, detalha a trajectória de Richard Williams, mentor e pai das reputadas tenistas Venus e Serena Williams.

Depois de várias ausências, Edmázia Mayembe aparece e toma de ‘assalto’ Top Best

há 4 meses
Disponibilizada no passado dia 8 de Fevereiro, a faixa da autoria de Edmazia Mayembe está disponível em todas as plataformas digitais e acaba de atingir o número um das televisões e rádios.

Davido na linha da frente dos protestos na Nigéria

há 11 meses
O músico nigeriano juntou-se este sábado a uma manifestação para exigir o fim da brutalidade policial no seu país. “Não devemos recuar até que as nossas reivindicações sejam atendidas”.

Busta Rhymes revela que deixou de ser feliz ao aperceber-se do que enfrentaria por ser negro

há 9 meses
Recemente, publicou Extinction Level Event 2: The Wrath Of God, que foi um dos motivos de conversa com o jornal Guardian, onde fez várias revelações.