Irina Vasconcelos: “As nossas crianças estão a morrer na vossa governação”

Ultimamente, tem sido frequente no seio da comunidade artística angolana manifestações públicas contra o agravamento dos problemas sociais, provocados pela pandemia do Covid-19. Depois de Ndaka Yo Wini, na semana passada, agora foi a vez de Irina Vasconcelos.

A cantora angolana está preocupada com o número de crianças que morrem de fome, mesmo depois da autorização do governo da transferência monetária às famílias vulneráveis através do programa Kwenda, criado para reforçar o combate à fome e à pobreza nas zonas mais impactadas.

“Os 8500, kota? As nossas crianças estão a morrer na vossa governação, fome e desemprego tatuados na velha e nova geração” contestou a artista.

Irina reagia ao passamento físico, na madrugada desta terça-feira (9), da pequena Lúcia Pedro, cujos pais encontram-se desempregados e, segundo notícias, a menina terá morrido por causa da fome, algo que Irina não percebe, uma vez que a ajuda financeira do governo, já foi autorizada.

“É impossível a tranquilidade na morte nem caixão nem canção, ela se foi”, lamentou a cantora, através de uma publicação nas suas redes sociais.

Nos últimos tempos, tem sido frequente a comunidade artística angolana sair à público em protesto contra o agravamento das condições sociais devido a situação causada pelo Covid-19.

as cargas mais recentes

Burna Boy se prepara para lançar novo álbum e deixa um conselho “ao” Black Lives Matter

há 6 meses
O músico nigeriano aproveitou a crise pandemíca e gravou mais um álbum: “Twice As Tall”, que estará já disponível a 14 de Agosto. Durante uma longa entrevista, Burna desenhou o actual contexto global e deixou uma visão diferente sobre o que seria o Black Lives Matter.

NGA disponibiliza hoje três novos projectos musicais

há 2 meses
Constituído por “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e P’ra Nós”, o triplo lançado nas celebrações do 38.° aniversário do artista angolano radicado na Linha de Sintra representa a consistência lírica do vasto registo fonográfico, onde se destacam “Filho Das Ruas”, “King”, “Filho Das Ruas 2.

Trunfos do DJ João Reis

há 2 meses

Ministra da Cultura de Portugal quer acabar com concertos online grátis

há 9 meses
A titular da pasta da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, manifestou-se contra os concertos gratuitos nas redes sociais, ou até mesmo em varandas e defendeu que o trabalho na cultura deve ser pago.

Conheça Jomo Fortunato, o novo Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente

há 3 meses
O recém-nomeado Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente é um homem de cultura, historiador da Música Popular Angolana, professor, cronista do Jornal de Angola e organizador da Feira do Livro e do Disco de Luanda.

DJ Nelasta: “Sofri bloqueio do DJ Malvado”

há 10 meses
Durante um “live” (conversa ao vivo nas redes sociais), terça-feira, o Dj Nelasta afirmou que foi bloqueado pelo DJ Malvado, para não tocar na festa da “Bohemia”, alegando que não tem estrutura para o efeito.

Ricky Martin surpreende fãs com novo EP

há 8 meses
Ricky Martin surpreendeu os fãs ao lançar sexta-feira (29) o seu novo EP, criado durante a quarentena. O trabalho, intitulado “Pausa”, conta com seis músicas e colaborações de nomes como Sting, Bad Bunny, Pedro Capó entre outros.

Por onde andam os Detroia?

há 8 meses
Depois do sucesso da música “Bela”, tida como “febre”, o tempo foi “tomando Paracetamol” e a febre passou. O grupo gravou outras músicas, como “Tubia”, “Envelheceu”, entre outras, mas sem o sucesso do “Bela” e nem serviram para manutenção do grupo na “boca do povo”.

Katy Perry reage pela primeira vez às acusações de abuso sexual

há 5 meses
A cantora norte-americana vem sendo acusada de má conduta sexual em duas situações. Numa recente entrevista, Katty Perry comentou, primeira vez, sobre os alegados abusos movidos por um homem e uma mulher.

Documentário “Kings of Afro House” estreia em Amesterdão

há 3 meses
O documentário “Kings Of Afro House”, realizado pela Music Box, plataforma musical de Sagres, terá a estreia internacional no Cinema Melkweg a convite da organização do evento “ADE – Amsterdam Dance Event” e da Africadelic, no dia 23 de Outubro.

Yunami, a voz do Rap angolano na Hungria, apresenta novo projecto musical

há 2 meses
“Sonhos do Meu Pai” é o terceiro trabalho de Yunami, um rapper angolano que vive na Hungria. A obra resume várias fases do desenvolvimento de um artista em ascensão e é marcada por um novo vídeoclipe.

Elton John perde a voz, deixa o palco aos prantos e revela que está doente

há 11 meses
O cantor britânico foi obrigado a suspender o show na Nova Zelândia, e pedir ajuda para sair do palco, depois de perder a voz em decorrência de uma pneumonia diagnosticada horas antes.

Busta Rhymes revela que deixou de ser feliz ao aperceber-se do que enfrentaria por ser negro

há 1 mês
Recemente, publicou Extinction Level Event 2: The Wrath Of God, que foi um dos motivos de conversa com o jornal Guardian, onde fez várias revelações.

“Como evitar que o Covid-19 afecte a psique do seu filho”- Carlinhos Zassala explica tudo

há 10 meses
Nesta entrevista, o bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola fala das consequências dos espectáculos online, deixa conselhos às gestantes, ensina que tipo de atitude os que estão em quarentena institucional devem adoptar e, também ensina o que ler e assistir para evitar o pânico.

Bryan Adams critica duramente a China pelo surto do novo Coronavírus

há 9 meses
Se não fosse o novo coronavírus, a estrela pop rock canadense iniciaria, esta semana, uma série de concertos no Royal Albert Hall, em Londres. Indignado com as consequências da pandemia, Adams ataca e acusa a China.

Kid MC em “oração” para o Brasil

há 9 meses
“Oração” é o single promocional de Kid MC que estará a disposição do público a partir de sexta-feira (8 de Maio) nas plataformas digitais. A música vem criar condições para a chegada do projecto “Décimo sexto ano”, numa parceria entre o rapper angolano e o produtor brasileiro, Dj Caique.