Irmãos Mussungo apresentam conceito ‘Mussungology Tour the World”

A Fundação Arte e Cultura, focada na promoção da cultura nacional, pelo incentivo a educação para as artes, e a promoção dos artistas Angolanos, comunicou por meio de uma nota, que vai acolher no próximo dia 08 de Outubro, das 18h às 22h30, em parceria com Befo Music, o conceito ‘Mussungology Tour the World’, um casamento que une a inauguração da exposição individual “Lisbon in my mind” de Adão Mussungo na Galeria Tamar Golan e o Concerto Musical “Befology 77” do músico PJ Mussungo.

O evento visa apresentar uma aliança por intermédio da arte, as principais obras inéditas dos irmãos Mussungo: A exposição Lisbon in my mind será inaugurada às 18h00 do dia 8 e ficará patente ao público até ao dia 25 de Outubro de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura. E visa, entretanto, apresentar uma viagem colorida, por meio de pinceladas soltas, pictórica de símbolos, códigos memórias, histórias da grande metrópole de Lisboa, que caracterizam as suas obras ao conceito “Lisbon in my mind” Lisboa na minha mente, na tradução.


Às 20 horas do mesmo dia, os amantes das artes juntar-se-ão ao músico PJ Mussungo, no auditório Wyza Anfiteatro para o tão esperado concerto musical Befology 77. Na arena musical, o músico contrasta na fusão rítmica das suas músicas bem assente em África e sonoridades que caminham entre a soul jazz, blues e aos ritmos quilapangas e propõe uma apresentação intimista. O concerto musical “Befology77” é de resto uma espécie de contextualização da matriz dos povos africanos.

Sobre os artistas

Adão Mussungo nasceu em Luanda , a 03 de Maio de 1981. Desde muito cedo foi influenciado pelo Pai, também apaixonado por artes plásticas. Mussungo é formado em artes e é actualmente coordenador da brigada de Jovens Artistas Plásticos, secretário do Conselho Fiscal da União Nacional dos Artistas Plásticos e membro efectivo da UNAP. Polivalente versátil , Adão Mussungo é Pintor ,Desenhador e Curador. Seu maior foco é sempre levar e despertar o gosto pela arte, exaltar os valores culturais. Seu amor pelo que faz valeu-lhe a participação em várias exposições colectivas em Angola, Itália, França, Portugal, Espanha, África do Sul. As páginas da sua história revelam que Mussungo é dono de 4 exposições individuais, e as suas obras encontram-se despertas nas mais diversas instituições espalhadas pelo país a fora.
No quadro das colecções privadas, destaca-se a pintura mural no viaduto 4 de Fevereiro com o título “Havemos de Voltar” . É vencedor de 4 prêmios, sendo o 1º, Luanda minha Cidade Galeria Celamar 2006, o 2º, Grande Prémio de Pintura “Mirella Antognolia Argela-embaixada de Itália, 2009, o 3º “Saborosa Artes2019” Pincel de bronze Portugal 2019 e o último Personalidade 2019, organizado pelo Conselho Internacional dos Académicos de Ciências, letras e artes Portugal.

Pascoal Mussungo, irmão mais velho de Adão Mussungo, é conhecido nas leads musicais como PJ Mussungo. Nasceu em Luanda, no município da Ingombota, no dia 16 de Março de 1977, no bairro Maculusso, mas foi no Cazenga onde passou toda a sua infância. É um artista africano que bebeu das aldeias, e absorve a criatividade das grandes metrópoles. Aposta a sua musicalidade na fusão rítmica bem assente em África e sonoridades que caminham entre a soul jazz, blues e aos ritmos kilapangas e as dissonantes que passaram a marcar a nossa música.
O artista começou a sua carreira musical em 2000, no grupo coral da Igreja Metodista Unida “ A Voz dos Anjos”. Mas foi em 2008 que começa a pensar seriamente na carreira musical, participando no Festival da Canção da Luanda Antena Comercial (LAC). Músico assumido, começa a fazer pequenas actuações em algumas casas nocturnas de Luanda. Nos seus temas mais recorrentes, PJ Mussungo canta o amor, a esperança, o bem-estar da humanidade. Das suas referências nacionais destacam-se os artistas André Mingas, Filipe Mukenga, Waldemar Bastos, Zé Kafala. Já no cenário internacional, o artista revê-se em artistas como Lokwa Kanza e Richard Bona. Lançou o seu primeiro Álbum com tema “Pascoal Mussungo 77” em 2013.

A Exposição

Com laços provenientes de Nambuangongo e Bengo, nasce em Luanda Mussungo que decide nos contar a história de uma civilização ocidental. “Lisboa na minha mente”. Depois de já nos ter contado tantas outras histórias pintadas em formas de quadros e ter apresentado em diversos pontos do mundo, é desta vez que nos dá a conhecer as suas andanças pelos castelos e tabernas lá da zona de lisboa. Lendo em alguns momentos Fernando Pessoa e ouvindo Amália, leva-nos de barco veleiro como se de um navegador se tratasse; ainda lhe deu tempo de comer o pastel de belém bem como tomar um café curto, de seguida faz a travessia pela ponte Fernando Pessoa, levando-nos às outras ideias que só de periférico se chega, mas descansado. Leva-nos com ele, nem que por pensamentos aquela lisboa da mente do Mussungo.

E prontos, todos bebemos vinho com esse artista, até Cristo ouviu o som da famosa guitarra portuguesa, com cores quentes evidenciadas nas suas obras, remete-nos a sua terra mãe Angola, contando a ligação histórica que liga dois países lá a bué de tempo em 1482, bem na foz do rio zaire. Mais uma vez mostrando o seu sentido patriótico como sempre nos acostumou. Adão Guimarães Mussungo, por favor continue viajando e sempre que possível pinte as tuas viagens. O artista Júlio Pinto.

as cargas mais recentes

Streamy Awards: Verzuz battle é eleito o melhor Live Show do ano

há 10 meses
O YouTube Streamy Awards 2021 homenageou, no passado sábado, os melhores vídeos do ano, e pela segunda vez consecutiva, a batalha de hits, Verzuz, ocupou o primeiro lugar do pódio dos Lives Shows.

Lady Gaga revela ‘surto psicótico’ após ser violada por produtor até ficar grávida

há 1 ano
As revelações segundo as quais a cantora tinha sido violada por um produtor quando estava no início de carreira, não são de hoje, mas os detalhes apenas foram apresentados agora. O acto causou-lhe distúrbios de stress pós-traumático, cujos efeitos, confessa Gaga, ainda hoje sofre, embora consiga controlá-los.

José Luís Mendonça reage ao recente escândalo na literatura angolana

há 2 anos
Reagindo sobre o mais recente escândalo no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, edição 2020, Luís Mendonça disse que a acção é frequente e aponta como exemplo um livro que, depois de ser desclassificado num concurso, o autor publicou-o com um outro título, por isso, deixa várias recomendações.

Exposição ‘New Era For Humanity’ inaugura Marvilla Art District

há 1 ano
O Marvilla Art District é um projecto que nasce da vontade da MOVART Gallery, em parceria com a REWARD Properties, e tem como objectivo a criação de um polo artístico e a dinamização cultural de uma zona residencial em Marvila (outrora espaço industrial em decadência).

Carla Prata apresenta-se na maior plataforma de distinção de novos talentos

há 2 anos

Mágico: Um pequeno nome por detrás de grandes sucessos nacionais

há 1 ano
Quem se prender à sua idade cronológica, pode não acreditar que a carreira profissonal do músico já leva uns 14 anos. Foi ele quem escreveu e produziu os temas” Vou Chorar”, de Kelly Silva, “Jarda Instrumentalização” (Mona Nicastro) e “Me Perdoa”, de Suraya Cortez, por exemplo.

Coronavírus adia estreia na música de Orlando dos Tunezas

há 3 anos
A cara é conhecida, mas os dotes musicais nem tanto. Orlando Kikuassa, integrante do grupo de humor Os Tunezas, esteve prestes a apresentar a sua primeira música, mas o acto foi adiado por causa do COVID-19.

Spoken Word ‘Lugar de Fala D’ela’ agora pode ser ouvido no Kisom

há 2 anos
Doravante poderá ter acesso aos episódios do primeiro podcast de Spoken Word angolano através do kisom Unitel, sem cobrança de dados.

Hannah Gomez quer conquistar o “Top dos Mais Queridos”

há 2 anos
A antiga estrela do “Unitel Estrelas ao Palco” soma e segue. Assinou com a Quebra Galho e gravou o seu primeiro álbum. A jovem de 22 anos quer pisar os maiores palcos do mundo e revela a ambição de conquistar o Top dos Mais Queridos ou o Angola Music Awards.

Kanye West está nos manuais de história dos Estados Unidos da América

há 6 meses
Da simples aventura à Presidência da Casa Branca originou uma documentação importantíssima aos anais da história norte-americana. O rapper, produtor e empresário aparece nos materiais didácticos de história dos EUA.

Duetos N’Avenida ressurge com proposta diferenciada

há 1 ano
Após um ano de interregno, o projecto Duetos N´Avenida está de regresso fazendo jus à diversidade que caracteriza a Zona Jovem, incluindo a poesia pela primeira vez no line up.

Filme de estreia de Gilmário Vemba é o mais visto dos cinemas nacionais

há 1 ano
A tragicomédia `A Dívida´ chegou às salas de cinema no passado dia 26 de Fevereiro e foi visto, até a semana finda, por cerca de sete mil pessoas, atingindo assim a marca de filme produção local mais visto nos cinemas nacionais.

Kid Cudi “clama” por nova música de Kendrick Lamar

há 2 anos
O rapper usou o Twitter para expressar a saudade que sente do colega, cujo o último trabalho lançado -DAMN-, completará quatro anos no próximo mês.

Wizkid torna-se o primeiro africano a entrar para o Top 10 da Billbord Hot 100

há 12 meses
O artista nigeriano voltou a fazer história esta semana. De 30 anos, Wizkid tornou-se o primeiro artista africano a entrar para a 10ª posição da principal tabela da indústria musiacal nos EUA, poucos dias depois de receber um certificado platina da Associação da Indústria Fonográfica (RIAA).

Dj Khaled revela ser o músico mais consumido em Angola

há 1 mês

Cartas ao Pai Natal: Helena Dias publica já amanhã a sua primeira obra literária dedicada ao público infantil

há 10 meses