Irmãos Mussungo apresentam conceito ‘Mussungology Tour the World”

A Fundação Arte e Cultura, focada na promoção da cultura nacional, pelo incentivo a educação para as artes, e a promoção dos artistas Angolanos, comunicou por meio de uma nota, que vai acolher no próximo dia 08 de Outubro, das 18h às 22h30, em parceria com Befo Music, o conceito ‘Mussungology Tour the World’, um casamento que une a inauguração da exposição individual “Lisbon in my mind” de Adão Mussungo na Galeria Tamar Golan e o Concerto Musical “Befology 77” do músico PJ Mussungo.

O evento visa apresentar uma aliança por intermédio da arte, as principais obras inéditas dos irmãos Mussungo: A exposição Lisbon in my mind será inaugurada às 18h00 do dia 8 e ficará patente ao público até ao dia 25 de Outubro de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura. E visa, entretanto, apresentar uma viagem colorida, por meio de pinceladas soltas, pictórica de símbolos, códigos memórias, histórias da grande metrópole de Lisboa, que caracterizam as suas obras ao conceito “Lisbon in my mind” Lisboa na minha mente, na tradução.


Às 20 horas do mesmo dia, os amantes das artes juntar-se-ão ao músico PJ Mussungo, no auditório Wyza Anfiteatro para o tão esperado concerto musical Befology 77. Na arena musical, o músico contrasta na fusão rítmica das suas músicas bem assente em África e sonoridades que caminham entre a soul jazz, blues e aos ritmos quilapangas e propõe uma apresentação intimista. O concerto musical “Befology77” é de resto uma espécie de contextualização da matriz dos povos africanos.

Sobre os artistas

Adão Mussungo nasceu em Luanda , a 03 de Maio de 1981. Desde muito cedo foi influenciado pelo Pai, também apaixonado por artes plásticas. Mussungo é formado em artes e é actualmente coordenador da brigada de Jovens Artistas Plásticos, secretário do Conselho Fiscal da União Nacional dos Artistas Plásticos e membro efectivo da UNAP. Polivalente versátil , Adão Mussungo é Pintor ,Desenhador e Curador. Seu maior foco é sempre levar e despertar o gosto pela arte, exaltar os valores culturais. Seu amor pelo que faz valeu-lhe a participação em várias exposições colectivas em Angola, Itália, França, Portugal, Espanha, África do Sul. As páginas da sua história revelam que Mussungo é dono de 4 exposições individuais, e as suas obras encontram-se despertas nas mais diversas instituições espalhadas pelo país a fora.
No quadro das colecções privadas, destaca-se a pintura mural no viaduto 4 de Fevereiro com o título “Havemos de Voltar” . É vencedor de 4 prêmios, sendo o 1º, Luanda minha Cidade Galeria Celamar 2006, o 2º, Grande Prémio de Pintura “Mirella Antognolia Argela-embaixada de Itália, 2009, o 3º “Saborosa Artes2019” Pincel de bronze Portugal 2019 e o último Personalidade 2019, organizado pelo Conselho Internacional dos Académicos de Ciências, letras e artes Portugal.

Pascoal Mussungo, irmão mais velho de Adão Mussungo, é conhecido nas leads musicais como PJ Mussungo. Nasceu em Luanda, no município da Ingombota, no dia 16 de Março de 1977, no bairro Maculusso, mas foi no Cazenga onde passou toda a sua infância. É um artista africano que bebeu das aldeias, e absorve a criatividade das grandes metrópoles. Aposta a sua musicalidade na fusão rítmica bem assente em África e sonoridades que caminham entre a soul jazz, blues e aos ritmos kilapangas e as dissonantes que passaram a marcar a nossa música.
O artista começou a sua carreira musical em 2000, no grupo coral da Igreja Metodista Unida “ A Voz dos Anjos”. Mas foi em 2008 que começa a pensar seriamente na carreira musical, participando no Festival da Canção da Luanda Antena Comercial (LAC). Músico assumido, começa a fazer pequenas actuações em algumas casas nocturnas de Luanda. Nos seus temas mais recorrentes, PJ Mussungo canta o amor, a esperança, o bem-estar da humanidade. Das suas referências nacionais destacam-se os artistas André Mingas, Filipe Mukenga, Waldemar Bastos, Zé Kafala. Já no cenário internacional, o artista revê-se em artistas como Lokwa Kanza e Richard Bona. Lançou o seu primeiro Álbum com tema “Pascoal Mussungo 77” em 2013.

A Exposição

Com laços provenientes de Nambuangongo e Bengo, nasce em Luanda Mussungo que decide nos contar a história de uma civilização ocidental. “Lisboa na minha mente”. Depois de já nos ter contado tantas outras histórias pintadas em formas de quadros e ter apresentado em diversos pontos do mundo, é desta vez que nos dá a conhecer as suas andanças pelos castelos e tabernas lá da zona de lisboa. Lendo em alguns momentos Fernando Pessoa e ouvindo Amália, leva-nos de barco veleiro como se de um navegador se tratasse; ainda lhe deu tempo de comer o pastel de belém bem como tomar um café curto, de seguida faz a travessia pela ponte Fernando Pessoa, levando-nos às outras ideias que só de periférico se chega, mas descansado. Leva-nos com ele, nem que por pensamentos aquela lisboa da mente do Mussungo.

E prontos, todos bebemos vinho com esse artista, até Cristo ouviu o som da famosa guitarra portuguesa, com cores quentes evidenciadas nas suas obras, remete-nos a sua terra mãe Angola, contando a ligação histórica que liga dois países lá a bué de tempo em 1482, bem na foz do rio zaire. Mais uma vez mostrando o seu sentido patriótico como sempre nos acostumou. Adão Guimarães Mussungo, por favor continue viajando e sempre que possível pinte as tuas viagens. O artista Júlio Pinto.

as cargas mais recentes

Manifestação de sábado divide classe artística: “Sou figura pública e não vão me ver na rua desta forma”

há 2 anos
Laton não concorda com a forma como as reivindicações são feitas. O rapper foi decisivo nas declarações, dizendo que não apoia.

Sabias que o disco mais caro do mundo é de Rap e pertence ao lendário grupo Wu-Tang Clan?

há 7 meses
Depois de pertencer ao polémico empresário da indústria farmacêutica Martin Shkreli, o CD foi vendido novamente pelo dobro do preço original, cerca de três mil milhões em Kwanzas. A obra rara pertence ao lendário grupo norte-americano de Rap Wu-Tang Clan.

Após participar no seu álbum, Chris Brown chama Kanye West de “vadia”

há 9 meses
Depois do lançamento este domingo, supostamente sem a autorização de West, Donda quebrou record de vendas na Apple Music, figurando na primeira posição em 152 países.

Já são conhecidos os artistas contemplados para a primeira edição do “Versos & Poesias”

há 1 ano
O projecto junta artistas em conceitos musicais em formato de poesia, com uma temáticas diferente à cada edição e voltado principalmente para o público jovem.

Wizkid esgota em 12 minutos estádio de Londres com capacidade para 23 mil pessoas

há 9 meses

MCK dará aulas aos reclusos

há 1 ano
Além de formação sobre cultura jurídica aos reclusos, o rapper levará uma série de espectáculos, palestras e vai também fomentar a cultura do livro, com criação de salas de leitura nos 40 estabelecimentos prisionais do país.

Andrea Bocelli canta para uma catedral sem público

há 2 anos
O concerto a solo denominado Music for Hope realiza-se a 12 de Abril (Dia da Páscoa) na Duomo, a catedral de Milão e será transmitido, em directo no canal do YouTube do músico.

Zezé Di Camargo e Luciano festejam 30 anos de carreira

há 1 ano
A dupla Zezé Di Camargo & Luciano inicia as comemorações dos 30 anos de carreira da dupla com a edição do inédito single 1 hora e meia.

Após destaque no Moda Luanda, Scró Q Cuia e Nerú Americano anunciam álbum de estreia

há 2 anos
Há dois anos era impossível pensar numa relação entre ambos. Scró Q Cuia e Nerú Americano vêm provando que são verdadeiros profissionais ao criarem os “Pintins”. A dupla anuncia o álbum de estreia, fala do tempo que vai durar a parceria, enumera as conquistas e desvenda os segredos da tamanha cumplicidade, deixando palavras de apreço para os angolanos.

Fast and Furious: Entre a decadência e o futurismo, franquia chega aos 20 anos com opiniões divididas

há 11 meses
Realista, começou por mostrar o “mundo” de rachas, as perigosas corridas de carros, volvidas duas décadas entre carros turbinados e sucessos de bilheteria, o respeito pela família foi implacavelmente ensinado.

Fat Joe defende que para evitar falência na música a mulher e os filhos devem saber quanto “entrou”

há 4 meses
A indústria musical está cheia de histórias de artistas que tentaram imitar o estilo de vida de outros, com gastos muitas vezes supérfluos e, quando se deram por conta, nem sequer dinheiro para gravar uma música tinha e acabaram por desistir da brilhante carreira.

Phay Grand O Poeta pondera parar de cantar

há 2 anos
O rapper dificilmente cede entrevistas, e nem sequer tem páginas no Facebook ou YouTube, mas aceitou o desafio do Show Time, para falar sobre os seus hits, considerados hinos do Rap nacional e do que depende o futuro da sua carreira.

Luso explica as razões dos “Sonhos Molhados” em novo videoclip

há 12 meses
Trata-se do segundo vodeoclip da primeira parte do álbum Laços de Família. A música intitula-se “Sonhos Molhados” e está disponível no YouTube e nos principais canais de música desde a tarde de ontem.

É oficial: Messi anuncia que vai continuar no Barcelona

há 2 anos
O astro argentino acaba de anunciar que vai continuar no clube catalão até o fim do contrato. “Eu tinha a certeza que estava livre para sair, o presidente sempre disse que no fim da temporada podia decidir sair ou ficar”.

WU-TANG CLAN leva “36 Chambers” ao Brasil em Abril

há 2 anos

Mais um talento do Girabola é contratado pelo Sporting de Portugal

há 10 meses
Trata-se de Chicharito, um jovem avançado de 18 anos que se destacou no Girabola 2019/2020 pelo Interclube de Luanda.