Já está a decorrer a 2ª Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz

O “Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz” é um evento internacional organizado conjuntamente pela UNESCO, a União Africana e o Governo de Angola. A Bienal de 2021 referente a 2° edição, teve início ontem, na capital angolana e decorre até ao dia 30 no formato híbrido, combinando elementos presenciais e digitais.

O público em geral poderá acompanhar o evento, que está a ser transmitido na “Bienal TV”, de acesso gratuito no site da Bienal com interpretação disponível em inglês, francês, português e espanhol.

João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola proclamou a abertura do Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, sob o olhar atento dos presidentes Denis Sassou Nguesso, do Congo; Félix Antoine Tshisekedi, do Congo Democrático; Carlos Manuel Vila Nova, de São Tomé e Príncipe e Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal, o Vice-presidente da Namíbia, Nangolo Mbumba e ainda a Vice-presidente da Costa Rica, Epsy Campbell Barr.

Nas palavras da Ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, Luanda volta a ser a capital da paz de África e, nesta perspectiva, proporcionar um discussão aberta e um diálogo interactivo para a consolidação dos caminhos de paz, de progresso e de desenvolvimento humano sustentável, bem como uma cooperação pacífica e profícua entre os Estados.

Espera-se que, como contributo, a Bienal de Luanda possa levar a um mais elevado pacto de solidariedade entre os Estados africanos para, desta forma, poder ser prestada aos jovens toda uma série de condições de crescimento e afirmação, de modo a estarem à altura da condução da África do futuro.

as cargas mais recentes

Fim-de-semana farto: Kid Cudi quebra o silêncio de 10 anos e Taylor Swift retorna após 5 meses

há 1 ano
Kid Cudi acaba de lançar o último álbum da trilogia `Man on the Moon´, enquanto que Taylor Swift apanhou todos de surpresa com um “ábum-irmão” de Folklore, lançado há cinco meses, ambos projectados para ocupar os primeiros lugares da Billboard.

Dupla Zeze Di Camargo e Luciano a beira do fim

há 1 ano
Os sinais aumentaram nos últimos meses após Luciano lançar carreira solo gospel.

Novidade: A’mosi Just A Label lança single do seu próximo álbum

há 9 meses
Descrito como ‘aquele que porta o valor da existência e sem a necessidade de uma justificação”, o novo single de A’mosi chega ao mercado no dia 21 deste mês, portanto, próxima sexta-feira, e com o respectivo videoclip.

Galeria Tamar Golan abre portas à `Eclosão´ da visão crítica de Leandro Marques

há 10 meses
Isenta de um tema condutor, a mostra, `Eclosão´, coloca o dedo na ferida de uma multiplicidade de assuntos, questionando desde a masculinidade tóxica aos padrões de beleza impostos pela sociedade.

Afrikkanitha e Nanutu partilham o palco do ‘Conversas à Quarta’

há 4 meses
Volvidos quatro meses após a paralisação, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o evento de música ao vivo, que tem como casa o Palmeiras Club, em Luanda, retoma no próximo dia 6 de Outubro com Afrikkanitha e Nanutu, a abrir com chave de ouro a segunda temporada.

Fernanda René e Mateus Esteita entre as 100 personalidades afro-descendentes mais influentes do mundo em 2021

há 4 meses
A ambientalista Fernanda René e o escritor e engenheiro Mateus Esteita foram reconhecidos pela MIPAD da ONU, pelos seus contributos em prol do meio ambiente, figurando, desta forma, entre as 100 pessoas de ascendência africana mais influentes do mundo este ano.

Angolanos que actuam nos EUA em peso na selecção de basquetebol

há 9 meses
Destaque para a presença de vários jovens que actuam nos Estados Unidos da América, com realce para Bruno Fernando que actua nos Atlanta Hawks da NBA.

Por onde andam os Detroia?

há 2 anos
Depois do sucesso da música “Bela”, tida como “febre”, o tempo foi “tomando Paracetamol” e a febre passou. O grupo gravou outras músicas, como “Tubia”, “Envelheceu”, entre outras, mas sem o sucesso do “Bela” e nem serviram para manutenção do grupo na “boca do povo”.

Bobby Brown acusa Nick Gordon pelas mortes de Whitney Houston e Bobbi Kristina

há 9 meses
No último episódio da série “Red Table Talk” do Facebook Watch, o músico afirmou categoricamente que Nick Gordon, na altura namorado da filha, é culpado pela morte de ambas: “as duas morreram da mesma forma e ele esteve presente nas duas situações”, disse.

50 Cent pede desculpas a Megan Thee Stallion por tirar sarro da rapper por ter sido baleada

há 1 ano
Nos últimos tempos 50 Cent adoptou o comportamento de “rei” do deboche no que toca a comentários sobre a maioria dos assuntos que vêm surgindo. Mas no princípio desta semana, o rapper surpreendeu ao pedir desculpas publicamente a Megan The Stallion, por ter tirado sarro e inclusive ter partilhados memes, dos tiros que a rapper levou no pé, alegadamente disparados por Tory Lanez.

Mundo chora a morte de Desmond Tutu

há 1 mês
O clérigo que usou o púlpito e oratório espirituoso para ajudar a derrubar o apartheid na África do Sul, morreu hoje em Johanesburgo, vítima de cancro da próstata. Tutu liderou a comissão da verdade e reconciliação, defendia a “democracia arco-íris” e desprezava a desigualdade económica.

Phedilson é distinguido no Concurso Huambo Cidade Vida 2021

há 4 meses

Consciência Corporal: o que é, e como influencia o nosso dia a dia

há 2 anos
Consciência corporal é um termo autoexplicativo que significa tomar consciência do corpo e mente, reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, internos e externos.

Icónica gravadora Death Row Records abre museu virtual

há 9 meses

“Como evitar que o Covid-19 afecte a psique do seu filho”- Carlinhos Zassala explica tudo

há 2 anos
Nesta entrevista, o bastonário da Ordem Dos Psicólogos de Angola fala das consequências dos espectáculos online, deixa conselhos às gestantes, ensina que tipo de atitude os que estão em quarentena institucional devem adoptar e, também ensina o que ler e assistir para evitar o pânico.

Mais de 2000 concorrentes tentam a sorte para as duas vagas na Clé Ent.

há 2 anos
Dos mais de dois mil novos talentos que acorreram na manhã desta sexta-feira à Praça da Independência, em Luanda para uma vaga de integrar o grupo de artistas da Clé Entertainment, somente dois poderão ser as próximas estrelas da produtora.