Já estão abertas as candidaturas para a 2ª Edição da Residência Artística LUUANDA

Migrar sempre foi um acto cognitivo essencial para os artistas, tanto na perspectiva, como nos suportes, mas também geograficamente. E é nesta ordem de ideias, que o colectivo cultural Pés Descalços, vai acolher a 2ª Edição da Residência Artística LUUANDA, que vem desafiar seis novos artistas e curadores, a trabalhar sob o tema `Fronteiras Perdidas´.

Com candidaturas a decorrer até ao próximo dia 30 de Junho, este saudável cruzamento de talentos, destina-se exclusivamente a artistas visuais e curadores emergentes dos PALOP que desenvolvam a sua prática artística no continente e na diáspora. A exemplo da edição de estreia, LUUANDA acontece em Outubro, com a duração de três semanas.

Dois anos após a primeira edição, cujas residências foram acolhidas em Angola, Cabo Verde e Moçambique com o apoio da Fundação Gulbenkian, nas áreas das artes visuais, fotografia e vídeo e dança contemporânea, o evento faz alusão a um tema retirado da obra de um escritor angolano: José Eduardo Agualusa é o autor da vez e inscreve-se num universo ficcional globalizado, a multiplicidade das identidades originadas após a independência angolana e a importância desta reflexão para a criação de obras que se inscrevem num lugar entre o real e o fictício. 

“O programa de Residências Artísticas LUUANDA pretende focar-se na experiência que é viver na Luanda contemporânea, através das suas personagens, ritmos, poesia, nostalgia e drama; e seguindo a construção imaginária tão explorada na literatura de escritores angolanos”, informa o colectivo.

as cargas mais recentes

Abril, o mês da dança

há 2 anos

Comemorações do primeiro aniversário da casa rede encerram amanhã

há 2 anos
Nas celebrações de hoje, a atracção será Spoken Word com Sankofa Umbi Umbi, seguida de música ao vivo com Dino Ferraz, às 21 horas no live do Instagram da casa Rede.

Críticas forçam Cardi B a excluir a sua conta do Twitter

há 2 anos
A cantora apagou a sua conta oficial no Twitter, após ter-se dirigido de forma meio agressiva aos fãs, durante um directo no Instagram este final de semana, onde também se insurgiu contra Ariana Grande.

Star One Rapper & Caro Kelson: a dupla que está a invadir grupos de WhatsApp

há 2 anos
A dupla já lançou um EP. A obra intitula-se “Noites Em Claro” está disponível nas principais plataformas digitais e, brevemente, estará também no SoundCloud e Spotify. Os dois amigos surgem como uma lufada de ar fresco para o trap angolano, porque cada um tem a sua particularidade.

Exposição `António Agostinho Neto na Primeira Pessoa´ para ver até ao dia 30 de Setembro

há 1 ano
Em alusão ao 99ª aniversário natalício do patrono da Nação, o Memorial António Agostinho Neto em parceria com o Belas Shopping, realiza a exposição fotográfica intitulada `António Agostinho Neto na Primeira Pessoa´. Inaugurada no passado dia 1 de Setembro, pode ser visitada naquela unidade comercial até ao dia 30.

Paulo Flores em concerto no dia da Paz

há 3 anos
Quatro de Abril é o dia em que os angolanos festejam a Paz, mas o quatro de Abril de 2020 será diferente dos anteriores, tudo porque o mundo debate-se com a Pandemia do Covid-19.

As 10 músicas para ouvir na quadra natalícia

há 2 anos
A Revista Carga seleccionou dez canções de natal que apresenta como sugestões para os seus leitores em vésperas do natal, antecipando os seus votos de feliz natal.

Beyoncé é eleita a melhor artista de tournée da última década

há 1 ano
A Pollstar, publicação especializada em shows ao vivo, decidiu honrar os artistas da década e Bey considerada a protagonista das melhores turneés.

Toty Sa’Med e A’mosi Just A Label representam Angola no festival Sounds From Africa

há 2 anos
Os músicos representam hoje o país no festival Sounds From Africa, organizado pelo Colors of Ostrava, da República Checa. Os espectáculos serão transmitidas nas páginas do Facebook da organização e no Facebook e Instagram oficiais de A´mosi Just A Label e Toty Sa’Med.

“Encontros à Quarta”: Yola Semedo inaugura primeira temporada de concertos acústicos

há 2 anos
Yola Semedo é a primeira artista convidada do projecto cultural “Encontros à Quarta”, uma iniciativa de periodicidade mensal que visa proporcionar ao público um encontro entre a música, as palavras e o artista.

Conheça Silva Canganjo, o pensador do projecto Retrato

há 1 ano
Tem apenas 21 anos e vem desenhando há três edições um projecto que se adivinha promissor, tendo o último deles, constituído um marco para o Hip Hop nacional, sendo a primeira vez que uma figura singular do Rap é retratada em teatro, propriamente Big Nelo.

Sext’ Arte desta semana discorre sobre o tema ‘Produção Cultural’

há 8 meses
A próxima oficina Sext’ Arte será sobre “Produção Cultural” com Kiaco Zambo, a decorrer na sexta-feira, dia 18 de Fevereiro, no período das 14h00 as 17h no CCBA – Centro Cultural do Brasil em Angola. O programa tem acesso gratuito, mas com vagas limitadas.

Dr. Dre rendido ao talento de Keedron Bryant

há 2 anos
É oficial, Keedron Bryant agora está sob “alçada” de Dr. Dre. O cantor que ficou conhecido por gravar um vídeo em homenagem a George Floyd, vídeo este que se tornou viral, despertando de milhões de pessoas, incluindo Dre.

Dia da Criança Africana é assinalado com tarde cultural na Fundação Arte e Cultura

há 1 ano
Alunos das Escolas de Música e de Arte da Fundação Arte e Cultura protagonizam tarde cultural no Dia da Criança Africana.

Burna Boy anuncia lançamento do próximo álbum para Agosto

há 1 ano
Passados oito meses depois da publicação de “Twice As Tall”, o músico nigeriano anuncia, para Agosto deste ano, o lançamento do próximo álbum.

Daniel Salomão apresenta ‘Labirintos Amorosos’

há 2 anos
O romance que marca a estreia do autor, será vendido e autografado amanhã, Sexta-feira, as 15h30 na União dos Escritores Angolanos.