O coronavírus privou os fãs de música de ver shows no primeiro semestre, adiados ou cancelados. Por outro lado, a doença virou inspiração para candidatos a hits.
No dia três de Março, o site americano “Quartz” notou que estava cheio de artistas desconhecidos tentando surfar no interesse pelo termo coronavírus. Foram encontradas 65 músicas no Spotify com a palavra no título.
E esse oportunismo se espalhou tão rápido quanto o vírus. Actualmente são 478 faixas com coronavírus no título, quase todas de artistas irrelevantes. Até agora nenhuma dessas quase 500 músicas sobre o coronavírus entrou em paradas do streaming.
Muito pelo contrário, os temas estão a ser muito criticados, pelo facto dos autores aproveitarem-se do momento para brilhar, não respeitando os doentes com vírus.
Das poucas excepções é a música muito mais útil e cativante da norte-americana Cardi B, que tem como base o alerta sobre o coronavírus.
Ela gravou vários vídeos falando sobre o perigo da doença e sobre os cuidados para não espalhar o vírus, do jeito dela.
Um desses vídeos foi um fenómeno de audiência nas redes sociais. Ela fala que o problema é real, que não adianta chorar que a sua encomenda não chegou da China. O alerta sobre o coronavírus é feito de um jeito muito engraçado. É meio assustador, mas não dá para parar de ouvir. Cardi B virou um alívio cómico mundial, com responsabilidade e bom humor, no meio da pandemia. Foram milhares de memes e remixes, inclusive um assinado pelo francês DJ Snake, do também hit meme “Turn Down For What”.