Já podemos viajar nas “Aventuras de Robbie Wan Kenobie”, o oitavo álbum de Bob da Rage Sense

O novo álbum de Bob Da Rage Sense chegou hoje, às plataformas digitais. Em dia de celebração de “Star Wars” a saga de George Lucas, Bob, fã acérrimo da obra, edita o seu oitavo álbum, propositadamente intitulado “As Aventuras de Robbie Wan Kenobie” .

Bob da Rage Sense dispensa apresentações, o MC Luso-Angolano que se encontra a residir em Londres traz-nos em plena pandemia o remédio perfeito para os amantes de música, cinema e arte no geral. O seu mais recente trabalho com o título “As Aventuras de Robbie Wan Kenobie” conta com 9 faixas e foi todo produzido por SP Deville.

Entramos nesta aventura logo com uma percepção clara do que o MC nos traz, a primeira faixa com registo concordante com o titulo da mesma, “Droids”. Porém é bem humana a abordagem e cheia de metáforas, é claro o conceito da obra, logo pelo visual, que remonta ao universo “Star Wars”, e o mesmo faz referências dos nomes das personagens integrantes da lendária saga.

Na faixa “A Disciplina do Jedi”, sentimos o renovar de votos com a integridade e verticalidade aos valores que defende desde então, mas de modo bem simples e terra a terra, de timbre honesto. A sonoridade é como um tapete aveludado do tipo: “Ganda viagem”. Esta é daquelas faixas que no final ficamos com a sensação de querermos voltar para o início novamente.

No tema “O Equilíbrio da Força”, constatamos o reencontro de um elemento que há já algum tempo não gravitava no universo do nosso Jedi, é ele, o Laton, que neste tema empresta a sua voz numa abordagem onde Wan Kenobie ( Bob DaRage Sense) denuncia as armadilhas do Ego, o efeito de toldo à razão, que o levou muitas vezes a preferir estar acompanhado pela solidão. 

Na faixa que se segue, é claro que o nosso Jedi está de mão esticada mas não para cumprimentar e sim liricamente dar um valente puxão de orelhas a todos os “trenders” que confundem barba rija com penugem, rimas diretas e incisivas acompanhado de uma batida com nuances de blues com hiphop groove de “Philly”, DOPE!

“Por Trás de Uma Parede Branca”, estamos diante um desabafo contínuo, sem paragem desde o seu começo, uma retrospectiva dos tempos de criança a uma análise em idade adulta com implícito agnosticismo. Uma reflexão não datada de um momento intenso de confinamento emocional.

“Não Existe Porquê”, começa bem melódico, com canto apelativo, atmosfera sonora e meio “retrowave” contagiante.

O termo introspecção adorna a narrativa sempre profunda a que o Bob sempre nos acostumou.

Em “Dark Side”, SP Deville que é o único bespoke sónico da obra, partilha a faixa com Bob, onde ambos de composição cuidada se sente a entrega e o “não uso de filtro” e melhor de tudo de trazer poesia e estética na métrica, de referenciar que o instrumental é bastante terapêutico. 

“A Guerra Dos Clones” é mais um manifesto critico à dormência do humano actual as suas questões existenciais que são remotamente ignoradas e infectam a sociedade onde parecemos iguais de aparência mas que não passa de mera ilusão, os pianos do início funcionam como que um despertador para o compromisso do Jedi de elucidar os adormecidos. 

A nossa viagem guiada nas “Aventuras de Robbie Wan Kenobie” termina com a faixa de titulo “Informação”! Onde para não fugir à regra, são denunciadas as palavras de ordem e toda a metodologia de lavagem cerebral a que somos submetidos diariamente, num beat Boom bap puro, Bob desfere golpadas líricas mega dopes! Num misto de rap skills com mensagem séria e de um nível de maturidade incrível. Termino a escuta desta obra com um sincero sorriso no rosto, e uma deixa filosófica: Que nome se dá ao que sentimos quando matamos a saudade?

Já podemos viajar nas “Aventuras de Robbie Wan Kenobie”, o oitavo álbum de Bob da Rage Sense

Track List

1- Droids
2- Asas Invisíveis (A Disciplina do Jedi)
3- O Equilíbrio da Força Feat. Laton
4- À Moda Antiga (Uma Nova Esperança)
5- Por Trás de Uma Parede Branca (Reflexões Durante o Isolamento em Tatooine)
6- Não existe Porquê
7- Dark Side
8- A Guerra dos Clones
9- Informação (A Guerra Contra a Desinformação Digital Universal)


Todas as letras escritas por Bob Da Rage Sense aka Robbie Wan Kenobie
Excepto “O Equilíbrio da Força” escrito por Bob Da Rage Sense e Laton, e “Dark Side” escrito por Bob Da Rage Sense e SP Deville. Todos os instrumentais produzidos, misturados e masterizados por SP Deville.

Edição: Estaleca
Distribuição: SóHipHop
Produção executiva: Bob Da Rage Sense e Márcia Conceição
Fotografia: Sara Alvarrão
Designer gráfico: #Elsiedays

as cargas mais recentes

Craig David condecorado MBE na mesma cerimónia em que Lewis Hamilton ascendeu ao título de Sir

há 5 meses
O cantor Craig David foi condecorado MBE (Membro da Ordem do Império Britânico), pelo Príncipe de Gales. Craig entra para a ordem de cavalaria graças aos seus mais de 20 anos de serviços na  música, ao passo que Lewis Hamilton que já era MBE, ascendeu ao mais alto nível de honraria Britânica, o piloto é oficialmente reconhecido com o título de Sir. 

Estreia do novo filme de Hochi Fu volta a ser adiada

há 2 anos
O filme 2 Mundos do empresário e realizador Hochi Fu, aguardado com bastante expectativa amanhã nos cinemas, foi novamente adiado para data a anunciar.

Rappin Hood é nomeado King Zulu Nation Brazilian

há 2 anos
O rapper brasileiro recebeu a nomeação oficial, pelo fundador de estilo musical, DJ Afrika Bambaataa.

8ª Edição do Angola Music Awards traz várias novidades e consente presença de público

há 10 meses
A organização adicionou uma nova categoria, colocou em destaque a nova geração e trará uma estrela da música internacional para prestigiar a atribuição dos prémios. DJ Paulo Alves será o grande homenageado.

JLO felicita músicos angolanos

há 2 anos
O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, neste domingo, os músicos angolanos por ajudarem a população, com a realização de shows live, a suportar a solitude do confinamento social imposto pela pandemia da covid-19.

Cinema Para Todos: Mwana Nketo em exibição hoje no Auditório Wyza

há 7 meses
A Geração 80 informou esta tarde, que Mwana Nketo dará início ao certame cinematográfico itinerante `Cinema para todos´ .

Emicida em destaque no Grammy Latino

há 2 anos
O álbum “AmarElo” de Emicida, lançado em Outubro de 2019, ficou considerado o melhor de rock ou de música alternativa em Língua Portuguesa, numa cerimônia virtual em que também se destacaram Paula Fernandes, Céu, Aline Barros, João Bosco, Mariana Aydar e Toninho Horta.

Prodígio e Paulo Flores marcam espectáculo de reabertura dos palcos portugueses

há 2 anos

#TheBestBANTUMEN 2020 é eleito já este domingo

há 1 ano
Está a decorrer a votação que vai eleger o #TheBestBANTUMEN 2020, nas categorias de `Melhor Artista´e `Melhor Projecto Musical´, ambas dentro da cultura Hip Hop, entre os PALOPs e Portugal. Tal como o nome deixa adivinhar, trata-se de uma iniciativa do site generalista BANTUMEN.

Aumenta tensão entre Snoop Dogg e 6ix9ine – Tekashi

há 2 anos
Preso em 2018 por diversas acusações de crimes relacionados às actividades de gangues, 6ix9ine – Tekashi chegou a acordo com governo para aliviar sua pena, testemunhando sobre caso contra a “Nine Trey Gangsta Bloods” nos tribunais. Com esta decisão, o rapper ganhou o rótulo de “Snitch/Traidor” e tem sido alvo de diversos insultos da parte de Snoop Dogg, desde que foi preso.

Sabia que a Direcção Nacional dos Direitos de Autor e Conexos foi sucedida pelo SENADIAC há um ano?

há 2 anos
Num dia como hoje, há exactos 12 meses, foi publicado o Decreto Presidencial n.º 184/19, que cria o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, abreviadamente designado por «SENADIAC», aprovado pelo Conselho de Ministros na sessão realizada a 30 de Abril de 2019.

Kamy Lara entre as três melhores realizadoras de África

há 2 anos
Kamy Lara ficou classificada em 3ª lugar no Prémio Adiaha, na distinção para o melhor filme realizado por uma mulher africana no Encounters-Festival Internacional de Documentários da África do Sul.

Paulo Flores dirige show de Yuri da Cunha

há 2 anos
O show do músico Yuri da Cunha, agendado para no próximo Domingo, a ter lugar Casino Estoril (Portugal), será dirigido artisticamente por Paulo Flores.

Já começou o Festival #EuFicoEmCasa

há 2 anos
Serão no total 6 dias, 77 artistas e 40 horas de concerto transmitido em directo, pasmem… nas próprias contas de Instagram.

Free: Londone e Pucci Jr juntos em novo single

há 9 meses
Com uma sonoridade mais virada para o UK, Londone desliza com as suas rimas e espalha pânico, seguido de uma excelente entrega de Pucci Jr a dar um toque de maior “swag” a um tema que por si só já nos leva a outras paragens com uma certa irreverência onde a guitarra dedilhada é destaque.

50 Cent vai usar música do rival Rick Ross na sua nova série

há 2 anos
50 Cent e Rick Ross são rivais assumidos da história do Hop Hop, mas nos últimos anos os dois rappers vêm mostrando que respeitam atrabalhos um do outro. À Billboard, 50 Cent revelou que vai adaptar a música do seu rival na sua nova série sobre o Black Mafia Family.