O novo álbum de Bob Da Rage Sense chegou hoje, às plataformas digitais. Em dia de celebração de “Star Wars” a saga de George Lucas, Bob, fã acérrimo da obra, edita o seu oitavo álbum, propositadamente intitulado “As Aventuras de Robbie Wan Kenobie” .
Bob da Rage Sense dispensa apresentações, o MC Luso-Angolano que se encontra a residir em Londres traz-nos em plena pandemia o remédio perfeito para os amantes de música, cinema e arte no geral. O seu mais recente trabalho com o título “As Aventuras de Robbie Wan Kenobie” conta com 9 faixas e foi todo produzido por SP Deville.
Entramos nesta aventura logo com uma percepção clara do que o MC nos traz, a primeira faixa com registo concordante com o titulo da mesma, “Droids”. Porém é bem humana a abordagem e cheia de metáforas, é claro o conceito da obra, logo pelo visual, que remonta ao universo “Star Wars”, e o mesmo faz referências dos nomes das personagens integrantes da lendária saga.
Na faixa “A Disciplina do Jedi”, sentimos o renovar de votos com a integridade e verticalidade aos valores que defende desde então, mas de modo bem simples e terra a terra, de timbre honesto. A sonoridade é como um tapete aveludado do tipo: “Ganda viagem”. Esta é daquelas faixas que no final ficamos com a sensação de querermos voltar para o início novamente.
No tema “O Equilíbrio da Força”, constatamos o reencontro de um elemento que há já algum tempo não gravitava no universo do nosso Jedi, é ele, o Laton, que neste tema empresta a sua voz numa abordagem onde Wan Kenobie ( Bob DaRage Sense) denuncia as armadilhas do Ego, o efeito de toldo à razão, que o levou muitas vezes a preferir estar acompanhado pela solidão.
Na faixa que se segue, é claro que o nosso Jedi está de mão esticada mas não para cumprimentar e sim liricamente dar um valente puxão de orelhas a todos os “trenders” que confundem barba rija com penugem, rimas diretas e incisivas acompanhado de uma batida com nuances de blues com hiphop groove de “Philly”, DOPE!
“Por Trás de Uma Parede Branca”, estamos diante um desabafo contínuo, sem paragem desde o seu começo, uma retrospectiva dos tempos de criança a uma análise em idade adulta com implícito agnosticismo. Uma reflexão não datada de um momento intenso de confinamento emocional.
“Não Existe Porquê”, começa bem melódico, com canto apelativo, atmosfera sonora e meio “retrowave” contagiante.
O termo introspecção adorna a narrativa sempre profunda a que o Bob sempre nos acostumou.
Em “Dark Side”, SP Deville que é o único bespoke sónico da obra, partilha a faixa com Bob, onde ambos de composição cuidada se sente a entrega e o “não uso de filtro” e melhor de tudo de trazer poesia e estética na métrica, de referenciar que o instrumental é bastante terapêutico.
“A Guerra Dos Clones” é mais um manifesto critico à dormência do humano actual as suas questões existenciais que são remotamente ignoradas e infectam a sociedade onde parecemos iguais de aparência mas que não passa de mera ilusão, os pianos do início funcionam como que um despertador para o compromisso do Jedi de elucidar os adormecidos.
A nossa viagem guiada nas “Aventuras de Robbie Wan Kenobie” termina com a faixa de titulo “Informação”! Onde para não fugir à regra, são denunciadas as palavras de ordem e toda a metodologia de lavagem cerebral a que somos submetidos diariamente, num beat Boom bap puro, Bob desfere golpadas líricas mega dopes! Num misto de rap skills com mensagem séria e de um nível de maturidade incrível. Termino a escuta desta obra com um sincero sorriso no rosto, e uma deixa filosófica: Que nome se dá ao que sentimos quando matamos a saudade?

Track List
1- Droids
2- Asas Invisíveis (A Disciplina do Jedi)
3- O Equilíbrio da Força Feat. Laton
4- À Moda Antiga (Uma Nova Esperança)
5- Por Trás de Uma Parede Branca (Reflexões Durante o Isolamento em Tatooine)
6- Não existe Porquê
7- Dark Side
8- A Guerra dos Clones
9- Informação (A Guerra Contra a Desinformação Digital Universal)
Todas as letras escritas por Bob Da Rage Sense aka Robbie Wan Kenobie
Excepto “O Equilíbrio da Força” escrito por Bob Da Rage Sense e Laton, e “Dark Side” escrito por Bob Da Rage Sense e SP Deville. Todos os instrumentais produzidos, misturados e masterizados por SP Deville.
Edição: Estaleca
Distribuição: SóHipHop
Produção executiva: Bob Da Rage Sense e Márcia Conceição
Fotografia: Sara Alvarrão
Designer gráfico: #Elsiedays