Já podemos viajar nas “Aventuras de Robbie Wan Kenobie”, o oitavo álbum de Bob da Rage Sense

O novo álbum de Bob Da Rage Sense chegou hoje, às plataformas digitais. Em dia de celebração de “Star Wars” a saga de George Lucas, Bob, fã acérrimo da obra, edita o seu oitavo álbum, propositadamente intitulado “As Aventuras de Robbie Wan Kenobie” .

Bob da Rage Sense dispensa apresentações, o MC Luso-Angolano que se encontra a residir em Londres traz-nos em plena pandemia o remédio perfeito para os amantes de música, cinema e arte no geral. O seu mais recente trabalho com o título “As Aventuras de Robbie Wan Kenobie” conta com 9 faixas e foi todo produzido por SP Deville.

Entramos nesta aventura logo com uma percepção clara do que o MC nos traz, a primeira faixa com registo concordante com o titulo da mesma, “Droids”. Porém é bem humana a abordagem e cheia de metáforas, é claro o conceito da obra, logo pelo visual, que remonta ao universo “Star Wars”, e o mesmo faz referências dos nomes das personagens integrantes da lendária saga.

Na faixa “A Disciplina do Jedi”, sentimos o renovar de votos com a integridade e verticalidade aos valores que defende desde então, mas de modo bem simples e terra a terra, de timbre honesto. A sonoridade é como um tapete aveludado do tipo: “Ganda viagem”. Esta é daquelas faixas que no final ficamos com a sensação de querermos voltar para o início novamente.

No tema “O Equilíbrio da Força”, constatamos o reencontro de um elemento que há já algum tempo não gravitava no universo do nosso Jedi, é ele, o Laton, que neste tema empresta a sua voz numa abordagem onde Wan Kenobie ( Bob DaRage Sense) denuncia as armadilhas do Ego, o efeito de toldo à razão, que o levou muitas vezes a preferir estar acompanhado pela solidão. 

Na faixa que se segue, é claro que o nosso Jedi está de mão esticada mas não para cumprimentar e sim liricamente dar um valente puxão de orelhas a todos os “trenders” que confundem barba rija com penugem, rimas diretas e incisivas acompanhado de uma batida com nuances de blues com hiphop groove de “Philly”, DOPE!

“Por Trás de Uma Parede Branca”, estamos diante um desabafo contínuo, sem paragem desde o seu começo, uma retrospectiva dos tempos de criança a uma análise em idade adulta com implícito agnosticismo. Uma reflexão não datada de um momento intenso de confinamento emocional.

“Não Existe Porquê”, começa bem melódico, com canto apelativo, atmosfera sonora e meio “retrowave” contagiante.

O termo introspecção adorna a narrativa sempre profunda a que o Bob sempre nos acostumou.

Em “Dark Side”, SP Deville que é o único bespoke sónico da obra, partilha a faixa com Bob, onde ambos de composição cuidada se sente a entrega e o “não uso de filtro” e melhor de tudo de trazer poesia e estética na métrica, de referenciar que o instrumental é bastante terapêutico. 

“A Guerra Dos Clones” é mais um manifesto critico à dormência do humano actual as suas questões existenciais que são remotamente ignoradas e infectam a sociedade onde parecemos iguais de aparência mas que não passa de mera ilusão, os pianos do início funcionam como que um despertador para o compromisso do Jedi de elucidar os adormecidos. 

A nossa viagem guiada nas “Aventuras de Robbie Wan Kenobie” termina com a faixa de titulo “Informação”! Onde para não fugir à regra, são denunciadas as palavras de ordem e toda a metodologia de lavagem cerebral a que somos submetidos diariamente, num beat Boom bap puro, Bob desfere golpadas líricas mega dopes! Num misto de rap skills com mensagem séria e de um nível de maturidade incrível. Termino a escuta desta obra com um sincero sorriso no rosto, e uma deixa filosófica: Que nome se dá ao que sentimos quando matamos a saudade?

Já podemos viajar nas “Aventuras de Robbie Wan Kenobie”, o oitavo álbum de Bob da Rage Sense

Track List

1- Droids
2- Asas Invisíveis (A Disciplina do Jedi)
3- O Equilíbrio da Força Feat. Laton
4- À Moda Antiga (Uma Nova Esperança)
5- Por Trás de Uma Parede Branca (Reflexões Durante o Isolamento em Tatooine)
6- Não existe Porquê
7- Dark Side
8- A Guerra dos Clones
9- Informação (A Guerra Contra a Desinformação Digital Universal)


Todas as letras escritas por Bob Da Rage Sense aka Robbie Wan Kenobie
Excepto “O Equilíbrio da Força” escrito por Bob Da Rage Sense e Laton, e “Dark Side” escrito por Bob Da Rage Sense e SP Deville. Todos os instrumentais produzidos, misturados e masterizados por SP Deville.

Edição: Estaleca
Distribuição: SóHipHop
Produção executiva: Bob Da Rage Sense e Márcia Conceição
Fotografia: Sara Alvarrão
Designer gráfico: #Elsiedays

as cargas mais recentes

Autora de “Harry Potter” publica novo livro a título gratuito

há 1 ano
JK Rowling, autora de Harry Potter, disponibilizou para download gratuito um novo livro de aventuras. A edição física será feita em Novembro, os valores das vendas servirão para combater o Covid-19. A escritora pede aos leitores que enviem desenhos para adaptar à obra.

Kiki Versace: “A minha carreira está em ascensão”

há 1 ano
Kiki Versace introduziu no cenário musical o Kubanger, um estilo que resulta da combinação entre o Kuduro e o Trap Banger. Hoje a vertente é bastante cultivada. O kudurista veio à Revista Carga para apresentar o seu álbum de estreia e aproveitou para esclarecer dúvidas à volta da do tipo de Kuduro que inventou há 12 anos.

Concerto no formato “Drive in” com Valete no cartaz

há 1 ano
Como alternativa ao Festival da Juventude em Benfica (Lisboa/Portugal), cancelado por conta do Covid-19, vem aí outro evento semelhante, mas no formato “Drive In”. Trata-se do “Monsanto Fest”, com Valete como cabeça de cartaz e sem Sam The Kid.

Sintoniza 95.5 FM: Matabicho

há 1 ano
Quem sintoniza a LAC, ao Domingo, das 10 até às 12 horas, pode acompanhar um dos programas mais eclécticos da Antena Comercial. No ar desde 2015, o `Matabicho´, tem uma equipa de cinco apresentadores, nomeadamente: Jorge Guerra, Walter dos Reis, Rosário Rodrigues, Edilson de Almeida e Selma Simba, que funciona em regime de rotação anual. Quanto a pluralidade de conteúdos, o programa aspira explorar artes eruditas, entreter, educar e informar estando actualmente ao “comando” de Djanira Barbosa, que conta com o suporte de Mauro Costa.

Scró Que Cuia encontra semelhanças do “Parte Cama” no novo videoclipe de Beyonce

há 1 ano
O cantor Scró Que Cuia disse, este sábado, ter encontrado semelhanças da coreografia da música “Parte Cama” (2017) no novo videoclipe “Already” da Beyonce, publicado na passada sexta-feira, 31 de Julho.

Twitter homenageia Pop Smoke com emojis

há 1 ano
Pop Smoke foi assassinado em fevereiro deste ano, o crime ainda não foi esclarecido. Na passada sexta-feira, foi lançado o álbum de estreia do rapper “Shoot For The Stars Aim For The Moon, a título póstumo e o músico ganhou homenagem especial.

Dicklas One: “Sendo o pioneiro, venho ajudar os colegas a perceberem e respeitarem os parâmetros do House Music”

há 2 semanas
Nesta nova etapa da carreira, Dicklas tem agendado um novo álbum que, à semelhança, do Filho do Povo trará outros estilos. O músico tem novas ambições, assinou com duas produtoras de referência em África, está a apadrinhar um lar e fala sobre seus projectos.

Máscara Mwana Pwo exibida num filme de Hollywood. Afinal, ela pertence a Angola ou RDC?

há 7 meses
Mwana Pwo simboliza a beleza e a figura da mulher, encarnando a ancestralidade feminina dos lundas-cokwe, e está a ser exibida num filme de Hollywood, transparecendo que a mesma pertence à tribo vizinha dos mbangani, da República Democrática do Congo.

Repertório desafia Znobia X Havaiana para um desfile de Kuduro

há 1 ano
Depois da edição inaugural com Raiva X DH, a Carga traz para a segunda edição do Repertório o estilo mais psicadélico e com maior número de adeptos, o “Kuduro”. Znobia e Havaiana, duas das figuras mais emblemáticas do Kuduro foram chamadas. Estás preparado (a) ?

Ashanti e Keyshia começam 2021 com um frente a frente

há 10 meses
Remarcado para nove de Janeiro de 2021, depois de Ashanti ter testado positivo, em Dezembro, para o Covid-19 ( horas antes do encontro), a organização anunciou hoje que as duas artistas vão desafiar-se na próxima semana.

Desafio lançado por cientista social resulta na produção de um livro

há 1 ano
O desafio foi lançado no Facebook e Whatsapp e embora poucos participaram, muitos aderiram. Intitulado `Aforismos´, o livro é resultado de um mecanismo de quebra de monotonia em fase de isolamento social proposto por Catarino Luamba.

Chilola de Almeida: “Quero fazer o Semba atingir os palcos onde os mestres sempre desejaram”

há 1 ano
Como cantor pode não ser muito conhecido, mas como compositor, Chilola de Almeida escreveu sucessos de músicos como Filho do Zua, Ary, Puto Português, Carlos Burty e Banda Maravilha. Este ano, o músico vai dar o primeiro grande passo da carreira e assume-se como a continuidade de Bangão.

Sabia que hoje é considerado o Dia Mundial da Dança?

há 1 ano
Institucionalizado pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO em 1982, o Dia Mundial da Dança é celebrado na data de nascimento do bailarino e mestre de bailado Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado um dos pioneiros da dança moderna.

Cunene agenda Festival Provincial de Dança

há 10 meses
A Direccção Provincial da Cultura no Cunene pretende realizar entre Maio a Junho a primeira edição do Festival Provincial de Dança, cujo objectivo passa por reactivar a arte na região.

Show do Mês “viaja” pelos PALOPS

há 11 meses
Numa homenagem a música feita pelos países africanos de expressão portuguesa (PALOPS), particularmente a feita nos anos 80 e 90, o Show do Mês fará, no sábado, uma viagem musical por alguns dos maiores sucessos de cada país.

Lizzy Dreamz apresenta “Estado de Emergência”

há 2 anos
Tendo em conta a actual crise que se vive em função do Covid-19, o rapper Lizzy e o Site Cenas Que Curto lançam a EP Quarentena.