Já são conhecidos os detalhes da oitava edição do projecto “Ponte Cultural”

Foi apresentado esta semana em conferência de Imprensa o Projecto Musical Voluntário, denominado “Ponte Cultural”, da Fundação Arte e Cultura. Na sua oitava edição, o projecto será pautado pelo intercambio entre os artistas de Angola Bruno M, Glória da Lu e Cleyton M, e de Israel Noa Zulu e Avner Hodorov.

O projecto foi apresentado pela Directora-Geral da Fundação, Naama Margalit, e testemunhado pelo embaixador de Israel Shimon Salomon. Na sua abordagem, Naama fez saber que a missão, enquanto Fundação Arte e Cultura é a de preservar, dar a conhecer e celebrar a rica cultura angolana, com o mundo. “Na fundação temos 400 crianças que vêm todos os dias respirar e viver um ambiente de arte e cultura”, introduziu a directora da Fundação Arte e Cultura.

Já são conhecidos os detalhes da oitava edição do projecto “Ponte Cultural”

A gestora salientou que, para alcançar este objetivo, buscamos diferentes maneiras: “ e uma das maneiras mais importantes para nós é a nossa escola de Arte e Música. Por isso criamos o Projecto Ponte Cultural em 2013. A ideia por trás do projecto é a de juntar artistas de todo o mundo, com talentosos músicos angolanos e criar novas músicas durante o período de uma semana, que juntos passam no estúdio”, disse acrescentando que, “cada um dos artistas vem de um país próprio, de uma língua própria e no minuto em que se encontram no estúdio, a linguagem da música cobre todas as diferenças”.

Nesta 8ª edição do Ponte Cultural a Fundação convidou, dois músicos israelitas e dois músicos angolanos, o projecto está sob direção artística do kudurista Bruno M. Enquanto produtor musical e a representar o músico Cleyton M, Hochi Fu disse na ocasião, que foi sempre um sonho trabalhar em projectos como o “Ponte Cultural”.

“Infelizmente conheci apenas a Fundação nesta de 2022. Se conhecesse mais cedo, talvez faríamos mais pontes, se calhar até prédios (risos). Já começamos a trabalhar, a fazer vídeos e não só. Ontem, segunda-feira, começamos a trabalhar com os músicos israelitas, que é uma fusão de estilos., de cultura. As histórias encontram-se no microfone e na mesa de mistura”, disse Hochi Fu.

Por seu turno, a cantora Israelita Noa Zulu, disse que estava feliz por representar Israel em Angola. “Uso um instrumento raro e chama-se Digerido, que é de origem australiana. E agora unificamos ao instrumento de austrália uma onda de Israel e agora com os músicos angolanos vamos construir uma ponte enorme”, disse.

Já produtor Avner Hodorov acompanhou desde muito cedo o projecto Ponte Cultural, e não é a primeira vez que visita Angola. Por seu turno, disse que cada edição do Ponte Cultural é especial e única. “É a oitava edição deste projecto. Estou ansioso em trabalhar com os artistas Bruno M, Cleuton M, Glória da Lu e Hochi Fu e membros da Fundação. Gostava de convidar a todos, que compareçam no show no dia 26”, disse.

Desde a sua criação, já passaram pelo projecto vários músicos nacionais e estrangeiros, com destaque para  Wyza, Totó, Bruno M, Ângela Ferrão, Jeff Brown, Kizua Gourgel, Carlos Lopes, Ellen Oléria (Brasil), Sandra Cordeiro, Dudu Tassa (Isarel), Nimesh Nimo Patel (Índia), Avner Hodorov (Israel), Keziah Jones (Nigéria) e Joca Perpignan (Brasil).

As oito edições das colaborações musicais entre os artistas envolvidos resultaram em temas que foram gravados e estão disponíveis nas plataformas digitais. Naama reconheceu que houve pouca divulgação e promoção dos temas, mas espera que desta vez seja diferente.

as cargas mais recentes

3ª edição do Repertório promove encontro de “Titãs”

há 2 anos
O encontro acontece na próxima sexta-feira, dia 12 de Junho, a partir das 19 horas, nas páginas da Revista Carga no Facebook, Instagram e Youtube.

Foste Waldemar, mas cantaste livremente no teu país

há 2 anos
A morte do músico Waldemar Bastos foi um duro golpe às nossas emoções, um soco no “estômago” da cultura e quase um K.O técnico aos amantes da música com qualidade.

Prodígio: “Muitos dos rappers de intervenção social fazem citação a Angola só porque querem vir buscar kumbu”

há 4 meses

Matias Damásio apresenta novo álbum no dia da Independência

há 2 anos
O CD será apresentado na plataforma “Kison”, da Unitel, no mesmo dia em que o país vai comemorar 45 anos de independência.

Netflix anuncia produção de documentário sobre Emicida

há 2 anos
Intitulado ‘Amarelo – É tudo para ontem’, contém entrevistas e cenas de bastidores, de um show no Theatro Municipal de São Paulo em 2019.

Sempre Foste Tu: Videoclipe catapulta Bruna Tatiana para as primeiras posições do Top Best

há 1 ano
Lançado no dia 29 de Abril, o videoclipe da música `Sempre Foste Tu´ impulsionou a entrada de Bruna Tatiana ao 10 inicial do Top Best, com menos de 24 horas de estreia.

Por onde andam os Detroia?

há 2 anos
Depois do sucesso da música “Bela”, tida como “febre”, o tempo foi “tomando Paracetamol” e a febre passou. O grupo gravou outras músicas, como “Tubia”, “Envelheceu”, entre outras, mas sem o sucesso do “Bela” e nem serviram para manutenção do grupo na “boca do povo”.

Espectáculo `Se esses pés falassem´ volta a estar em cartaz para terceira temporada

há 1 ano
“Se esses pés falassem” é uma criação que homenageia heróis da guerra civil. A ser exibido pela terceira vez, em Luanda, com este espectáculo de dança, objectiva₋se reacender a esperança nos corações dos angolanos e não apontar quem está certo ou errado.

Rapper Mota Jr encontrado morto

há 2 anos
O rapper português Mota Jr foi encontrado morto segunda-feira, mas apenas ontem (terça-feira) o corpo foi identificado, pelo facto de estar em elevado estado de decomposição.

NGA celebra hoje 38 anos com lançamento de três novos projectos musicais

há 2 anos
NGA celebra hoje o 38.° aniversário. Para lembrar a data, o membro da Força Suprema lançou três novas músicas com os respectivos clips. O triplo composto por “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e “P’ra Nós” poderá fazer parte do seu próximo projecto musical.

Kanye West responde: “Se não puder me candidatar em 2020, será em 2024”

há 2 anos
Em entrevista à revista Forbes, publicada hoje, o rapper diz que já não apoia Trump e criticou o Partido Democrata, revelando que o desejo de concorrer à presidência nasceu em 2015, por inspiração ao “Michael Jackson” e assinala que, se Donald Trump já não fosse o candidato do Partido Republicano, concorreria como republicano.

Yuri da Cunha “mostra” como combinar a música às palavras

há 1 ano
Em véspera do desfecho das homenagens a Teta Lando, que acontece já este sábado (1 de Maio), Yuri da Cunha protagoniza, esta quarta-feira, em Luanda, um concerto para mostrar ao público como a música, palavra e o artista se combinam.

Swizz Beatz reafirma ser fã incondicional de Artur Nunes

há 2 anos
O produtor e esposo de Alicia Keys, Swizz Beatz, provou que é fã incondicional de Artur Nunes ao partilhar um vídeo a dançar o hit “Tia”. O gesto não vem à parte, recentemente, Snoop Dog exibiu sua playlist e Paulo Flores figurava, e no passado, Will Smith impulsionou as vendas de Bonga.

Episódios inéditos da série `Wu-Tang Clan´ estreiam em Setembro

há 1 ano
Pensada para os fãs, série é um relato ficcional da formação e construção detalhada do prestigiado e icónico grupo.

‘Lose Yourself’ de Eminem atinge 1 bilhão de escutas no Spotify

há 2 anos

Estações televisivas nacionais já são monitoradas pela Sadia

há 2 anos
Depois das Rádios, a Sadia informou que já deu início a monitorização das estações televisivas nacionais, nomeadamente: TPA1 e 2, TV Zimbo, Zap Viva, Trace Toca, Vida TV, Afro Music Channel e +Hits África, com o objectivo de salvaguardar os direitos de autores.