Já são conhecidos os detalhes da oitava edição do projecto “Ponte Cultural”

Foi apresentado esta semana em conferência de Imprensa o Projecto Musical Voluntário, denominado “Ponte Cultural”, da Fundação Arte e Cultura. Na sua oitava edição, o projecto será pautado pelo intercambio entre os artistas de Angola Bruno M, Glória da Lu e Cleyton M, e de Israel Noa Zulu e Avner Hodorov.

O projecto foi apresentado pela Directora-Geral da Fundação, Naama Margalit, e testemunhado pelo embaixador de Israel Shimon Salomon. Na sua abordagem, Naama fez saber que a missão, enquanto Fundação Arte e Cultura é a de preservar, dar a conhecer e celebrar a rica cultura angolana, com o mundo. “Na fundação temos 400 crianças que vêm todos os dias respirar e viver um ambiente de arte e cultura”, introduziu a directora da Fundação Arte e Cultura.

Já são conhecidos os detalhes da oitava edição do projecto “Ponte Cultural”

A gestora salientou que, para alcançar este objetivo, buscamos diferentes maneiras: “ e uma das maneiras mais importantes para nós é a nossa escola de Arte e Música. Por isso criamos o Projecto Ponte Cultural em 2013. A ideia por trás do projecto é a de juntar artistas de todo o mundo, com talentosos músicos angolanos e criar novas músicas durante o período de uma semana, que juntos passam no estúdio”, disse acrescentando que, “cada um dos artistas vem de um país próprio, de uma língua própria e no minuto em que se encontram no estúdio, a linguagem da música cobre todas as diferenças”.

Nesta 8ª edição do Ponte Cultural a Fundação convidou, dois músicos israelitas e dois músicos angolanos, o projecto está sob direção artística do kudurista Bruno M. Enquanto produtor musical e a representar o músico Cleyton M, Hochi Fu disse na ocasião, que foi sempre um sonho trabalhar em projectos como o “Ponte Cultural”.

“Infelizmente conheci apenas a Fundação nesta de 2022. Se conhecesse mais cedo, talvez faríamos mais pontes, se calhar até prédios (risos). Já começamos a trabalhar, a fazer vídeos e não só. Ontem, segunda-feira, começamos a trabalhar com os músicos israelitas, que é uma fusão de estilos., de cultura. As histórias encontram-se no microfone e na mesa de mistura”, disse Hochi Fu.

Por seu turno, a cantora Israelita Noa Zulu, disse que estava feliz por representar Israel em Angola. “Uso um instrumento raro e chama-se Digerido, que é de origem australiana. E agora unificamos ao instrumento de austrália uma onda de Israel e agora com os músicos angolanos vamos construir uma ponte enorme”, disse.

Já produtor Avner Hodorov acompanhou desde muito cedo o projecto Ponte Cultural, e não é a primeira vez que visita Angola. Por seu turno, disse que cada edição do Ponte Cultural é especial e única. “É a oitava edição deste projecto. Estou ansioso em trabalhar com os artistas Bruno M, Cleuton M, Glória da Lu e Hochi Fu e membros da Fundação. Gostava de convidar a todos, que compareçam no show no dia 26”, disse.

Desde a sua criação, já passaram pelo projecto vários músicos nacionais e estrangeiros, com destaque para  Wyza, Totó, Bruno M, Ângela Ferrão, Jeff Brown, Kizua Gourgel, Carlos Lopes, Ellen Oléria (Brasil), Sandra Cordeiro, Dudu Tassa (Isarel), Nimesh Nimo Patel (Índia), Avner Hodorov (Israel), Keziah Jones (Nigéria) e Joca Perpignan (Brasil).

As oito edições das colaborações musicais entre os artistas envolvidos resultaram em temas que foram gravados e estão disponíveis nas plataformas digitais. Naama reconheceu que houve pouca divulgação e promoção dos temas, mas espera que desta vez seja diferente.

as cargas mais recentes

Jay-Z volta a aumentar ainda mais a fortuna após vender Tidal

há 2 anos

Ireitado, Roberto Carlos manda plateia calar a boca por lhe atrapalhar enquanto interpretava um tema

há 11 meses

Itary: Do Rap ao Zouk, a voz da versatilidade

há 3 anos
Quem a vê cantar, pode pensar que Itary nasceu para o Guetho Zouk, mas não. A cantora de 25 anos é muito versátil e transporta o Rap no seu DNA. Aliás, foi no Hip Hop que começou a sua carreira e hoje, está a se transformar numa das vozes mais promissoras do Zouk angolano.

Beyonce e Marvin Gaye lideram a lista dos melhores álbuns do século

há 3 anos
A Rolling Stone elegeu os álbuns “What’s Going On” de Marvin Gaye e “Lemonade” de Beyonce, como melhores álbuns de todos os tempos. Citando também ‘Crazy In Love’ como a melhor música do século.

Artistas dedicam minuto de silêncio a Raúl Danda

há 2 anos
Além da reconhecida carreira política, Raúl Danda teve um grande protagonismo como actor. Sua morte ontem, em consequência de um ataque cardiovascular hemorrágico, continua a mobilizar a classe artística.

Neymar está infectado com Covid-19

há 3 anos
O PSG confirmou esta quarta-feira a existência de três casos positivos de Covid-19 no plantel, contudo, o clube parisiense não avançou os nomes. O jornal L’Equipe citou os nomes dos três infectados e o brasileiro Neymar é um deles.

Fragata de Morais exaltado no Circuito Internacional de Teatro

há 3 anos
O escritor e dramaturgo angolano, Fragata de Morais, será homenageado durante 28 dias na quinta edição do Circuito Internacional de Teatro, em Luanda.

Novo álbum de Kanye West chega às bancas esta sexta-feira

há 2 anos
Está confirmado. O novo álbum de Kanye West, “Donda”, será lançado esta sexta-feira, 23. O disco, em homenagem à mãe, será apresentado já amanhã.

Expo–Ribas 2021 marca as celebrações do 112º aniversário de Óscar Ribas

há 2 anos
O certame multidisciplinar que vai se prolongar até ao dia 28 do mês corrente e, visa assinalar o 112 aniversário natalício do escritor, ensaísta e etnólogo, Óscar Ribas ‐In memoriam.

Rapper e dj português morto à facada por ajuste de contas

há 2 anos

Mamy disponibiliza Kit Kitchã em animação gráfica

há 3 anos
Após ter lançado o E.P. Trap Queen, que teve uma óptima aceitação do público em geral, MAMY lança o videoclipe em animação gráfica da música Kit Kitchã.

6ix9ine mostra como gravou videoclipes em prisão domiciliar

há 3 anos
O artista levou os fãs aos bastidores para mostrar como ele conseguiu gravar videoclipes que foram gravados na sua sala de estar, enquanto estava em prisão domiciliar e bateram recordes.

União dos Escritores Angolanos poderá encerrar as portas por falta de dinheiro

há 3 anos
A crise na União dos Escritores angolanos não é de hoje. Muito antes da pandemia, a instituição de carácter pública já se debatia com problemas de ordem financeira, mas as coisas agudizaram ultimamente.

Arma que provocou a tragédia no set de gravações de `Rust´ era usada para a prática de tiro ao alvo

há 2 anos
O TMZ publicou que a arma que supostamente deveria ter fins cenográficos, era utilizada pela produção para momentos recreativos e carregada com munição “letal”, balas estas que eram guardadas junto às de festim.

Virgul aborda sobre a sua nova obra discográfica “Júbilo” hoje no talk-show Bem-Vindos

há 2 anos
O músico Virgul será o primeiro convidado da nova temporada do talk-show Bem-Vindos, da RTP África. Nesta segunda-feira, 18 de janeiro, o artista será o convidado de Sílvio Nascimento no primeiro episódio de 2021.

Ministro da saúde de Trinidad e Tobago rebate fala “infundada” de Nicki Minaj sobre a vacina do Covid-19

há 2 anos
Após ficar de fora no Met Gala por não estar vacinada contra a Covid-19, a rapper usou o Twitter para se justificar e acabou citando que um conhecido teria ficado com os “testículos inflamados” em Trinidad e Tobago, afirmação que foi prontamente rebatida pelo Ministro da saúde daquele país Caribenho.