Já são conhecidos os detalhes da oitava edição do projecto “Ponte Cultural”

Foi apresentado esta semana em conferência de Imprensa o Projecto Musical Voluntário, denominado “Ponte Cultural”, da Fundação Arte e Cultura. Na sua oitava edição, o projecto será pautado pelo intercambio entre os artistas de Angola Bruno M, Glória da Lu e Cleyton M, e de Israel Noa Zulu e Avner Hodorov.

O projecto foi apresentado pela Directora-Geral da Fundação, Naama Margalit, e testemunhado pelo embaixador de Israel Shimon Salomon. Na sua abordagem, Naama fez saber que a missão, enquanto Fundação Arte e Cultura é a de preservar, dar a conhecer e celebrar a rica cultura angolana, com o mundo. “Na fundação temos 400 crianças que vêm todos os dias respirar e viver um ambiente de arte e cultura”, introduziu a directora da Fundação Arte e Cultura.

Já são conhecidos os detalhes da oitava edição do projecto “Ponte Cultural”

A gestora salientou que, para alcançar este objetivo, buscamos diferentes maneiras: “ e uma das maneiras mais importantes para nós é a nossa escola de Arte e Música. Por isso criamos o Projecto Ponte Cultural em 2013. A ideia por trás do projecto é a de juntar artistas de todo o mundo, com talentosos músicos angolanos e criar novas músicas durante o período de uma semana, que juntos passam no estúdio”, disse acrescentando que, “cada um dos artistas vem de um país próprio, de uma língua própria e no minuto em que se encontram no estúdio, a linguagem da música cobre todas as diferenças”.

Nesta 8ª edição do Ponte Cultural a Fundação convidou, dois músicos israelitas e dois músicos angolanos, o projecto está sob direção artística do kudurista Bruno M. Enquanto produtor musical e a representar o músico Cleyton M, Hochi Fu disse na ocasião, que foi sempre um sonho trabalhar em projectos como o “Ponte Cultural”.

“Infelizmente conheci apenas a Fundação nesta de 2022. Se conhecesse mais cedo, talvez faríamos mais pontes, se calhar até prédios (risos). Já começamos a trabalhar, a fazer vídeos e não só. Ontem, segunda-feira, começamos a trabalhar com os músicos israelitas, que é uma fusão de estilos., de cultura. As histórias encontram-se no microfone e na mesa de mistura”, disse Hochi Fu.

Por seu turno, a cantora Israelita Noa Zulu, disse que estava feliz por representar Israel em Angola. “Uso um instrumento raro e chama-se Digerido, que é de origem australiana. E agora unificamos ao instrumento de austrália uma onda de Israel e agora com os músicos angolanos vamos construir uma ponte enorme”, disse.

Já produtor Avner Hodorov acompanhou desde muito cedo o projecto Ponte Cultural, e não é a primeira vez que visita Angola. Por seu turno, disse que cada edição do Ponte Cultural é especial e única. “É a oitava edição deste projecto. Estou ansioso em trabalhar com os artistas Bruno M, Cleuton M, Glória da Lu e Hochi Fu e membros da Fundação. Gostava de convidar a todos, que compareçam no show no dia 26”, disse.

Desde a sua criação, já passaram pelo projecto vários músicos nacionais e estrangeiros, com destaque para  Wyza, Totó, Bruno M, Ângela Ferrão, Jeff Brown, Kizua Gourgel, Carlos Lopes, Ellen Oléria (Brasil), Sandra Cordeiro, Dudu Tassa (Isarel), Nimesh Nimo Patel (Índia), Avner Hodorov (Israel), Keziah Jones (Nigéria) e Joca Perpignan (Brasil).

As oito edições das colaborações musicais entre os artistas envolvidos resultaram em temas que foram gravados e estão disponíveis nas plataformas digitais. Naama reconheceu que houve pouca divulgação e promoção dos temas, mas espera que desta vez seja diferente.

as cargas mais recentes

Galáxia, o espectáculo de teatro musical que pretende despertar o angolano da lobotomia

há 2 anos
A celebrar o Dia Mundial do Teatro, o grupo Enigma Teatro leva ao palco da Liga Africana, o espectáculo “Teatro Musical Galáxia”, nos dias 25 e 26 deste mês, com o elenco multifacetado.

Kanye West revela que já foi alcoólatra: “Tomava Vodka no café da manhã”

há 3 anos
Durante uma entrevista com a revista GQ, o rapper admitiu que chegou a tomar vodka com suco de laranja no café da manhã, e comentou sobre como a pressão das nomeações o levaram parcialmente ao alcoolismo.

Pedro Hossi seleccionado para o projecto “Passaporte”

há 3 anos
Com objectivo de promover os homens do cinema em Portugal, a Academia Portuguesa de Cinema realiza o programa “Passaporte”, que contará com a participação do actor angolano Pedro Hossi.

Lebron James acusado de ser o principal responsável pelo fracasso dos Lakers na NBA

há 1 ano

Vencedora do Prémio Camões 2021 apresenta seu primeiro álbum discográfico em Angola

há 12 meses

Bloggers – Ainda existem?

há 6 meses

6ix9ine mostra como gravou videoclipes em prisão domiciliar

há 3 anos
O artista levou os fãs aos bastidores para mostrar como ele conseguiu gravar videoclipes que foram gravados na sua sala de estar, enquanto estava em prisão domiciliar e bateram recordes.

Mobbers representam Hip Hop angolano na 12.ª edição do Sumol Summer Fest

há 3 anos
O evento dedicado ao hip-hop português terá lugar de 2 a 3 de Julho de 2021, no Ericeira Camping, em Portugal. Os angolanos actuarão no primeiro dia, o mesmo em que estarão em palco os músicos Burna Boy, Saint Jhn e Piruka.

Mariah Carey está a ser processada pela irmã

há 2 anos
A irmã de Mariah Carey entrou com um processo judicial contra a cantora. Allison Carey afirma que sofreu de angústia emocional por causa das alegações que Mariah fez em seu livro ‘The Meaning of Mariah’, lançado em 2020.

Januário Jano convidado para a curadoria da exposição colectiva “London Grads Now”

há 2 anos

Já está disponível a obra “Ressurreição” de Helena Dias

há 2 anos

Sabia que também pode fazer parte da MasterClass de música ministrada por Alicia Keys?

há 2 anos
Alichia Keys lançou recentemente uma plataforma de streaming, em que são leccionados uma variedade de cursos ministrados por especialistas. Nas vídeo-aulas, a artista compartilha filosofias sobre como desbloquear autenticidade, empatia e vulnerabilidade.

Esta é a Nossa Memória: Dipanda é celebrada na TPA com a exibição de 5 documentários

há 2 anos
A Associação Tchiweka de Documentação e a Geração 80 em parceria com a TPA, a sesc digital e mostra de cinemas africanos celebram o mês da independência de Angola com exibição de 5 documentários.

Polícia volta a confrontar um cidadão e Denzel Washington intervém

há 3 anos
Apesar dos protestos, a polícia voltou a interpelar mais um cidadão afro-descendente nos Estados Unidos. Desta vez, Denzel Washington foi obrigado a intervir depois de ver o confronto entre o agente e o cidadão.

Yunami actua em solo pátrio

há 5 meses
Volvidos quatro anos de ausência, neste seu primeiro showcase em solo pátrio, que já pode ser visto no canal de YouTube do artista, Yunami fez uma incursão aos seus projectos musicais e mostrou toda sua qualidade de escrita e flow, que remontam aos tempos áureos do underground.

Paul McCartney recria ‘McCartney III’ e Idris Elba está entre as participações

há 2 anos
McCartney III é o 18ª álbum da ex-lenda dos Beatles, encerrou a trilogia homónima do autor e foi lançado em Dezembro de 2020, o disco ganhou um novo formato em `Imagined´ e entre covers e remixes, traz participações impecáveis.