Jacinto Tchipa: O ícone que partiu com um sonho

A morte de Jacinto Tchipa hoje, em Luanda, aos 63 anos, por doença, deixou ainda mais empobrecida a música angolana porque, mais do que um artista, Jacinto Tchipa foi das poucas referências que a música angolana lançou nos últimos trinta anos.

Desde 2017, o músico vinha convivendo com um marca-passo (aparelho colocado junto ao coração para regular os batimentos cardíacos), após passar por uma intervenção cirúrgica, devido a problemas cardíaco e de hipertensão.

Natural da Caála, Huambo, Jacinto Tchipa notabilizou-se na década de 80, ao vencer, duas vezes consecutivas, (1986 e 1987) o Top dos Mais Queridos, poucos anos depois de começar a carreira artística (1973), enquanto projectava a carreira com o primeiro disco de vinil, “África”.

No auge da vida artística, na década de 80, lançou três discos em vinis, nomeadamente “A cartinha do soldado”, “Sissiola”, e “Reconstrução Nacional” e depois acrescentou os CD “Os meus sucessos” e “África”, nos anos 90.

As canções de Tchipa “Maié Maíe”, “Kumbi Lianda”, “Sissi Ola”, “Cartinha da Saudade”, “Tchivale Tchivale”, ajudaram a alimentar a esperança de muitas famílias, numa altura que a guerra fratricida assolava o país.

Depois de algum tempo longe dos holofotes e dos palcos, no ano passado, o Jacinto Tchipa surpreendeu o público com uma aparição no Live no Kubico e deixou saudades ao interpretar os temas com que eternizou a memória dos angolanos.

O cantor e compositor havia manifestado numa entrevista concedida à Angop, em 2018, que mantinha o desejo de colocar mais uma obra discográfica no mercado, um álbum  que vinha sendo preparado desde 2014. 

Intitulada “Caminhada de uma vida”, a obra com 14 faixas musicais não chegou a ser lançada por falta de patrocínio e realçava-se nela a participação de Eduardo Paim, um dos artistas que mais admirava.

as cargas mais recentes

Prodígio representa Angola no Mandela Day 2020

há 3 anos

Daniel Mendes: “Com ou sem pandemia o Angola Music Awards acontecerá em 2020”

há 3 anos
A faltar dois dias para o fecho das inscrições, Daniel Mendes fala à Carga sobre a presente edição do Angola Music Awards, que traz como destaque a categoria música dos PALOP. Doravante, o evento passará a intercalar entre Angola e Portugal. O responsável explica por que razão a gala era realizada em Portugal, apesar de prestigiar a música e os músicos angolanos e lança as novidades do próximo ano 2021.

Waldemar Bastos e Carlos Burity homenageados na Galeria do Semba

há 2 anos
Volvido um mês após o passamento físico dos dois “astros” da música angolana, a Professora Rosa Roque concebeu um tributo para enaltecer os feitos de Waldemar Bastos e Carlos Burity.

Já estão abertas as candidaturas para o Festival Internacional de Teatro do Cazenga ‘FESTECA’

há 11 meses
Estão oficialmente abertas as candidaturas para a XVII edição do Festival Internacional de Teatro do Cazenga (FESTECA), a decorrer de 7 a 17 de Julho, no Centro de Animação Artístico (Anim’Art), em Luanda.

Ndaka Yo Wiñi assina com gravadora do ex-produtor de Aretha Franklin

há 1 ano
O músico vem marcando passos firmes, criando alicerces para a sua carreira. Na semana finda, Ndaka assinou com a Pageot Productions, de Steve Pageot, um músico, produtor, compositor e engenheiro norte-americano, criado em Montreal ( Canadá), que em 2004 ganhou um Grammy com a obra “Wonderful”, de Aretha Franklin e citado para trabalhar no último álbum de Michael Jackson.

Mariotti: Uma voz jovem ao nível dos grandes do Zouk angolano

há 2 anos
“Suco Love” e “Tamu Numa” são só músicas promocionais, porque o artista tem se preparado para, em data definida, anunciar outros lançamentos, que podem não ser necessariamente Extend Play.

Making Of: Single `Tamu a gerir´ junta Yuri Dumba e Rick Baby

há 1 ano

Toty Sa’med

há 3 anos
Parece ter chegado o momento de Toty Sa’med brindar os fãs com um álbum, depois de um percurso de mais de 10 anos.

INAGBE anuncia bolsa de estudos para músicos

há 3 anos
As candidaturas estarão abertas até 1 de Julho próximo e dirige-se aos interessados em obter o grau de licenciatura ou pós-graduação e residências artísticas nas áreas de música, dança e teatro.

Fair Play: Eminem afirma que Kendrick Lamar é um dos maiores letristas de todos os tempos

há 12 meses
O Rap muitas vezes apresenta-se como um “antro” do egocentrismo e o fair play raramente encontra lugar neste cenário, mas Eminem veio provar que nem sempre deve haver competições, especialmente entre diferentes gerações. O lendário rapper, reconheceu o potencial de Kendrick Lamar, elevando-o ao pódio dos melhores letristas.

Pepetela acaba de vencer mais um prémio com a obra “Sua Excelência, de Corpo Presente”

há 2 anos

“Quarantine Radio” de Tory Lanez é banida do Instagram

há 3 anos
De acordo com o CEO daquela rede social, o Quarantine Radio ficará fora do ar até ao dia 14 de Abril, Adam Mosseri, os convidados não respeitaram as regras da comunidade e a nudez foi a razão da suspensão.

The Cranberries afirmam que cover de ‘Zombie’ feito por Miley Cyrus “é um dos melhores de sempre”

há 2 anos
Recentemente a artista chamou atenção do público ao fazer uma apresentação cheia de energia e vocais poderosos, da música “Zombie” da autoria do The Cranberries, não tendo passado despercebida até para a própria banda, que chegou a usar a conta oficial do Twitter para elogiar a artista.

Malef lança projecto para levar basquetebolistas de ruas aos melhores clubes

há 3 anos
Batoteiro Draft é uma iniciativa que está a ser promovida pelo produtor e realizador Malef em parceria com a MarkSport. O projecto pretende tirar os melhores basquetebolistas de rua com seus dribles e levá-los a assinar com um clube profissional, quer em Angola quer no estrangeiro.

Corpo da cantora norte-americana Naya Rivera encontrado num lago

há 3 anos
A polícia da Califórnia informou hoje que já encontrou o corpo da cantora e actriz Naya Rivera. O corpo da artista desaparecida na passada quarta-feira, dia 8 de Julho, após passeio de barco com o filho, foi achado num lago.

Zap reemite actuação de Ary no programa ‘AO VIVO’

há 1 ano
Os seus sucessos e a sua voz inigualável preencher um programa de aproximadamente duas horas. Inconfundível em palco, a cantora não deixou para atrás toda a sua animação, boa disposição e bem dançar.