Jacinto Tchipa: O ícone que partiu com um sonho

A morte de Jacinto Tchipa hoje, em Luanda, aos 63 anos, por doença, deixou ainda mais empobrecida a música angolana porque, mais do que um artista, Jacinto Tchipa foi das poucas referências que a música angolana lançou nos últimos trinta anos.

Desde 2017, o músico vinha convivendo com um marca-passo (aparelho colocado junto ao coração para regular os batimentos cardíacos), após passar por uma intervenção cirúrgica, devido a problemas cardíaco e de hipertensão.

Natural da Caála, Huambo, Jacinto Tchipa notabilizou-se na década de 80, ao vencer, duas vezes consecutivas, (1986 e 1987) o Top dos Mais Queridos, poucos anos depois de começar a carreira artística (1973), enquanto projectava a carreira com o primeiro disco de vinil, “África”.

No auge da vida artística, na década de 80, lançou três discos em vinis, nomeadamente “A cartinha do soldado”, “Sissiola”, e “Reconstrução Nacional” e depois acrescentou os CD “Os meus sucessos” e “África”, nos anos 90.

As canções de Tchipa “Maié Maíe”, “Kumbi Lianda”, “Sissi Ola”, “Cartinha da Saudade”, “Tchivale Tchivale”, ajudaram a alimentar a esperança de muitas famílias, numa altura que a guerra fratricida assolava o país.

Depois de algum tempo longe dos holofotes e dos palcos, no ano passado, o Jacinto Tchipa surpreendeu o público com uma aparição no Live no Kubico e deixou saudades ao interpretar os temas com que eternizou a memória dos angolanos.

O cantor e compositor havia manifestado numa entrevista concedida à Angop, em 2018, que mantinha o desejo de colocar mais uma obra discográfica no mercado, um álbum  que vinha sendo preparado desde 2014. 

Intitulada “Caminhada de uma vida”, a obra com 14 faixas musicais não chegou a ser lançada por falta de patrocínio e realçava-se nela a participação de Eduardo Paim, um dos artistas que mais admirava.

as cargas mais recentes

Anselmo Ralph e Gilmário Vemba protagonizam duas noites memoráveis com conceito inédito

há 11 meses
A proposta foi simples, conciliar no mesmo espaço e tempo as melodias de Anselmo Ralph e a comédia de Gilmário Vemba. E assim aconteceu, nas noites de dia 11, no Coliseu de Lisboa e dia 12 de Novembro, na Altice Fórum Braga, o cantor memorou vários temas do seu repertório, com intervenções do humorista com o seu jeito peculiar tornando ambas noites memoráveis com o conceito inédito.

Ary prova que mesmo online pode se fazer bons shows

há 2 anos
A cantora Ary deu no sábado (11 de Abril) uma “aula” de como de faz um concerto Live (online). Afinal é possível fazer bons concertos pelas redes sociais, sem parecerem que estão a ser forçados.

Yunami actua em solo pátrio

há 1 mês
Volvidos quatro anos de ausência, neste seu primeiro showcase em solo pátrio, que já pode ser visto no canal de YouTube do artista, Yunami fez uma incursão aos seus projectos musicais e mostrou toda sua qualidade de escrita e flow, que remontam aos tempos áureos do underground.

Trocaram o mundo do crime pela música e se tornaram o fenómeno do Rap nacional

há 2 anos
Antes de se tornarem a febre do momento, os Séketxe estavam metidos no mundo do crime . Este grupo está a introduzir uma nova onda no Rap angolano. Criou o Rap-Cia, um subgénero do Trap que resulta da fusão entre o Kuduro e o Rap. Conquistou o respeito de artistas como MC Cabinda e tem atraído muita popularidade.

União Europeia disponibiliza cerca de 4 bilhões de kwanzas para apoiar projectos de música e artes cénicas em Angola e em outros PALOP

há 3 meses

Bobby Shmurda posto em liberdade mais cedo por causa do seu bom comportamento

há 2 anos

Black Diamondz: Entretenimento negro conta com canal exclusivo na Zap

há 1 ano
Numa altura em que a televisão ocupa um lugar importante e de destaque para as famílias, a ZAP anunciou em comunicado que acaba de reforçar a sua oferta de canais com o lançamento do Black Diamondz e Cubayo, melhorando a sua extensa variedade de conteúdos musicais, com o objectivo de diversificar a oferta de canais de entretenimento.

Dia da Criança Africana é assinalado com tarde cultural na Fundação Arte e Cultura

há 1 ano
Alunos das Escolas de Música e de Arte da Fundação Arte e Cultura protagonizam tarde cultural no Dia da Criança Africana.

Nila Borja anuncia regresso aos palcos

há 1 ano
A cantora esteve presente na mais recente edição do Show Piô, pretesto mais que suficiente para um exclusivo com a Carga Magazine e, o que se julgou ser apenas uma participação especial, foi na verdade, um prenúncio do seu grande regresso aos palcos.

Valete rendindo à qualidade artística do músico angolano Dino Ferraz

há 1 ano
O rapper português rendeu-se publicamente ao talento de Dino Ferraz, através da música `Careca Não’, em que o artista angolano procura lançar um apelo à tolerância e ao respeito pelas diferenças, marcando o seu posicionamento na luta pela aceitação do cabelo negro crespo masculino na sociedade angolana.

Tradicional nomeação da Complex elege Tyler, The Creator como Melhor Rapper Vivo de 2021

há 9 meses
Todos os anos, o tradicional portal de cultura pop Complex elege o melhor rapper vivo do ano anterior. A publicação divulgou também um ranking dos melhores rappers desde 1979.

Canal de TV HBO supera Netflix na transmissão de séries nos prémios Emmy

há 2 anos
O Emmy, principal premiação da TV americana, anunciou neste domingo os vencedores da sua 72ª edição. “Schitt’s Creek” com sete estatuetas, incluindo a de melhor série do género foi a mais premiada.

Raiva e Condutor abrem #REPERTÓRIO

há 2 anos

Prince é memorado como pioneiro do “som de Minneapolis” no sexto ano post mortem

há 6 meses
Workaholic, Perfeccionista, Queer, Outsider, Freak, Genius… todos adjectivos lhe caíam como luva, o seu magnetismo e espírito livre foram relatos de autenticidade e fizeram reflectir sobre estereótipos no mundo da música e da moda. Na data em que se assinalou o sexto ano post-mortem, Minneapolis reoxigenou a imagem de Price, como majestade musical cujo ímpeto moderno e intemporal fica imortalizado.

Fundação Arte e Cultura apresenta “Fundação Online”, em prevenção ao Covid-19

há 3 anos
Trata-se de um programa que visa motivar as famílias a permanecerem em casa como forma de prevenção do Covid-19 e uma excelente opção para passar o tempo de forma educativa e segura.

Carla Moreno integra corpo de jurado do concurso de música na TVI

há 2 anos