Jacinto Tchipa: O ícone que partiu com um sonho

A morte de Jacinto Tchipa hoje, em Luanda, aos 63 anos, por doença, deixou ainda mais empobrecida a música angolana porque, mais do que um artista, Jacinto Tchipa foi das poucas referências que a música angolana lançou nos últimos trinta anos.

Desde 2017, o músico vinha convivendo com um marca-passo (aparelho colocado junto ao coração para regular os batimentos cardíacos), após passar por uma intervenção cirúrgica, devido a problemas cardíaco e de hipertensão.

Natural da Caála, Huambo, Jacinto Tchipa notabilizou-se na década de 80, ao vencer, duas vezes consecutivas, (1986 e 1987) o Top dos Mais Queridos, poucos anos depois de começar a carreira artística (1973), enquanto projectava a carreira com o primeiro disco de vinil, “África”.

No auge da vida artística, na década de 80, lançou três discos em vinis, nomeadamente “A cartinha do soldado”, “Sissiola”, e “Reconstrução Nacional” e depois acrescentou os CD “Os meus sucessos” e “África”, nos anos 90.

As canções de Tchipa “Maié Maíe”, “Kumbi Lianda”, “Sissi Ola”, “Cartinha da Saudade”, “Tchivale Tchivale”, ajudaram a alimentar a esperança de muitas famílias, numa altura que a guerra fratricida assolava o país.

Depois de algum tempo longe dos holofotes e dos palcos, no ano passado, o Jacinto Tchipa surpreendeu o público com uma aparição no Live no Kubico e deixou saudades ao interpretar os temas com que eternizou a memória dos angolanos.

O cantor e compositor havia manifestado numa entrevista concedida à Angop, em 2018, que mantinha o desejo de colocar mais uma obra discográfica no mercado, um álbum  que vinha sendo preparado desde 2014. 

Intitulada “Caminhada de uma vida”, a obra com 14 faixas musicais não chegou a ser lançada por falta de patrocínio e realçava-se nela a participação de Eduardo Paim, um dos artistas que mais admirava.

as cargas mais recentes

Bob Dylan lança música mais longa da carreira

há 2 anos
“Murder Most Foul” (traduzida como Um Assassinato Muito Sujo) também é sua primeira nova canção em oito anos, desde o álbum Tempest de 2012.

Covid-19: Músicos e realizadores de eventos descrevem os prejuízos da semana

há 2 anos

Daniel Alves regressa ao Barcelona cinco anos depois

há 3 semanas

Soulja Boy afirma que mudou toda indústria musical

há 1 ano
Embora já não tenha mais o mesmo sucesso no mainstream do que na década passada, Soulja Boy construiu um grande legado ao longo da sua trajectória de trabalho, o que não será facilmente esquecido.

Lendário grupo de Eminem anuncia ressurgimento

há 2 dias
O D12 é um grupo de Hip Hop formado em 1996 e liderado por Eminem. Após alcançar a fama mundial, o conjunto depareceu do mapa, e este final-de-semana, lançou um novo site e diz que veio para ficar.

Angola Music Awards: nomeados serão conhecidos já este mês

há 1 ano
Os artistas nomeados para a sétima edição dos AMA serão apresentados no dia 20 deste mês. O evento anual de premiação dos fazedores da música angolana passa agora a ser produzido e realizado pela Legenda Urbana e traz como grande novidade a categoria “Música Dos PALOP Mais Tocada em Angola”.

Burna Boy representa músicos africanos na Casa Branca

há 10 meses
Burna Boy foi o único artista africano presente na lista dos quarenta e seis músicos cujos temas foram seleccionados para a cerimónia inaugural de Biden e Harris à Casa Branca.

Cultura nacional contará com frequência radiofónica exclusiva

há 6 meses
Recatalogada como prioridade pelo Presidente do Conselho de Administração, Pedro Cabral, a iniciativa que está prestes a ser concretizada, já é tida como um projecto “muito bem conseguido” e aguardado com expectativa por profissionais do ramo.

Lewis Hamilton é oficialmente condecorado com o título “Cavaleiro do Reino Unido”

há 11 meses
O piloto da Mercedes integra a lista de Honras de Ano Novo da Ordem do Império Britânico para receber, em Janeiro, o título de ‘Cavaleiro’ do Reino Unido pelo seu trabalho como desportista do país.

John Dolmayan: “Black Lives Matter não passa de ferramenta de propaganda política”

há 1 ano
O baterista da banda de rock System Of A Down, John Dolmayan, considera o movimento Black Lives Matter ilegítimo e que não passa de uma “ferramenta de propaganda” política do Partido Democrata.

Trump chama cantora Madonna de feia

há 1 ano
O novo livro de Mary L. Trump, sobrinha do actual presidente dos Estados Unidos, está a gerar controvérsia, pelo facto de desvendar temas secretos da vida do presidente.

Jay-Z e dono do Tweeter criam fundo Bitcoin para ajudar África e Índia adoptarem a criptomoeda

há 10 meses

Filmes da Geração 80 premiados em festivais de cinema nos Estados Unidos

há 1 ano
O filme AR CONDICIONADO e o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS acabam de ser premiados no Imagine Science Film Festival 2020 e no San Francisco Dance Film Festival 2020.

John Travolta decide dar pausa à carreira

há 1 ano
Após a imprensa internacional avançar com a notícia sobre a morte da esposa do actor, Travolta recorreu às redes sociais para homenagear a companheira de longa data e agradeceu às instituições e equipas médicas que a acompanharam durante todo o processo.

Bruno Fernando apresenta fundação direccionada à inclusão social

há 4 meses

John Legend quer protagonizar uma batalha de hits no piano com Alicia Keys

há 2 anos
Falando virtualmente com Nick Cannon em Power 106, John Legend expressou o seu apreço pela série Swizz Beatz e Timbaland no Instagram Live Verzuz e revelou a vontade de protagonizar um frente a frente por um episódio, diferenciado com.Alicia Keys.