Jacinto Tchipa: O ícone que partiu com um sonho

A morte de Jacinto Tchipa hoje, em Luanda, aos 63 anos, por doença, deixou ainda mais empobrecida a música angolana porque, mais do que um artista, Jacinto Tchipa foi das poucas referências que a música angolana lançou nos últimos trinta anos.

Desde 2017, o músico vinha convivendo com um marca-passo (aparelho colocado junto ao coração para regular os batimentos cardíacos), após passar por uma intervenção cirúrgica, devido a problemas cardíaco e de hipertensão.

Natural da Caála, Huambo, Jacinto Tchipa notabilizou-se na década de 80, ao vencer, duas vezes consecutivas, (1986 e 1987) o Top dos Mais Queridos, poucos anos depois de começar a carreira artística (1973), enquanto projectava a carreira com o primeiro disco de vinil, “África”.

No auge da vida artística, na década de 80, lançou três discos em vinis, nomeadamente “A cartinha do soldado”, “Sissiola”, e “Reconstrução Nacional” e depois acrescentou os CD “Os meus sucessos” e “África”, nos anos 90.

As canções de Tchipa “Maié Maíe”, “Kumbi Lianda”, “Sissi Ola”, “Cartinha da Saudade”, “Tchivale Tchivale”, ajudaram a alimentar a esperança de muitas famílias, numa altura que a guerra fratricida assolava o país.

Depois de algum tempo longe dos holofotes e dos palcos, no ano passado, o Jacinto Tchipa surpreendeu o público com uma aparição no Live no Kubico e deixou saudades ao interpretar os temas com que eternizou a memória dos angolanos.

O cantor e compositor havia manifestado numa entrevista concedida à Angop, em 2018, que mantinha o desejo de colocar mais uma obra discográfica no mercado, um álbum  que vinha sendo preparado desde 2014. 

Intitulada “Caminhada de uma vida”, a obra com 14 faixas musicais não chegou a ser lançada por falta de patrocínio e realçava-se nela a participação de Eduardo Paim, um dos artistas que mais admirava.

as cargas mais recentes

Astronauta apresenta `Uma Noite de Lua Cheia´

há 9 meses
Depois do espetáculo `Sobre Luz e Trevas´, o poeta e slammer Frederico Costa regressa para protagonizar o seu segundo espetáculo solo, `Uma Noite de Lua Cheia´.

DMX revela que é tripolar

há 2 anos
A revelação foi feita durante o “Ruff Ryders Chronicles”, transmitido pelo canal BET. Durante a entrevista de Earl Simmons, nome de registo de DMX, que tomou um rumo mais emocional, por ser confrontado com o assunto das suas múltiplas personalidades.

Jeff Brown lidera projecto solidário para artistas em todo mundo

há 2 anos
O músico angolano Jeff Brown é um dos “rostos” do projecto “Souljah Warriors”, que visa ajudar os músicos que perderam os meios de renda durante situações catastróficas, como a Pandemia do Coronavirus entre outras.

Semba: de Angola para o mundo

há 2 anos
A palavra semba significa ’’umbigada’’ em kimbundo. Numa tradução livre, o Semba representa “o corpo do homem que entra em contacto com o corpo da mulher ao nível da barriga”.

Anselmo Ralph anuncia novo EP a ser lançado dia 12 de Março

há 1 ano
A novidade chegou com o lancamento de um novo videoclipe, correspondente à música ‘Fim do Mundo’.

Após fazer hits de vários músicos, Edgar Cláudio lança-se no mundo do cinema

há 4 semanas
Mais do que simples produtor de vídeoclips, Edgar Cláudio é um contador de histórias. Em cada trabalho que coloca o seu dedo acaba sempre em hits. Foi ele, por exemplo, que produziu “africana”, “gerónimo”, “Yê yê e dance” de Gerilson Insrael, “Teu mel” dos Killa Hill, “Sinal” de Anna Joyce e Filipe Mukenga e “Jogada de mestre” de MCK e Anabela Aya, só para citar alguns.

Após estreia de documentário sobre a cantora, caso “Britney Spears” volta ao tribunal

há 1 ano

Hoje é o dia da rádio. Qual é a música que só te cuia ouvir na rádio?

há 1 ano

Já é possível comprar o mais recente álbum de Bob da Rage Sense em Angola

há 2 anos
O álbum `As Aventuras de Robbie Wan Kenobie´ está disponível a partir de hoje na plataforma Soba Store, podendo ser comprado em Kwanzas e ao valor normal de mercado de uma obra discográfica. A notícia foi avançada pelo próprio Rapper nas redes sociais.

YoBass abre primeira edição do espectáculo ao vivo “Tá a Bater Show”

há 1 ano

Netflix retira 112 filmes e séries do catálogo e em compensação divulga novidades

há 2 anos
“Corra!”, “As Branquelas” e “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” são algumas das produções que serão retiradas da plataforma. O novo catálogo que estreia amanhã está recheado de novidades e dentre os destaques, as séries Dark, The Umbrella Academy, Modern Family e 13 Reasons Why, estreiam novas temporadas no serviço de streaming.

Paul McCartney lança disco com canções tocadas pelos Beatles

há 2 anos
O futuro lançamento se junta a dois outros álbuns, McCartney e McCartney II, criados unicamente pelo músico de 78 anos em momentos críticos de sua vida, nos anos 1970 e 1980, em que buscava um renascimento criativo.

Depois da estreia no Trace Toca, Sarissari disponibiliza novo single em todas as plataformas digitais

há 4 meses
“Acreditem no processo, porque nós acreditamos!” – Este é o mote para um tema sobre superação e empoderamento próprio, que resulta das próprias descrenças passadas do artista. Produzido por Beatoven, Sari partilha a faixa com o icónico Yuri Da Cunha e desfila uma das melhores canções que lançou na sua carreira.

Nas relembra desentendimento com Tupac

há 9 meses
A música faz parte do álbum “King’s Disease II”, lançado na passada sexta-feira e, já vem sendo considerada a melhor do álbum. Ao contrário do que se pode imaginar ao ler o título do artigo, `Death Row East´ não é uma música insultuosa à memória de Tupac Shakur.

D-Wayne: Um filho do Rap que deixa marcas no Kuduro e Afro House

há 1 ano

Carlitos Viera Dias em concerto no `Show do Mês´

há 2 anos
O músico Carlitos Viera Dias, filho do mítico Liceu Viera Dias, vai cantar no Live do Show do Mês, no próximo dia 11 de Julho (sábado).