Januário Jano convidado para a curadoria da exposição colectiva “London Grads Now”

Com reabertura marcada para o próximo dia 2 de Setembro, a exposição vai decorrer na Galeria Saatchi, em Londres e estarão reunidas cerca de 200 obras de 150 artistas estudantes de pós-graduação das principais Escolas de Arte de Londres, nomeadamente, Royal College of Art, UCL: Slade School of Art, Goldsmiths: University of London, UAL: Chelsea College of Arts, UAL: Wimbledon College of Arts, UAL: Camberwell College of Arts and UAL: Central Saint Martins.

Actualmente a residir em Londres, Januário Jano integra a exposição como artista e curador responsável pela selecção das obras dos artistas estudantes da Goldsmiths: University of London, instituição onde o mesmo frequenta uma pós-graduação em Arte.

Em exibição de 2 a 25 de Setembro, “London Grads Now” vai ocupar 7 espaços da galeria, em que cada um dos espaços terá a curadoria de professores e artistas estudantes, lê-se em comunicado.

Januário Jano convidado para a curadoria da exposição colectiva “London Grads Now”

Sobre o artista
Januário Jano é um artista visual, nascido em Luanda (Angola), que vive e trabalha entre Luanda, Londres e Lisboa. Actualmente baseado em Londres onde está a concluir o Mestrado em Arte na Goldsmiths, University of London. Em 2005 o artista terminou a sua graduação na Universidade Metropolitana de Londres, Inglaterra, e desde então que está envolvido em projectos de pesquisas que têm sido o centro do seu trabalho artística. Januário Jano trabalha principalmente com pintura, instalação, vídeo e fotografia, usando mistura de mídia e material para desenvolver um corpo de trabalho relevante nos rituais do seu trabalho.

Em 2016 foi premiado com Art Laguna Prize na categoria Business for Art, um dos mais prestigiado prémios de arte em Veneza, Itália. Em 2015, participou da exposição colectiva, “UNORTODOXO”, no Museu Judaico de Nova Iorque, exposição que teve como curadores Jens Hoffman e Kelly Taxter.

Como um dos mais proeminentes artistas angolanos segundo os críticos de arte, Januário Jano foi recentemente reconhecido pela equipe de curadores da galeria White Cube como um dos artistas que da exposição colectiva “Tomorrow: London”, a exposição sinalizou como arranque das actividades do mercado de arte da cidade Londrina pós-pandemia com artistas finalistas mais destacados dos cursos de mestrado em artes no Reino Unido.

Seguiu-se o projecto “Begin Again” com curadoria de Ellie Pennick fundadora da galeria Guts, projecto que pretendeu angariar fundos para apoio da “Free Black University” e artistas emergentes. Participou ainda do “Public Notice: An Exhibition”, projecto com curadoria de Kira Wainstein e Holly Pollard (curadores emergentes) que teve como finalidade levar a arte aos espaços públicos, ocupando algumas das ruas mais emblemáticas de Londres.

as cargas mais recentes

Kalibrados actuam amanhã no `Notas Soltas´

há 5 meses
O evento que acontece habitualmente às quartas, vai excepcionalmente realizar um “Brunch Edition”, em vésperas do dia da Dipanda cujos convidados são os Kalibrados.

Contra toda aversão, Post Malone prova que é muito mais do que um rapper “fútil”

há 11 meses
Recente o rapper Post Malone fez uma actuação em Livestream a qual intitulou `Nirvana Tribute´, surpreendendo a tudo e todos com a demonstração do seu ecletismo, tocando e cantando Rock, numa noite em que arrecadou aproximadamente 5 milhões de dólares revertidos em doação para a OMS.

Quavo aposta 1 milhão de dólares caso o álbum dos Migos não seja o melhor de 2020

há 9 meses
Quavo, um dos três elementos dos Migos, grupo de Hip Hop que ficou conhecido em 2013 com o single Versace, anunciou hoje o lançamento do terceiro álbum, acusando outros rappers de estarem a dormir e garante que o novo trabalho dos Migos vai ser o melhor de 2020-2021 e aposta 1 milhão de dólares com quem duvidar.

Paulo Flores homenageia Waldemar Bastos e Carlos Burity em novo álbum

há 8 meses
Intitulado ‘Independência’, no novo disco o artista “regressa às origens” do Semba e exalta o ritmo ancestral usado como instrumento de luta.

Davido lança novo álbum com Chris Brown, Nas, Nicki Minaj e Young Thug

há 5 meses
Intitulado “A Better Time”, o album é tipicamente africano e predomina o Afropop e Afrobeat. Com 17 faixas musicais, já está disponível e traz, entre outras, vozes de Chris Brown, Nicki Minaj, Nas, Young Thug e Lil Baby.

Emicida em destaque no Grammy Latino

há 5 meses
O álbum “AmarElo” de Emicida, lançado em Outubro de 2019, ficou considerado o melhor de rock ou de música alternativa em Língua Portuguesa, numa cerimônia virtual em que também se destacaram Paula Fernandes, Céu, Aline Barros, João Bosco, Mariana Aydar e Toninho Horta.

`Somos Racistas?´ encerra o Especial Actualidade Documentários da Zap

há 5 meses
O espaço Especial Actualidade Documentários, emitido semanalmente no Canal ZAP Viva, apresenta esta quarta-feira (25) o documentário “Somos Racistas?”. Este será o quarto e último episódio da primeira temporada do programa, que vai ao ar às 21h30.

Lançado há pouco menos de um ano, “O Sucesso a um Passo” já conquistou leitores internacionais

há 10 meses
Já foi vendido um total de 1.275 exemplares entre Angola, Portugal e Brasil do livro cuja autoria pertence a Januário Guimarães. A publicação de auto ajuda profissional estimula o desenvolvimento de atitudes, habilidades e comportamentos necessários no âmbito profissional.

Raiva e Condutor abrem #REPERTÓRIO

há 12 meses

“Mário Gomes e Dalú Roger são elementos que me dão o resultado que preciso em palco”

há 1 ano
Instrumentistas revelam cumplicidade em palco.

Desporto norte-americano em “stand by”

há 8 meses
O boicote dos Milwaukee Bucks ao duelo com os Orlando Magic, no quinto jogo dos play-offs na NBA, motivou um protesto colectivo no universo desportivo norte-americano contra a injustiça racial e levou ao adiamento de todos os jogos da noite na NBA, estendendo-se à MLS, beisebol e ao ténis.

Após exigir pensão “milionária”, Nicole Young alega ser co-proprietária do nome `Dr. Dre´

há 7 meses
O divórcio litigioso do rapper e produtor Dr. Dre, parece estar longe do fim, desta vez, além de estar a ser acusada de “dizimar” a conta bancária da empresa do ex-marido, Nicole Young ressurge com um novo processo onde afirma também ser dona do álbum ‘The Chronic’ e do nome artístico do rapper Dr. Dre.

Snoop Dogg: “Rappers brancos têm zero de respeito no Rap”

há 9 meses
Snoop Dogg explica porquê não considera Eminem melhor rapper de todos os tempos.

The Weekend. Ligaduras no rosto ” é o reflexo sobre a cultura absurda das celebridades de Hollywood”

há 2 meses

Música “Blinding Lights” de The Weeknd torna-se o maior hit do século 21

há 2 meses

Prodígio: “Ser premiado em casa é sempre uma forma de lisonjeio, tem um sabor especial”

há 10 meses
Foi com a mixtape “O Alquimista” , em 2011, que Prodígio começou o sucesso. Na sequência, surgiram vários outros trabalhos, conquistou inúmeros prémios, o mais recente foi o de Melhor Artista de Rap. Em breve conversa com a Carga, o rapper de 32 anos manifesta os seus sentimentos em relação aos prémios e nomeações.