Januário Jano convidado para a curadoria da exposição colectiva “London Grads Now”

Com reabertura marcada para o próximo dia 2 de Setembro, a exposição vai decorrer na Galeria Saatchi, em Londres e estarão reunidas cerca de 200 obras de 150 artistas estudantes de pós-graduação das principais Escolas de Arte de Londres, nomeadamente, Royal College of Art, UCL: Slade School of Art, Goldsmiths: University of London, UAL: Chelsea College of Arts, UAL: Wimbledon College of Arts, UAL: Camberwell College of Arts and UAL: Central Saint Martins.

Actualmente a residir em Londres, Januário Jano integra a exposição como artista e curador responsável pela selecção das obras dos artistas estudantes da Goldsmiths: University of London, instituição onde o mesmo frequenta uma pós-graduação em Arte.

Em exibição de 2 a 25 de Setembro, “London Grads Now” vai ocupar 7 espaços da galeria, em que cada um dos espaços terá a curadoria de professores e artistas estudantes, lê-se em comunicado.

Januário Jano convidado para a curadoria da exposição colectiva “London Grads Now”

Sobre o artista
Januário Jano é um artista visual, nascido em Luanda (Angola), que vive e trabalha entre Luanda, Londres e Lisboa. Actualmente baseado em Londres onde está a concluir o Mestrado em Arte na Goldsmiths, University of London. Em 2005 o artista terminou a sua graduação na Universidade Metropolitana de Londres, Inglaterra, e desde então que está envolvido em projectos de pesquisas que têm sido o centro do seu trabalho artística. Januário Jano trabalha principalmente com pintura, instalação, vídeo e fotografia, usando mistura de mídia e material para desenvolver um corpo de trabalho relevante nos rituais do seu trabalho.

Em 2016 foi premiado com Art Laguna Prize na categoria Business for Art, um dos mais prestigiado prémios de arte em Veneza, Itália. Em 2015, participou da exposição colectiva, “UNORTODOXO”, no Museu Judaico de Nova Iorque, exposição que teve como curadores Jens Hoffman e Kelly Taxter.

Como um dos mais proeminentes artistas angolanos segundo os críticos de arte, Januário Jano foi recentemente reconhecido pela equipe de curadores da galeria White Cube como um dos artistas que da exposição colectiva “Tomorrow: London”, a exposição sinalizou como arranque das actividades do mercado de arte da cidade Londrina pós-pandemia com artistas finalistas mais destacados dos cursos de mestrado em artes no Reino Unido.

Seguiu-se o projecto “Begin Again” com curadoria de Ellie Pennick fundadora da galeria Guts, projecto que pretendeu angariar fundos para apoio da “Free Black University” e artistas emergentes. Participou ainda do “Public Notice: An Exhibition”, projecto com curadoria de Kira Wainstein e Holly Pollard (curadores emergentes) que teve como finalidade levar a arte aos espaços públicos, ocupando algumas das ruas mais emblemáticas de Londres.

as cargas mais recentes

Dia da Celebração do Hip Hop é comemorado pela primeira vez de forma oficial

há 1 ano
Embora seja comemorado pela comunidade Hip Hop há 48 anos, o dia de hoje, marca a primeira celebração, desde que o Senado dos Estados Unidos instituiu a efeméride.

Artistas recebem mais de 20 milhões de kwanzas da Sadia pelos direitos autorais

há 5 meses
A Sociedade Angolana dos Direitos de Autores (SADIA) distribuiu, no ano transacto, de direitos mecânicos, mais de 20 milhões aos artistas. A distribuição dos rendimentos mecânicos foi possível pos causa da arrecadação em 2021 e contemplou cerca de trezentos artistas nacionais e estrangeiros.

Apple investe 50 milhões de dólares em plataforma de artistas independentes

há 1 ano
A distribuidora independente de música UnitedMasters anunciou que recebeu uma “rodada” de investimentos liderada pela Apple, que visa ajudar artistas independentes a ganhar uma posição e estabelecer uma carreira no negócio da música.

Bruno Fernando também tem o rosto no Hall of Fame dos melhores jogadores da história da Maryland University

há 1 mês

LAASP reabre agenda cultural com a peça teatral `Meu Telefone, Nossa Privacidade´

há 2 anos
`Meu Telefone, Nossa Privacidade´ é o espectáculo teatral que vai reabrir o ano cultural da LAASP, no dia 23 de Janeiro, pelas 18 horas, apresentado pelo grupo Jovens da Mulemba e dirigido por António Kapangu.

Idris Elba promove concerto virtual “Africa Day Benefit Concert at Home”

há 2 anos
O concerto virtual é uma iniciativa do cineasta britânico, que visa arrecadar fundos para “aliviar” os efeitos económicos que África tem sofrido, face a pandemia do Covid-19. O encontro reunirá um rol de artistas africanos e será transmitido pela MTV Base, no próximo dia 25, dia de África.

Ary e Anselmo Ralph celebram o amor com um espectáculo “Ao Vivo”

há 2 anos

Fast & Furious 9: Ludacris deixa escapar em entrevista que o filme pode chegar ao “espaço”

há 2 anos
O nono episódio da franquia Fast & Furious, recentemente apelidado F9 poderá ter chegado ao espaço, o spoiller foi deixado Ludacris. O rapper e protagonista veterano do filme, ciou a possibilidade durante uma entrevista recente ao The Hollywood Repórter.

Idris Elba anuncia lançamento de livros infantis inspirados na sua filha

há 2 anos
O actor britânico assinou um contrato global com a HarperCollins para publicar vários livros infantis, ainda sem título e data especifica, fez saber que serão lançados em 2022.

Killuanji reforça Rap Gospel com o single “Mama Iami”

há 2 anos
A frase “Mama Iami” que dá título ao single, é originária da língua nacional kimbundu e significa “Minha Mãe”, neste caso, o rapper se refere à sua terra, pela qual clama.

Exposição ‘S.O.S ambiente’ apresenta projectos para salvação do meio ambiente

há 2 anos
Vários adolescentes provenientes de centros de formação e educação ambiental de Luanda, expõem, desde hoje, projectos de sustentação e preservação do meio ambiente.

AC Milan e Roc Nation unem-se para um grande espectáculo organizado por DJ Khaled

há 2 anos
O clube italiano AC Milan e a Roc Nation de Jay-Z uniram-se para protagonizar, no dia 20 deste mês, um grande concerto. Organizado por DJ Khaled o espectáculo visa recuperar a imagem e a posição da equipa entre a elite comercial do futebol.

Num dia como hoje morria Bob Marley, a Lenda do Reggae

há 1 ano

Em fase de internacionalização, Shane Maquemba soma e segue com parcerias qualitativas

há 7 meses
A expandir a carreira internacionalmente, Shane Maquemba vem demonstrando maturidade na caminhada, tendo já percebido que sucesso não se faz apenas com talento. Nesta senda, recentemente, o artista incrementou, não apenas uma, mas quatro parcerias de peso ao seu team, nomeadamente, a Blue Sky Records os renomados produtores norte−americanos Vic (BilboardKiller) Martin, Andrew lane e ainda o brasileiro Wagner Dereck.

Phedilson é distinguido no Concurso Huambo Cidade Vida 2021

há 1 ano

Artur de Almeida e Silva reeleito Presidente da Federação Angolana de Futebol

há 2 anos
Artur de Almeida e Silva assumiu a Federação Angolana de Futebol em 2016, por um mandato de quatro anos reconduzível e foi ontem reeleito para o cargo, em que vai ficar até 2024.