Januário Jano convidado para a curadoria da exposição colectiva “London Grads Now”

Com reabertura marcada para o próximo dia 2 de Setembro, a exposição vai decorrer na Galeria Saatchi, em Londres e estarão reunidas cerca de 200 obras de 150 artistas estudantes de pós-graduação das principais Escolas de Arte de Londres, nomeadamente, Royal College of Art, UCL: Slade School of Art, Goldsmiths: University of London, UAL: Chelsea College of Arts, UAL: Wimbledon College of Arts, UAL: Camberwell College of Arts and UAL: Central Saint Martins.

Actualmente a residir em Londres, Januário Jano integra a exposição como artista e curador responsável pela selecção das obras dos artistas estudantes da Goldsmiths: University of London, instituição onde o mesmo frequenta uma pós-graduação em Arte.

Em exibição de 2 a 25 de Setembro, “London Grads Now” vai ocupar 7 espaços da galeria, em que cada um dos espaços terá a curadoria de professores e artistas estudantes, lê-se em comunicado.

Januário Jano convidado para a curadoria da exposição colectiva “London Grads Now”

Sobre o artista
Januário Jano é um artista visual, nascido em Luanda (Angola), que vive e trabalha entre Luanda, Londres e Lisboa. Actualmente baseado em Londres onde está a concluir o Mestrado em Arte na Goldsmiths, University of London. Em 2005 o artista terminou a sua graduação na Universidade Metropolitana de Londres, Inglaterra, e desde então que está envolvido em projectos de pesquisas que têm sido o centro do seu trabalho artística. Januário Jano trabalha principalmente com pintura, instalação, vídeo e fotografia, usando mistura de mídia e material para desenvolver um corpo de trabalho relevante nos rituais do seu trabalho.

Em 2016 foi premiado com Art Laguna Prize na categoria Business for Art, um dos mais prestigiado prémios de arte em Veneza, Itália. Em 2015, participou da exposição colectiva, “UNORTODOXO”, no Museu Judaico de Nova Iorque, exposição que teve como curadores Jens Hoffman e Kelly Taxter.

Como um dos mais proeminentes artistas angolanos segundo os críticos de arte, Januário Jano foi recentemente reconhecido pela equipe de curadores da galeria White Cube como um dos artistas que da exposição colectiva “Tomorrow: London”, a exposição sinalizou como arranque das actividades do mercado de arte da cidade Londrina pós-pandemia com artistas finalistas mais destacados dos cursos de mestrado em artes no Reino Unido.

Seguiu-se o projecto “Begin Again” com curadoria de Ellie Pennick fundadora da galeria Guts, projecto que pretendeu angariar fundos para apoio da “Free Black University” e artistas emergentes. Participou ainda do “Public Notice: An Exhibition”, projecto com curadoria de Kira Wainstein e Holly Pollard (curadores emergentes) que teve como finalidade levar a arte aos espaços públicos, ocupando algumas das ruas mais emblemáticas de Londres.

as cargas mais recentes

Top dos Mais Queridos 2020: Este ano só haverá homenagens aos ícones da música angolana

há 1 ano
O Top dos Mais Queridos, edição 2020, terá um formato diferente. Ao invés da eleição do Artista Mais Querido, a organização decidiu destacar os momentos mais marcantes da música angolana, homenageando os ícones da música nacional e a Rádio Nacional de Angola pelo contributo na produção, promoção e divulgação da música.

Beyoncé revela cultivo de cannabis para combate ao estresse

há 2 meses
A artista revelou que tem beneficiado do uso do canabidiol, graças as propriedades medicinais que a planta possui: “descobri-o na minha última turnê e experimentei os seus benefícios contra a dor e a inflamação”. Acrescentando ainda que está a construir a sua própria fazenda para cultivo da cannabis.

Dia 24 de Agosto declarado `Dia de Kobe Bryant´

há 1 ano

Mano a Mano: Mano Brown democratiza debates no Spotify

há 1 mês
Mano Brown estreou o podcast no passado mês de Agosto, com a rapper artista Karol Conká, também já passaram pelo programa Drauzio Varela e mais recentemente o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lulas da Silva.

Apesar de ser dos futebolistas mais caros do mundo, Mbappé não tem um carro sequer

há 2 meses
Curiosamente, ao contrário da generalidade dos atletas mais bem pagos, o atacante francês do PSG não possui uma invejável colecção de automóveis na garagem. Aliás, não tem carro sequer.

Novo single de Kid Cudi com a participação de Eminem chega ao topo do iTunes

há 1 ano
Trata-se da primeira parceria musical entre Kid Cudi e Eminem, a colaboração era aguardada há bastante tempo, depois que Kid Cudi pediu publicamente para gravar uma música com o rapper através de uma mensagem em suas redes sociais.

Emmanuel Adebayor recusa doar dinheiro para combater o Coronavírus

há 2 anos
Numa altura em que estrelas do futebol, da música e do cinema unem forças para ajudar governos de seus países com a compra de alimentos para acudir os mais necessitados ou adquirir equipamentos hospitalares, a antiga estrela do Real Madrid, Arsenal, Man City, Mónaco e Arsenal deixou claro que não vai doar nada.

Waldemar Bastos e Carlos Burity homenageados na Galeria do Semba

há 1 ano
Volvido um mês após o passamento físico dos dois “astros” da música angolana, a Professora Rosa Roque concebeu um tributo para enaltecer os feitos de Waldemar Bastos e Carlos Burity.

Rapper e dj português morto à facada por ajuste de contas

há 7 meses

Making Of: Paulo Flores recria a própria infância em novo vídeo

há 3 meses
No clipe, Paulo Flores memora uma fase da sua infância, caracteriza-se como o “requisitado discotequeiro, Cabé” e relembra durante a storytelling a origem do seu amor pelo Semba.

Paulo Flores acaba de lançar novo álbum

há 6 meses
O álbum Independência do músico Paulo Flores já se encontra disponível em todas as plataformas digitais e de streaming e nas lojas de música. Para acompanhar o 17.° álbum, Ti Paulito disponobilizou também um videoclipe.

Jovens da Mulemba apresentam “Se O Amor enchesse a Barriga” no auditório Wyza

há 2 meses
A história retrata o romance de dois jovens apaixonados, onde um é portador de deficiência física e por via disso sofre discriminação; É estigmatizado pela família da noiva não apenas por portar uma limitação física, mas também e sobretudo pelo facto de ser de uma família menos abastada (Pobre).

Rui Orlando canta na Casa 70

há 7 meses
O músico Rui Orlando vai reabrir a temporada musical na Casa 70 no dia 14 de Abril, dando sequência nos dias 15 e 16 do mesmo mês, num evento produzido pela LS Republicano.

Muhatu: 4ª edição da maior competição de spoken word no feminino acontece dia 29 de Setembro

há 1 ano
Já com o processo de inscrições a decorrer, para a edição `MUHATU 2020´, a competição anual, que já conta com 3 edições realizadas (2017, 2018 e 2019), vai adaptar-se ao “novo” normal social, tendo a 4.ª edição realizada completamente on-line.

Raúl Duarte por mais um ano no Interclube

há 1 ano
A direcção do Interclube renovou hoje (quinta-feira) o contrato de trabalho com o técnico Raúl Duarte, por mais uma temporada a frente da equipa sénior masculina de basquetebol.

Paulo Flores faz declarações comoventes sobre a perda de Nando Quental

há 7 meses