Januário Jano convidado para a curadoria da exposição colectiva “London Grads Now”

Com reabertura marcada para o próximo dia 2 de Setembro, a exposição vai decorrer na Galeria Saatchi, em Londres e estarão reunidas cerca de 200 obras de 150 artistas estudantes de pós-graduação das principais Escolas de Arte de Londres, nomeadamente, Royal College of Art, UCL: Slade School of Art, Goldsmiths: University of London, UAL: Chelsea College of Arts, UAL: Wimbledon College of Arts, UAL: Camberwell College of Arts and UAL: Central Saint Martins.

Actualmente a residir em Londres, Januário Jano integra a exposição como artista e curador responsável pela selecção das obras dos artistas estudantes da Goldsmiths: University of London, instituição onde o mesmo frequenta uma pós-graduação em Arte.

Em exibição de 2 a 25 de Setembro, “London Grads Now” vai ocupar 7 espaços da galeria, em que cada um dos espaços terá a curadoria de professores e artistas estudantes, lê-se em comunicado.

Januário Jano convidado para a curadoria da exposição colectiva “London Grads Now”

Sobre o artista
Januário Jano é um artista visual, nascido em Luanda (Angola), que vive e trabalha entre Luanda, Londres e Lisboa. Actualmente baseado em Londres onde está a concluir o Mestrado em Arte na Goldsmiths, University of London. Em 2005 o artista terminou a sua graduação na Universidade Metropolitana de Londres, Inglaterra, e desde então que está envolvido em projectos de pesquisas que têm sido o centro do seu trabalho artística. Januário Jano trabalha principalmente com pintura, instalação, vídeo e fotografia, usando mistura de mídia e material para desenvolver um corpo de trabalho relevante nos rituais do seu trabalho.

Em 2016 foi premiado com Art Laguna Prize na categoria Business for Art, um dos mais prestigiado prémios de arte em Veneza, Itália. Em 2015, participou da exposição colectiva, “UNORTODOXO”, no Museu Judaico de Nova Iorque, exposição que teve como curadores Jens Hoffman e Kelly Taxter.

Como um dos mais proeminentes artistas angolanos segundo os críticos de arte, Januário Jano foi recentemente reconhecido pela equipe de curadores da galeria White Cube como um dos artistas que da exposição colectiva “Tomorrow: London”, a exposição sinalizou como arranque das actividades do mercado de arte da cidade Londrina pós-pandemia com artistas finalistas mais destacados dos cursos de mestrado em artes no Reino Unido.

Seguiu-se o projecto “Begin Again” com curadoria de Ellie Pennick fundadora da galeria Guts, projecto que pretendeu angariar fundos para apoio da “Free Black University” e artistas emergentes. Participou ainda do “Public Notice: An Exhibition”, projecto com curadoria de Kira Wainstein e Holly Pollard (curadores emergentes) que teve como finalidade levar a arte aos espaços públicos, ocupando algumas das ruas mais emblemáticas de Londres.

as cargas mais recentes

50 Cent perde a cabeça e parte para agressão

há 4 meses
O líder da G-Unit perdeu a compostura e partiu para agressão contra um homem, lançando-o com uma mesa e várias cadeiras durante um convívio na passada quinta-feira num restaurante, em Nova Jérsia.

Coronavírus: Yanick prevê maus momentos para os músicos

há 7 meses
Sem “papas na língua”, falando para a Revista Carga, o rapper Yanick Ngombo “Afroman” reconheceu que se a situação do Coronavirus se prolongar os músicos vão passar maus momentos.

Soulja Boy afirma que mudou toda indústria musical

há 3 semanas
Embora já não tenha mais o mesmo sucesso no mainstream do que na década passada, Soulja Boy construiu um grande legado ao longo da sua trajectória de trabalho, o que não será facilmente esquecido.

August Alsina juntou-se a Rick Ross num novo single intitulado “Entanglements”, onde fala do caso com Jada Pinkett Smith

há 3 meses
August Alsina parece não querer ver o fim da polémica que ele mesmo começou, sobre o caso que teve com Jada Pinkett Smith. Após dar várias entrevistas dizendo que ainda ama, e sofre pelo final do romance com a esposa de Will Smith, desta vez o artista lançou uma música para opinar sobre o termo “Entanglements”, com que Jada definiu o caso de ambos.

Cardi B pede a Joe Biden para não fazer falsas promessas eleitorais

há 3 meses
Durante uma conversa que manteve com o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, a cantora norte-americana foi frontal e pediu ao concorrente para não fazer falsas promessas eleitorais para conseguir votos.

Gabriel Tchiema apresenta novos projectos

há 3 semanas
O músico está a preparar um novo álbum em que se esperam as participações de Rui Veloso, Salif Keita, Loko A Kanza e Edmazia Mayembe. Em conversa com a Carga, esta tarde, descreveu a obra e revelou que a mesma será antecedida de outro projecto inédito.

Lil Wayne decepciona fãs ao apoiar Donald Trump nas eleições

há 21 horas
Embora a maioria do meio artístico demonstre total repúdio por Donald Trump, o artista de New Orleans não pareceu ter se intimidado com possíveis criticas e boicotes por se posicionar ao lado dele.

Dinheiro “trava” internacionalização de Dodó Miranda

há 4 meses
Em entrevista a Revista Carga, explicou que preparou um disco com 12 temas, variado, com realce para o “world music”, mas que não consegue dar sequência ao projecto.

“Estou a ser cobiçada por várias produtoras”

há 8 meses

Prodígio representa Angola no Mandela Day 2020

há 3 meses

Ariana Grande surpreende fãs com um novo álbum

há 2 semanas
Trata-se do seu primeiro trabalho a solo este ano e foi produzido durante a pandemia. O álbum sairá ainda este mês, segundo o anúncio feito pela própria nas suas redes sociais.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente esclarece contrato dos 148,3 milhões

há 3 meses
À revista Carga, o Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente (MCTA) esclareceu, como aconteceu a suposta fraude financeira de 148,3 milhões de Kwanzas que envolve a Karga Eventos, empresa do músico Big Nelo.

Como está o mundo 11 anos após a morte de Michael Jackson?

há 2 meses
Passados 11 anos após a sua morte, o sucesso de Michael Jackson é ainda um mistério, se estivesse em vida, Jackson estaria a celebrar 62 anos.

Madonna multada com 1 milhão de dólares por defender comunidade LGBTQ+

há 3 meses
A cantora revelou, através das suas redes sociais, que a Rússia obrigou que pagasse 1 milhão de dólares, depois de ela ter feito um discurso de defesa dos direitos da comunidade LGBTQ+ durante um concerto em São Petersburgo.

Bryan Adams critica duramente a China pelo surto do novo Coronavírus

há 6 meses
Se não fosse o novo coronavírus, a estrela pop rock canadense iniciaria, esta semana, uma série de concertos no Royal Albert Hall, em Londres. Indignado com as consequências da pandemia, Adams ataca e acusa a China.

Dj´s licenciados serão protegidos pela SADIA

há 5 meses
Para serem protegidos, os Disco Jokeys, editoras de livro ou CD, distribuidoras digitais de música, plataformas de streaming, rádios e tvs online, deverão solicitar as suas licenças na SADIA, para exercerem as suas actividades.