Januário Jano convidado para a curadoria da exposição colectiva “London Grads Now”

Com reabertura marcada para o próximo dia 2 de Setembro, a exposição vai decorrer na Galeria Saatchi, em Londres e estarão reunidas cerca de 200 obras de 150 artistas estudantes de pós-graduação das principais Escolas de Arte de Londres, nomeadamente, Royal College of Art, UCL: Slade School of Art, Goldsmiths: University of London, UAL: Chelsea College of Arts, UAL: Wimbledon College of Arts, UAL: Camberwell College of Arts and UAL: Central Saint Martins.

Actualmente a residir em Londres, Januário Jano integra a exposição como artista e curador responsável pela selecção das obras dos artistas estudantes da Goldsmiths: University of London, instituição onde o mesmo frequenta uma pós-graduação em Arte.

Em exibição de 2 a 25 de Setembro, “London Grads Now” vai ocupar 7 espaços da galeria, em que cada um dos espaços terá a curadoria de professores e artistas estudantes, lê-se em comunicado.

Januário Jano convidado para a curadoria da exposição colectiva “London Grads Now”

Sobre o artista
Januário Jano é um artista visual, nascido em Luanda (Angola), que vive e trabalha entre Luanda, Londres e Lisboa. Actualmente baseado em Londres onde está a concluir o Mestrado em Arte na Goldsmiths, University of London. Em 2005 o artista terminou a sua graduação na Universidade Metropolitana de Londres, Inglaterra, e desde então que está envolvido em projectos de pesquisas que têm sido o centro do seu trabalho artística. Januário Jano trabalha principalmente com pintura, instalação, vídeo e fotografia, usando mistura de mídia e material para desenvolver um corpo de trabalho relevante nos rituais do seu trabalho.

Em 2016 foi premiado com Art Laguna Prize na categoria Business for Art, um dos mais prestigiado prémios de arte em Veneza, Itália. Em 2015, participou da exposição colectiva, “UNORTODOXO”, no Museu Judaico de Nova Iorque, exposição que teve como curadores Jens Hoffman e Kelly Taxter.

Como um dos mais proeminentes artistas angolanos segundo os críticos de arte, Januário Jano foi recentemente reconhecido pela equipe de curadores da galeria White Cube como um dos artistas que da exposição colectiva “Tomorrow: London”, a exposição sinalizou como arranque das actividades do mercado de arte da cidade Londrina pós-pandemia com artistas finalistas mais destacados dos cursos de mestrado em artes no Reino Unido.

Seguiu-se o projecto “Begin Again” com curadoria de Ellie Pennick fundadora da galeria Guts, projecto que pretendeu angariar fundos para apoio da “Free Black University” e artistas emergentes. Participou ainda do “Public Notice: An Exhibition”, projecto com curadoria de Kira Wainstein e Holly Pollard (curadores emergentes) que teve como finalidade levar a arte aos espaços públicos, ocupando algumas das ruas mais emblemáticas de Londres.

as cargas mais recentes

Prodígio representa Angola no Mandela Day 2020

há 6 meses

Gari Sinedima lança EP inédito e multicultural

há 3 meses
Disponível amanhã, dia da Dipanda, na plataforma digital Musickool, para Angola, e em outros meios de distribuição online espalhados pelo mundo.

O Incesto Real: Novo romance de Comandante Jujú é amanhã no programa ‘Bom dia bom dia’

há 3 semanas
Cruzando os séculos, narradores e uma vasta rede de possibilidades, o autor joga com os laços e armadilhas da vida para nos oferecer uma outra história de uma certa Angola.

Depois de publicarem EP sobre Efeito da Força2 Extremo Signo anuncia novidades

há 8 meses
Já na semana passada, Extremo Signo & Ready Neutro disponibilizaram, para uso exclusivo no Kisom Unitel, duas faixas inéditas extraídas do álbum Efeito da Força 2. Extremo Signo anunciou hoje à Carga mais novidades para este ano.

Mamy disponibiliza Kit Kitchã em animação gráfica

há 4 meses
Após ter lançado o E.P. Trap Queen, que teve uma óptima aceitação do público em geral, MAMY lança o videoclipe em animação gráfica da música Kit Kitchã.

Katy Perry adia lançamento do disco

há 6 meses
Katy Perry comunicou aos fãs que seu álbum “Smile” vai demorar mais do que o esperado, para ser lançado. Numa publicação nas redes sociais, a cantora afirmou que o disco, que estaria disponível a partir do dia 14 de Agosto, sofreu alguns atrasos na produção e será “lançado” no dia 28 do mesmo mês.

Lives do Show do Mês ganham transmissão directa na Tpa 2

há 8 meses
Doravante o Show do Mês Live passará a ter transmissão ‘directo’ pela TPA, fruto de uma parceria entre a estação pública e a produtora Nova Energia. Sendo assim, a partir do próximo sábado, 13 de Junho, o público já pode assistir ao concerto da emblemática Banda Maravilha pela TV.

Kaysha testa positivo para o Covid-19

há 7 meses
A notícia foi avançada pelo próprio artista, com um vídeo que inicialmente indicava ter feito o teste para o novo Coronavírus e posteriormente veio a público, por meio de uma publicação na sua página oficial do Instagram a confirmar que testou positivo.

Kiki Versace: “A minha carreira está em ascensão”

há 8 meses
Kiki Versace introduziu no cenário musical o Kubanger, um estilo que resulta da combinação entre o Kuduro e o Trap Banger. Hoje a vertente é bastante cultivada. O kudurista veio à Revista Carga para apresentar o seu álbum de estreia e aproveitou para esclarecer dúvidas à volta da do tipo de Kuduro que inventou há 12 anos.

Mobbers lançam L.O.M. com participações de ProfJam e T-Rex

há 2 meses
Da autoria dos Mobbers, o single foi disponibilizado ontem em todas as plataformas digitais e conta com as vozes do Rapper Português ProfJam, e do rapper angolano T-Rex.

ZAP passará a atribuir prémios a músicos e apresentadores

há 4 meses
Artistas e personalidades que se destacam na área de televisão passarão a ser distinguidos anualmente com prémio Globos Zap. A iniviativa é oficializada hoje com a abertura das votações e o anúncio da lista dos primeiros 12 nomeados.

Power House divulga primeiro álbum com novos agenciados

há 11 meses
Dos agenciados estão Cleyton M, Jakilsa, Laika, Dr. Smith, Chris Oliver, Anny, conhecidos pelas suas habilidades artísticas.

“Hino milionário” continuará como a música oficial dos 45 anos da independência

há 5 meses
A informação consta de uma deliberação da comissão, que esteve reunida em sessão ordinária, para apreciar, entre outros, a proposta de reestruturação do acto central.

Kanye West revela que decidiu concorrer para impedir que Biden vença Trump

há 6 meses

5° Edição do Circuito Internacional de teatro encerra em grande

há 2 meses
Na categoria de ‘Prémio Fragata de Morais’ venceu a Cia Ndokwenu Artes com a peça ‘A Visita’ da autoria de Fragata de Morais, ele que foi também o homenageado da Quinta Edição do Circuito Internacional de teatro. Em segundo lugar venceu o grupo Catarcis Teatro com a peça A Visita.

Nova Energia realiza “Brunch” do Show do Mês

há 4 dias
Ao contrário do Funge do Show do Mês, não será uma tarde dançante, tendo em conta as restrições, mas os participantes poderão desfrutar de boa música (sem banda) e degustar do brunch com quitutes da terra.