O rapper acumula um total de 23 troféus e é agora o mais indicado de todos os tempos na história dos Grammys, ultrapassando Quincy Jones, com quem dividia a liderança de 80 indicações duarante anos.
Apesar de não ter lançado álbum este ano, JAY-Z está mais activo revelou-se este ano mais presente na indústria cultural, aparecendo com três indicações aos Grammys do próximo ano, o que colocam no primeiro lugar da história das premiações.
De acordo com dados do Rap Mais, os trabalhos com Kanye West, DMX, Drake, especialmente a participação na faixa “Jail” e na canção “Bath Salts” de DMX, colocaram o músico e empresário na posição número 1 em todas as indicações ao GRAMMY.
O veterano Quincy Jones não foi nomeado este ano, embora tenha contribuíro para o álbum de Jon Batiste, este que, por sua vez, recebeu o maior número de indicações neste ano, entre todos os nomeados.
Outro realce vai para Paul McCartney, que ultrapassou Beyoncé no segundo lugar da história das nomeações, com duas indicações, nas categorias de rock, somando agora 81 indicações, e Beyoncé não foi indicada este ano.