Em nota, a XXL informou que atribuiu a Jay-Z o galardão de hiphopper humanitário do ano, pelo grande impacto que teve ao longo do último ano nas iniciativas em que se associou, promovendo mudanças positivas.
A revelação do prémio foi anunciada segunda-feira, dia 24 de Janeiro. Outros artistas que foram indicados para Humanitário do Ano foram Meek Mill, Megan Thee Stallion, Trae Tha Truth, o falecido Young Dolph, 21 Savage e 50 Cent.
Hov tem tido uma mão na luta por injustiças, edificando a juventude e muito mais em 2021, inclusive com a Aliança reformista, formada em 2019 após o encarceramento injusto de Meek Mill.
Em Novembro do ano passado, a Equipe Roc, da Jay-Z, divisão de justiça social da Roc Nation, realizou uma feira de empregos no Madison Square Garden, em Nova York, para ajudar a reforçar a força de trabalho da cidade. O evento, aberto ao público, buscou oferecer oportunidades de emprego para os moradores dos cinco bairros, muitos que já foram encarcerados, pais solteiros, veteranos e membros de programas de alívio da pobreza e desenvolvimento da força de trabalho, explica o artigo.
Meses antes, em Setembro, a Equipe Roc entrou com um processo contra um departamento de polícia de Kansas City, Kan. por comportamento corrupto. A agência de aplicação da lei havia sido acusada de abusar de seu poder para “solicitar e coagir depoimentos e depoimentos de testemunhas fabricadas, plantar evidências, obter favores sexuais, reter provas exculpatórias e ocultar sua própria má conduta e ignorar a má conduta dos outros”.
A vitória de Jay-Z para Humanitário do Ano foi seleccionada pelo conselho do XXL Awards, composto por executivos veteranos da indústria musical como Traci Adams, vice-presidente executivo de promoção da Epic Records, Tunji Balogun, Presidente e CEO da Def Jam Recordings, Leesa Brunson-Boland Head of A&R Operations na 300 Entertainment, Shari Bryant Co-Presidente da Roc Nation, Terrence “Punch” Henderson, Presidente da Top Dawg Entertainment e muito mais.Rappers veteranos, empresários e produtores como Lil’ Kim, Missy Elliott, Juicy J, Fat Joe, Jeezy, Laura Stylez, Charlamagne Tha God e outros também participaram do processo de votação.