Jerónimo Belo lança mais um livro sobre Jazz e música

Crítico de jazz, Jerónimo Belo prepara-se para voltar a colocar no mercado mais um livro sobre o Jazz e a música. A obra intitula-se “Feijazzoada”. É o quinto do autor e surge na sequência de “Jazz- Me-mória e Gratidão” (2021) e está inserida nas festividades do 30 de Abril, Dia Internacional do Jazz.

‘Feijazzoada’, refere o escritor, acompanha o Jazz ao longo dos tempos; tempos de seca, com poucos ou quase nenhuns concertos deste estilo com berço afro-americano, tão carente de apoios de vária ordem, esquecido e acantonado.

Na brochura, Jerónimo Belo crita o facto de que em Angola, as profissões ligadas à arte são olhadas com discreta sobranceria e o jazz é, frequentemente, o parente pobre da chamada “Cultura” e passa a ter no seu livro uma companhia, um estímulo, enquanto ‘espera sentado’ por dias mais jazzmente.

O livro será publicada em alusivo ao 30 de Abril, Dia Internacional do Jazz e junta-se aos já publicados “Jazz- Geometria variável” (1992), “Feijoada” (1998), “Blues e a Poética contra a Indiferença” (2005) e “Jazz- Me-mória e Gratidão” (2021).

Celebração do Dia Internacional do Jazz no país

Este ano, Luanda vai celebrar pelo 9º ano consecutivo, desde 2014, o Dia Internacional do Jazz, com um concerto no próximo dia 28, na Casa das Artes, uma co-produção com a Banda Ango Jazz, dirigida pelo pianista Dimbo Makiesse.

E no dia 30, a Festa do Jazz será em Benguela, com a Banda Ango Jazz, no Lodge Kapembawé, comuna do Dombe Grande, município da Baía Farta, província de Benguela.


as cargas mais recentes

Artistas angolanos dizem basta ao Decreto Presidencial: “Se os partidos políticos podem, nós também podemos”

há 1 ano
Os artistas entendem que as limitações sobre ajuntamento de pessoas devia ser de cumprimento obrigatório, sem distinções, quer de partidos políticos ou privilegiar determinado grupo de cidadãos.

Neide Van-Dúnem lança projecto de teatro musical para crianças e adolescentes

há 2 meses

Surgimento da Carga Magazine em destaque no “Mambos Hip Hop da Banda”

há 2 anos
Apresentado por Dino Cross e Cládio Bantu, o espaço especializado em Hip Hop abordou os temas de maior impacto no ano findo, tendo incluído o Magazine da Música como uma boa surpresa, agora num novo formato.

Oluali Records: A label que promete conectar Angola ao mundo

há 2 anos
O ano 2020 está a ser marcado por várias adversidades a todos os níveis, obrigando os artistas e produtoras a reinventarem-se e a procurarem novas formas de trabalhar. E é neste um contexto que nasce a Oluali Records, uma label que se propõe a prepõe a criar pontes entre Angola e o mundo.

Regina Duarte deixa “devolve” a pasta da Cultura brasileira

há 2 anos
O anúncio foi feito a partir do Twitter do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. O mesmo dava conta da demissão de Regina Duarte da secretaria especial da Cultura do Governo brasileiro, alegando motivos pessoais. A actriz que tomou posse no início de Março, deixou as pastas e, vai agora dirigir a Cinemateca de São Paulo.

Bancos e agências de publicidades aprendem sobre como lidar com direitos autorais

há 3 meses

Filipe Mukenga: “Sempre tive consciência de que merecia o Prémio Nacional de Cultura e Artes”

há 11 meses
Filipe Mukenga venceu, esta sexta-feira, o Prémio Nacional da Cultura, na categoria de música. Ao reagir à atribuição o músico disse que o galardão tem um sabor especial para si, e considerou ser sempre melhor que as pessoas sejam reconhecidas quando estão em vida.

Kanye West e Drake alimentam rivalidade com lançamento de álbuns no mesmo dia

há 1 ano
Depois de uma sequência de adiamentos, o álbum “Donda” de Kanye West acabará, finalmente, de chegar ao público a 3 de Setembro, mesmo dia que Drake decidiu lançar seu novo álbum “Certifided Lover Boy”. 

Novo Samurai: Deejay Soneca rende tributo a Samurai com uma mixtape

há 12 meses
Desenhada por Deejay Soneca, a nova mixtape é mais um reconhecimento ao trabalho de excelência realizado por Dj Samurai, com destaque para a saga de mixtapes “O Último Samurai”, bem como dar seguimento ao conceito “Street Rap”.

Os Boyca anunciam novo álbum com o lançamento do single “Isso é azar”

há 2 anos
O novo single do grupo `Os Boyca´ foi disponibilizado hoje nas plataformas digitais, cujo videoclipe também já pode ser visto no canal do Youtube do grupo.

Beyoncé oferece 1 milhão de dólares a pequenos empreendedores

há 2 anos
A iniciativa foi anunciada com o lançamento do single “Black Parade” no Juneteenth e ganhou corpus com a doação dos primeiros 1 milhão de dólares aos pequenos empresários negros.

Música de Matias Damásio “substitui” hino dos 45 anos da Independência

há 2 anos
A música “Amar Angola” de Matias Damásio está, desde 12 de Novembro, a abrir o informativo da Televisão Pública da Angola “Bom Dia” Angola, um espaço antes ocupado pelo hino dos 45 anos da nossa independência.

Roger Waters: “Sou muito mais importante que o The Weeknd ou Drake”

há 3 meses

Prémio Nobel da Literatura 2020 atribuído a poetisa Louise Glück

há 2 anos
Louise Glück é uma poetisa norte-americana de 77 anos conhecida pela sua “voz poética e com beleza austera, que manifestam a “existência individual universal”, em temas de infância e vida familiar ou as relações de estreia entre pais e irmãos.

Morreu o último sobrevivente do Bob Marley & The Wailers

há 2 anos

Filha de DMX vai participar no álbum póstumo do rapper

há 1 ano
A filha de DMX, Sonovah Hillman Jr., de 8 anos, será apresentada no próximo álbum do rapper. Espera-se que a colaboração impulsione a carreira da jovem promissora no Hip Hop.