Jerónimo Belo lança mais um livro sobre Jazz e música

Crítico de jazz, Jerónimo Belo prepara-se para voltar a colocar no mercado mais um livro sobre o Jazz e a música. A obra intitula-se “Feijazzoada”. É o quinto do autor e surge na sequência de “Jazz- Me-mória e Gratidão” (2021) e está inserida nas festividades do 30 de Abril, Dia Internacional do Jazz.

‘Feijazzoada’, refere o escritor, acompanha o Jazz ao longo dos tempos; tempos de seca, com poucos ou quase nenhuns concertos deste estilo com berço afro-americano, tão carente de apoios de vária ordem, esquecido e acantonado.

Na brochura, Jerónimo Belo crita o facto de que em Angola, as profissões ligadas à arte são olhadas com discreta sobranceria e o jazz é, frequentemente, o parente pobre da chamada “Cultura” e passa a ter no seu livro uma companhia, um estímulo, enquanto ‘espera sentado’ por dias mais jazzmente.

O livro será publicada em alusivo ao 30 de Abril, Dia Internacional do Jazz e junta-se aos já publicados “Jazz- Geometria variável” (1992), “Feijoada” (1998), “Blues e a Poética contra a Indiferença” (2005) e “Jazz- Me-mória e Gratidão” (2021).

Celebração do Dia Internacional do Jazz no país

Este ano, Luanda vai celebrar pelo 9º ano consecutivo, desde 2014, o Dia Internacional do Jazz, com um concerto no próximo dia 28, na Casa das Artes, uma co-produção com a Banda Ango Jazz, dirigida pelo pianista Dimbo Makiesse.

E no dia 30, a Festa do Jazz será em Benguela, com a Banda Ango Jazz, no Lodge Kapembawé, comuna do Dombe Grande, município da Baía Farta, província de Benguela.


as cargas mais recentes

AC Milan e Roc Nation unem-se para um grande espectáculo organizado por DJ Khaled

há 2 anos
O clube italiano AC Milan e a Roc Nation de Jay-Z uniram-se para protagonizar, no dia 20 deste mês, um grande concerto. Organizado por DJ Khaled o espectáculo visa recuperar a imagem e a posição da equipa entre a elite comercial do futebol.

Forbes revela que Travis Scott factura anualmente 100 milhões de dólares só em parcerias

há 1 ano
Travis Scott cedeu uma entrevista à Forbes e falou sobre os cifrões impressionantes que entram na sua conta anualmente, contabilizados apenas em colaborações criativas.

Landrick abre produtora e anuncia o primeiro agenciado

há 2 anos
Atrás dos holofotes dos media, Landrick vai projectando um futuro promissor. Para além da sua carreira, o músico criou uma produtora e prepara-se para anunciar o primeiro agenciado.

Uma lenda que continua no auge volvidos 39 anos da sua morte

há 2 anos
Num dia como hoje, há 39 anos, a arte empobreceu devido o passamento físico de Bob Marley. Um astro, cujo impacto da obra e da carreira pode ainda ser sentido, como se de um artista vivo e no auge da carreira se tratasse.

Exposição ‘New Era For Humanity’ inaugura Marvilla Art District

há 12 meses
O Marvilla Art District é um projecto que nasce da vontade da MOVART Gallery, em parceria com a REWARD Properties, e tem como objectivo a criação de um polo artístico e a dinamização cultural de uma zona residencial em Marvila (outrora espaço industrial em decadência).

Tupac, Ice Cube, Snoop Dogg apresentados em versão animada

há 2 anos
A última criação do animador Alex Alvarado nos permite imaginar como o ícone do Hip-Hop Tupac Shakur ficaria se entrasse no mundo da Disney.

Paulo Flores na lista dos curadores da Apple Music

há 2 anos
Paulo Flores faz parte da limitada lista de músicos africanos convidados pela Apple para curadoria da playlist do aplicativo Apple Music. Disponível desde hoje, a lista de reprodução de Paulo Flores inclui músicas de artistas como Franco, Tubarões, Carlitos Vieira Dias e André Mingas.

Sabias que mesmo sendo protagonista, Daniel Kaluuya não foi convidado para a estreia de “Get Out”?

há 1 ano
A estreia mundial de Get Out, coincidiu com a época filmagens de Pantera Negra , em 2017, mas enquanto protagonista, Kaluuya revelou não ter tido a oportunidade de justificar a ausência por incompatibilidade na agenda, pois nem sequer teve a honra de receber o convite.

Preto Show dá voz ao novo álbum do Dj brasileiro WC No Beat

há 2 anos
O DJ e produtor brasileiro WC No Beat apresenta esta quinta-feira, 20 de Agosto, o seu novo projecto musical que reúne 33 participações, entre elas está o angolano Preto Show.

“No Kuduro as mulheres nos dão capote”

há 2 anos
Presidente Gasolina lamentou o conformismo com que vivem os kuduristas actualmente. Este ano, o cantor está de volta com várias novidades para quebrar o “gralho”.

Celebrações do nascimento do movimento Hip Hop encerram dia 27 na Universidade Hip Hop Angola

há 2 anos
A Universidade Hip Hop em Angola, tem em curso um ciclo de actividades on line, com transmissão na sua página do Facebook e no seu Canal do YouTube, que incluem Live Show, Deejay Jam, WebTalk, Webinar e Workshop.

Mundo lusófono conta com plataforma para rádios online e podcasts

há 5 meses
Com objectivo de promover as rádios online e podcasts, a plataforma “Rádio Play” foi ao ar oficialmente ontem (segunda-feira), estando disponível para todos os falantes de língua portuguesa.O espaço surge para colmatar o défice de podcasts e incentivar a sua produção nas rádios lusófonas, particularmente nos países como Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.

Fradique integra corpo de jurados do festival ‘Imagine Science Film Festival’

há 8 meses
O realizador angolano Fradique faz parte do corpo de jurados da 14ª edição do Imagine Science Film Festival (Estados Unidos de America) para categoria de Longa Metragem (Prémio Ciência Nova Onda) que premeia filmes que propõem formas ousadas, singulares e muitas vezes híbridas de comunicar a ciência.

Beyoncé revela cultivo de cannabis para combate ao estresse

há 9 meses
A artista revelou que tem beneficiado do uso do canabidiol, graças as propriedades medicinais que a planta possui: “descobri-o na minha última turnê e experimentei os seus benefícios contra a dor e a inflamação”. Acrescentando ainda que está a construir a sua própria fazenda para cultivo da cannabis.

Robertinho mostra todo seu potencial no álbum ‘Nguma’, o terceiro da carreira

há 1 ano
O músico Fernando Lucas da Silva “Robertinho” anunciou a gravação do seu terceiro disco, intitulado “Nguma”, com saída prevista para o meio do ano.

Playlist de Mara D’Alva em 2020

há 1 ano
A radialista Mara D’Alva enviou-nos a sua playlist de 2020, onde constam os seus temas preferidos, ou sejam as músicas que mais ouviu este ano.