Joãozinho Morgado diz que o Semba está a “morrer”

O percussionista Joãozinho Morgado afirmou que o género musical Semba, de origem angolana, está a “morrer”, pelo facto das instituições responsáveis não velarem pela sua manutenção.

De acordo com o instrumentista, figura incontornável da música angolana, as entidades responsáveis pela cultura não se preocupam com a preservação dos ritmos nacionais, deixando que desapareceram ou que sejam absorvidos por outros países.

“Há necessidade de se promover estudos sobre o Semba, documentar tudo para que a geração seguinte tenha acesso, criar debates, seminários. Temos que promover mais o que é nosso”

“Querem acabar com o Semba, mas não vão conseguir. Mesmo sozinho vou continuar a tocar”.

“E falo do Semba, mas há outros géneros nossos que precisam ser promovidos e preservados, como o Kilapanga, Rumba, Bolero entre outros”.

Filho do lendário mestre Geraldo, Joãzinho Morgado retira da nova geração a responsabilidade de preservar o Semba, dizendo que os jovens tocam apenas o que ouvem, dando exemplo de Anselmo Ralph.

“O Anselmo diz que em casa não ouvia Semba, apenas o chamado world music, e quando decidiu enveredar para a música optou pelo que ouvia com toda naturalidade. Por isso as rádios também têm um papel importante na promoção da nossa cultura, os djs não podem pensar que estão na festa quando estão na rádio”, rematou.

Com mais de 50 anos de carreira, Joãzinho Morgado é uma referência da música popular angolana e um dos ícones do Semba. Pelas suas mãos saíram sucessos com músicos como David Zé, Bonga, Carlitos Viera Dias, Dionísio Rocha, Dina Santos, Paulo Flores entre outros.

as cargas mais recentes

Tá a Bater Show com Gerilson Insrael acontece já neste domingo

há 7 meses
O próximo domingo, 11 de Abril, está reservado para o músico que rapidamente conquistou o País com a canção “Minha bêbada”.

Filme de Mawete Paciência entra no Amazon Prime Video

há 1 ano
O filme “Rasto de Sangue” do realizador Mawete Paciência estará disponível no Amazon Prime Video, tornando-se a primeira película nacional na plataforma de streaming.

Kendrick Lamar assina mega contrato com a Universal Music Publishing Group

há 12 meses
Segundo conta o Hot New Hip Hop, o músico assinou um acordo global com a Universal Music Publishing Group, o que pode indicar um movimento na direcção da chegada do álbum.

Ndaka Yo Wini representa o país no festival internacional da afrodescendência

há 8 meses

DJ Nelasta: “Sofri bloqueio do DJ Malvado”

há 2 anos
Durante um “live” (conversa ao vivo nas redes sociais), terça-feira, o Dj Nelasta afirmou que foi bloqueado pelo DJ Malvado, para não tocar na festa da “Bohemia”, alegando que não tem estrutura para o efeito.

Documentário `Reino do Kongo: Em busca do reino destruído´ já cumpre agenda internacional

há 3 meses
Após a exitosa estreia em Luanda, o documentário `Reino do Kongo: Em busca do reino destruído´ segue viagem para o Reino Unido, França, Bélgica, Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá e Caraíbas.

The Miseducation of Lauryn Hill: eleito o melhor disco de Rap da história

há 1 ano
O álbum de estreia de Lauryn Hill, The Miseducation Of Lauryn Hill, foi considerado um dos melhores álbuns de todos os tempos, e o melhor álbum de Rap, pela Rolling Stone.

A’mosi Just A Label disponibiliza ‘Dinâmica Mecânica’

há 2 anos
‘Mechanical Dynamics’ estabelece um diálogo em áudio individual e conta com a parceria de Tony Cassanelli e poderá fazer parte dos próximos projectos de A’mosi.

Show piô Live acontece já amanhã

há 5 meses
A decorrer amanhã a partir das 15 horas, no formato televisivo pode ser acompanhado na TPA 2 e Internacional. O conceito memora músicas da década de 70, 80 e 90 e de certa forma, faz face ao inexistente mercado musical infantil.

Sucessos femininos no Show do Mês

há 2 anos
Bevy Jackson, Margareth de Rosário, Katiliana, Sandra Cordeiro, Djanira Mercedes e Solange actuam no Show do Mês.

Médico legista revela a verdadeira causa de morte de DMX

há 4 meses
Até então a causa de morte do músico e actor de 50 anos, depois de vários dias internado em morte cerebral, não era oficial. Foi agora revelado que, desde que deu entrada ao hospital White Plains, de Nova York, no dia 3 de Abril, o rapper “nunca saiu do coma”.

Sábado à tarde sintonize Viana Cultural nos 92.8

há 1 ano
Viana Cultural é um programa de variedade e orientação musical emitido todos os sábados, das 15 às 20 horas, na Rádio Viana (92.8), grupo RNA. Está no ar desde 2008 e foi criado para promover actividades culturais do município e educar os jovens para a boa música.

Produtores de Afro House mais requisitados da actualidade revelam hegemonia no`Desfile de hits´

há 1 ano
A Carga apresentou ontem os maiores produtores de Afro House do país. Durante o Repertório, ficou-se a saber que Vado Poster e Dj Habias produziram sucessos como “Lhe Traíram” (Os Moikanos), “Tic Taá” (Scro Q Cuia e Nerú Americano), “Wamona” (Nagrelha e Puto Prata), “Kapota” (Noite e Dia) e tantos outros descritos abaixo.

Após anunciar que está com Covid, Kaysha partilha progressos do tratamento

há 1 ano
Mantendo a sua linha de interacção com os seguidores, o artista tem estado a usar o Instagram para dar notícias sobre a evolução do seu tratamento.

Sílvio Nascimento lança petição para impedir que Jada Smith produza filme sobre Rainha Njinga

há 2 meses
Após protestar nas suas redes sociais, e ser apoiado pelos colegas, o actor e produtor angolano Sílvio Nascimento lançou hoje um abaixo-assinado, “exigindo resposta e reparação do erro”, pois entende que, se a Netflix quiser contar a história sobre a rainha angolana, os produtores e actores angolanos devem ser parte do processo.

Toty Sa’Med e A’mosi Just A Label representam Angola no festival Sounds From Africa

há 1 ano
Os músicos representam hoje o país no festival Sounds From Africa, organizado pelo Colors of Ostrava, da República Checa. Os espectáculos serão transmitidas nas páginas do Facebook da organização e no Facebook e Instagram oficiais de A´mosi Just A Label e Toty Sa’Med.