Joãozinho Morgado diz que o Semba está a “morrer”

O percussionista Joãozinho Morgado afirmou que o género musical Semba, de origem angolana, está a “morrer”, pelo facto das instituições responsáveis não velarem pela sua manutenção.

De acordo com o instrumentista, figura incontornável da música angolana, as entidades responsáveis pela cultura não se preocupam com a preservação dos ritmos nacionais, deixando que desapareceram ou que sejam absorvidos por outros países.

“Há necessidade de se promover estudos sobre o Semba, documentar tudo para que a geração seguinte tenha acesso, criar debates, seminários. Temos que promover mais o que é nosso”

“Querem acabar com o Semba, mas não vão conseguir. Mesmo sozinho vou continuar a tocar”.

“E falo do Semba, mas há outros géneros nossos que precisam ser promovidos e preservados, como o Kilapanga, Rumba, Bolero entre outros”.

Filho do lendário mestre Geraldo, Joãzinho Morgado retira da nova geração a responsabilidade de preservar o Semba, dizendo que os jovens tocam apenas o que ouvem, dando exemplo de Anselmo Ralph.

“O Anselmo diz que em casa não ouvia Semba, apenas o chamado world music, e quando decidiu enveredar para a música optou pelo que ouvia com toda naturalidade. Por isso as rádios também têm um papel importante na promoção da nossa cultura, os djs não podem pensar que estão na festa quando estão na rádio”, rematou.

Com mais de 50 anos de carreira, Joãzinho Morgado é uma referência da música popular angolana e um dos ícones do Semba. Pelas suas mãos saíram sucessos com músicos como David Zé, Bonga, Carlitos Viera Dias, Dionísio Rocha, Dina Santos, Paulo Flores entre outros.

as cargas mais recentes

Luso: “Os rappers acabam por depender das acções do político para poder fazer música”

há 7 meses
Luso está no Hip Hop desde os seus 15 anos. Tem um álbum e um EP lançados e está a concluir o segundo álbum. Além disso, o músico desenvolve o projecto “Ilusionista”.

Quincy Jones afirma que os Beatles “foram os piores do mundo”

há 4 meses
Numa entrevista que se tornou viral, e pode provocar alguma polémica, Quincy Jones, lendário produtor de Michael Jackson, afirmou que os Beatles não valiam nada.

Don Kikas com novo álbum a caminho

há 10 meses
Nos próximos dias, o artista quer levar alegria aos fãs através de um concerto ao vivo e em directo nas suas redes sociais online.

A playlist de eleição de Luísa Damião em 2020

há 4 semanas
Ano 2020 está no fim e chegou o momento, em várias áreas, de cada um indicar os melhores do ano. Sendo a Carga uma revista de música e natural apresentarmos os temas preferidos de algumas figuras durante o ano.

Cientista angolano é homenageado e ganha bolsa de estudo

há 4 meses
O Ministério da Juventude e Desportos distinguiu o jovem cientista angolano, Valdemar Tchipenhe, com um Diploma de Mérito, pela a sua dedicação e entrega no projecto humanitário de montagem de laboratórios de Biologia Molecular, que contribuem para prevenção e combate à Covid-19.

Paulo Flores em concerto no dia da Paz

há 10 meses
Quatro de Abril é o dia em que os angolanos festejam a Paz, mas o quatro de Abril de 2020 será diferente dos anteriores, tudo porque o mundo debate-se com a Pandemia do Covid-19.

Lady Gaga revela que por pouco quase tirou a própria vida

há 4 meses
A cantora falou sobre um período difícil e de profunda depressão por que atravessou. Afirmou que odiava o seu alter ego, e pensou diversas vezes em tirar a própria vida. O apoio de Elton Jonh e de Ariana Grande foram fundamentais.

Sabia que também pode fazer parte da MasterClass de música ministrada por Alicia Keys?

há 3 semanas
Alichia Keys lançou recentemente uma plataforma de streaming, em que são leccionados uma variedade de cursos ministrados por especialistas. Nas vídeo-aulas, a artista compartilha filosofias sobre como desbloquear autenticidade, empatia e vulnerabilidade.

Rihanna é processada por violação dos direitos autorais

há 4 semanas
De acordo com o TMZ, a cantora Rihanna está a ser processada por um duo de artistas da Alemanha, por violação de direitos autorais envolvendo uma campanha da marca Fenty Beauty.

Killuanji reforça Rap Gospel com o single “Mama Iami”

há 2 meses
A frase “Mama Iami” que dá título ao single, é originária da língua nacional kimbundu e significa “Minha Mãe”, neste caso, o rapper se refere à sua terra, pela qual clama.

Papekas: “Quero mostrar que o Rap pode ser a mistura certa para todo o tipo de género musical”

há 8 meses
Papekas é um rapper que ganhou notoriedade nos freestyles da escola e hoje invade os mercados moçambicano e sul-africano. O artista tem se dedicado ao Rap acústico. A partir de Johannesburg, deixa os primeiros registos de uma proposta inovadora para Rap angolano.

Duetos N’Avenida regressa em formato televisivo com tributo a Carlos Burity

há 2 meses
O tributo à voz do Semba teve lugar ainda na sua na presença e contou com a dupla Gersy Pegado e Patrícia Faria.

Elton John: “The Weeknd merecia ganhar dois Grammys pela música Blinding Lights”

há 2 meses
Enquanto os fãs se mobilizaram rapidamente para apoiar o artista canadense, Sir Elton John, que anteriormente já comparou The Weeknd ao falecido Prince, juntou-se à avalanche de apoio.

Inglaterra realiza primeiro show com distanciamento social

há 5 meses
Os organizadores de um show na Inglaterra encontraram uma outra solução para realizar eventos mantendo as regras de distanciamento social, e a experiência nesta terça-feira, dia 11, foi vista como um sucesso.

Ondjaki abre Encontro de Leituras dos jornais Público e Folha de S. Paulo

há 1 mês
O escritor angolano está a comemorar 20 anos de carreira literária e participará, esta terça-feira (15), no clube para leitores de língua Portuguesa, a partir de Luanda.

Covid-19: comunidade africana insurge-se contra intenção de testagem da vacina do no continente

há 10 meses
Angolanos não se apartaram do protesto e partilharam igualmente o desagrado.