Joãozinho Morgado diz que o Semba está a “morrer”

O percussionista Joãozinho Morgado afirmou que o género musical Semba, de origem angolana, está a “morrer”, pelo facto das instituições responsáveis não velarem pela sua manutenção.

De acordo com o instrumentista, figura incontornável da música angolana, as entidades responsáveis pela cultura não se preocupam com a preservação dos ritmos nacionais, deixando que desapareceram ou que sejam absorvidos por outros países.

“Há necessidade de se promover estudos sobre o Semba, documentar tudo para que a geração seguinte tenha acesso, criar debates, seminários. Temos que promover mais o que é nosso”

“Querem acabar com o Semba, mas não vão conseguir. Mesmo sozinho vou continuar a tocar”.

“E falo do Semba, mas há outros géneros nossos que precisam ser promovidos e preservados, como o Kilapanga, Rumba, Bolero entre outros”.

Filho do lendário mestre Geraldo, Joãzinho Morgado retira da nova geração a responsabilidade de preservar o Semba, dizendo que os jovens tocam apenas o que ouvem, dando exemplo de Anselmo Ralph.

“O Anselmo diz que em casa não ouvia Semba, apenas o chamado world music, e quando decidiu enveredar para a música optou pelo que ouvia com toda naturalidade. Por isso as rádios também têm um papel importante na promoção da nossa cultura, os djs não podem pensar que estão na festa quando estão na rádio”, rematou.

Com mais de 50 anos de carreira, Joãzinho Morgado é uma referência da música popular angolana e um dos ícones do Semba. Pelas suas mãos saíram sucessos com músicos como David Zé, Bonga, Carlitos Viera Dias, Dionísio Rocha, Dina Santos, Paulo Flores entre outros.

as cargas mais recentes

Álbum colaborativo de Prodígio e Paulo Flores já está a caminho

há 3 meses
Prodígio e Paulo Flores vêm de estilos e gerações diferentes, mas ambos traduzem nas suas canções os interesses e os sentimentos de um povo.

Artistas brasileiros saem em protesto depois de Jair Bolsonaro ameaçar jornalista

há 2 meses
O presidente do Brasil ameaçou “encher” a cara de um jornalista do “O Globo” pelo facto do profissional ter questionado Jair Bolsonaro sobre os 89 mil que a primeira-dama da República terá recebido da Fabrício Queiroz entre 2011 e 2016.

Temor do Coronavírus “cancela” shows

há 8 meses
Muitos eventos culturais ao redor do mundo foram cancelados por conta da disseminação do Covid-19, já considerado como uma pandemia.

Vladmiro Gonga está de volta e traz mudanças na carreira

há 7 meses
Depois de 8 meses acometido por uma grave doença, Vladmiro Gonga aparece revigorado e anuncia mudanças drásticas.

Chitãozinho e Xororó com música nova para o Live

há 4 meses
A dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó apresenta-se aos fãs na quarta-feira (17), num Live que deverá ficar marcado pelo lançamento da nova música “Voltei para o mato”.

Membros da sociedade reprovam cartaz do “Live no Kubico”

há 3 meses
Depois do sucesso com Tunjila Tuajokota, Socorro e Baló Januário, domingo (19), a TPA anunciou um show com Yola Semedo, Ary, Edmazia e Patrícia Faria. A informação não foi bem recebida pelos mesmos espectadores que encheram as redes sociais de elogios, nos Lives anteriores.

Phay Grand O Poeta pondera parar de cantar

há 4 semanas
O rapper dificilmente cede entrevistas, e nem sequer tem páginas no Facebook ou YouTube, mas aceitou o desafio do Show Time, para falar sobre os seus hits, considerados hinos do Rap nacional e do que depende o futuro da sua carreira.

LIVE do Show do Mês

há 6 meses

Kanye West acusado de “desrespeitar o Islão” com a sua colecção de ténis

há 2 meses
Yeezy Boost 350 v2 tornou-se tão popular que a Adidas não consegue desistir dele. Mantém a popularidade sem esforço, através dos anos e ganhou muitos modelos novos como a Asriel, que será apresentado oficialmente dentro de dias e que está a ser acusado de desrespeitar o Islão.

Verbal Uzula apresenta novos projectos musicais

há 3 meses
“Dias de Treino vol. 4” é título do mais recente álbum de Verbal Uzula disponível nas principais plataformas digitais, incluindo o Kisom Unitel.

Dj Znobia realiza Live solidário

há 5 meses
Em alusão ao dia da criança africana, Dj Znobia realiza no dia 16 deste mês um Live solidário, cujo objectivo é apoiar o Centro de Formação “Oficina do Saber”.

Black Lives Matter: F1 proíbe o uso de t-shirts de protesto no pódio

há 4 semanas
O novo protocolo foi implementado no Prémio da Rússia, que decorreu no passado dia 27. A FIA solicitou que os pilotos permaneçam com os macacões de corrida fechados até ao pescoço, noticiou o The Guardian.

Ambientalista angolana entre os finalistas do prémio da ONU

há 6 horas
A engenheira angolana de produção de petróleos Fernanda Renee Samuel, que trabalha na área de protecção ambiental, é uma das 35 finalistas que estão a concorrer para o prémio “Jovens Campeões da Terra”.

Sabia que hoje é considerado o Dia Mundial da Dança?

há 6 meses
Institucionalizado pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO em 1982, o Dia Mundial da Dança é celebrado na data de nascimento do bailarino e mestre de bailado Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado um dos pioneiros da dança moderna.

Regresso do Zwela Spoken Word marcado para amanhã

há 4 meses

Sintoniza 95.5 FM: Matabicho

há 4 meses
Quem sintoniza a LAC, ao Domingo, das 10 até às 12 horas, pode acompanhar um dos programas mais eclécticos da Antena Comercial. No ar desde 2015, o `Matabicho´, tem uma equipa de cinco apresentadores, nomeadamente: Jorge Guerra, Walter dos Reis, Rosário Rodrigues, Edilson de Almeida e Selma Simba, que funciona em regime de rotação anual. Quanto a pluralidade de conteúdos, o programa aspira explorar artes eruditas, entreter, educar e informar estando actualmente ao “comando” de Djanira Barbosa, que conta com o suporte de Mauro Costa.