Joãozinho Morgado: “Kizomba não é música é dança”

Figura incontornável da música angolana, particularmente do género Semba, Joãzinho Morgado é uma voz autorizada para falar da música nacional, seus ritmos e tendências. Fruto dos anos de “estrada”, levanta a voz para dizer que Kizomba não é música, mas sim dança.

Em entrevista para Revista Carga, o também conhecido como “Rei dos Tambores”, critica duramente os artistas angolanos, particularmente a nova geração, pelo facto de designarem Kizomba ao Zouk, quando Kizomba é apenas dança.

“Os músicos angolanos erradamente dizem que a Kizomba é um género musical, alguns por desconhecimento e outros por teimosia. Tenho tido sempre o cuidado de corrigir, dizendo que Kizomba é dança e a música é Zouk”, referiu o percurssionista.

“Quando músicos como Ivan Alexsei, Mago e Kyaku Kyadaff vêm ter comigo dizendo que pretendem gravar uma Kizomba, eu digo logo não toco Kizomba, mas sim Zouk”, acrescentou.

Com 73 anos de idade, dos quais mais de 50 ligados a música, Joãzinho Morgado explicou que a expressão “kizombar” é oriunda de dançar e pode ser aplicada em qualquer género.

“Posso dizer vamos kizombar numa música Rap ou Semba, porque significa vamos dançar”, esclareceu, reiterando que não existe música Kizomba.

as cargas mais recentes

Netflix retira 112 filmes e séries do catálogo e em compensação divulga novidades

há 1 ano
“Corra!”, “As Branquelas” e “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” são algumas das produções que serão retiradas da plataforma. O novo catálogo que estreia amanhã está recheado de novidades e dentre os destaques, as séries Dark, The Umbrella Academy, Modern Family e 13 Reasons Why, estreiam novas temporadas no serviço de streaming.

NGA celebra hoje 38 anos com lançamento de três novos projectos musicais

há 9 meses
NGA celebra hoje o 38.° aniversário. Para lembrar a data, o membro da Força Suprema lançou três novas músicas com os respectivos clips. O triplo composto por “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e “P’ra Nós” poderá fazer parte do seu próximo projecto musical.

Britney Spears pede fim da curatela “abusiva” do pai

há 1 mês
Tudo começou em 2007 quando Britney sofreu um colapso público, tendo sido posta sob curatela legal, na qual os seus activos financeiros e bens passaram a ser controlados pelo seu curatelado, no caso, o pai James Spears, juntamente com um advogado.

Spotify lança campanha a favor da comunidade artística

há 1 ano
Combater o impacto da pandemia Covid-19 na indústria da música exigirá um enorme esforço global, desta feita, a criou a acção para apoiar a comunidade musical global durante a crise sem precedentes.

Consciência Corporal: o que é, e como influencia o nosso dia a dia

há 1 ano
Consciência corporal é um termo autoexplicativo que significa tomar consciência do corpo e mente, reconhecer e identificar os processos e movimentos corporais, internos e externos.

Após comunicar que testou positivo para o Covid-19, Lizha James tranquiliza fãs

há 11 meses
Lizha voltou a recorrer às redes sociais para informar que o empresário Bang (seu marido), e a sua filha testaram negativo para o novo coronavírus.

Tribunal e SIC tranquilizam artistas: “Processos sobre pirataria são dos mais céleres”

há 2 meses
os crimes de pirataria e a contrafacção de obras musicais audiovisuais e fonográficos podem ser resolvidos em apenas dois meses, caso o lesado decida processar o seu autor, cuja pena é convertida em valor pecuniário.

Arianna Grande encoraja Rihanna a lançar novo álbum

há 11 meses
Ariana Grande superou Rihanna, se tornando a artista mais ouvida no Spotify, informou o Chart data. Com mais de 20 biliões de ouvintes, apesar de ser homenageada da vez, Arianna afirmou que espera que Rihanna recupere a “coroa” em breve.

Sabia que a Direcção Nacional dos Direitos de Autor e Conexos foi sucedida pelo SENADIAC há um ano?

há 1 ano
Num dia como hoje, há exactos 12 meses, foi publicado o Decreto Presidencial n.º 184/19, que cria o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, abreviadamente designado por «SENADIAC», aprovado pelo Conselho de Ministros na sessão realizada a 30 de Abril de 2019.

Petro “rouba” Aníbal ao 1º de Agosto

há 12 meses
O Petro de Luanda garantiu a contratação do técnico Aníbal Moreira, que até a semana pertencia ao quadro técnico do 1º de Agosto, num contrato válido por quatro anos.

Esta é a Nossa Memória: Dipanda é celebrada na TPA com a exibição de 5 documentários

há 9 meses
A Associação Tchiweka de Documentação e a Geração 80 em parceria com a TPA, a sesc digital e mostra de cinemas africanos celebram o mês da independência de Angola com exibição de 5 documentários.

Num dia como hoje, há 17 anos, Ray Charles partia para eternidade

há 2 meses

Luso explica as razões dos “Sonhos Molhados” em novo videoclip

há 2 meses
Trata-se do segundo vodeoclip da primeira parte do álbum Laços de Família. A música intitula-se “Sonhos Molhados” e está disponível no YouTube e nos principais canais de música desde a tarde de ontem.

Heloisa Jorge revisita legado de Njinga Mbade no Dia da Consciência Negra

há 9 meses
A história de Angola terá vez e voz no “Falas Negras”, o evento brasileiro que comemora o Dia da Consciência Negra e cuja primeira edição, memora célebres personagens de 1600 aos dias de hoje, pessoas que lutaram contra a escravidão, a segregação racial, o racismo e a intolerância.

Whitney Houston se torna a primeira artista negra a conseguir três discos de Diamante

há 9 meses
A marca foi conseguida com o álbum “Whitney”, o segundo da artista lançado em 1987. Já detinha o certificado de Diamante pelas obras “Whitney Houston” (1985), que foi 13 vezes Platina, e pela trilha sonora de “O Guarda-Costas” (1992), que foi 18 vezes Platina.

Fogo nos racistas: Bordão viralizado pela música de Djonga potencia merchandising do artista

há 3 meses
Repercutida inicialmente com alguma polêmica, a expressão se tornou símbolo da luta contra o racismo no Brasil, e recentemente, o elemento mais pujante da identidade visual do merchandising do artista.