Joãozinho Morgado: “Kizomba não é música é dança”

Figura incontornável da música angolana, particularmente do género Semba, Joãzinho Morgado é uma voz autorizada para falar da música nacional, seus ritmos e tendências. Fruto dos anos de “estrada”, levanta a voz para dizer que Kizomba não é música, mas sim dança.

Em entrevista para Revista Carga, o também conhecido como “Rei dos Tambores”, critica duramente os artistas angolanos, particularmente a nova geração, pelo facto de designarem Kizomba ao Zouk, quando Kizomba é apenas dança.

“Os músicos angolanos erradamente dizem que a Kizomba é um género musical, alguns por desconhecimento e outros por teimosia. Tenho tido sempre o cuidado de corrigir, dizendo que Kizomba é dança e a música é Zouk”, referiu o percurssionista.

“Quando músicos como Ivan Alexsei, Mago e Kyaku Kyadaff vêm ter comigo dizendo que pretendem gravar uma Kizomba, eu digo logo não toco Kizomba, mas sim Zouk”, acrescentou.

Com 73 anos de idade, dos quais mais de 50 ligados a música, Joãzinho Morgado explicou que a expressão “kizombar” é oriunda de dançar e pode ser aplicada em qualquer género.

“Posso dizer vamos kizombar numa música Rap ou Semba, porque significa vamos dançar”, esclareceu, reiterando que não existe música Kizomba.

as cargas mais recentes

Artista português encontra alternativa em pássaros para contornar onda de cancelamentos de shows

há 6 meses
Gohu, pseudónimo de Hugo Veiga, é um português que vive no Brasil há 15 anos. Desde cedo, esteve ligado à música, mas a profissão como publicitário não lhe permitia explorar esse talento. O artista tem agendado para 2021 o lançamento do álbum de estreia e, para contornar a situação dos cancelamentos de shows , foi obrigado a ser muito mais criativo.

“Kings Of Afro House” completa um ano de existência

há 4 meses
O projecto MUSIC BOX, criado pela Sodiba e patrocinado pela Sagres, dedicou uma atenção especial neste último ano ao género do Afro House, e produziu e realizou, com o apoio da BMWorkz, o documentário Kings of Afro House, que junta alguns dos melhores Djs e produtores do género no mundo.

Linkin Park obrigam Donald Trump a retirar vídeo da Internet

há 3 meses
Esta não é a primeira vez que músicos se insurgem contra Donald Trump, por este usar, sem autorização, suas musicas para campanha. A banda norte-americano de Rock obrigou que o presidente retirasse das redes sociais um vídeo que tinha o ‘In the End’ como banda-sonora.

Autora de “Harry Potter” publica novo livro a título gratuito

há 5 meses
JK Rowling, autora de Harry Potter, disponibilizou para download gratuito um novo livro de aventuras. A edição física será feita em Novembro, os valores das vendas servirão para combater o Covid-19. A escritora pede aos leitores que enviem desenhos para adaptar à obra.

WI project apresenta-se em novo formato

há 7 meses

Já estão ocupados 1513 lugares para o show das Gingas

há 7 meses
Após finalizada a primeira sessão de venda de ingressos para Gingas, o Reencontro, o coordenador geral do concerto, Figueira Ginga, fez um balanço da adesão de fãs e avaliou que o resultado foi “um grande sucesso”.

Cláudio Rosário e Mamas Boy estreiam novo single

há 4 meses
“Não Tem Como” é o título do mais recente single de Cláudio Rosário e Mamas Boy. Do género Guetho Zouk, a faixa é um produto da Makas Produções e Plus Record e estreia na Carga.

Momentos antes de ser assassinado, Tupac Shakur revelou a Keyshia Cole que queria deixar a Death Row Records

há 2 meses
Embora não foi confirmado por ninguém quando ambos tiveram a conversa, Keyshia revelou que Shakur disse a ela que “planeava da Death Row para assinar com Quincy Jones”, e queria que ela fosse com ele, porque a Death Row não era lugar para crianças, estando ela com 16 anos, na altura.

Show do Mês adia concerto ‘Vozes de Março’

há 7 meses

Yanick cancela nove shows e dois contratos

há 6 meses
Por causa do Covid-19, o rapper Yanick Afroman teve que cancelar nove shows e dois contratos com marcas diferentes para publicidade.

Galeria Tamar Golan apresenta “Nutrição Espiritual” da autoria de SBI

há 3 semanas
A Galeria Tamar Golan vai apresentar “Nutrição Espiritual” do artista angolano SBI, uma exposição individual online a inaugurar-se na Sexta-feira, dia 02 de Outubro de 2020, às 18h00.

Single `Moça´ dá início ao projecto “DaMaika Season” da autoria de JP da Maika

há 3 meses
“DaMaika Season” consiste no lançamento de uma música a cada dia 11 do mês, até Novembro deste ano. O projecto é nada mais do que a confirmação da maior continuidade dos seus trabalhos de JP, que se propõe a encontrar todo o alcance musical, trazendo desde o GhettoZouk, passando pelo R&B até ao HipHop, sempre com a cultura urbana e tonalidade Afro presentes.

Sabia que a Direcção Nacional dos Direitos de Autor e Conexos foi sucedida pelo SENADIAC há um ano?

há 5 meses
Num dia como hoje, há exactos 12 meses, foi publicado o Decreto Presidencial n.º 184/19, que cria o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, abreviadamente designado por «SENADIAC», aprovado pelo Conselho de Ministros na sessão realizada a 30 de Abril de 2019.

Racionais MC’s recusam o equivalente a 57 milhões de Kwanzas para um live

há 5 meses
Para cumprir a medida de distanciamento social imposta pela Organização Mundial da Saúde, os Racionais MC’s recusaram um live com cachet de 100 mil Reais, equivalente a 57 milhões 442 mil e 500 Kwanzas.

Inglaterra realiza primeiro show com distanciamento social

há 2 meses
Os organizadores de um show na Inglaterra encontraram uma outra solução para realizar eventos mantendo as regras de distanciamento social, e a experiência nesta terça-feira, dia 11, foi vista como um sucesso.

Para não repetir versos Lil Wayne e Eminem revelaram que recorrem a Google

há 5 meses
Para evitar repetir os próprios versos, os dois rappers vão a Google para rever suas letras. Embora admitam que várias vezes tenham tido brancos, consideram a repetição um desrespeito à arte, que tem como objecto a criatividade.