Jomo Fortunato acusa Ilídio Brás de se apropriar do seu livro para ir buscar dinheiro na Sonangol

O crítico musical, Jomo Fortunato, acusa o produtor Ilídio Brás de se apropriar do seu livro “A Mística e o Simbolismo dos Tambores”, lançado domingo, em Luanda, para ir buscar dinheiro na Sonangol. A obra em causa retrata a trajectória do percussionista Joãozinho Morgado, considerado o “Rei dos Tambores”.

O livro veio documentado com um DVD e um disco co-produzidos por Ilídio Brás e Nguxi dos Santos. Foi apresentado última quinta-feira e lançado este domingo, na Praça da Unidade Africana, e acaba por estar envolto em contendas sobre a sua autoria.

Jomo Fortunato reclama não lhe ter sido dado os devidos créditos pela autoria da obra, por isso, levou o assunto às autoridades judiciais, mas o visado afirma o contrário e prova que, em nenhum momento da promoção e apresentação da obra, deixou de frisar que o livro é da autoria do conhecido crítico musical.

Segundo Ilídio Brás, o livro vinha sendo escrito há 10 anos por Jomo Fortunato, por meio de recortes de suas peças em jornais, depois, achou-se melhor acrescentar um documentário em DVD e um CD. 

“Achámos por bem fazer uma parceria com o nosso amigo Nguxi dos Santos e produzimos um documentário”, explicou Ilídio Brás ao promover o livro.

Jomo Fortunato acusa Ilídio Brás de se apropriar do seu livro para ir buscar dinheiro na Sonangol

Contudo, Jomo Forunato diz que Ilído Brás se apropriou da sua obra. Através de um áudio que mandou num grupo do WhatsApp, o crítico musical acusa Ilídio de estar a usar o seu livro com objectivo de “ir buscar patrocínio na petrolífera angolana”.

“O livro é da minha autoria, quero avisar o público que comprar este livro, que saiba que o livro tem um autor. Joãozinho Morgado não escreve livros. É um projecto meu e do Joãozinho Morgado, que foi apropriado de forma ilegal pelo senhor Ilídio Brás, da Brasom, para ir buscar dinheiro na Sonangol”, acusa.

Jomo diz mais : “O assunto está entregue às autoridades judiciais, e o público leitor vai esperar o seu desfecho muito brevemente. Todo o mundo sabe que quem escreve biografia dos autores sou eu. Já publiquei, nas mesmas condições, o livro “Vida, Poesia e Canções”, de Filipe Mukenga. Então, era só para avisar o público que não se enganem, um livro tem autoria e tem editoria”.

“Este é o primeiro de um conjunto de mecanismos que serão publicados para o conhecimento do público em geral”, concluiu o ex-ministro.

Sobre o livro

A obra “A Mística e o Simbolismo dos Tambores” traz incidências da carreira artística de Joãozinho Morgado. O artista fundou Os Negoleiros do Ritmo, aos13 anos, e esteve na origem do surgimento no mercado do Conjunto Os Merengues, Banda Madizeza, Banda Welwitchia, Banda Maravilha, Conjunto Angola 70 e passagens por vários projectos musicais.

Encontram-se ainda no livro depoimentos de colegas Dionísio Rocha, Botto Trindade, Carlos Lamartine, Carlos Timóteo “Calili” e dos percussionistas: Chico Santos, Miguel Correia, Manú, Dalú Roggé, Bucho e Teles Morgado.

Quanto ao documentário, foi produzido por Nguxi dos Santos, sob coordenação da Brasom, de Ilidio Brás; tem contributos de colegas e amigos do Bairro Operário; depoimentos de Jomo Fortunato, Dionísio Rocha, Carlos Lamartine, Gilberto Júnior, Zé Fininho, Mário Fernandes e dos cabo-verdianos Tito Paris e Leonel Almeida.

as cargas mais recentes

Diálogo ancestral norteia storyteller do primeiro videoclipe de Flagelo Urbano

há 1 ano
A escolhida para a “peripécia”, foi a música intitulada `Desapego´, por sinal, a primeira promocional do álbum `Desvio Padrão´, que já se sabe que será um trabalho afrocentrado, profundo e “pluriversalista”.

Morreu Mary Wilson, antiga companheira de Diana Ross nos “The Supremes”

há 1 ano

JLO felicita músicos angolanos

há 2 anos
O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, neste domingo, os músicos angolanos por ajudarem a população, com a realização de shows live, a suportar a solitude do confinamento social imposto pela pandemia da covid-19.

Um novo talento no nível dos “grandes” do Ghetto Zouk nacional

há 1 ano
Carlos Ernesto é dos poucos talentos que já não tem muito para provar. A forma como impõe sua voz nos instrumentais, leva-nos a pensar que está há vários anos na música, mas ainda é novo no mercado.

Autores e agentes económicos da Huíla recebem primeiros certificados de registo de obras intelectuais

há 3 semanas
De acordo com a nota do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, foram entregues no total, 11 certificados, sendo 10 de registo de obras intelectuais e um para o exercício de actividade. A ocasião serviu também para o DG do SENADIAC proceder à entrega de alguns meios de trabalho e de identificação ao agente do SENADIAC naquela província.

Alicia Keys rompe contrato com a Sony Music após 20 anos

há 5 meses
Alicia Keys acaba de anunciar que é oficialmente uma artista independente. Alicia deu a conhecer que o seu 8ª álbum de estúdio “Keys” é o último a ser lançado sob a chancela da Sony Music.

Morreu Paulão, antigo jogador da selecção angolana de futebol

há 9 meses
O antigo internacional angolano Paulo Alves ‘Paulão’ morreu hoje em Luanda aos 51 anos. De acordo com fontes próximas, o ex-jogador da selecção angolana de futebol esteve há algum tempo internado no Hospital Geral de Luanda.

Legends Never Die: Álbuns póstumos destronam-se uns aos outros no Top da Billboard

há 2 anos
Depois de Pop Smoke tirar Michael Jackson do 1ª lugar do top, o álbum póstumo de Juice Wrld estreou em primeiro lugar na parada da Billboard 200, tornando-se até agora, o maior álbum de 2020, com o equivalente a 490 mil unidades vendidas.

Corpo da cantora norte-americana Naya Rivera encontrado num lago

há 2 anos
A polícia da Califórnia informou hoje que já encontrou o corpo da cantora e actriz Naya Rivera. O corpo da artista desaparecida na passada quarta-feira, dia 8 de Julho, após passeio de barco com o filho, foi achado num lago.

Livro “O Alquimista” será adaptado ao cimema sob produção de Will Smith

há 10 meses
A longa-metragem será produzida por Will Smith a partir de Setembro do presente ano e estreia no próximo ano, ou seja, em 2022.

AMA – Categoria de melhor Semba gera descontentamento

há 2 anos
Foi divulgada a lista dos concorrentes no Angola Music Award (2020). Nas várias categorias, a de melhor Semba está a receber críticas por parte dos agentes musicais, com destaque para uma voz autorizada neste género, como é o caso de Marito Furtado.

MCK e Kool Klever lançam projecto de combate à criminalidade nas periféricas

há 2 anos

TOP 10 – LOVE SONGS

há 1 ano

Mito Gaspar defende a “transformação” da obra de Teta Lando em objecto de estudo

há 1 ano
A saga de espectáculos `Yuri Canta Teta Lando´, cujo primeiro encontro está marcado para hoje, a partir das 20 horas, no Royal Plaza, será dirigida artisticamente pelo músico Mito Gaspar.

José Luís Mendonça reage ao recente escândalo na literatura angolana

há 2 anos
Reagindo sobre o mais recente escândalo no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, edição 2020, Luís Mendonça disse que a acção é frequente e aponta como exemplo um livro que, depois de ser desclassificado num concurso, o autor publicou-o com um outro título, por isso, deixa várias recomendações.

Andrea Bocelli incentiva cidadãos a não obedecerem as regras de combate à Covid-19

há 2 anos
O tenor italiano considera exageradas as regras adoptadas para combater a pandemia e disse que se sentiu “humilhado e ofendido” pelas medidas impostas para travar o Covid-19 no seu país.