Jomo Fortunato acusa Ilídio Brás de se apropriar do seu livro para ir buscar dinheiro na Sonangol

O crítico musical, Jomo Fortunato, acusa o produtor Ilídio Brás de se apropriar do seu livro “A Mística e o Simbolismo dos Tambores”, lançado domingo, em Luanda, para ir buscar dinheiro na Sonangol. A obra em causa retrata a trajectória do percussionista Joãozinho Morgado, considerado o “Rei dos Tambores”.

O livro veio documentado com um DVD e um disco co-produzidos por Ilídio Brás e Nguxi dos Santos. Foi apresentado última quinta-feira e lançado este domingo, na Praça da Unidade Africana, e acaba por estar envolto em contendas sobre a sua autoria.

Jomo Fortunato reclama não lhe ter sido dado os devidos créditos pela autoria da obra, por isso, levou o assunto às autoridades judiciais, mas o visado afirma o contrário e prova que, em nenhum momento da promoção e apresentação da obra, deixou de frisar que o livro é da autoria do conhecido crítico musical.

Segundo Ilídio Brás, o livro vinha sendo escrito há 10 anos por Jomo Fortunato, por meio de recortes de suas peças em jornais, depois, achou-se melhor acrescentar um documentário em DVD e um CD. 

“Achámos por bem fazer uma parceria com o nosso amigo Nguxi dos Santos e produzimos um documentário”, explicou Ilídio Brás ao promover o livro.

Jomo Fortunato acusa Ilídio Brás de se apropriar do seu livro para ir buscar dinheiro na Sonangol

Contudo, Jomo Forunato diz que Ilído Brás se apropriou da sua obra. Através de um áudio que mandou num grupo do WhatsApp, o crítico musical acusa Ilídio de estar a usar o seu livro com objectivo de “ir buscar patrocínio na petrolífera angolana”.

“O livro é da minha autoria, quero avisar o público que comprar este livro, que saiba que o livro tem um autor. Joãozinho Morgado não escreve livros. É um projecto meu e do Joãozinho Morgado, que foi apropriado de forma ilegal pelo senhor Ilídio Brás, da Brasom, para ir buscar dinheiro na Sonangol”, acusa.

Jomo diz mais : “O assunto está entregue às autoridades judiciais, e o público leitor vai esperar o seu desfecho muito brevemente. Todo o mundo sabe que quem escreve biografia dos autores sou eu. Já publiquei, nas mesmas condições, o livro “Vida, Poesia e Canções”, de Filipe Mukenga. Então, era só para avisar o público que não se enganem, um livro tem autoria e tem editoria”.

“Este é o primeiro de um conjunto de mecanismos que serão publicados para o conhecimento do público em geral”, concluiu o ex-ministro.

Sobre o livro

A obra “A Mística e o Simbolismo dos Tambores” traz incidências da carreira artística de Joãozinho Morgado. O artista fundou Os Negoleiros do Ritmo, aos13 anos, e esteve na origem do surgimento no mercado do Conjunto Os Merengues, Banda Madizeza, Banda Welwitchia, Banda Maravilha, Conjunto Angola 70 e passagens por vários projectos musicais.

Encontram-se ainda no livro depoimentos de colegas Dionísio Rocha, Botto Trindade, Carlos Lamartine, Carlos Timóteo “Calili” e dos percussionistas: Chico Santos, Miguel Correia, Manú, Dalú Roggé, Bucho e Teles Morgado.

Quanto ao documentário, foi produzido por Nguxi dos Santos, sob coordenação da Brasom, de Ilidio Brás; tem contributos de colegas e amigos do Bairro Operário; depoimentos de Jomo Fortunato, Dionísio Rocha, Carlos Lamartine, Gilberto Júnior, Zé Fininho, Mário Fernandes e dos cabo-verdianos Tito Paris e Leonel Almeida.

as cargas mais recentes

Hackers voltam a atacar música angolana

há 3 meses
Ultimamente, tem sido frequente no seio artístico angolano os ataques cirbenéticos. Na semana finda, os hackers voltaram a fazer mais uma vítima, e, neste caso, a infeliz foi a cantora Sandra Cordeiro.

Kassav desmente manchetes sobre alegada morte de Jacob Desvarieux

há 4 meses
O grupo Kassav reprovou, por meio de um comunicado de imprensa a disseminação de falsas informações sobre Jacob Desvarieux, que até ao momento segue em coma artificial, “um protocolo médico clássico”.

Aline Frazão junta-se ao projecto #1000Máscaras20Dias da Soba Store

há 2 anos
A novidade chegou pelas redes sociais da cantora, onde através de uma publicação, fez saber que vai usar a habilidade da costura para contribuir com a iniciativa da Soba Store, que consiste em distribuir gratuitamente máscaras aos servidores públicos essenciais.

Rigoberto Torres reoxigena clássicos do Hip Hop no seu primeiro EP

há 1 ano
Rigoberto Torres é um nome que pode mudar a história do Rap comercial em Angola. Apesar de começar a escrever sua história no ano passado, o cantor de 20 anos se prepara para apresentar esta sexta-feira, o primeiro EP.

Luso fecha o projecto ‘Ilusionista’ em grande

há 1 ano
O rapper lançou ontem a última das 10 faixas do projecto Ilusionista, que já pode ser ouvido na íntegra nas plataformas digitais, e vem acompanhado de um novo single “Mortos pela Polícia”.

Programa que memora a vida e obra de Amália estreia segunda temporada

há 8 meses
Intitula-se Em Casa d’Amália e foi criado em alusão ao centenário da icónica fadista, em 2020, numa parceria entre a Fundação Amália Rodrigues e a RTP.

Dinheiro “trava” internacionalização de Dodó Miranda

há 1 ano
Em entrevista a Revista Carga, explicou que preparou um disco com 12 temas, variado, com realce para o “world music”, mas que não consegue dar sequência ao projecto.

Crate Diggs edita ‘Simplesmente Lindo’, o seu projecto de estreia na Slow Habits

há 7 meses
‘Simplesmente Lindo’ estreia em todas as plataformas digitais a 24 de Abril através da Slow Habits que anuncia com este projecto a integração de Crate Diggs como novo membro da Editora/Colectivo.

Heloisa Jorge revisita legado de Njinga Mbade no Dia da Consciência Negra

há 1 ano
A história de Angola terá vez e voz no “Falas Negras”, o evento brasileiro que comemora o Dia da Consciência Negra e cuja primeira edição, memora célebres personagens de 1600 aos dias de hoje, pessoas que lutaram contra a escravidão, a segregação racial, o racismo e a intolerância.

Ex-assistente de John Lennon é processado por mencionar nome do músico

há 1 ano
Yoko Ono, viúva do ex-Beatle John Lennon está a processar um ex-assistente formado pelo músico solicitando uma indemnização de 150 mil dólares (mais de 93 milhões de Kwanzas) por este ter mencionado o nome do artista durante uma entrevista.

Produtora de Big Nelo vence concurso público do hino da Independência

há 1 ano
A Karga Eventos, produtora do músico e empresário Big Nelo, foi apresentada, esta terça-feira, como a vencedora do concurso público para a composição do hino das celebrações dos 45 anos da Independência de Angola.

Videoclip da música `Semba original´ já está disponível no YouTube

há 2 meses
`Semba original´ está disponível desde as 19 horas de hoje, no canal oficial do YouTube de Paulo Flores. No clipe, Ti Paulito recria a própria infância, caracteriza-se como o “requisitado discotequeiro, Cabé” e relembra durante a storytelling a origem do seu amor pelo Semba.

Making Of: Single `Tamu a gerir´ junta Yuri Dumba e Rick Baby

há 4 meses

Kanye West responde: “Se não puder me candidatar em 2020, será em 2024”

há 1 ano
Em entrevista à revista Forbes, publicada hoje, o rapper diz que já não apoia Trump e criticou o Partido Democrata, revelando que o desejo de concorrer à presidência nasceu em 2015, por inspiração ao “Michael Jackson” e assinala que, se Donald Trump já não fosse o candidato do Partido Republicano, concorreria como republicano.

#UsaMascara em exposição no Camões

há 1 ano
A exposição apresenta uma seleção de 33 obras, realizadas por 30 artistas angolanos, que têm como temática transversal a prevenção e o combate à pandemia da COVID-19 em Angola.

Black Eyed Peas e Post Malone lideram cartaz do Rock In Rio Lisboa

há 1 ano
A organização do Rock In Rio Lisboa divulgou, o “line-up” do Palco Mundo para a edição de 2021. O festival, que precisou ser cancelado este ano devido à pandemia mundial do novo coronavírus, acontecerá nos dias 19, 20, 26 e 27 de Junho.