José Eduardo dos Santos fala sobre a sua formação musical “Nzaji”

Quando mais novo, Eduardo dos Santos fundou e orientou os Nzaji, um dos mais respeitáveis agrupamentos musicais da clandestinidade- que ajudou a forjar a revolução, eternizando canções como ”Kaputu’, ‘Ufolo’, ‘Dituminu’, “Etu tuá anangola’ e’Monangambé’.

Esta manhã, JES partilhou um longo testamento, realçando a  o papel da sua formação musical na sustentação das canções românticas e revolucionárias no processo de luta de libertação de Angola contra o jugo colonial, por meio da arte engajada, tal como foi com os N’gola Ritmos, de Liceu Vieira Dias e tantos outros.

Nostálgico, “Joes”, como respondia artisticamente, na altura, usou suas redes sociais para falar “Sobre o Conjunto Nzaji” e dos momentos à frente do saudoso agrupamento criado em Moscovo, em 1964.

José Eduardo dos Santos fala sobre a sua formação musical “Nzaji”

Sob sua liderança, Nzaji, realça, marcou o início da formação da música de intervenção, transformando-se no modelo de canção contestatária, dando continuidade ao “período acústico” da Música Popular Angolana.

O grupo nasceu da tomada de consciência cultural dos nacionalistas angolanos, em situação de opressão colonial, ajudando na libertação do País em 1975, através de temas de alto valor estético, onde se destacam “Kaputu”, “Ufolo”, “Dituminu”, “Etu tuá anangola”, “Monangambé”,  “Deba”, “Monetu uá kassule”.

Na sua constituição estavam José Eduardo dos Santos composição, voz e viola), o conjunto reunia Pedro de Castro Van-Dúnem “Loy” (voz e composição), Ana Wilson (voz, coros), Maria Mambo Café (voz, coros), Amélia Mingas, (coros), Mário Santiago ( viola), Fernando Assis (piano e composição), Fernando Castro Paiva (ngoma), Jovita Minervina Nunes( voz), General Mona (percussão) e Balduíno da Silva, também conhecido por Buanga (voz), os Nzaji transformaram-se, mais tarde, no modelo musical de canção revolucionária, época.  

Durante a sua fundação, o ex e segundo presidente de Angola tinha apenas vinte e dois anos e orientou a estética do conjunto, formação que primeiro se designou os “Derepente”, uma emanação e degenerescência do conjunto “Kimbambas do Ritmo”, criado em 1959, um agrupamento que já acusava uma assinalável solidez estrutural e criativa. 

as cargas mais recentes

Conheça Jassira Pascoal, a mais nova aposta do Dj Raiva e Punidor

há 11 meses
A jovem de 20 anos despertou a atenção dos dois profissionais no Unitel Estrelas ao Palco (2019), onde acabou sendo eliminada, mas seu trimbre vocálico, letras e talento podem ajudá-la a tornar-se numa das novas referências da música angolana.

Convidados num show? Um desafio sem precedentes para a Força Suprema

há 1 ano

Curso de belas artes da Universidade de Howard passa a ser `Chadwick A. Boseman College of Fine Arts´

há 2 meses
A petição havia sido criada pelos estudantes da universidade desde a morte de Chadwick, sendo a mudança foi oficializada a partir de ontem.

Actor de Crepúsculo encontrado morto

há 1 ano
O actor Gregory Tyree Boyce, do primeiro filme da saga Crepúsculo, de 2008, e a namorada, Natalie Adepoju, foram encontrados mortos em sua casa em Las Vegas (EUA), na quarta-feira.

Nova Energia realiza “Brunch” do Show do Mês

há 6 meses
Ao contrário do Funge do Show do Mês, não será uma tarde dançante, tendo em conta as restrições, mas os participantes poderão desfrutar de boa música (sem banda) e degustar do brunch com quitutes da terra.

Matias Damásio prepara show solidário

há 1 ano
O show será transmitido na sua página no Youtube e na Televisão Pública de Angola (TPA), a partir das 14h30, e visa angariar a maior quantidade de cestas básicas possíveis, para ajudar os mais necessitados, de acordo com o valor a ser arrecadado.

Tá a Bater Show com Gerilson Insrael acontece já neste domingo

há 4 meses
O próximo domingo, 11 de Abril, está reservado para o músico que rapidamente conquistou o País com a canção “Minha bêbada”.

Presidente da Federação Angolana Futebol corre o risco de ser severamente castigado pela FIFA

há 8 meses

50 Cent diz que Eminem é o melhor rapper do mundo

há 1 ano
Eminem contribuiu para a formação artística e ajudou a apresentar Fifty ao mundo. Foi assim que o líder da G-UNIT se tornou no rapper que conhecemos hoje. Aliás, seu repertório, incluindo álbuns, projectos de televisão e empresariais têm confirmado isso.

Morreu Pierre Cardin

há 7 meses
Nascido em Itália, mas naturalizado francês, Pierre foi o renovador da alta-costura francesa no pós-guerra, tendo mais recentemente dado nome a várias gamas de acessórios de moda.

C4Pedro faz Milagre

há 1 ano

Playlist de Gilmário Vemba em 2020

há 7 meses
Ano 2020 está no fim e chegou o momento, em várias áreas, de cada um indicar os melhores do ano. Sendo a Carga uma revista de música, é natural apresentarmos os temas preferidos de algumas figuras durante o ano.

Careca Não: O início de uma nova revolução

há 3 meses
`Careca não´ é um apelo à tolerância e ao respeito pelas diferenças, a música marca o posicionamento de Dino Ferraz, na luta pela aceitação do cabelo negro crespo masculino, na sociedade angolana.

Barack Obama escolhe as melhores músicas de 2020

há 7 meses
A semelhança dos anos anteriores, Barack Obama partilhou uma playlist com as canções de que mais gostou em 2020.

Soulja Boy é acusado de agredir ex-namorada até provocar aborto

há 3 meses
A mulher que o acusa, usa o nome fictício Jane Doe e alega que as agressões remontam para 2015 e, a mais grave de todas, foi o facto de ter sido espancada ao ponto de perder o bebé e posteriormente ter que remover o revestimento uterino.

Novidade: Luso lança música promocional do segundo álbum

há 4 meses
Dois anos depois do lançamento do seu primeiro álbum “Lusolandia”, sob selo da produtora Cave Play, de Kid MC, o rapper angolano aparece esta sexta-feira com a faixa promocional do seu segundo álbum.