José Luís Mendonça: “Não escrevam reportagens longas porque hoje em dia já ninguém lê”

Durante uma intervenção na TPA, o literata apelou que se tire o máximo proveito dos três C´s da comunicação, sob pena dos artigos não serem lidos. A afirmação “Aconselho os jornalistas mais novos que não escrevam reportagens longas porque hoje em dia já ninguém lê”, do também jornalista, prende‐se ao facto das reportagens escritas terem pouca repercussão actualmente.

E não poderia estar mais correcto, todos sabemos que a hábitos  digitais “atrofiaram” habilidades de leitura e até de compreensão, a tese foi confirmada pela neurologista cognitiva americana, Maryanne Wolf.

Na óptica de José Luís Mendonça “quando as peças não passam na rádio ou televisão traduzem-se em temas com poucas repercussões”. Logo, o novo desafio que se apresenta à imprensa escrita, é a coerência e clareza dentro da concisão textual.

De realçar que o profissional da comunicação é uma voz autorizada a falar sobre, não só por ser um homem de letras, tampouco pelos anos ao segmento dedicados. O literata é actualmente o número um do jornalismo da África Austral, tendo sido distinguido com o Prémio SADC de Jornalismo 2021, pelo artigo “A síndrome do isolamento cultural entre as nações da África Austral”.

De acordo com o Jornal de Angola, José Luís Mendonça, obteve 79.5 pontos da avaliação geral, numa escala de 100 e, foi anunciado vencedor, pelo secretariado da organização regional, no passado dia 17 de Agosto, em Lilongwe, Malawi, à margem da 41 Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo.

as cargas mais recentes

Show do Mês baptiza espectáculos de 2021 com Maya Cool

há 7 meses

Lil Nas X quer defender 100% a comunidade LGBT

há 1 ano
O rapper, cantor e compositor norte-americano de 20 anos se tornou no primeiro artista a assumir a homossexualidade, estando no top da Billbord.

Katy Perry proíbe que se cante a música “Watermelon Sugar” no American Idol

há 6 meses

Lourenço Mussango vence prémio literário António Jacinto

há 11 meses
O escritor e jornalista Lourenço Mussango venceu ontem a edição 2020 do prémio literário António Jacinto, com a obra “Mulher Infinita”.

Roberto Carlos adia o habitual espectáculo em alto-mar para o próximo ano

há 7 meses
O tradicional cruzeiro do músico brasileiro “Projecto Emoções Praia do Forte (BA) ” foi adiado devido o Covid-19. Este é o segundo cruzeiro do cantor adiado este ano.

44 anos depois governo entrega certidões de óbito de Artur Nunes e David Zé

há 4 meses
Esta semana, o governo angolano decidiu entregar às suas famílias certidões de óbito, entretanto, os restos mortais dos artistas estão ainda por se identificar.

Paulo Flores lança “Semba Original” para Carlos Burity e Waldemar Bastos

há 9 meses
A música começou a ser construída muito antes da notícia sobre os passamentos físicos de Waldemar Bastos e Carlos Burity e já faria parte do álbum “Independência”, com lançamento previsto para Abril de 2021.

`Puro´de Anna Joyce é a música mais tocada em Angola

há 10 meses
A música `Puro´ da autoria de Anna Joyce, tem marcado “presença” constante no Top Nacional, cuja divulgação é feita pela Carga Magazine. Trata-se de um Top gerado pelo sistema da Sadia que faz monitoramento de 120 milhões de músicas, sistema este que reconhece uma música a cada 2 segundos e abrange todas as rádios de Angola.

Chakuisa, um filho da Huíla com versatilidade para conquistar Angola

há 3 meses
Começou no Hip Hop/ Rap e tem dois trabalhos no mercado, incluindo participações de peso, só que desta vez, reestruturou sua carreira e anuncia “O Filho da Mapunda”, um Ep rico sonoridades e com uma variedade de línguas, que homenageia o bairro onde nasceu, na Huíla.

Impulsionadores do Bambarákatcha já contam 10 anos de estrada

há 1 ano
Staff Paulo é um grupo de músicos e bailarinos angolanos criado em 2010, e constituído por quatro elementos, artisticamente conhecidos por: Paulo Karbura, Paulo Gibele, Paulo Guedes e o Paulo Bruno. Inicialmente como um grupo só de dança de estilo afro beat (House).

‘Mulheres d’Palavra’ em cartaz no CCBA nos dias 9 e 10 de Julho

há 3 meses
Um espetáculo de poesia falada e performance que junta Irene A`mosi, Sandra Bande, Nzola Kuzedíua e Adolfina Lua, quatro grandes mulheres e referências do spoken word, para brindar de forma poética, artística e interactiva, reflexões sobre o “real” posicionamento da mulher em África e no mundo.

Spoken Word ‘Lugar de Fala D’ela’ agora pode ser ouvido no Kisom

há 10 meses
Doravante poderá ter acesso aos episódios do primeiro podcast de Spoken Word angolano através do kisom Unitel, sem cobrança de dados.

Tory Lanez pede desculpas à Megan The Stallion por alvejá-la e justifica “que estava muito bêbado naquela noite”

há 1 ano
Dois meses após alvejar a rapper Megan The Stallion, Tory Lanez reaparece para desmentir que as suas músicas tiveram uma queda nos streams como consequência do sucedido, e segundo noticiou o TMZ, Lanez também teria aproveitado para pedir desculpas à Megan Rhe Stallion.

Novo EP de MAMY revela habilidades no Trap Music

há 1 ano
ntitulado “Trap Queen” o EP que foi disponibilizado esta madrugada no Soundcloud, vem trazer uma MAMY mais versátil e actual, no que toca as novas sonoridades e composições, sem descurar da importância que sempre deu à escrita.

O aniversário é de Sarissari mas o presente é para os fãs

há 1 ano
No dia em que comemorou mais um aniversário, o músico Sarissari lançou videoclipe da música `Banhada´ com a participação de Itary, artista também agenciada pela Hey Hey Heyyy Entertainment. Produzido a 50% durante o início do isolamento, o vídeo contou com o suporte técnico da Negro Pictures.

Netflix retira 112 filmes e séries do catálogo e em compensação divulga novidades

há 1 ano
“Corra!”, “As Branquelas” e “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” são algumas das produções que serão retiradas da plataforma. O novo catálogo que estreia amanhã está recheado de novidades e dentre os destaques, as séries Dark, The Umbrella Academy, Modern Family e 13 Reasons Why, estreiam novas temporadas no serviço de streaming.