José Luís Mendonça: “Não escrevam reportagens longas porque hoje em dia já ninguém lê”

Durante uma intervenção na TPA, o literata apelou que se tire o máximo proveito dos três C´s da comunicação, sob pena dos artigos não serem lidos. A afirmação “Aconselho os jornalistas mais novos que não escrevam reportagens longas porque hoje em dia já ninguém lê”, do também jornalista, prende‐se ao facto das reportagens escritas terem pouca repercussão actualmente.

E não poderia estar mais correcto, todos sabemos que a hábitos  digitais “atrofiaram” habilidades de leitura e até de compreensão, a tese foi confirmada pela neurologista cognitiva americana, Maryanne Wolf.

Na óptica de José Luís Mendonça “quando as peças não passam na rádio ou televisão traduzem-se em temas com poucas repercussões”. Logo, o novo desafio que se apresenta à imprensa escrita, é a coerência e clareza dentro da concisão textual.

De realçar que o profissional da comunicação é uma voz autorizada a falar sobre, não só por ser um homem de letras, tampouco pelos anos ao segmento dedicados. O literata é actualmente o número um do jornalismo da África Austral, tendo sido distinguido com o Prémio SADC de Jornalismo 2021, pelo artigo “A síndrome do isolamento cultural entre as nações da África Austral”.

De acordo com o Jornal de Angola, José Luís Mendonça, obteve 79.5 pontos da avaliação geral, numa escala de 100 e, foi anunciado vencedor, pelo secretariado da organização regional, no passado dia 17 de Agosto, em Lilongwe, Malawi, à margem da 41 Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo.

as cargas mais recentes

Hannah Gomez quer conquistar o “Top dos Mais Queridos”

há 2 anos
A antiga estrela do “Unitel Estrelas ao Palco” soma e segue. Assinou com a Quebra Galho e gravou o seu primeiro álbum. A jovem de 22 anos quer pisar os maiores palcos do mundo e revela a ambição de conquistar o Top dos Mais Queridos ou o Angola Music Awards.

Ciclo de aulas sobre historiografia africana é adiado para Dezembro

há 1 ano
Com início agendado para o mês em curso, o ciclo de aulas direccionado para amantes da Cultura Africana, pesquisadores, autodidactas, estudantes e até professores, tem agora uma nova agenda para o próximo mês.

Leo “Príncipe” prepara novo projecto musical

há 1 ano
O artista está em estúdio a produzir músicas e vídeoclipes novos, que farão parte de um projecto a ser apresentado brevemente, soube esta sexta-feira a revista Carga.

Chetekela: Uma voz que se prepara para voltar a encantar Angola

há 6 meses
Mais do que reivindicar o seu estatuto na música angolana, Chetekela surge com um novo álbum para dizer que tem também merece uma palavra na música, sobretudo nos estilos Txianda, Rumba, Afro Ngola, Sukusse e RnB.

`Encontros à Quarta´ referentes aos meses de Maio e Junho foram adiados até data a anunciar

há 9 meses
De referir que o “Encontros à Quarta” se propunha a oferecer mensalmente concertos inovadores do ponto de vista da execução e interpretação propiciando a descoberta de novas sonoridades.

Kassav condecorados pelo governo francês

há 1 ano
O Ministério da Cultura de França homenageou cinco membros históricos dos Kassav. As figuras foram nomeadas para a Ordem das Artes e Letras, a mais alta distinção no campo das artes e letras em França.

Beyonce revela planos para desacelerar a carreira

há 1 ano
Beyoncé é a figura de capa da mais recente edição da Vogue britânica, que nas bancas colocou três capas diferentes.

Disc jockeys actuam em live solidário em prol da Fundação Ana Carolina

há 7 meses
A propósito do mês da criança, os Djs Malvado, João Reis, Aldas Mix, Kapiro, Lutonda e Dj Bruno Ag, são alguns dos nomes que integram o vasto cartaz deste Live Solidário que tem como objectivo angariar fundos para doação de cestas básicas à Fundação Ana Carolina e ainda vários Lares de Acolhimento que colaboram com o “Vidas ZAP”, projecto de Responsabilidade Social da ZAP.

Coroa de B.I.G e letras de Tupac Shakur serão leiloadas

há 1 ano
O evento será o primeiro da História dedicado à cultura Hip Hop e acontece a 15 do próximo mês em uma das maiores casas de leilões do mundo.

Joe Budden usa podcast para ajudar a desestigmatizar a saúde mental

há 9 meses
“Shaking the Tree” da semana passada, como o episódio 435 foi intitulado, apresentou os quatro directores do podcast, o apresentador Joe Budden e os companheiros Rory, Mal e Parks, num debate de algo que muitos homens adultos acham extremamente difícil: Uma conversa honesta sobre o relacionamento entre os quatro.

Morreu autor de Tom e Jerry

há 2 anos

Filme angolano estreia sexta-feira na Netflix

há 1 ano
O filme angolano “Santana” estreia esta sexta-feira (28) no canal de streaming “Netflix”, tornando-se na primeira longa angolana e segunda dos Palops, a ser exibida nesta plataforma.

N’sexy Love volta a reunir antigos integrantes para o grande regresso aos palcos

há 1 ano
Depois de mais de dez anos separados, N’sexy Love anunciou o regresso regular aos palcos, mas já sem Bigú Ferreira. A despedida do ex-vocalista, este domingo durante o Live no Kubico, deixou Walter Ananás em lágrimas, a ponto de interromper o espectáculo.

Documentário `Tonton Manu´ em exibição dia 28 no Palácio de Ferro

há 9 meses

Francisco Vidal enaltece Bruno Candé na exposição `Maka´

há 1 ano
`MAKA Lisboa´ é uma conversa construtiva sobre o assassinato racialmente motivado do actor Bruno Candé, na qual, o artista plástico Francisco Vidal, ajuda a percepcionarmos o trabalho e a sua presença de Bruno.

Filme sobre Aretha Franklin chega às salas de cinema em Janeiro de 2021

há 2 anos
Estrelado por uma actriz escolhida a dedo pela própria Aretha Franklin antes da sua morte a 16 de agosto de 2018, a longa-metragem acompanha a ascensão da carreira da rainha do soul.