José Luís Mendonça reage ao recente escândalo na literatura angolana

Reagindo sobre o mais recente escândalo no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, edição 2020, Luís Mendonça disse que a acção é frequente e aponta como exemplo um livro que, depois de ser desclassificado num concurso, o autor publicou-o com um outro título, por isso, deixa várias recomendações.

O “Prémio Literário Jardim do Livro Infantil”, edição 2020, atribuído à obra “A Kandengue Do Golungo e o Livro Que Não Tinha Fim” foi anulado, por alegado plágio ao livro” O Livro Que Não Tinha Fim”, de Sandra Aymone, editado no Brasil em 2015, pela Educar DPaschoal.

José Luís Mendonça disse ter passado por experiência similar enquanto júri dos prémios Sagra Esperança e António Jacinto, entretanto, o concorrente não chegou a ser proclamado vencedor, por uma simples chamada, pelo que aconselha mais atenção e cautela por quem vier a ser escolhido para júri em prémios literários.

“O mais curioso é que se notava uma tentativa folclórica e carnavalesca de angolanizar a obra, inserindo nela três nomes de regiões de Angola, cuja localização no espaço discursivo distorcia o espaço metafórico” disse.

Entretanto, o escritor e jornalista reconhece não ser fácil detectar os plágios e se a obra for estrangeira torna-se mais difici ainda, porém com apenas uma ligação telefónica conseguiu evitar que o pior acontecesse.

“Fui membro do júri do concurso Sagrada Esperança e António Jacinto. Uma vez recebemos uma obra só que, tanto na linguagem quanto o contexto apontava para uma pessoa muito culta. Um telefonema com apenas três palavras revelou que o concorrente, em toda sua vida só tinha lido um livro de poesia de um autor angolano. Mais tarde, a pessoa em causa publicou a mesma obra com um outro título”, denunciou através da sua rede social.

as cargas mais recentes

Colectivo Mulheres d’Palavras estreia ‘Loucas na Maternidade’

há 3 meses
O espectáculo busca na sua narrativa apresentar questões sobre género e saúde materno infantil de qualidade e seus efeitos nas unidades hospitalares num contexto factual em que a mortalidade infantil, gravidez na adolescência, fuga à paternidade, abuso sexual, economia desfavorável são algumas das preocupações apresentadas pelo colectivo.

Kamy Lara entre as três melhores realizadoras de África

há 2 anos
Kamy Lara ficou classificada em 3ª lugar no Prémio Adiaha, na distinção para o melhor filme realizado por uma mulher africana no Encounters-Festival Internacional de Documentários da África do Sul.

Waldemar Bastos e Carlos Burity homenageados na Galeria do Semba

há 2 anos
Volvido um mês após o passamento físico dos dois “astros” da música angolana, a Professora Rosa Roque concebeu um tributo para enaltecer os feitos de Waldemar Bastos e Carlos Burity.

Prodígio representa Angola na maior montra de Hip Hop do mundo

há 9 meses
Se houve dúvida sobre o convite a Cage One, Elizabeth Ventura e Anna Joyce, em 2020, para dar boas-vindas a África lusófona no Bet Awards, Prodígio vem agora testemunhar que a música angolana, particularmente o Hip Hop, caminha a passos firmes.

Young Thug ajuda rapper Snap Dogg a voltar a enxergar completamente

há 1 ano
Snap Dogg viu a sua vida completamente transformada, tudo graças ao seu amigo Young Thug, que pagou uma cirurgia. Na sua conta oficial do Instagram, esta semana, Snap Dogg visivelmente animado e emocionado, disse:”você me salvou”.

Três gerações do Semba protagonizam live solidário

há 2 anos
Denominado `3G do Semba-Live no Kubico´, além do lado beneficente, o encontro das das três figuras representativas do Semba poderá marcar as histórias dos lives em Angola. O evento acontece às 14 horas e 30 minutos de domingo e pode também ser acompanhado pelas páginas oficiais dos músicos e no YouTube da Platina Line, bem como na TPA, TPA online e RTP África.

Curso de belas artes da Universidade de Howard passa a ser `Chadwick A. Boseman College of Fine Arts´

há 1 ano
A petição havia sido criada pelos estudantes da universidade desde a morte de Chadwick, sendo a mudança foi oficializada a partir de ontem.

Wizkid torna-se o primeiro africano a entrar para o Top 10 da Billbord Hot 100

há 8 meses
O artista nigeriano voltou a fazer história esta semana. De 30 anos, Wizkid tornou-se o primeiro artista africano a entrar para a 10ª posição da principal tabela da indústria musiacal nos EUA, poucos dias depois de receber um certificado platina da Associação da Indústria Fonográfica (RIAA).

Galeria angolana Jahmek Contemporary Art conquista prémio em Madrid

há 12 meses
A galeria angolana Jahmek Contemporary Art venceu o Prémio Opening, da Feira de Arte “Arco Madrid” 2021, com a instalação “Hope as a Praxis” e “How to Make a mud Cake”.

Partiu para a eternidade Jacob Desvarieux

há 11 meses
O guitarrista e fundador da banda antilhana Kassav, Jacob Desvarieux, de 65 anos, morreu nesta sexta-feira vítima de covid-19, num hospital universitário de Guadalupe, anunciou a produtora do grupo.

Boss AC acaba de confirmar que já foi compensado pela música utilizada na campanha da Unitel

há 5 meses
O músico Boss AC, de nome de baptismo Ângelo Firmino acabou de confirmar hoje que está resolvida a situação de pagamentos dos direitos autorais da música ‘Quieres Dinero” ft Gutto e Glória Stefan, utilizada na campanha Unitel Money.

Novo Samurai: Mixtape em homenagem a DJ Samurai já está disponível

há 5 meses
A compilação de 21 músicas foi revelada na tarde de hoje, tendo sido disponibilizada apenas o lado A, com 16 faixas. Enquanto se espera pelo lado B, Deejay Soneca dá destaque às participações de Uncle J e Leonardo Wawuti, além de congregar outros nomes da nova e velha escola do Rap lusófono.

Modo Prodígio: Iraquiano disponibiliza terceira mixtape

há 3 meses
Neste seu terceiro projecto a solo, o rapper traz rimas por cima do Boom Bap, Trap e Drill. Com 11 faixas musicais e instrumentais inéditos, ‘Modo Prodígio’ não só faz alusão a Pro2da como rapper favorito de Iraquiano, mas também traz uma faixa exclusivamente dedicada ao ídolo, a par de outras dedicadas à família, com destaque para a sua falecida Avó e a sua Irmã.

Nesr Art Foundation anuncia candidaturas para novo programa de residência artística em Luanda

há 9 meses
Até ao dia 25 de Setembro, artistas angolanos com idade igual ou superior a 18 anos, baseados em Luanda e nas demais províncias do país, são encorajados a participar desta Open Call.

Lenda do rock and roll, Little Richard morre aos 87 anos

há 2 anos
Morreu Little Richard, um dos pioneiros da primeira vaga de rock and roll nos EUA. O músico tinha 87 anos e não foram ainda reveladas as causas de morte do autor de “Tutti Frutti”.

Luciano Camargo lança primeiro álbum a solo

há 2 anos
O cantor brasileiro Luciano Camargo vai lançar, pela primeira vez em 29 anos de carreira, um projecto a solo. Trata-se de um obra com 15 faixas inéditas a ser apresentada no dia 16 de Outubro.