José Luís Mendonça reage ao recente escândalo na literatura angolana

Reagindo sobre o mais recente escândalo no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, edição 2020, Luís Mendonça disse que a acção é frequente e aponta como exemplo um livro que, depois de ser desclassificado num concurso, o autor publicou-o com um outro título, por isso, deixa várias recomendações.

O “Prémio Literário Jardim do Livro Infantil”, edição 2020, atribuído à obra “A Kandengue Do Golungo e o Livro Que Não Tinha Fim” foi anulado, por alegado plágio ao livro” O Livro Que Não Tinha Fim”, de Sandra Aymone, editado no Brasil em 2015, pela Educar DPaschoal.

José Luís Mendonça disse ter passado por experiência similar enquanto júri dos prémios Sagra Esperança e António Jacinto, entretanto, o concorrente não chegou a ser proclamado vencedor, por uma simples chamada, pelo que aconselha mais atenção e cautela por quem vier a ser escolhido para júri em prémios literários.

“O mais curioso é que se notava uma tentativa folclórica e carnavalesca de angolanizar a obra, inserindo nela três nomes de regiões de Angola, cuja localização no espaço discursivo distorcia o espaço metafórico” disse.

Entretanto, o escritor e jornalista reconhece não ser fácil detectar os plágios e se a obra for estrangeira torna-se mais difici ainda, porém com apenas uma ligação telefónica conseguiu evitar que o pior acontecesse.

“Fui membro do júri do concurso Sagrada Esperança e António Jacinto. Uma vez recebemos uma obra só que, tanto na linguagem quanto o contexto apontava para uma pessoa muito culta. Um telefonema com apenas três palavras revelou que o concorrente, em toda sua vida só tinha lido um livro de poesia de um autor angolano. Mais tarde, a pessoa em causa publicou a mesma obra com um outro título”, denunciou através da sua rede social.

as cargas mais recentes

Young Buck está de volta com EP “40 Days & 40 Nights”

há 1 ano
Após enfrentar uma fase extensiva de adversidades, Young Buck revela-se cada vez mais determinado a dar o seu melhor enquanto artista. Nos referimos ao lançamento da nova EP, distribuído sob o selo Cashville Records, composto por 7 faixas musicais, e participações de Oskie e Tray8.

Sinéad O’Connor dedide pôr fim à carreira musical

há 1 ano
Após 40 anos de percurso, nos quais lançou 10 álbuns, a cantora irlandesa decidiu pôr fim à carreira artística, para dedicar-se a outras actividades.

Ex-esposa de Dr.Dre exige milhões para pensão alimentícia

há 2 anos
Nicole Young, ex-esposa do rapper Dr. Dre, está a exigir USD 2 milhões de pensão alimentícia mensal ao ex-marido, sem contar os mais USD 5 milhões que ela pede por seus custos com advogados.

Morreu Amaro Fonseca, a voz do programa “Balumuka”

há 1 ano

Filmes da Geração 80 premiados em festivais de cinema nos Estados Unidos

há 2 anos
O filme AR CONDICIONADO e o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS acabam de ser premiados no Imagine Science Film Festival 2020 e no San Francisco Dance Film Festival 2020.

10 anos depois Diff regressa ao game para revolucionar o Rap

há 2 anos
É dos rappers mais modernos da actualidade e só não deu cartas porque esteve dez anos fora do mainstream, mas, está de volta e desta vez com um EP de 4 faixas musicais, incluindo os respectivos vídeoclips. Além da obra, o músico preparou uma “bomba” com Anselmo Ralph e fala à Carga sobre o seu regresso.

Selda põe fim ao hiato e anuncia novidades

há 2 anos

“Back In Black” dos AC/DC lidera lista dos 20 álbuns de Rock mais vendidos de todos os tempos

há 2 anos
Dos 20 álbuns de Rock e Metal mais vendidos no maior mercado do mundo (Estados Unidos), o destaque vai para o “Back In Black”, dos AC/DC gravado há 40 anos.

Benguela acolhe a gala de abertura do Circuito Internacional de Teatro

há 1 ano
A sexta edição do Circuito Internacional de Teatro começa dia 30 de Julho e, vai até ao dia 16 de Setembro em Luanda e Benguela, sendo Maria João Ganga a homenageada escolhida do certame.

Spotify já opera em Angola: Confira os benefícios que o músico pode ter

há 2 anos
Depois de um comunicado em Fevereiro sobre a expansão dos seus serviços para o continente africano, agora é oficial, porque a plataforma de escuta lançou uma lista de países em que deseja actuar e Angola faz parte.

Wizkid recebe Certificado Platina nos EUA por causa da sua ‘Essência’

há 12 meses
A certificação dos artistas deveu-se ao sucesso do tema ‘Essence’, a 11 faixa do álbum Made in Lagos, lançado ano passado e que acabou por se tornar o primeiro Afrobeat a tingir esta marca em tão pouco tempo.

Eclosão: Leandro Marques inaugura primeira exposição individual na Galeria Tamar Golan

há 2 anos
A mostra ficará patente ao público até ao dia 26 de Abril, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda, junto à escola 1205, paragem da Casa Lisboa.

Duetos N´avenida: “É um projecto inclusivo, que dá o palco a quem tem qualidade”.

há 3 anos
Projecto musical reafirma inclusão e valorização artística na abertura da 4ª temporada.

Nankhova: “No meu ranking sou um músico a seguir, um exemplo bom para a música nacional”

há 2 anos
Nankhova é um artista que dispensa apresentações, nos croquis de moda impressiona com o seu Je ne sois quoi e nas pautas musicais pretende transmitir a sua alma que é gerida pelo seu “grande Deus”.

Angola 70’s: Show do Mês recria período dourado da música angolana

há 1 ano
Denominado Angola 70’s, o show pretende mostrar a esteticidade da nossa música, recordando os anos 70, período de maior produção artística e, por isso, considerado por muitos ” período dourado da música angolana”, que durou até finais da década 70.

Escritora Helena Dias anuncia o segundo lançamento da “Ressurreição”

há 2 anos