José Luís Mendonça reage ao recente escândalo na literatura angolana

Reagindo sobre o mais recente escândalo no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, edição 2020, Luís Mendonça disse que a acção é frequente e aponta como exemplo um livro que, depois de ser desclassificado num concurso, o autor publicou-o com um outro título, por isso, deixa várias recomendações.

O “Prémio Literário Jardim do Livro Infantil”, edição 2020, atribuído à obra “A Kandengue Do Golungo e o Livro Que Não Tinha Fim” foi anulado, por alegado plágio ao livro” O Livro Que Não Tinha Fim”, de Sandra Aymone, editado no Brasil em 2015, pela Educar DPaschoal.

José Luís Mendonça disse ter passado por experiência similar enquanto júri dos prémios Sagra Esperança e António Jacinto, entretanto, o concorrente não chegou a ser proclamado vencedor, por uma simples chamada, pelo que aconselha mais atenção e cautela por quem vier a ser escolhido para júri em prémios literários.

“O mais curioso é que se notava uma tentativa folclórica e carnavalesca de angolanizar a obra, inserindo nela três nomes de regiões de Angola, cuja localização no espaço discursivo distorcia o espaço metafórico” disse.

Entretanto, o escritor e jornalista reconhece não ser fácil detectar os plágios e se a obra for estrangeira torna-se mais difici ainda, porém com apenas uma ligação telefónica conseguiu evitar que o pior acontecesse.

“Fui membro do júri do concurso Sagrada Esperança e António Jacinto. Uma vez recebemos uma obra só que, tanto na linguagem quanto o contexto apontava para uma pessoa muito culta. Um telefonema com apenas três palavras revelou que o concorrente, em toda sua vida só tinha lido um livro de poesia de um autor angolano. Mais tarde, a pessoa em causa publicou a mesma obra com um outro título”, denunciou através da sua rede social.

as cargas mais recentes

Sintoniza 95.5 FM: Matabicho

há 1 ano
Quem sintoniza a LAC, ao Domingo, das 10 até às 12 horas, pode acompanhar um dos programas mais eclécticos da Antena Comercial. No ar desde 2015, o `Matabicho´, tem uma equipa de cinco apresentadores, nomeadamente: Jorge Guerra, Walter dos Reis, Rosário Rodrigues, Edilson de Almeida e Selma Simba, que funciona em regime de rotação anual. Quanto a pluralidade de conteúdos, o programa aspira explorar artes eruditas, entreter, educar e informar estando actualmente ao “comando” de Djanira Barbosa, que conta com o suporte de Mauro Costa.

Dave Bautista diz que The Rock não é um bom actor

há 10 meses
O actor e antigo lutador de Luta Livre, Dave Bautista, astro do filme Guardiões da Galáxia, afirmou que Dwayne Johnson “The Rock” não é um bom actor, apesar do sucesso que faz.

Revelações da Forbes indicam que Kanye West não é assim tão rico como se pensa

há 5 meses
Afinal, a fortuna de Kanye West não é tanta assim como se noticiou nos últimos dias. De acordo com as novas revelações da Forbes, a riqueza do músico cifra-se em menos de um terço dos que se conhece.

Céline Dion: Da magreza extrema a fashionista favorita das marcas

há 4 meses
Colecções da Dior, Chanel, Oscar de la Renta e muitas outras marcas, têm-na como número um e, garantem que os looks só ganham vida pela performance de Céline.

Três cantoras entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo

há 8 meses
No seu todo, a lista conta com 100 mulheres oriundas de 30 países, e pertencentes a quatro gerações. Entre estas, há 10 chefes de estado, 38 directoras executivas e 5 artistas de entretenimento.

Papekas: “Quero mostrar que o Rap pode ser a mistura certa para todo o tipo de género musical”

há 1 ano
Papekas é um rapper que ganhou notoriedade nos freestyles da escola e hoje invade os mercados moçambicano e sul-africano. O artista tem se dedicado ao Rap acústico. A partir de Johannesburg, deixa os primeiros registos de uma proposta inovadora para Rap angolano.

Gabriel Tchiema apresenta novos projectos

há 10 meses
O músico está a preparar um novo álbum em que se esperam as participações de Rui Veloso, Salif Keita, Loko A Kanza e Edmazia Mayembe. Em conversa com a Carga, esta tarde, descreveu a obra e revelou que a mesma será antecedida de outro projecto inédito.

Depois de várias ausências, Edmázia Mayembe aparece e toma de ‘assalto’ Top Best

há 3 meses
Disponibilizada no passado dia 8 de Fevereiro, a faixa da autoria de Edmazia Mayembe está disponível em todas as plataformas digitais e acaba de atingir o número um das televisões e rádios.

Xutos e Pontapés testam prontidão dos fãs pós confinamento

há 1 ano
Depois da paragem por conta da pandemia do Covid-19 o Teatro Tivoli (Lisboa/Portugal) reabre as portas em Julho, com destaque para o concerto dos Xutos e Pontapés, no dia nove (9).

AMA – Yola Semedo diz que não merece estar entre os nomeados

há 1 ano
Yola Semedo afirmou que este ano (2020) não se revê profissionalmente nas nomeações do Angola Music Award, pelo facto de não ter se empenhado o suficiente.

Wizkid lança o “melhor álbum da sua carreira” com participações de luxo

há 9 meses
O novo álbum de Wizkid já é dos primeiros mais ouvidos da Apple Music da Nigéria. Intitula-se ‘Made in Lagos’, e traz participações de Burna Boy, Damien Marley e H.E.R., entre outras.

Arqui Last homenageia Kueno Aionda em novo videoclipe

há 10 meses
`Revelação´ é o título da música, cujo videoclipe será lançado hoje as 20 horas nas plataformas digitais.

Nova foto de Avatar 2 “enlouquece” cinéfilos

há 1 ano
A foto, publicada no perfil oficial do filme no Twitter, traz os actores Sam Worthington, Zoe Saldana, Kate Winslet e Cliff Curtis dentro de tanques de água no set de filmagens.

José Neto é o novo técnico de basquetebol do Petro

há 11 meses
O técnico brasileiro José Neto é o novo técnico da equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda.

Preto Show fala da estreia do seu programa no Afro Music Channel

há 1 ano
Em breve entrevista à Carga esta tarde, o autor de “Internacional Banger” informou que o seu programa é um talk show que vai ao ar no próximo sábado, a partir das 14 horas, e será exibido duas vezes por semana e destina-se a ajudar as famílias mais carenciadas.

Em dia de aniversário Nankhova brinda os fãs com novo videoclip

há 2 meses