Jovens da Mulemba apresentam “Se O Amor enchesse a Barriga” no auditório Wyza

A Fundação Arte e Cultura vai apresentar no próximo dia 21 de Agosto, pelas 18 horas, no seu auditório Wyza Anfiteatro, a peça teatral “Se o amor enchesse a barriga” do Grupo Jovens da Mulemba.


Trata-se de uma nova e mais recente iniciativa da Fundação, que visa, mais do que diversificar as propostas culturais para os amantes das artes, desenvolver a Arte e Cultura angolana, bem como apoiar os jovens artistas que buscam de apoios para mostrarem o que sabem fazer. A produção é da Fundação Arte e Cultura e a participação é gratuita para todos.

Sobre a peça- Sinopse “O AMOR NÃO ENCHE A BARRIGA”

“A história retrata o romance de dois jovens apaixonados, onde um é portador de deficiência física e por via disso sofre discriminação; É estigmatizado pela família da noiva não apenas por portar uma limitação física, mas também e sobretudo pelo facto de ser de uma família menos abastada (Pobre).


Tentamos de igual modo abordar sobre a questão da materialização dos relacionamentos que também traz uma reflexão cultural profunda sobre os casamentos arranjados que era um traço cultural bastante efervescente no nosso mosaico cultural outrora, que nos últimos tempos fruto dos vários contextos quase que já nem se nota essa prática; onde as famílias tomam o Direito de decidir de forma categórica sobre a vida amorosa dos filhos. O título provocador visa dar resposta ao adágio popular que atesta que 《O AMOR NÃO ENCHE A BARRIGA》, o grupo traz a baila esse manto Sociológico de reflexão.

Os protagonistas e personagens

São protagonistas desse Romance Mauro da Graça Mendonça (Mendonça Suares) e Filomena Anita (Márcia Lufuankenda). Wandy e Diodeth Pinto (Suzana e Mana Ivone), Mãe e tia de Mendonça. Paciência Rufino (Nzongo Lufuankenda e Matondo), Pais de Márcia. António Kapangu (Papá Lufuankenda), Tio da Márcia.

as cargas mais recentes

Advogado se retrata após prestar informações erradas sobre o estado de saúde de DMX

há 10 meses
Ontem a noite, parecia que a comunidade Hip-Hop tinha recebido um vislumbre de esperança após a notícia assustadora de que DMX estava em estado vegetativo. No entanto, a informação que X já respirava sem a ajuda de aparelhos, era falsa.

MOVART: Galeria de arte contemporânea africana chega a Lisboa com `AIR IHOSVA´ de Ihosvanny

há 1 ano
O projecto nascido em 2015, e que em 2017 se tornou a primeira galeria comercial a surgir em Angola, abre em Portugal com trabalhos inéditos de Ihosvanny, um artista de origem angolana que é representado pela MOVART desde a sua fundação.

Black Diamondz: Entretenimento negro conta com canal exclusivo na Zap

há 7 meses
Numa altura em que a televisão ocupa um lugar importante e de destaque para as famílias, a ZAP anunciou em comunicado que acaba de reforçar a sua oferta de canais com o lançamento do Black Diamondz e Cubayo, melhorando a sua extensa variedade de conteúdos musicais, com o objectivo de diversificar a oferta de canais de entretenimento.

Robertinho mostra todo seu potencial no álbum ‘Nguma’, o terceiro da carreira

há 10 meses
O músico Fernando Lucas da Silva “Robertinho” anunciou a gravação do seu terceiro disco, intitulado “Nguma”, com saída prevista para o meio do ano.

Fundação Arte e Cultura apresenta concerto online com o músico Totó

há 2 anos
Sob o lema, Fique em casa e proteja a sua vida, o concerto enquadra-se no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura Online, que visa incentivar as famílias a permanecer em casa, como forma de prevenção contra a Covid-19. Nesta senda, o concerto com o músico Totó será apresentado nesta sexta-feira, dia 24, pelas 19 horas.

Música angolana volta a registar mais uma morte: Adeus Inó Gonçalves!

há 9 meses
Inó Gonçalves pertenceu aos Kituxi, um dos agrupamentos musicais mais internacionais do país. Foi percussionista e tocava tambor solo. O músico morreu após sofrer um ataque cardíaco.

Brian May, integrante dos Queen, eleito o melhor guitarrista de todos os tempos

há 2 anos
Para a mesma nomeação estavam as lendas Eric Clapton, Jimmy Page, Jimi Hendrix e Eddie Van Halen. Ao reagir à votação, May emocionou-se e confessou que não se via nem sequer no Top 3 dos melhores guitarristas.

Vice-Presidente da República destaca o talento e incentiva autores da coreografia “Jerusalema”

há 1 ano
Durante a audiência, Bornito de Sousa foi informado sobre a boa fase e sobre os projectos e ambições do grupo angolano, cujo talento foi provado e teve reconhecimento mundial.

Lewis Hamilton revela que também é Rapper

há 1 ano
Afinal Lewis Hamilton também tem uma veia artística, a revelação foi feita na primeira pessoa. O hexacampeão usou a página oficial do Instagram para assume autoria da música “Pipe” em colaboração com Christina Aguilera, onde usa o codinome de XNDA e diz que insegurança motivou o anonimato.

O Rotineiro Incansável

há 2 anos
Kizua Gourgel anunciou o sucessor do álbum Tetembwa.

Jay-Z torna-se o artista com mais indicações na história dos Grammys

há 2 meses
O rapper acumula um total de 23 troféus e é agora o mais indicado de todos os tempos na história dos Grammys, ultrapassando Quincy Jones, com quem dividia a liderança de 80 indicações duarante anos.

Nsoki se posiciona sobre associação da sua imagem a campanhas políticas

há 9 meses

Universidade Hip Hop Angola: 10 anos a alicerçar os elementos, conceitos e fundamentos da Cultura Hip Hop

há 11 meses
Criada há uma década, mais propriamente aos 6 de Março de 2011, pelo “sexteto” Quartel d’Áfrika, oriundos da Mulemba Waxa Ngola, local onde foi enraizada a catedral do conhecimento do Hip Hop nacional.

Um ano sem Carlos Burity

há 6 meses
A primeira quinzena de Agosto de 2020, foi uma das piores semanas para a cultura nacional. Enquanto a nação ainda enxugava as lágrimas pelo passamento físico de Waldemar Bastos, acontece outro infortúnio no mundo da música, Carlos Burity veio a falecer no dia 12 de Agosto de 2020, em Luanda, também vítima de doença, aos 67 anos de idade.

Hildebrando de Melo: “Todos os ministros que passaram no Ministério da Cultura só atrapalharam os artistas”

há 6 meses
No respaldo dos dois meses da amostra -Mantrax, que encerrou na última semana, no Centro Cultural Brasil Angola, Hildebrando de Melo aborda, fundamentalmente, assuntos que dizem respeito a sua área de actuação.

FAF e clubes anulam Girabola

há 2 anos