Jovens da Mulemba exibem a `Prova dos Nove´ na LAASP


Sob a direcção e produção do encenador António Kapangu, a peça será apresentada no auditório principal da LAASP, no próximo sábado, dia 12 de Dezembro.

Durante um período de duas horas e meia o evento contará com a participação de vários artistas como Jakilsa, Os Andoys, Serafina Sanches e Lukenya Bandeira. A apresentação estará a cargo de Pedro Belgio, poeta e actor.

`Prova dos Nove´ aborda de forma clara a questão da infertilidade e do aborto, trazendo assuntos domésticos para uma sala nobre de espetáculos.
“Procuramos discutir de forma séria e profunda o dilema do aborto e da infertilidade. É preocupante a maneira como se tem banalizado a sexualidade, por parte dos adolescentes e jovens. Isto é
resultado da inexperiência, desinformação e medo de represálias familiar e social. Por conta disso, após a gravidez, adolescentes optam pela via do aborto arriscado, expondo sua vida ao perigo de forma gratuita”, explicaram em nota.

Ainda assim a peça tenta compreender as causa da infertilidade e possíveis soluções para “resolucionar” o problema, ao mesmo tempo questiona sobre a pressão social que se sobrepõe ao dilema da infertilidade aos jovens e recentes casamentos, assim explica o encenedor, António Kapangu.

Por maio da arte de representar, o espetáculo terá uma visão pedagógica e cientifica dos dilemas socias destacados na noite. A peça conta com a participação dos actores como Bartolomeu Rufino, Idaliany Isaac, António Kapangu, Benvindo Ferraz, Juliana dos Santos que formam o elenco do
espetáculo.

Sobre os Jovens da Mulemba
O grupo teatral Jovens da Mulemba, foi fundado no dia 10 de Setembro de 2011, inicialmente preenchia a actividade Poesia na Mulemba, promovida pelo Movimento LevArte e pela Universidade Hip Hop. Depois passou actuar em escolas, igrejas, hospitais e actividades promovidas por ONGs, até
chegarem a actuar em palcos convencionais e institucionais. Pela sua origem e dinâmica na periferia. O grupo tem como lema “assalto ao asfalto“.

as cargas mais recentes

Bruno Fernando também tem o rosto no Hall of Fame dos melhores jogadores da história da Maryland University

há 5 meses

Dinheiro da FIFA já está em posse da Federação Angolana de Futebol

há 2 anos
Dos valores 216 mil dólares serão entregues às associações desportivas das 18 províncias e servirá para assistir e aliviar os efeitos do Covid-19.

Luso fecha o projecto ‘Ilusionista’ em grande

há 2 anos
O rapper lançou ontem a última das 10 faixas do projecto Ilusionista, que já pode ser ouvido na íntegra nas plataformas digitais, e vem acompanhado de um novo single “Mortos pela Polícia”.

Conheça os galardoados do Prémio Nacional de Cultura e Artes-edição 2021

há 1 ano
O Prémio Nacional de Cultura e Artes é a mais alta disntição do Estado angolano, atribuída a criadores nas disciplinas de literatura, cinema e áudio visuais, artes plásticas, artes de espectáculos e investigação em ciência sociais e humanas.

Dr. Dre inclui dois artistas surdos à sua performance no intervalo do Super Bowl

há 12 meses
Sean Forbes e Warren Snipe farão história no Super Bowl, já neste domingo. Ao lado Eminem, Snoop Dogg, Kendrick Lamar e Mary J. Blige, a convite de D. Dre, ambos rappers surdos tornar-se-ão os primeiros intérpretes da ASL a apresentar canções do segmento em Linguagem Gestual Americana, em 55 anos de história.

Yola Semedo ou Ary, qual das duas tem mais hits?

há 2 anos
Apesar de as duas vozes angolanas surgirem em períodos distintos, não há muitas dúvidas de que constituem as principais referências femininas da música angolana da actualidade. Nas suas carreiras contabilizam-se 46 anos de estrada, sendo 31 para Yola e 15 de Ary.

Sabia que num dia como hoje uma festa inspirava o surgimento do Hip Hop?

há 2 anos
Tudo aconteceu há 47 anos atrás, no dia 11 de Agosto de 1973, quando o jamaicano, DJ Kool Herc organizou uma festa, no Bronx em Nova Iorque, que mudou para sempre a história da música pop. A festa que foi inicialmente organizada para a celebração do aniversário de Cindy Campbell, irmã do DJ, ganhou outros contornos tendo reunido no mesmo espaço os quatro elementos da kultura Hip hop e desde então, os irmãos passaram a ser considerados os pais do movimento.

Indecisão dos herdeiros inviabiliza construção do Museu Cesária Évora

há 1 ano
A falta de consenso nos diálogos entre o Ministério da Cultura de Cabo Verde e a família da cantora está a causar atraso na construção da Casa Museu Cesária Évora, em Mindelo.

Declaração Universal de Paz do Hip Hop completa 20 anos hoje

há 2 anos
A Declaração de Paz é um documento que reconhece o Hip Hop como uma cultura internacional de paz e prosperidade. O mesmo agrega um conjunto de princípios que orientam os Hiphoppers como sustentar o carácter pacífico da Kultura Hip Hop, formar e buscar a paz mundial.

Netflix anuncia produção de documentário sobre Emicida

há 2 anos
Intitulado ‘Amarelo – É tudo para ontem’, contém entrevistas e cenas de bastidores, de um show no Theatro Municipal de São Paulo em 2019.

Sam Smith está a enfrentar problemas mentais

há 2 anos
O cantor reiterou aos fãs que lida com questões de saúde mental no seu dia-a-dia, uma situação que caminha para o mais difícil “serão mais difíceis que os outros dias”, admite.

Yola Araújo e LS Republicano rompem contrato por alegada “incompatibilidade”

há 2 anos
Depois de pouco mais de 10 anos de trabalhos, a cantora deixa de pertencer a LS Republicano, por causa de “incompatibilidades”.

Taylor Swift acusada de plagiar no último álbum

há 3 anos
O álbum surpresa de Taylor Swift foi lançado na última sexta-feira (24) e vendeu mais de 1,3 milhões de cópias em 24 horas. A capa do disco, segundo a banda de metal Emperor, é um plágio da obra “Stridig” e apresenta evidências.

Nova Energia realiza “Brunch” do Show do Mês

há 2 anos
Ao contrário do Funge do Show do Mês, não será uma tarde dançante, tendo em conta as restrições, mas os participantes poderão desfrutar de boa música (sem banda) e degustar do brunch com quitutes da terra.

Afeni e Tupac Shakur documentados em nova série

há 3 anos
Em cinco episódios, `Outlaw: The Saga Of The Shakurs´ traz um retracto íntimo e amplo da dupla mãe e filho, mais inspiradora e perigosa da história americana, cuja mensagem unificada de liberdade, igualdade, perseguição e justiça é mais relevante hoje do que nunca.

Revanche do ‘Verzuz battle’ Swizz Beatz vs Timbaland acontece já amanhã

há 2 anos
Os dois co-fundadores do Verzuz vão defrontar-se mais uma vez, porém, ao contrário do que foi feito em Março de 2020, Swizz Beatz e Timbaland, sairão do Instagram para protanizar um battle ao vivo, a partir de Miami.