Júlio Pinto apresenta ‘Formas e Tamanhos’ na Galeria Tamar Golan

O artista angolano Júlio Pinto vai apresentar-se no próximo dia 20 de Agosto de 2021, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Formas e Tamanhos”. Uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 17 de Setembro de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

Nas palavras de Manuel Rui, “os traços do Júlio conjugam-se no nosso verbo cuiar.” Parecem umas vezes brincadeiras nossas antigas de crianças entrando rodopiando dentro para ficarmos tontos no meio dos remoínhos que o vento fazia com a areia. Outras vezes são os pensamentos infantis iludindo a solidão ou de repente a multidão de nossos ancestrais corpos colados rompendo a antiga escravidão pela força espiritual da natureza africana.

Júlio Pinto apresenta ‘Formas e Tamanhos’ na Galeria Tamar Golan

Traços que desenham os volumes de mamas ubérrimas de mulheres repletas de leite para amamentar o futuro de novos traços viajando distanciados lá para bué de longe nevoeiro ou filtro penumbra cinzenta no mato com os xinganjis no fingimento das máscaras ocultas ou mulheres maravilhosamente nuas pela inocência de grandes lábios lindos carnudos sem pecado original de um herotismo suavemente suave ou o mercado com silhuetas impressionistas da quitanda que nos alimenta paralelamente.

Júlio Pinto apresenta ‘Formas e Tamanhos’ na Galeria Tamar Golan

Júlio Pinto tem a ansiedade do traço a branco e preto e quando aposta na cor joga em experiência nos vermelhos do barro acastanhado e pinta como se fizesse cerâmica. Traços ou linhas que enrolam e interrogam o tempo. É mais um artista com quem podemos contar porque trabalha com a segurança daquilo que sabe e daquilo que quer: magia!

O artista

Nasceu em Luanda-Angola- bem na década de 90. Júlio Pinto, nome que venho tornando cada vez mais sonante na arena das artes, é um artista visual multidisciplinar (Banda desenhada, vídeo, fotografia, ilustração e animação 2D) com formação em Artes visuais pelo Estúdio Olindomar. Regularmente, o artista expõe com LUANDA CARTOON desde o seu estabelecimento em Angola e a nível internacional, sendo que a sua obra faz parte de colecções privadas e públicas. A pesquisa e os aspectos do cotidiano caracterizam o aspecto substantivo de sua prática artística.


Júlio Pinto é de resto o criador da mascote oficial da Polícia Nacional de Angola. Fundador da página Entre Artistas, e membro da organização do festival internacional de Banda Desenhada LUANDA CARTOON, desde 2007. Foi galardoado com uma bolsa da Fundação Sol para Formação especializada em artes plásticas pelo Instituto Superior de Ciências da Educativas do Douro (ISCE)Portugal- Porto.

as cargas mais recentes

Cee Lo Green é acusado de misoginia após criticar hipersexualização de Cardi B, Megan The Stallion e Nicki Minaj

há 2 anos
Para o também rapper, que falava em entrevista à Far Out Magazine, deveria haver um “tempo e um lugar” para o “conteúdo adulto” na música, lembrando que “muita música hoje é lamentável e decepcionante em nível pessoal e moral”.

Disfarçado, Paul Pogba aparece em palco e canta com Burna Boy

há 10 meses
Ontem, momento depois da retumbante vitória do Manchester United sobre o Newcastle, Paul Pogba mostrou o seu lado rapper ao aparecer disfarçado em palco e interpretar `Focus´ com Burna Boy.

Rapper Simini Ni Moyo morre após 10 horas de intervenção cirúrgica 

há 5 meses
O rapper da “Old School” morreu ontem,12, de Fereveiro, em Setúbal ( Portugal ), onde vivia há alguns anos com a família. Simini foi a óbito depois de ser submetido a uma intervenção cirúrgica de 10 horas, devido a uma crise, apurou a Carga de uma fonte próxima ao músico.

Após reclamar falta de benesses, Spencer Elden acusa Nirvana de pornografia infantil

há 10 meses
Em vésperas das comemorações das três décadas do álbum, o jovem americano, agora com 30 anos, decidiu se rebelar contra o Nirvana, tendo inicialmente reclamado que não enriqueceu e na semana passada decidiu abrir uma queixa, alegando que o seu nome está associado à exploração comercial.

Flor de Raiz: “Não temos produtoras sérias”

há 2 anos
Irreverente e muito frontal, a kudurista Flor de Raiz afirmou que não há nenhuma produtora séria ou capacitada, em Angola, para elevar os kuduristas a patamares mais alto.

Dog Murras desmente saída da TV Zimbo

há 2 anos

“Fenómeno” que atende pelo nome de Anna Joyce passará por Portugal

há 5 meses
Graças ao álbum homónimo, a Fofinha alcançou façanhas inéditas e conheceu o auge da carreira, cuja cereja no topo do bolo será a sua grande estreia no Coliseu dos Recreios, no próximo dia 24 de Junho.

Liz Lyrics apresenta ‘Studio Session’, uma incursão à realidade social

há 2 anos
Liz Lyrics canta Rap e R&B desde 2010 e está este momento em Portugal a construir a carreira profissional. O angolano está prestes a colocar no mercado mais um projecto musical intitulado ‘Studio Session’, de 6 músicas e 6 vídeoclipes.

Peça teatral `As crises em tempos de crise´ do Grupo Jovens da Mulemba em cartaz na Fundação Arte e Cultura apresenta

há 1 ano
“A peça aborda de forma crítica, porém sarcástica sobre as crises de várias ordens: Econômica, Religiosa Cultural, e Social; Com uma tônica a crise de valores, a questão do respeito ao próximo, da relação que se quer salutar entre os vizinhos.

Moniz Silva é o novo presidente da FAB

há 2 anos
Com 17 votos, o antigo vice-presidente do 1º de Agosto Moniz Silva venceu as eleições na Federação Angolana de Basquetebol, tornando-se no seu novo presidente.

Começa hoje a contagem decrescente para a final do Estrelas ao Palco

há 1 ano
Faltam apenas três galas, para conhecermos o vencedor da 3ª temporada do Estrelas ao Palco, o maior concurso de imitação musical, de Angola.

Somos Angola Somos Cultura: Jomo Fortunato reitera que o Palácio de Ferro está aberto a propostas culturais

há 12 meses
Numa altura em que a ala artística insurgia-se contra as medidas restritivas face à Covid-19, o Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, afirmou em entrevista ao Jornal da Zimbo que será inaugurado o Projecto `Somos Angola Somos Cultura´, justamente para ajudar a minimizar as dificuldades do sector cultural.

Nucho apresenta manifesto sobre desilusão dos angolanos em nova música

há 1 ano
O novo tema musical intitula-se ” Filho da Fome”. Sucede “Netas de N’zinga” e está disponível desde esta terça-feira nas principais plataformas digitais, para download gratuito.

Projecto “Angola 45” aguarda grande espetáculo em Lisboa com edição de um álbum

há 2 anos
O “encontro da liberdade” visa celebrar a nossa independência. Além de Bonga, participam ainda Yola Semedo, Don Kikas, Eduardo Paim, Kyaku Kyadaff, Mago de Sousa, Klaudio Hoshai, Hélvio e instrumentistas como Carlitos Xiemba, Galiano Neto, Betinho Feijó, entre outros.

Kool Klever dá voz à saga dos ‘Poetas de Bairro’

há 2 anos
O rapper Kool Klever junta-se a Mamy, Duc, Lizzy, Soldier, Luso e Nucho para dar corpo à saga do projecto Poetas de Bairro. Os sete artistas estão em estúdio a gravar o tema “Se Eu Morrer Amanhã”, cujo videoclipe estreia brevemente no YouTube da Carga.

Nue Wave disponibilizam teaser do single `És tu´

há 1 ano
O single é mais uma promocional da primeira EP dos Nue Wave, a ser lançada brevemente, que intitular-se-á “Wave”.