Júlio Pinto apresenta ‘Formas e Tamanhos’ na Galeria Tamar Golan

O artista angolano Júlio Pinto vai apresentar-se no próximo dia 20 de Agosto de 2021, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Formas e Tamanhos”. Uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 17 de Setembro de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

Nas palavras de Manuel Rui, “os traços do Júlio conjugam-se no nosso verbo cuiar.” Parecem umas vezes brincadeiras nossas antigas de crianças entrando rodopiando dentro para ficarmos tontos no meio dos remoínhos que o vento fazia com a areia. Outras vezes são os pensamentos infantis iludindo a solidão ou de repente a multidão de nossos ancestrais corpos colados rompendo a antiga escravidão pela força espiritual da natureza africana.

Júlio Pinto apresenta ‘Formas e Tamanhos’ na Galeria Tamar Golan

Traços que desenham os volumes de mamas ubérrimas de mulheres repletas de leite para amamentar o futuro de novos traços viajando distanciados lá para bué de longe nevoeiro ou filtro penumbra cinzenta no mato com os xinganjis no fingimento das máscaras ocultas ou mulheres maravilhosamente nuas pela inocência de grandes lábios lindos carnudos sem pecado original de um herotismo suavemente suave ou o mercado com silhuetas impressionistas da quitanda que nos alimenta paralelamente.

Júlio Pinto apresenta ‘Formas e Tamanhos’ na Galeria Tamar Golan

Júlio Pinto tem a ansiedade do traço a branco e preto e quando aposta na cor joga em experiência nos vermelhos do barro acastanhado e pinta como se fizesse cerâmica. Traços ou linhas que enrolam e interrogam o tempo. É mais um artista com quem podemos contar porque trabalha com a segurança daquilo que sabe e daquilo que quer: magia!

O artista

Nasceu em Luanda-Angola- bem na década de 90. Júlio Pinto, nome que venho tornando cada vez mais sonante na arena das artes, é um artista visual multidisciplinar (Banda desenhada, vídeo, fotografia, ilustração e animação 2D) com formação em Artes visuais pelo Estúdio Olindomar. Regularmente, o artista expõe com LUANDA CARTOON desde o seu estabelecimento em Angola e a nível internacional, sendo que a sua obra faz parte de colecções privadas e públicas. A pesquisa e os aspectos do cotidiano caracterizam o aspecto substantivo de sua prática artística.


Júlio Pinto é de resto o criador da mascote oficial da Polícia Nacional de Angola. Fundador da página Entre Artistas, e membro da organização do festival internacional de Banda Desenhada LUANDA CARTOON, desde 2007. Foi galardoado com uma bolsa da Fundação Sol para Formação especializada em artes plásticas pelo Instituto Superior de Ciências da Educativas do Douro (ISCE)Portugal- Porto.

as cargas mais recentes

Artistas angolanos beneficiam de carteira profissional já a partir de Junho

há 9 meses
O documento que representa um ganho da classe, é mais uma forma de assegurar o cumprimento dos princípios deontológicos dos criadores.

16 anos de “Artes ao Vivo”

há 2 anos
A efeméride é marcada com uma exposição online que imprime a historiográfica do projecto, bem como um debate entre Lukenny Bamba e Kool Klever, cujo tema será a “Existência, persistência e a criação do Artes ao Vivo”, amanhã, a partir das 14 horas no Eclético FM.

Software Carnal: Nova obra poética de José Luís Mendonça chega aos leitores dia 30 de Setembro

há 4 meses
Com apresentação crítica de Fátima Fernandes e a palavra da leitora de Conceição Neto, o evento terá como mestre de cerimônia, Djanira Barbosa, e será também palco de poesia e canto dedilhado nas cordas da viola de Wilmar Nakeni, Lala e Pedro Bélgio.

C4 Pedro é o único artista dos Palop no “Africa Day Benefit Concert at Home”

há 2 anos
O artista acaba de confirmar que está tudo a postos e em contagem decrescente para começar o grande show em alusão ao dia de África. Marcado pela diversidade e união, o concerto congrega grandes nomes da música africana, sendo C4 Pedro o único artista oriundo dos PALOP.

Vinte e quatro filmes concorrem ao prémio de melhor filme no festival internacional de curta metragem da Kianda

há 1 ano
O FESC-KIANDA é o primeiro festival internacional de cinema que premeia as curta-metragens produzidas de Janeiro à Novembro de cada ano. É um evento anual inserido nas festividades da cidade de Luanda.

José Luís Mendonça reage ao recente escândalo na literatura angolana

há 2 anos
Reagindo sobre o mais recente escândalo no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, edição 2020, Luís Mendonça disse que a acção é frequente e aponta como exemplo um livro que, depois de ser desclassificado num concurso, o autor publicou-o com um outro título, por isso, deixa várias recomendações.

Covid-19: Paulo Gustavo volta a fazer o Brasil chorar, mas desta vez não é de rir

há 9 meses
O actor e humorista, protagonista da franquia “Minha Mãe é uma Peça”, de 42 anos, faleceu nesta ontem, vítima de Covid-19. Já em luto pelas mais de 400 mil mortes causadas pela pandemia e seus derivados, o Brasil recebeu a notícia aos prantos após a confirmação da acessória do artista.

Por onde anda o Pato?

há 2 anos
Em 2018 deu o ar da sua graça no Show do Mês, como convidado de Don Kikas, e prometeu retomar os palcos, mas de seguida voltou a sumir do mapa musical.

BET Awards 2021 anuncia tributo especial para o lendário rapper DMX

há 7 meses
O tributo que teve a curadoria do produtor Beatz, amigo de longa data de DMX, também incluirá uma performance de uma nova canção do álbum póstumo de X, Exodus, que foi lançado pela Def Jam Recordings em 28 de Maio.

“In Da Club” atinge 1 bilião de views no Youtube

há 1 ano
50 Cent acaba de atingir os 10 dígitos de views. O vídeo datado de 2003, que teve a participação de Eminem e Dr. Dre entrou em “território” lendário.

Gabriel o Pensador lança novo Single

há 2 anos
Neste período de contingência global, Gabriel O Pensador lança o seu novo single “A Cura está no Coração”, como forma de apelo global à solidariedade entre todos, para ultrapassarmos esta fase difícil e sem precedentes na história da Humanidade.

Desiludidos, MCK e Ikonoklasta lembram aos dirigentes que “Não Era Pra Ser Assim”

há 5 meses
Na música, MCK e Ikonoklasta adaptam o tema “Anangola Ya Dila”, de Artur Nunes, ao actual contexto de crise e incertezas que o país mergulhou desde 1975.

Jay Pallmer apresenta-se ao mercado musical com EP `MySelf´

há 9 meses
Contrariando todas adversidades da época pandémica, o 2020 vem se revelando frutífero para muitos artistas e, a EP `MySelf´ é mais uma prova desta teoria.

`O último Roubo´ marca a estreia de Sofia Lucas no teatro

há 5 meses
O Grupo Muxima Yetu Teatro vai estreiar no dia 28 & 29 de Agosto do corrente ano, às 19 horas, no auditório Njinga Mbande, a peça `O Último Roubo´.

Prémio Nobel da Literatura 2020 atribuído a poetisa Louise Glück

há 1 ano
Louise Glück é uma poetisa norte-americana de 77 anos conhecida pela sua “voz poética e com beleza austera, que manifestam a “existência individual universal”, em temas de infância e vida familiar ou as relações de estreia entre pais e irmãos.

Mariotti: Uma voz jovem ao nível dos grandes do Zouk angolano

há 8 meses
“Suco Love” e “Tamu Numa” são só músicas promocionais, porque o artista tem se preparado para, em data definida, anunciar outros lançamentos, que podem não ser necessariamente Extend Play.