Júlio Pinto apresenta ‘Formas e Tamanhos’ na Galeria Tamar Golan

O artista angolano Júlio Pinto vai apresentar-se no próximo dia 20 de Agosto de 2021, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Formas e Tamanhos”. Uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 17 de Setembro de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

Nas palavras de Manuel Rui, “os traços do Júlio conjugam-se no nosso verbo cuiar.” Parecem umas vezes brincadeiras nossas antigas de crianças entrando rodopiando dentro para ficarmos tontos no meio dos remoínhos que o vento fazia com a areia. Outras vezes são os pensamentos infantis iludindo a solidão ou de repente a multidão de nossos ancestrais corpos colados rompendo a antiga escravidão pela força espiritual da natureza africana.

Júlio Pinto apresenta ‘Formas e Tamanhos’ na Galeria Tamar Golan

Traços que desenham os volumes de mamas ubérrimas de mulheres repletas de leite para amamentar o futuro de novos traços viajando distanciados lá para bué de longe nevoeiro ou filtro penumbra cinzenta no mato com os xinganjis no fingimento das máscaras ocultas ou mulheres maravilhosamente nuas pela inocência de grandes lábios lindos carnudos sem pecado original de um herotismo suavemente suave ou o mercado com silhuetas impressionistas da quitanda que nos alimenta paralelamente.

Júlio Pinto apresenta ‘Formas e Tamanhos’ na Galeria Tamar Golan

Júlio Pinto tem a ansiedade do traço a branco e preto e quando aposta na cor joga em experiência nos vermelhos do barro acastanhado e pinta como se fizesse cerâmica. Traços ou linhas que enrolam e interrogam o tempo. É mais um artista com quem podemos contar porque trabalha com a segurança daquilo que sabe e daquilo que quer: magia!

O artista

Nasceu em Luanda-Angola- bem na década de 90. Júlio Pinto, nome que venho tornando cada vez mais sonante na arena das artes, é um artista visual multidisciplinar (Banda desenhada, vídeo, fotografia, ilustração e animação 2D) com formação em Artes visuais pelo Estúdio Olindomar. Regularmente, o artista expõe com LUANDA CARTOON desde o seu estabelecimento em Angola e a nível internacional, sendo que a sua obra faz parte de colecções privadas e públicas. A pesquisa e os aspectos do cotidiano caracterizam o aspecto substantivo de sua prática artística.


Júlio Pinto é de resto o criador da mascote oficial da Polícia Nacional de Angola. Fundador da página Entre Artistas, e membro da organização do festival internacional de Banda Desenhada LUANDA CARTOON, desde 2007. Foi galardoado com uma bolsa da Fundação Sol para Formação especializada em artes plásticas pelo Instituto Superior de Ciências da Educativas do Douro (ISCE)Portugal- Porto.

as cargas mais recentes

Lil Wayne disponibiliza terceira mixtape da saga `No Ceilings´

há 2 anos
Para Lil Wayne, `No Ceilings 3´ veio ressuscitar a cenas das mixtapes, que parecia já ser uma arte em extinção e, sendo um dos pioneiros, achou oportuno reoxigenar, uma vez que considera que a mesma ter um papel importante no apogeu da sua carreira.

23 de Setembro passa a ser considerado o `Dia de Nas´ na cidade de Queens

há 1 ano
A data 23 de Setembro não é mais um dia comum para os fãs do Hip Hop no Queens, é doravante o “Nas Day´ . Das mãos de Donovan Richards, “presidente” do bairro, Nas recebeu a honraria juntamente com a chave do município que o viu crescer e transformar-se no lendário rapper que é.

Bruno Fernando apresenta fundação direccionada à inclusão social

há 1 ano

Músico pondera deixar de cantar pelo facto do MPLA ganhar as eleições 2022

há 3 meses

Como está o mundo 11 anos após a morte de Michael Jackson?

há 2 anos
Passados 11 anos após a sua morte, o sucesso de Michael Jackson é ainda um mistério, se estivesse em vida, Jackson estaria a celebrar 62 anos.

Nobody Pray For Me: Álbum de estreia de Seaan Tiller já está disponível

há 10 meses
Depois de duas mixtapes, Seaan Tiller decidiu finalmente oferecer aos seus fãs o seu primeiro álbum. N.P.F.M (Nobody Pray For Me) chega assim ao mercado com 13 faixas e as participações de nomes de peso da música urbana em português.

Notorious B.I.G, Tupac e Jay-Z excluídos por Snoop Doog da sua lista dos melhores rappers da História

há 2 anos
Após ter enfrentado várias críticas por não considerar Eminem melhor rapper de todos os tempos, Snoop Dogg voltou a surpreender o movimento ao excluir Jay-Z, Nas, Tupac, Biggie Smalls e Kanye West da lista dos seus melhores rappers de todos os tempos.

SADIA ameaça levar Unitel a tribunal

há 1 ano
A Sociedade Angolana de Direitos de Autor exige 453 milhões de Kwanzas da operadora de telefonia móvel, pelas músicas executadas no Kisom Unitel e Toque de Espera.

Família real autoriza sessões de cinema públicas em casa

há 2 anos
A monarca permitiu que se realizassem sessões de cinema ‘drive-in’ no jardim da casa de campo da família, em Norflok, no Reino Unido.

Kanye West confirma lançamento do seu primeiro álbum sequencial ‘Donda 2’

há 11 meses
Depois da confirmação de Moneybagg Yo e Steven Victor ao Complex, chegou a vez de Kanye West abrir o jogo sobre o seu próximo projecto. Sem muitos detalhes, Ye partilhou que já está a trabalhar no seu décimo primeiro álbum, que é a continuação do já certificado ouro “Donda”.

Ja Rule lança plataforma de criptomoedas para rentabilizar trabalhos dos artistas

há 2 anos
O rapper norte-americano lançou uma plataforma blockchain de criptomoedas baseada no Ethereum para fazer com que criadores de conteúdo músicais emitam tokens e rentabilizem seus próprios trabalhos.

MCK dará aulas aos reclusos

há 2 anos
Além de formação sobre cultura jurídica aos reclusos, o rapper levará uma série de espectáculos, palestras e vai também fomentar a cultura do livro, com criação de salas de leitura nos 40 estabelecimentos prisionais do país.

Há 23 anos, com apenas 23 anos, Lauryn Hill conquistava o respeito do mainstream com `The Miseducation of Lauryn Hill´

há 1 ano
Trata-se de um álbum totémico, cultuado e consumido até aos dias de hoje. Marcado pela incorporação de elementos musicais do Hip Hop, soul, música gospel e reggae, tendo posteriormente ajudou a definir o estilo chamado de  neo-soul.

Doroteia, a Centopeia amanhã as 16 horas no canal ZAP VIVA

há 2 anos
Os contos infantis são conteúdos especialmente produzidos para celebrar a delicadeza infantil que mora dentro de todos nós, unindo duas linguagens em uma só – o Teatro e a Televisão.

Morreu Pierre Cardin

há 2 anos
Nascido em Itália, mas naturalizado francês, Pierre foi o renovador da alta-costura francesa no pós-guerra, tendo mais recentemente dado nome a várias gamas de acessórios de moda.

CR7 quer jogar no Barcelona, revela imprensa internacional

há 11 meses
Segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo, editado em Barcelona, o craque português entrou em contacto com Xavi, via Piqué, e ofereceu-se para jogar no Barcelona.