Júlio Pinto apresenta ‘Formas e Tamanhos’ na Galeria Tamar Golan

O artista angolano Júlio Pinto vai apresentar-se no próximo dia 20 de Agosto de 2021, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Formas e Tamanhos”. Uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 17 de Setembro de 2021, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h00 às 17h00, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

Nas palavras de Manuel Rui, “os traços do Júlio conjugam-se no nosso verbo cuiar.” Parecem umas vezes brincadeiras nossas antigas de crianças entrando rodopiando dentro para ficarmos tontos no meio dos remoínhos que o vento fazia com a areia. Outras vezes são os pensamentos infantis iludindo a solidão ou de repente a multidão de nossos ancestrais corpos colados rompendo a antiga escravidão pela força espiritual da natureza africana.

Júlio Pinto apresenta ‘Formas e Tamanhos’ na Galeria Tamar Golan

Traços que desenham os volumes de mamas ubérrimas de mulheres repletas de leite para amamentar o futuro de novos traços viajando distanciados lá para bué de longe nevoeiro ou filtro penumbra cinzenta no mato com os xinganjis no fingimento das máscaras ocultas ou mulheres maravilhosamente nuas pela inocência de grandes lábios lindos carnudos sem pecado original de um herotismo suavemente suave ou o mercado com silhuetas impressionistas da quitanda que nos alimenta paralelamente.

Júlio Pinto apresenta ‘Formas e Tamanhos’ na Galeria Tamar Golan

Júlio Pinto tem a ansiedade do traço a branco e preto e quando aposta na cor joga em experiência nos vermelhos do barro acastanhado e pinta como se fizesse cerâmica. Traços ou linhas que enrolam e interrogam o tempo. É mais um artista com quem podemos contar porque trabalha com a segurança daquilo que sabe e daquilo que quer: magia!

O artista

Nasceu em Luanda-Angola- bem na década de 90. Júlio Pinto, nome que venho tornando cada vez mais sonante na arena das artes, é um artista visual multidisciplinar (Banda desenhada, vídeo, fotografia, ilustração e animação 2D) com formação em Artes visuais pelo Estúdio Olindomar. Regularmente, o artista expõe com LUANDA CARTOON desde o seu estabelecimento em Angola e a nível internacional, sendo que a sua obra faz parte de colecções privadas e públicas. A pesquisa e os aspectos do cotidiano caracterizam o aspecto substantivo de sua prática artística.


Júlio Pinto é de resto o criador da mascote oficial da Polícia Nacional de Angola. Fundador da página Entre Artistas, e membro da organização do festival internacional de Banda Desenhada LUANDA CARTOON, desde 2007. Foi galardoado com uma bolsa da Fundação Sol para Formação especializada em artes plásticas pelo Instituto Superior de Ciências da Educativas do Douro (ISCE)Portugal- Porto.

as cargas mais recentes

Álbum de estreia de Lil Nas X vaza na internet

há 2 meses
O aclamado álbum “Montero”, que marca a estreia de Lil Nas X, cuja data de lançamento era mantida no segredo dos deuses, já está em posse pública após ter ido inexplicavelmente para à Web.

Kanye West poderá ficar impedido de escrever e cantar temas sobre Kim Kardashian

há 7 meses

Pedrito comemora meio século de carreira com sabor a despedida

há 12 meses
O músico Pedrito começou ontem a caminhada para a despedida dos palcos, com um concerto no projecto musical “Show do Mês” onde viajou pelos 50 anos de carreira.

Dupla Zeze Di Camargo e Luciano a beira do fim

há 10 meses
Os sinais aumentaram nos últimos meses após Luciano lançar carreira solo gospel.

Desafio lançado por cientista social resulta na produção de um livro

há 1 ano
O desafio foi lançado no Facebook e Whatsapp e embora poucos participaram, muitos aderiram. Intitulado `Aforismos´, o livro é resultado de um mecanismo de quebra de monotonia em fase de isolamento social proposto por Catarino Luamba.

TEDxLuanda `R:VISITED´ acontece já no próximo domingo

há 10 meses
A organização do TEDxLuanda, fez saber hoje em nota, que regressa para a 6ª edição, num formato on-line gratuito e adaptado às circunstâncias actuais, devido a pandemia da COVID-19.

“É o beatmaker, e não o cantor, que mais deve ganhar pelo hit”, assim diz a lei

há 2 meses
De acordo com a lei, o beatmaker é o primeiro titular da obra, por isso deve sempre ficar com 50% de todo o rendimento que vier da sua produção musical, ou seja, mesmo quando a música for interpretada pelo num espectáculo, tv, plataforma de streaming, etc., enquanto ao intérprete cabe apenas 20%.

Papekas: “Quero mostrar que o Rap pode ser a mistura certa para todo o tipo de género musical”

há 1 ano
Papekas é um rapper que ganhou notoriedade nos freestyles da escola e hoje invade os mercados moçambicano e sul-africano. O artista tem se dedicado ao Rap acústico. A partir de Johannesburg, deixa os primeiros registos de uma proposta inovadora para Rap angolano.

Elástico Nandako disponibiliza o primeiro projecto musical com participação

há 1 ano
Trata-se do primeiro projecto colaborativo do cantor e dançarino, depois de se despedir dos Power Boyz. O single estará disponível, nas plataformas digitais, a parir das 19 horas de hoje e conta com a participação do seu antigo grupo.

Lil Nas X quer defender 100% a comunidade LGBT

há 1 ano
O rapper, cantor e compositor norte-americano de 20 anos se tornou no primeiro artista a assumir a homossexualidade, estando no top da Billbord.

Espectáculo `Encontro de Gerações´será transmitido dia 30 Maio

há 4 meses
Seis anos após a primeira edição, o projecto está de volta com novos duetos, destacando artistas da antiga e nova geração.

Festividades da Francofonia encerram amanhã em Luanda

há 6 meses
A ter lugar amanhã, as 17 horas, no Mutu Ya Kevela, o aparatoso evento vai encerrar com a apresentação de duas peças de dramaturgos francófonos.

Mais um livro de Ondjaki adaptado em filme

há 4 meses

Cantora norte-americana recusa ser homenageada com uma estátua no Capitólio

há 7 meses

LAASP reabre agenda cultural com a peça teatral `Meu Telefone, Nossa Privacidade´

há 8 meses
`Meu Telefone, Nossa Privacidade´ é o espectáculo teatral que vai reabrir o ano cultural da LAASP, no dia 23 de Janeiro, pelas 18 horas, apresentado pelo grupo Jovens da Mulemba e dirigido por António Kapangu.

Tributo a Filipe Mukenga é transmitido amanhã no programa ‘Ao Vivo’

há 2 semanas
Na semana do seu aniversário, Filipe Mukenga dá voz ao programa ‘Ao Vivo’ do Zap Viva. Originalmente exibido no dia 15 de Janeiro, a edição protagonizada por uma das maiores vozes da música nacional, será reemitida amanhã, dia 11 de Setembro.