Kabudi Ely apresenta exposição “Intencidade Liberdades Individuais”

O artista angolano Kabudi Ely vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Intencidade Liberdades Individuais”, uma exposição individual a inaugurar hoje, a partir das 18 horas.

A mostra ficará patente ao público até ao dia 24 de Dezembro, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.

A exposição “Intencidade Liberdades Individuais” pretende ser uma leitura das grandes transformações a partir da cidade de Luanda, cujos aspectos são igualmente transversais às grandes cidades do Mundo. “Intencidade” é, precisamente, esta justaposição, cujo edifício teórico tem como pilares fundamentais o individual, social, cultural e económico, todos eles em constante e profundo diálogo discursivo constituindo, deste modo, a estruturação e poética do presente trabalho.

“Intencidade Liberdades Individuais” é igualmente um atento e profundo olhar filosófico do artista à realidade urbana que o circunda, tendo como foco a transformação/ metamorfose e o papel do indivíduo neste mesmo processo. Estabelece-se neste trabalho um interessante e inevitável debate: em como o individuo interage com a sua liberdade neste contexto urbano.

O artista
Kabudi Ely nasceu no Kwanza Sul aos 30/09/1972 o que faz dele um homem do signo Virgem. É licenciado em Artes Visuais no ISART – Instituto Superior de Artes-, formação que o torna num perfeito artista visual. A sua biografia dá conta que o protagonista da “Intencidade” Liberdades Individuais” frequentou o curso de Curadoria e Crítica de Arte na mesma Instituição de ensino de arte. É igualmente pintor e publicitário e a sua primeira experiência em artes plásticas começa exactamente com os ensinamentos e incentivos no seio familiar. Entre 1992 e 1994 frequenta o atelier do seu Mestre Luciano Miguel e a dimensão social do seu trabalho artístico começa com a sua primeira participação na exposição colectiva BAI – Arte, iniciativa de responsabilidade social do Banco Africano de Investimentos, em 2001.


Vale recordar ainda que em 2015 a 2017 exerceu o cargo de Secretário para as Actividades Culturais e Intercâmbio da UNAP (União Nacional de Artistas Plásticos de Angola) e em 2016 foi membro do Corpo de Jurados da Feira do Inventor Criador, do Ministério da Ciência e Tecnologia de Angola e Prémio Azul da Polícia Nacional. A sua primeira exposição deu-se em Luanda.
É a voz sonante das terras do Sul, que se apresenta no mês do Pai Natal com um presente: “Intencidade” Liberdades Individuais.


Em plena era da pandemia Covid-19, Kabudi Ely propõe um inusitado convite, à semelhança do que fez nas suas duas primeiras exposições “o tempo tudo destrói menos o pão” e “as paredes que não me separam do mundo”, uma espécie de metamorfose da realidade social urbana, um desafio apenas possível ora afastando-se, ora aproximando-se dela. Inusitada porquanto se instala, desde logo, uma contradição (o pôr em causa da liberdade individual e a necessidade de interação pessoal e individual numa sociedade em constante metamorfose).

as cargas mais recentes

Gun N’Roses desafia Coronavírus com concerto de Massa

há 1 ano

Do Brasil para Angola, Jéssica Areia traz novo disco

há 1 semana
A cantora angolana, a residir no Brasil, Jéssica Areias apresenta no dia 23 de Abril o seu segundo álbum discográfico, intitulado “Matura”, em todas as plataformas digitais.

Rick Ross coloca 50 Cent “entre a espada e a parede”

há 8 meses
No mês passado, 50 Cent disse, durante uma entrevista, que pretendia adaptar uma das músicas do rival Rick Ross na sua nova série de crimes Black Mafia Family. Em resposta, Ross concordou, mas com uma condição “difícil” e inesperada.

Mike Tyson garante regresso aos ringues

há 5 meses
Apesar de ter, visivelmente, dominado a luta, o combate deste sábado entre Tyson e Roy Jones Jr. acabou num empate técnico, o que deixou os fãs em frustração. Aos seus 54 anos, Mike Tyson acertou 67 vezes o adversário em 8 rounds.

Racionais MC’s lançam discografia completa em vinil

há 6 meses
O grupo Racionais MC’s lançará a discografia completa em vinil a partir da segunda semana de Dezembro. A pré-venda dos álbuns, já começou ontem, informou o site brasileiro UOL.

Nova série da National Geographic dá a Aretha Franklin o ‘Respect’ que merece

há 4 semanas
Aretha que já foi interpretada por Jennifer Hudson, desta vez, será “revivida” por Cynthia Erivo, como a Rainha da música soul.

Mário Gomes: O presente e o futuro entre os guitarristas

há 8 meses
Dom Caetano, Filipe Mukenga consideram-no o melhor guitarrista da actualidade. Saiba mais sobre este pequeno/grande músico na entrevista concedida à Revista Carga.

Cerca de 70 mil fãs assinam petição para remover Kylie Jenner do videoclipe Wap

há 8 meses
As razões para a aversão, têm sido relactadas pela imprensa internacional como uma consequência do episódio que aconteceu no princípio deste ano, quando Kylie foi acusada de apropriação cultural.

Revista científica abre edição exclusiva para Rap

há 8 meses
Esta semana, a revista científica brasileira “Convergência Crítica” fomenta acções para perceber a ligação entre o Rap e a pesquisa científica, que vai culminar com abordagens sobre o Rap e o activismo político em Angola e Moçambique.

Estudante angolana junta-se a editora Mahatma

há 7 meses
A estudante angolana em Portugal Karen Pacheco assinou um contrato com a editora portuguesa “Mahatma”, para publicação dos seus próximos livros e representação da mesma nos PALOPS, informou hoje a própria.

Trunfos do DJ Malvado

há 4 meses
Ainda na “ressaca” dos seus 28 anos de carreira, ficámos a conhecer quais as “pérolas” que nunca faltam na playlist de DJ Malvado.

Um novo talento no nível dos “grandes” do Ghetto Zouk nacional

há 3 meses
Carlos Ernesto é dos poucos talentos que já não tem muito para provar. A forma como impõe sua voz nos instrumentais, leva-nos a pensar que está há vários anos na música, mas ainda é novo no mercado.

Exposição ‘S.O.S ambiente’ apresenta projectos para salvação do meio ambiente

há 7 meses
Vários adolescentes provenientes de centros de formação e educação ambiental de Luanda, expõem, desde hoje, projectos de sustentação e preservação do meio ambiente.

Morreu “Gigante” da música africana

há 11 meses
O músico guineense Mory Kanté, conhecido pelo sucesso mundial “Yéké yéké”, na década de 1980, morreu hoje aos 70 anos num hospital de Conacri, após doença prolongada, anunciou o filho.

José Luís Mendonça reage ao recente escândalo na literatura angolana

há 10 meses
Reagindo sobre o mais recente escândalo no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, edição 2020, Luís Mendonça disse que a acção é frequente e aponta como exemplo um livro que, depois de ser desclassificado num concurso, o autor publicou-o com um outro título, por isso, deixa várias recomendações.

Tupac, Ice Cube, Snoop Dogg apresentados em versão animada

há 12 meses
A última criação do animador Alex Alvarado nos permite imaginar como o ícone do Hip-Hop Tupac Shakur ficaria se entrasse no mundo da Disney.