Kabudi Ely apresenta exposição “Intencidade Liberdades Individuais”

O artista angolano Kabudi Ely vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Intencidade Liberdades Individuais”, uma exposição individual a inaugurar hoje, a partir das 18 horas.

A mostra ficará patente ao público até ao dia 24 de Dezembro, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.

A exposição “Intencidade Liberdades Individuais” pretende ser uma leitura das grandes transformações a partir da cidade de Luanda, cujos aspectos são igualmente transversais às grandes cidades do Mundo. “Intencidade” é, precisamente, esta justaposição, cujo edifício teórico tem como pilares fundamentais o individual, social, cultural e económico, todos eles em constante e profundo diálogo discursivo constituindo, deste modo, a estruturação e poética do presente trabalho.

“Intencidade Liberdades Individuais” é igualmente um atento e profundo olhar filosófico do artista à realidade urbana que o circunda, tendo como foco a transformação/ metamorfose e o papel do indivíduo neste mesmo processo. Estabelece-se neste trabalho um interessante e inevitável debate: em como o individuo interage com a sua liberdade neste contexto urbano.

O artista
Kabudi Ely nasceu no Kwanza Sul aos 30/09/1972 o que faz dele um homem do signo Virgem. É licenciado em Artes Visuais no ISART – Instituto Superior de Artes-, formação que o torna num perfeito artista visual. A sua biografia dá conta que o protagonista da “Intencidade” Liberdades Individuais” frequentou o curso de Curadoria e Crítica de Arte na mesma Instituição de ensino de arte. É igualmente pintor e publicitário e a sua primeira experiência em artes plásticas começa exactamente com os ensinamentos e incentivos no seio familiar. Entre 1992 e 1994 frequenta o atelier do seu Mestre Luciano Miguel e a dimensão social do seu trabalho artístico começa com a sua primeira participação na exposição colectiva BAI – Arte, iniciativa de responsabilidade social do Banco Africano de Investimentos, em 2001.


Vale recordar ainda que em 2015 a 2017 exerceu o cargo de Secretário para as Actividades Culturais e Intercâmbio da UNAP (União Nacional de Artistas Plásticos de Angola) e em 2016 foi membro do Corpo de Jurados da Feira do Inventor Criador, do Ministério da Ciência e Tecnologia de Angola e Prémio Azul da Polícia Nacional. A sua primeira exposição deu-se em Luanda.
É a voz sonante das terras do Sul, que se apresenta no mês do Pai Natal com um presente: “Intencidade” Liberdades Individuais.


Em plena era da pandemia Covid-19, Kabudi Ely propõe um inusitado convite, à semelhança do que fez nas suas duas primeiras exposições “o tempo tudo destrói menos o pão” e “as paredes que não me separam do mundo”, uma espécie de metamorfose da realidade social urbana, um desafio apenas possível ora afastando-se, ora aproximando-se dela. Inusitada porquanto se instala, desde logo, uma contradição (o pôr em causa da liberdade individual e a necessidade de interação pessoal e individual numa sociedade em constante metamorfose).

as cargas mais recentes

Ronaldinho Gaúcho infectado com Covid-19

há 3 meses
A confirmação foi dado pelo próprio, através das suas redes sociais, após a sua não participação de um evento, que visava efectuar uma visitar de campo a um estádio de futebol em Minas Gerais.

Fã de 10 anos pede batalha de bateria a Dave Grohl dos Foo Fighters

há 5 meses
Nandi Bushell, de 10 anos, pediu um desafio de bateria a Dave Grohl, músico de 51 anos da banda de Rock Foo Fighters. A batalha foi aceite e durou 30 segundos.

Lupe Fiasco afirma ser melhor liricista do que Kendrick Lamar

há 4 meses
Lupe Fiasco afirmou que é mais liricista de melhor do que Kendrick Lamar numa série de tweets. A sequência surgiu após um fã questionar quem dos dois era o melhor. Depois que o tweet ganhou atenção significativa, quando Lupe declarou ser “melhor liricista, mas não melhor artista que Kendrick”.

Killuanji reforça Rap Gospel com o single “Mama Iami”

há 2 meses
A frase “Mama Iami” que dá título ao single, é originária da língua nacional kimbundu e significa “Minha Mãe”, neste caso, o rapper se refere à sua terra, pela qual clama.

Carlitos Viera Dias em concerto no `Show do Mês´

há 7 meses
O músico Carlitos Viera Dias, filho do mítico Liceu Viera Dias, vai cantar no Live do Show do Mês, no próximo dia 11 de Julho (sábado).

Cirurgia no joelho força Drake a adiar o lançamento do novo álbum

há 5 dias
Drake anunciou que irá adiar o lançamento do seu novo álbum, “Certified Lover Boy”, previsto para este mês, pelo facto de estar a recuperar de uma cirurgia no joelho.

Sabia que hoje assinala-se o Dia da Música Estranha?

há 5 meses
O Dia Internacional da Música Estranha foi criado por Patrick Grant, um músico e compositor de Nova Iorque que queria colocar as pessoas a ouvirem e a tocarem tipos de música que nunca tinham ouvido e tocado antes.

Morreu músico Waldemar Bastos

há 6 meses
O músico angolano Waldemar Bastos morreu aos 66 anos de idade, em Portugal, vítima de prolongada doença.

Mário Gomes: O presente e o futuro entre os guitarristas

há 5 meses
Dom Caetano, Filipe Mukenga consideram-no o melhor guitarrista da actualidade. Saiba mais sobre este pequeno/grande músico na entrevista concedida à Revista Carga.

Rappin Hood é nomeado King Zulu Nation Brazilian

há 11 meses
O rapper brasileiro recebeu a nomeação oficial, pelo fundador de estilo musical, DJ Afrika Bambaataa.

Pedrito comemora meio século de carreira com sabor a despedida

há 4 meses
O músico Pedrito começou ontem a caminhada para a despedida dos palcos, com um concerto no projecto musical “Show do Mês” onde viajou pelos 50 anos de carreira.

Mobbers representam Hip Hop angolano na 12.ª edição do Sumol Summer Fest

há 7 meses
O evento dedicado ao hip-hop português terá lugar de 2 a 3 de Julho de 2021, no Ericeira Camping, em Portugal. Os angolanos actuarão no primeiro dia, o mesmo em que estarão em palco os músicos Burna Boy, Saint Jhn e Piruka.

Sebem: homenageado ao nível do seu palmarés

há 5 meses
A TV Zimbo transmitiu o show de homenagem ao Sebem. Foi um momento memorável para nossa cultura, sendo este género musical uma das referências da cultura angolana.

AC Milan e Roc Nation unem-se para um grande espectáculo organizado por DJ Khaled

há 3 meses
O clube italiano AC Milan e a Roc Nation de Jay-Z uniram-se para protagonizar, no dia 20 deste mês, um grande concerto. Organizado por DJ Khaled o espectáculo visa recuperar a imagem e a posição da equipa entre a elite comercial do futebol.

Cantora Helga Fêty denuncia roubo de identidade

há 7 meses
A cantora Helga Fety denunciou a utilização de contas falsas em seu nome, por alguém que se faz passar por si para pedir dinheiro emprestado.

Leo “Príncipe” prepara novo projecto musical

há 2 meses
O artista está em estúdio a produzir músicas e vídeoclipes novos, que farão parte de um projecto a ser apresentado brevemente, soube esta sexta-feira a revista Carga.