Kabudi Ely apresenta exposição “Intencidade Liberdades Individuais”

O artista angolano Kabudi Ely vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Intencidade Liberdades Individuais”, uma exposição individual a inaugurar hoje, a partir das 18 horas.

A mostra ficará patente ao público até ao dia 24 de Dezembro, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.

A exposição “Intencidade Liberdades Individuais” pretende ser uma leitura das grandes transformações a partir da cidade de Luanda, cujos aspectos são igualmente transversais às grandes cidades do Mundo. “Intencidade” é, precisamente, esta justaposição, cujo edifício teórico tem como pilares fundamentais o individual, social, cultural e económico, todos eles em constante e profundo diálogo discursivo constituindo, deste modo, a estruturação e poética do presente trabalho.

“Intencidade Liberdades Individuais” é igualmente um atento e profundo olhar filosófico do artista à realidade urbana que o circunda, tendo como foco a transformação/ metamorfose e o papel do indivíduo neste mesmo processo. Estabelece-se neste trabalho um interessante e inevitável debate: em como o individuo interage com a sua liberdade neste contexto urbano.

O artista
Kabudi Ely nasceu no Kwanza Sul aos 30/09/1972 o que faz dele um homem do signo Virgem. É licenciado em Artes Visuais no ISART – Instituto Superior de Artes-, formação que o torna num perfeito artista visual. A sua biografia dá conta que o protagonista da “Intencidade” Liberdades Individuais” frequentou o curso de Curadoria e Crítica de Arte na mesma Instituição de ensino de arte. É igualmente pintor e publicitário e a sua primeira experiência em artes plásticas começa exactamente com os ensinamentos e incentivos no seio familiar. Entre 1992 e 1994 frequenta o atelier do seu Mestre Luciano Miguel e a dimensão social do seu trabalho artístico começa com a sua primeira participação na exposição colectiva BAI – Arte, iniciativa de responsabilidade social do Banco Africano de Investimentos, em 2001.


Vale recordar ainda que em 2015 a 2017 exerceu o cargo de Secretário para as Actividades Culturais e Intercâmbio da UNAP (União Nacional de Artistas Plásticos de Angola) e em 2016 foi membro do Corpo de Jurados da Feira do Inventor Criador, do Ministério da Ciência e Tecnologia de Angola e Prémio Azul da Polícia Nacional. A sua primeira exposição deu-se em Luanda.
É a voz sonante das terras do Sul, que se apresenta no mês do Pai Natal com um presente: “Intencidade” Liberdades Individuais.


Em plena era da pandemia Covid-19, Kabudi Ely propõe um inusitado convite, à semelhança do que fez nas suas duas primeiras exposições “o tempo tudo destrói menos o pão” e “as paredes que não me separam do mundo”, uma espécie de metamorfose da realidade social urbana, um desafio apenas possível ora afastando-se, ora aproximando-se dela. Inusitada porquanto se instala, desde logo, uma contradição (o pôr em causa da liberdade individual e a necessidade de interação pessoal e individual numa sociedade em constante metamorfose).

as cargas mais recentes

ZAP dá Carga no Apoio às Instituições Caridosas em tempos de COVID-19

há 3 anos
Com o avanço global do COVID 19, a ZAP tem vindo a tomar as medidas necessárias para apoiar as Instituições apadrinhadas pelo projecto de responsabilidade social VIDAS ZAP, na prevenção e não propagação do Vírus.

Artista português encontra alternativa em pássaros para contornar onda de cancelamentos de shows

há 3 anos
Gohu, pseudónimo de Hugo Veiga, é um português que vive no Brasil há 15 anos. Desde cedo, esteve ligado à música, mas a profissão como publicitário não lhe permitia explorar esse talento. O artista tem agendado para 2021 o lançamento do álbum de estreia e, para contornar a situação dos cancelamentos de shows , foi obrigado a ser muito mais criativo.

Kodak Black agradece advogado que o ajudou a sair da cadeia com tatuagem

há 2 anos
Depois de receber o perdão do ex-presidente Donald Trump na semana passada, o Kodak Black foi direito a uma loja de tatuagem para fazer a nova. Mas, ao contrário do que se imaginou, o rapper não agradeceu o 45ª pelo perdão, mas sim o advogado, Bradford Cohen.

Edson Narciso: “Quero mudar a consciência de quem me ouve”

há 3 anos
Diferente de Bob Marley, Edson Narciso quer cultivar o amor, a paz e o respeito pelas diferenças, por meio do Rap, num estilo que apelida de Hard Trap. Já várias vezes tentou uma carreira profissional, e não teve sucesso. Depois de um longo intervalo, aparece com os primeiros projectos musicais.

Adão Zina: o mercador da literatura angolana na Internet

há 2 anos

Nova série da National Geographic dá a Aretha Franklin o ‘Respect’ que merece

há 2 anos
Aretha que já foi interpretada por Jennifer Hudson, desta vez, será “revivida” por Cynthia Erivo, como a Rainha da música soul.

Tribunal obriga Valete a fazer pedido de desculpas públicas

há 2 anos
Para evitar que fosse julgado, Keidje Torres Lima, artisticamente conhecido por Valete, recorreu esta semana às redes sociais para partilhar publicamente um pedido de desculpas ao casal que ameaçou em 2019, na sequência da polémica canção “BFF”.

Dino Cross rende tributo a Bang no seu primeiro ano post mortem

há 1 ano
O anúncio sobre a morte de Bang, foi feito na fatídica manhã de segunda-feira, no passado dia 11 de Janeiro de 2021. Este ano, Dino Cross, na qualidade de amigo e profissional da cultura, usou o podcast `Mambos HIPHOP da Banda´ memorou a obra e vida daquele que ainda hoje, é considerado um dos “gigantes” do entretenimento moçambicano.

Indústria da música no Reino Unido revoltada com o preço das licenças dos shows ao vivo

há 2 anos
Durante a pandemia, os lives tornaram-se uma das principais fontes de receita dos artistas em todo o mundo. Em dezembro, o PRS propôs uma tarifa entre 8% e 17%, uma percetangem que duplica a anterior.

Sabia que hoje é considerado o Dia Mundial da Dança?

há 3 anos
Institucionalizado pelo Comité Internacional da Dança (CID) da UNESCO em 1982, o Dia Mundial da Dança é celebrado na data de nascimento do bailarino e mestre de bailado Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado um dos pioneiros da dança moderna.

Show do Mês apresenta último grande show de Waldemar Bastos em Angola

há 3 anos
O Show do Mês leva este sábado as emoções do último grande espectáculo de Waldemar Bastos, músico falecido na passada segunda-feira e que foi ontem a enterrar no Cemitério da Galiza, em Portugal.

Elástico Nandako recorda infância dos angolanos em nova música e anuncia EP de estreia

há 2 anos
Conhecido pelo seu público pelos temas Kibidi e É no Pé, e também por ter integrado os Power Boyz, o cantor e dançarino acabou de lançar um novo single. A música intitula-se “Mete Tira” e está disponível nas principais plataformas digitais.

Jay-Z leiloa “Trono que herdou há 25 anos” para ajudar instituições de caridade

há 2 anos
A peça simbólica reinterpreta e recontextualiza a capa do famoso álbum e cria uma visão contemporânea de um retrato que definiu uma era – como um comentário e lembrete de que Reasonable Doubt continua vital e novo até os dias de hoje.

Killuanji: “Os fazedores do Rap gospel em Angola andam distraídos e tornam o estilo frágil e fraco ao ponto de ninguém os ouvir”

há 3 anos
Lançou recentemente o EP Apocrypha e embora esteja na música há mais de uma década, Killuanji considera que agora sim, a sua carreira começou. O rapper que faz da crença o seu sacerdócio assume-se como o “novo rosto do Rap Gospel em Angola”, e garante que chegou para dar uma lufada de ar fresco ao estilo.

Moniz Silva é o novo presidente da FAB

há 3 anos
Com 17 votos, o antigo vice-presidente do 1º de Agosto Moniz Silva venceu as eleições na Federação Angolana de Basquetebol, tornando-se no seu novo presidente.

Prodígio faz dueto com Yuri da Cunha em nova música

há 3 anos
Yuri da Cunha (Semba) e Prodígio (Rap) fizeram dueto na nova música de Yuri, que será apresentada Domingo no Show em alusão ao seu aniversário, a ter lugar no Casino Estoril em Portugal.