Kabudi Ely apresenta exposição “Intencidade Liberdades Individuais”

O artista angolano Kabudi Ely vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Intencidade Liberdades Individuais”, uma exposição individual a inaugurar hoje, a partir das 18 horas.

A mostra ficará patente ao público até ao dia 24 de Dezembro, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.

A exposição “Intencidade Liberdades Individuais” pretende ser uma leitura das grandes transformações a partir da cidade de Luanda, cujos aspectos são igualmente transversais às grandes cidades do Mundo. “Intencidade” é, precisamente, esta justaposição, cujo edifício teórico tem como pilares fundamentais o individual, social, cultural e económico, todos eles em constante e profundo diálogo discursivo constituindo, deste modo, a estruturação e poética do presente trabalho.

“Intencidade Liberdades Individuais” é igualmente um atento e profundo olhar filosófico do artista à realidade urbana que o circunda, tendo como foco a transformação/ metamorfose e o papel do indivíduo neste mesmo processo. Estabelece-se neste trabalho um interessante e inevitável debate: em como o individuo interage com a sua liberdade neste contexto urbano.

O artista
Kabudi Ely nasceu no Kwanza Sul aos 30/09/1972 o que faz dele um homem do signo Virgem. É licenciado em Artes Visuais no ISART – Instituto Superior de Artes-, formação que o torna num perfeito artista visual. A sua biografia dá conta que o protagonista da “Intencidade” Liberdades Individuais” frequentou o curso de Curadoria e Crítica de Arte na mesma Instituição de ensino de arte. É igualmente pintor e publicitário e a sua primeira experiência em artes plásticas começa exactamente com os ensinamentos e incentivos no seio familiar. Entre 1992 e 1994 frequenta o atelier do seu Mestre Luciano Miguel e a dimensão social do seu trabalho artístico começa com a sua primeira participação na exposição colectiva BAI – Arte, iniciativa de responsabilidade social do Banco Africano de Investimentos, em 2001.


Vale recordar ainda que em 2015 a 2017 exerceu o cargo de Secretário para as Actividades Culturais e Intercâmbio da UNAP (União Nacional de Artistas Plásticos de Angola) e em 2016 foi membro do Corpo de Jurados da Feira do Inventor Criador, do Ministério da Ciência e Tecnologia de Angola e Prémio Azul da Polícia Nacional. A sua primeira exposição deu-se em Luanda.
É a voz sonante das terras do Sul, que se apresenta no mês do Pai Natal com um presente: “Intencidade” Liberdades Individuais.


Em plena era da pandemia Covid-19, Kabudi Ely propõe um inusitado convite, à semelhança do que fez nas suas duas primeiras exposições “o tempo tudo destrói menos o pão” e “as paredes que não me separam do mundo”, uma espécie de metamorfose da realidade social urbana, um desafio apenas possível ora afastando-se, ora aproximando-se dela. Inusitada porquanto se instala, desde logo, uma contradição (o pôr em causa da liberdade individual e a necessidade de interação pessoal e individual numa sociedade em constante metamorfose).

as cargas mais recentes

Exclusivo: Cabo Snoop regressa à Power House definitivamente

há 10 meses
Agora com 31 anos, pai de família e mais maduro artisticamente, Ivo Manuel de Lemos, conhecido nas lides musicais como Cabo Snoop, regressa como conselheiro e mentor de Cleyton M, ajudando o prodigioso jovem a expandir a carreira para toda África, através das experiências que acumulou com a sua passagem na “poderosa casa” de Hochi Fu.

Dj´s licenciados serão protegidos pela SADIA

há 2 anos
Para serem protegidos, os Disco Jokeys, editoras de livro ou CD, distribuidoras digitais de música, plataformas de streaming, rádios e tvs online, deverão solicitar as suas licenças na SADIA, para exercerem as suas actividades.

BAI apresenta soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 1 ano
Actualmente, o BAI dispõe de opções de pagamento mais cómodas, económicas e de simples utilização, das quais destacamos os Terminais de Pagamento Automático (TPA) e o é-Kwanza.

Preto Show fala da estreia do seu programa no Afro Music Channel

há 2 anos
Em breve entrevista à Carga esta tarde, o autor de “Internacional Banger” informou que o seu programa é um talk show que vai ao ar no próximo sábado, a partir das 14 horas, e será exibido duas vezes por semana e destina-se a ajudar as famílias mais carenciadas.

Conheça os 26 instrumentos que compõem a música angolana

há 1 ano
Mesmo quando entendida como entoação harmónica da voz humana, a música angolana é acompanhada pela sua tradição organológica. Por isso, é difícil dissociar as origens dos géneros tradicionais como a Kabetula, o Kilapanda, a Cabecinha, o Kalupeteca, o Merengue, a Rebita ou Semba dos instrumentos tradicionais angolanos.

Ministro compara Anitta com personagem de desenho animado infantil

há 1 ano
O ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles, chamou esta quarta-feira, a cantora Anitta de teletubbie-personagem de um programa infantil da década de 1990, durante uma troca de farpas nas redes sociais, desafiando-a a citar as capitais do Brasil.

Novo álbum de OG Vuino é “uma espécie de Negócio Fechado a solo”

há 1 ano
O álbum de estreia de OG Vuino traz uma matriz africana, com miscigenação de sons e culturas do Continente e angolana, em particular. A obra reúne participações de nomes de referências na música angolana e africana, além de Kadaff, Dji Tafinha, GM, Filho do Zua e Rui Orlando

“Quarantine Radio” de Tory Lanez é banida do Instagram

há 2 anos
De acordo com o CEO daquela rede social, o Quarantine Radio ficará fora do ar até ao dia 14 de Abril, Adam Mosseri, os convidados não respeitaram as regras da comunidade e a nudez foi a razão da suspensão.

Morreu Sidney Poitier, o primeiro negro a vencer o Óscar de Melhor Actor

há 6 meses
O primeiro actor negro a vencer o Óscar de “Melhor Actor”, Sidney Poitier, morreu na noite de quinta-feira aos 94 anos de idade. A informação foi avançada hoje pelo ministro das Relações Exteriores das Bahamas, Fred Mitchel.

SENADIAC realiza Fórum Provincial sobre a Protecção da Propriedade Intelectual por via do Sistema dos Direitos de Autor e Conexos

há 7 meses
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, através do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), realiza até ao dia 19 de Novembro de 2021, o segundo ciclo de divulgação do funcionamento efectivo do sistema nacional dos direitos de autor e conexos, desta feita, nas províncias do Cuanza-Norte (Ndalatando), Malanje (Malanje), Uíge (Uíge), Zaire (Mbanza Congo) e Bengo (Caxito).

Ex-craque do futebol mundial Drogba rendido ao talento de Cleyton M

há 9 meses
Cleyton M volta a ser notícia na revista angolana de música, porque este sábado, arrancou elogios do ex- internacional do futebol costa marfinense, Didier Drogba, pelo seu último lançamento “Girl Friend’.

Selda elogia Pérola publicamente e fãs “agradecem”

há 2 anos
Afinal nem tudo está perdido no mundo da música em Angola, onde as relações entre os artistas não têm sido das melhores. Mesmo sem serem amigas, Selda fez uma dedicatória à Pérola, no seu instagram, e os internautas ficaram deslumbrados.

Nelson Freitas recebe Disco de Ouro por causa da música “Dpos d’Quarenta”

há 2 anos
Lançado em Junho último, o single antigiu mais sete milhões de visualizações no YouTube e fará parte do próximo álbum do cantor cabo-verdiano, que está a ser preparado neste momento.

Rafael Gonçalves: A voz do Ghetto Zouk que todos deviam ouvir

há 1 ano
Tem poucos anos de estrada e, apesar de ainda não pisar grandes palcos, Rafael Gonçalves já começou a atrair as tençãoes do público. Seus temas “Cobrar” e “Juntos P’ra Sempre” acabam por ser incorporados nas referências do Ghetto Zouk feito em Angola.

Too $hort, Snoop Dogg, Ice Cube e E-40 projectam regresso à ribalta como “supergrupo”

há 2 anos
Um novo “supergrupo” de Rap composto pelos veteranos Snoop Dogg, Ice Cube, E-40 e Too $hort surgirá muito em breve. O primeiro projecto do quarteto ainda sem nome está previsto para o primeiro semestre de 2021.

Autora de “Harry Potter” publica novo livro a título gratuito

há 2 anos
JK Rowling, autora de Harry Potter, disponibilizou para download gratuito um novo livro de aventuras. A edição física será feita em Novembro, os valores das vendas servirão para combater o Covid-19. A escritora pede aos leitores que enviem desenhos para adaptar à obra.