Plataforma dedicada à preservação da história da cultura kizomba é apresentada na 35ª edição da Bienal de São Paulo

O Kizomba Design Museum, plataforma transitória dedicada à preservação da história da cultura kizomba, apresentou, pela primeira vez, entre os dias 6 e 8 de Setembro, uma experiência imersiva na cidade brasileira de São Paulo, como parte da semana de abertura da 35ª edição da Bienal de São Paulo.

Fundado pelo escritor e produtor musical Kalaf Epalanga e pelo director criativo e artista multidisciplinar Nástio Mosquito, o Kizomba Design Museum fomentou o diálogo público e destacou a influência que essa cultura exerce sobre várias comunidades em todo o globo.

No último dia de programação, o Kizomba Design Museum desvendou os segredos da kizomba, promovendo uma experiência sensorial que combina sabores e conversas com personalidades artísticas. Destacam-se as obras de Marissa J. Moorman em “Os Sons da Nação” e de Ondjaki em “Vou mudar a cozinha”, revelando os laços históricos e culturais de Luanda através da música e da culinária.

A primeira edição do certame encerra com um workshop de dança com o Colectivo Kizomba Yetu e o concerto de encerramento com Paulo Flores. por meio da música, gastronomia e performances, o evento chegou como um museu vivo e explorou o relacionamento intercultural entre a rica história do género musical e seu impacto social, económico e político dentro das diásporas dos países lusófonos.

A programação incluiu uma série de concertos na instituição Casa da Francisca, com os sons de Paulo Flores, Branko, Dino d’Santiago, Djodje, Kady e a participação especial de Russo Passapusso e Roberto Barreto, do grupo brasileiro BaianaSystem, entre outros.

Os ciclos de palestras e debates do evento reuniram na Livraria Megafauna, no icónico Edifício Copan, escritores e jornalistas angolanos e de outras nacionalidades, como Ondjaki, Yuliana Ortiz Ruano, Marisa Moorman, Semayat Oliveira e Kalaf Epalanga.

A Galeria Pivô, também no Edifício Copan, abrigou, por seu turno, o Mercado. O espaço reflectiu a influência da moda e do design no universo da kizomba, apresentando uma selecção de roupas, calçados, jóias e souvenirs. A galeria também foi palco de uma instalação sonora e da exibição de vídeos. Em frente a este espaço, o colectivo Kizomba Yetu realizou apresentações de música e dança.

Como não há festa africana sem boa comida à mesa, o restaurante Cuia, liderado pela chef Bel Coelho, e instalado na Livraria Megafauna, sediou uma experiência gastronómica inspirada na culinária dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com um menu criado especialmente para a ocasião.

Para Kalaf Epalanga, um dos criadores do Kizomba Design Museum, “através da dança e do movimento” o evento “activa o espaço e proporciona insights sobre a interacção entre as nações africanas de língua portuguesa e o Brasil. Essa dinâmica cria um cenário ideal que é vibrante, actual e desperta todos os sentidos. Queremos destacar não só o significado histórico da kizomba, mas também garantir sua vitalidade contínua”, comenta.

“Muitas manifestações culturais diaspóricas são enquadradas como elementos que servem como plataformas lúdicas de uma presença legal, ou ilegal, tolerada ou apropriada”, diz, por seu turno o outro mentor do projecto, Nástio Mosquito. “Sabemos que esses gestos estéticos, gastronómicos e voltados para o entretenimento são plataformas factuais, financeiras e com potencial económico. O Kizomba Design Museum não é apenas uma celebração de cultura ou de sua identidade; é um gesto de cuidado, um gesto de doação a essa forma de arte e de justiça económica do mercado, alcançando a indústria da música, a indústria alimentícia e a indústria do entretenimento”, reforça.

Sobre o Kizomba Design Museum
Fundado em 2023, o Kizomba Design Museum é uma plataforma itinerante criada com a meta de preservar e mostrar a história vibrante da cultura da kizomba. Oferecendo uma visão contextualizada das origens, da evolução e do significado social da kizomba, originária dos PALOP e de sua diáspora, a plataforma pretende tornar-se um espaço activo para a pesquisa e o estudo deste género e da sua expressão cultural e social em todo o mundo.

as cargas mais recentes

Luso: “Os rappers acabam por depender das acções do político para poder fazer música”

há 3 anos
Luso está no Hip Hop desde os seus 15 anos. Tem um álbum e um EP lançados e está a concluir o segundo álbum. Além disso, o músico desenvolve o projecto “Ilusionista”.

Advogado se retrata após prestar informações erradas sobre o estado de saúde de DMX

há 2 anos
Ontem a noite, parecia que a comunidade Hip-Hop tinha recebido um vislumbre de esperança após a notícia assustadora de que DMX estava em estado vegetativo. No entanto, a informação que X já respirava sem a ajuda de aparelhos, era falsa.

Sankofa representa Angola no concurso Internacional de Rap Slam

há 3 anos
Em companhia de Zola Kuzedíua, vencedora da última edição do ‘Luanda Slam’, Sankofa vai representar o país no Festival Internacional de Rap Slam do espaço lusófono, a ser acolhido pelo Brasil no próximo dia 29 de Julho a 2 de Agosto deste ano.

Yola Araújo e LS Republicano rompem contrato por alegada “incompatibilidade”

há 3 anos
Depois de pouco mais de 10 anos de trabalhos, a cantora deixa de pertencer a LS Republicano, por causa de “incompatibilidades”.

Angola Music Awards: nomeados serão conhecidos já este mês

há 3 anos
Os artistas nomeados para a sétima edição dos AMA serão apresentados no dia 20 deste mês. O evento anual de premiação dos fazedores da música angolana passa agora a ser produzido e realizado pela Legenda Urbana e traz como grande novidade a categoria “Música Dos PALOP Mais Tocada em Angola”.

Fugees toma de assalto o palco do Global Global Citizen

há 2 anos
Está consumado, já aconteceu a apresentação dos Fugees pela primeira vez em 15 anos, o “show secreto” decorreu no rooftop do Pier 17 em Nova York e foi uma pré-gravação para o festival Global Citizen, cuja transmissão está a ser feita desde as 19 horas, no canal de YouTube do Festival.

Show do Mês viaja pelos anos dourados da música angolana

há 3 anos
Com objectivo de recriar alguns dos maiores sucessos dos anos 80, o Show do Mês vai juntar alguns dos nomes mais sonantes daquele período para um concerto Live, no dia 27 de Julho (sábado).

Erick Shine liberta “O Mais Bruto do Game Vol.3 – O Deus da Guerra”

há 3 anos
Há muito que Erick Shine não “era tido e nem achado” nas lides do hip hop nacional, mas recentemente o rapper prometeu disponibilizar um trabalho para a manutenção daquilo que é o seu legado, e assim o fez.

Fãs de Anitta terão manipulado dados para colocar “Envolver” como a mais ouvida do Spotify

há 1 ano
Suspeita-se que a assessoria de Anitta terá orientado os fãs a utilizarem métodos alternativos para inflar os números da cantora no Brasil e em outras regiões (através de VPNs), o que não só ajudaria a impulsionar a imagem da artista, como também os ganhos em “royalties” pela música.

Marvel se pronuncia sobre o futuro de Black Panther

há 3 anos
O Hollywood Reporter noticiou que a continuidade da saga está cancelada por enquanto, a prioridade do estúdio da Marvel no momento é processar a perda do actor e respeitar o momento de luto.

É oficial: Messi anuncia que vai continuar no Barcelona

há 3 anos
O astro argentino acaba de anunciar que vai continuar no clube catalão até o fim do contrato. “Eu tinha a certeza que estava livre para sair, o presidente sempre disse que no fim da temporada podia decidir sair ou ficar”.

Um dia após lançar novo álbum e bater records de venda, Lana del Rey anuncia outro álbum

há 2 anos
Intitula-se “Rock Candy Sweet” e estará disponível a partir do dia 1 de Junho, nas palavras da própria artista, o disco servirá como resposta às acusações de “apropriação cultural e glamorização da violência doméstica” que têm sido feitas contra si.

C4 Pedro: “Estou muito feliz por ter homenageado a beleza da pele negra”

há 3 anos
Datada de 7 de Julho de 2020, a música que faz ode à pele negra acaba de “ganhar” um videoclipe. Filmado em Moçambique pelas lentes de DJ Marcel, faz juz a beleza da pele negra em toda sua plenitude, quer pelo cenário idílico ou pela diversidade dos traços.

DJ Pelé, Flagelo Urbano e Ikonoklasta representam a classe artística na manifestação

há 3 anos
Os músicos Flagelo Urbano, Ikonoklasta, Ready Neutro, MCK e DJ Pelé representam, a classe artística na manifestação pacífica, que decorreu hoje, em Luanda, visando alertar ao governo para fim do elevado custo de vida no país, mas que terminou com a confirmação de mortes.

Phay Grand O Poeta pondera parar de cantar

há 3 anos
O rapper dificilmente cede entrevistas, e nem sequer tem páginas no Facebook ou YouTube, mas aceitou o desafio do Show Time, para falar sobre os seus hits, considerados hinos do Rap nacional e do que depende o futuro da sua carreira.

Três gerações do Semba protagonizam live solidário

há 3 anos
Denominado `3G do Semba-Live no Kubico´, além do lado beneficente, o encontro das das três figuras representativas do Semba poderá marcar as histórias dos lives em Angola. O evento acontece às 14 horas e 30 minutos de domingo e pode também ser acompanhado pelas páginas oficiais dos músicos e no YouTube da Platina Line, bem como na TPA, TPA online e RTP África.