Kamy Lara entre as três melhores realizadoras de África

Kamy Lara ficou classificada em 3ª lugar no Prémio Adiaha, na distinção para o melhor filme realizado por uma mulher africana no Encounters-Festival Internacional de Documentários da África do Sul.

Em representação à realizadora, a Geração 80, anunciou por meio de uma nota, que foi ontem anunciado a vencedora do Prémio Adiaha, reconhecimento para o melhor filme realizado por uma Mulher Africana na 22ª edição do Encounters – Festival Internacional de Documentários da Africa do Sul 2020.

O Prémio é uma iniciativa da Fundação Ladima em parceria com o festival e tem como objectivo reconhecer e incentivar mulheres africanas a contarem a suas histórias através do documentário. A realizadora angolana Kamy Lara ficou na 3º posição com o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS que estava em exibição no festival.

Na 1ª posição ficou a Etíope Tamara Mariam com o documentário “Finding Sally” e em 2º a sul africana Sara Christina Ferreira de Gouveia realizador de ‘Mother to Mother’. Encontre no link abaixo o vídeo da cerimónia do anúncio do prémio, evento que se realizou on-line devido as restrições causadas pela pandemia da Covid-19: https://youtu.be/CrXmcaygqv

Produzido pela GERAÇÃO 80 em parceria com a Companhia de Dança Contemporânea de Angola – CDCA, o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS foi realizado pela Kamy Lara e produzido e co-realizado por Paula Agostinho.

PARA LÁ DOS MEUS PASSOS usa o espectáculo como ponto de partida para acompanhar a reflexão dos bailarinos sobre os temas explorados ao longo da peça: as suas origens, as suas tradições, a perda de identidade e a construção de uma nova, imposta pelo tempo e pela mudança de uma zona rural para uma Luanda urbana. Uma história semelhante para tantos angolanos e angolanas. Durante a criação da peça (Des)Construção da coreógrafa Mónica Anapaz para a temporada de 2017 da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, cinco bailarinos exploram os conceitos de tradição, cultura, memória, identidade, questionando a transformação e a desconstrução destes temas nas suas próprias vidas.

as cargas mais recentes

Estreia do novo filme de Hochi Fu volta a ser adiada

há 1 ano
O filme 2 Mundos do empresário e realizador Hochi Fu, aguardado com bastante expectativa amanhã nos cinemas, foi novamente adiado para data a anunciar.

Jay-Z viraliza após rejeitar pedido de autógrafo numa bola: “Eu não jogo beisebol”

há 4 meses
A atitude do artista, esta sexta-feira, vem sendo associada à protecção do seu nome, imagem e música, pois, recentemente moveu uma acção judicial contra o ex-fotográfo por explorar seu nome e imagem ao vender cópias da foto da capa do Reasonable Doubt sem a sua permissão.

Ariana Grande surpreende fãs com um novo álbum

há 1 ano
Trata-se do seu primeiro trabalho a solo este ano e foi produzido durante a pandemia. O álbum sairá ainda este mês, segundo o anúncio feito pela própria nas suas redes sociais.

Márcio Batalha e Nell Jazz apresentam performance poética na Fundação Arte e Cultura

há 1 ano
O poeta Márcio Batalha e o músico-compositor Nell Jazz vão apresentar amanhã, quinta-feira, pelas 19 horas, no Wiza Anfiteatro, da Fundação Arte e Cultura, uma “performance poética online”. O evento insere-se na grelha programática do projecto Fundação Arte e Cultura Online e decorre sob o lema “Fique em casa e proteja a sua vida” como forma de prevenção contra a Covid-19.

Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente anuncia apoio social aos artistas angolanos

há 10 meses
Jomo Fortunato deu a boa nova, durante uma visita à casa do músico Anselmo Júnior, Marito, lendário guitarrista do agrupamento Kiezos.

Quincy Jones afirma que os Beatles “foram os piores do mundo”

há 1 ano
Numa entrevista que se tornou viral, e pode provocar alguma polémica, Quincy Jones, lendário produtor de Michael Jackson, afirmou que os Beatles não valiam nada.

Covid-19: comunidade africana insurge-se contra intenção de testagem da vacina do no continente

há 2 anos
Angolanos não se apartaram do protesto e partilharam igualmente o desagrado.

Forbes divulga lista das 100 celebridades mais bem pagas do mundo

há 1 ano
A conceituada revista de negócios e economia revelou, esta quarta-feira, dia 3 de Junho, uma série de rankings anuais, dos quais as 100 figuras ligadas à música, desporto entre outros, mais bem pagas em 2020. Kylie Jenner, cunhada de Kanye West, está na primeira posição.

Rapper Kamesu lança colecção de roupas para promover consciência cívica

há 2 meses
Tal como lembra a cultura Hip Hop, o MC deve ser um agente social, com a mesma responsabilidade que o mestre da oratura. Para fazer valer o princípio, Kamesu lançou uma nova colecção de roupas que promovem a consciência social.

História dos N´gola Ritmos e Banda Maravilha serão contadas hoje na Tv

há 8 meses

Dybala testa positivo pela quarta vez

há 1 ano

Morreu Serginho Trombone

há 2 anos
O artista era tido como um dos instrumentistas mais importantes da Música Popular Brasileira.

Jay-Z decide processar o fotógrafo da icónica capa do álbum “Resonable Doubt”

há 4 meses
O rapper e empresário move um processo judicial contra Jonathan Mannion, o homem que o fotografou em 1996 para o seu primeiro álbum “Resonable Doubt”, por entender que este está a explorar o seu nome e imagem.

Filha de Beyoncé e Jay-Z de 8 anos indicada aos Grammy

há 11 meses
A organização dos Grammy Awards corrigiu, esta semana, as nomeações aos Grammy, colocando na lista Blue Ivy e Wizkid pelas participações na música ‘Brown Skin Girl’, antes atribuída a mãe da pequena.

Acossados pelo Covid-19, músicos pretendem mais rendimentos nos royalties

há 2 anos
A pandemia Covid-19 está a ter consequências nefastas para qualquer negócio que implique aglomerado de pessoas. A indústria da música ao vivo é uma das maiores vítimas deste isolamento social que o contágio do coronavírus obriga.

Arianna Grande encoraja Rihanna a lançar novo álbum

há 1 ano
Ariana Grande superou Rihanna, se tornando a artista mais ouvida no Spotify, informou o Chart data. Com mais de 20 biliões de ouvintes, apesar de ser homenageada da vez, Arianna afirmou que espera que Rihanna recupere a “coroa” em breve.