Kamy Lara entre as três melhores realizadoras de África

Kamy Lara ficou classificada em 3ª lugar no Prémio Adiaha, na distinção para o melhor filme realizado por uma mulher africana no Encounters-Festival Internacional de Documentários da África do Sul.

Em representação à realizadora, a Geração 80, anunciou por meio de uma nota, que foi ontem anunciado a vencedora do Prémio Adiaha, reconhecimento para o melhor filme realizado por uma Mulher Africana na 22ª edição do Encounters – Festival Internacional de Documentários da Africa do Sul 2020.

O Prémio é uma iniciativa da Fundação Ladima em parceria com o festival e tem como objectivo reconhecer e incentivar mulheres africanas a contarem a suas histórias através do documentário. A realizadora angolana Kamy Lara ficou na 3º posição com o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS que estava em exibição no festival.

Na 1ª posição ficou a Etíope Tamara Mariam com o documentário “Finding Sally” e em 2º a sul africana Sara Christina Ferreira de Gouveia realizador de ‘Mother to Mother’. Encontre no link abaixo o vídeo da cerimónia do anúncio do prémio, evento que se realizou on-line devido as restrições causadas pela pandemia da Covid-19: https://youtu.be/CrXmcaygqv

Produzido pela GERAÇÃO 80 em parceria com a Companhia de Dança Contemporânea de Angola – CDCA, o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS foi realizado pela Kamy Lara e produzido e co-realizado por Paula Agostinho.

PARA LÁ DOS MEUS PASSOS usa o espectáculo como ponto de partida para acompanhar a reflexão dos bailarinos sobre os temas explorados ao longo da peça: as suas origens, as suas tradições, a perda de identidade e a construção de uma nova, imposta pelo tempo e pela mudança de uma zona rural para uma Luanda urbana. Uma história semelhante para tantos angolanos e angolanas. Durante a criação da peça (Des)Construção da coreógrafa Mónica Anapaz para a temporada de 2017 da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, cinco bailarinos exploram os conceitos de tradição, cultura, memória, identidade, questionando a transformação e a desconstrução destes temas nas suas próprias vidas.

as cargas mais recentes

Hip Hop Tuga se veste de camisolas desportivas

há 11 meses
A comunidade Hip Hop Tuga conta desde esta semana com uma marca de T-shirts desportivas, que representam álbuns de Rap. A iniciativa de um jovem designer gráfico já recebeu reacções positivas dos rappers.

“Com Corona ou Sem” o hit do verão de Moçambique

há 5 meses
Da autoria de Mc Roger, com a participação de Twenty Fingers, o single chega para “abrir” a nova estação do ano em Moçambique e promete animar as pistas de dança, ainda que em confinamento.

Conheça os 26 instrumentos que compõem a música angolana

há 3 meses
Mesmo quando entendida como entoação harmónica da voz humana, a música angolana é acompanhada pela sua tradição organológica. Por isso, é difícil dissociar as origens dos géneros tradicionais como a Kabetula, o Kilapanda, a Cabecinha, o Kalupeteca, o Merengue, a Rebita ou Semba dos instrumentos tradicionais angolanos.

Whitney Houston se torna a primeira artista negra a conseguir três discos de Diamante

há 6 meses
A marca foi conseguida com o álbum “Whitney”, o segundo da artista lançado em 1987. Já detinha o certificado de Diamante pelas obras “Whitney Houston” (1985), que foi 13 vezes Platina, e pela trilha sonora de “O Guarda-Costas” (1992), que foi 18 vezes Platina.

Alice Julie mostra os frutos da parceria com a Milionário Records

há 5 meses
Desde pequena sonhou em se tornar numa estrela da música, um desejo que será agora materializado pela Milionário Records. A mais recente aposta da produtora já começou a trabalhar para os seus dois primeiros álbuns e esta sexta-feira (27) vai testar o público com o single “Encaixe Perfeito”.

Gerilson Insrael apresenta “Quarentena”

há 1 ano
O músico Gerilson Insrael coloca hoje (sexta-feira), às 20 horas, o seu novo single a disposição dos fãs, em todas as plataformas digitais.

Tupac, Ice Cube, Snoop Dogg apresentados em versão animada

há 1 ano
A última criação do animador Alex Alvarado nos permite imaginar como o ícone do Hip-Hop Tupac Shakur ficaria se entrasse no mundo da Disney.

Chris Brown não quer batalha de hits com Usher

há 9 meses
Depois do encontro de Snoop Dogg e DMX, na passada quarta-feira e enquanto fãs de R&B estão expectantes por um encontro entre Keyshia Cole e Ashanti no Verzuz, Chris Brown antecipou-se e disse que não pretende competir com ninguém.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano

há 1 ano
O Ministério da Cultura, Turismo e ambiente lamenta, em comunicado, a morte, em Paris, por doença, aos 91 anos, de Sarah Maldoror, viúva de Mário Pinto de Andrade, co-fundador e primeiro presidente do partido no poder em Angola.

Carlitos Viera Dias em concerto no `Show do Mês´

há 10 meses
O músico Carlitos Viera Dias, filho do mítico Liceu Viera Dias, vai cantar no Live do Show do Mês, no próximo dia 11 de Julho (sábado).

Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente anuncia apoio social aos artistas angolanos

há 4 meses
Jomo Fortunato deu a boa nova, durante uma visita à casa do músico Anselmo Júnior, Marito, lendário guitarrista do agrupamento Kiezos.

2020: Um ano trágico para a música angolana

há 4 meses
Calaram-se as vozes, mas as obras serão sempre lembradas. Exemplo disso, aconteceu sábado no encerramento da VII temporada do Show do Mês. O projecto da Nova Energia colocou Carlos Burity, Kweno Ayonda, Waldemar Bastos, Jivago e Teta Lágrimas nas estrelas.

Né Gonçalves lança nova música e anuncia álbum com participações inesperadas

há 2 semanas
A riqueza poética patente na música de Né Gonçalves alterou recentemente as listas de produção da Apple Music, Spotify e New Music, em Portugal.

Sabia que o hit `Still´ de Dr. Dre foi escrito por Jay-Z em 30 minutos?

há 9 meses
A faixa que também tem a participação de Snoop, foi destaque no álbum de 2001 de Dre. No trabalho Jay-Z sempre foi creditado por ter escrito a faixa com o nome verdadeiro Shawn Carter, junto com Scott Storch. O dado que se desconhecia, foi o facto de tê-lo feito na íntegra, numa sessão de estúdio e em apenas 30 minutos.

Familiares de Pablo Escobar processam rapper 2 Chainz

há 10 meses
Os familiares de Pablo Escobar abriram um processo crime contra os restaurantes do rapper 2 Chainz localizados em Atlanta. A batalha judicial obriga o músico à indemnização de 10 milhões de dólares e proíbe-o de usar o nome do ex-barão da droga.

Sandocan promete show memorável

há 8 meses
Com um reportório de cerca de 50 músicas, Army Squad e Kalibrados realizam sábado o primeiro show solidário de Rap, no período “Covid-19″.