Kamy Lara ficou classificada em 3ª lugar no Prémio Adiaha, na distinção para o melhor filme realizado por uma mulher africana no Encounters-Festival Internacional de Documentários da África do Sul.
Em representação à realizadora, a Geração 80, anunciou por meio de uma nota, que foi ontem anunciado a vencedora do Prémio Adiaha, reconhecimento para o melhor filme realizado por uma Mulher Africana na 22ª edição do Encounters – Festival Internacional de Documentários da Africa do Sul 2020.
O Prémio é uma iniciativa da Fundação Ladima em parceria com o festival e tem como objectivo reconhecer e incentivar mulheres africanas a contarem a suas histórias através do documentário. A realizadora angolana Kamy Lara ficou na 3º posição com o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS que estava em exibição no festival.
Na 1ª posição ficou a Etíope Tamara Mariam com o documentário “Finding Sally” e em 2º a sul africana Sara Christina Ferreira de Gouveia realizador de ‘Mother to Mother’. Encontre no link abaixo o vídeo da cerimónia do anúncio do prémio, evento que se realizou on-line devido as restrições causadas pela pandemia da Covid-19: https://youtu.be/CrXmcaygqv
Produzido pela GERAÇÃO 80 em parceria com a Companhia de Dança Contemporânea de Angola – CDCA, o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS foi realizado pela Kamy Lara e produzido e co-realizado por Paula Agostinho.
PARA LÁ DOS MEUS PASSOS usa o espectáculo como ponto de partida para acompanhar a reflexão dos bailarinos sobre os temas explorados ao longo da peça: as suas origens, as suas tradições, a perda de identidade e a construção de uma nova, imposta pelo tempo e pela mudança de uma zona rural para uma Luanda urbana. Uma história semelhante para tantos angolanos e angolanas. Durante a criação da peça (Des)Construção da coreógrafa Mónica Anapaz para a temporada de 2017 da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, cinco bailarinos exploram os conceitos de tradição, cultura, memória, identidade, questionando a transformação e a desconstrução destes temas nas suas próprias vidas.