Kamy Lara entre as três melhores realizadoras de África

Kamy Lara ficou classificada em 3ª lugar no Prémio Adiaha, na distinção para o melhor filme realizado por uma mulher africana no Encounters-Festival Internacional de Documentários da África do Sul.

Em representação à realizadora, a Geração 80, anunciou por meio de uma nota, que foi ontem anunciado a vencedora do Prémio Adiaha, reconhecimento para o melhor filme realizado por uma Mulher Africana na 22ª edição do Encounters – Festival Internacional de Documentários da Africa do Sul 2020.

O Prémio é uma iniciativa da Fundação Ladima em parceria com o festival e tem como objectivo reconhecer e incentivar mulheres africanas a contarem a suas histórias através do documentário. A realizadora angolana Kamy Lara ficou na 3º posição com o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS que estava em exibição no festival.

Na 1ª posição ficou a Etíope Tamara Mariam com o documentário “Finding Sally” e em 2º a sul africana Sara Christina Ferreira de Gouveia realizador de ‘Mother to Mother’. Encontre no link abaixo o vídeo da cerimónia do anúncio do prémio, evento que se realizou on-line devido as restrições causadas pela pandemia da Covid-19: https://youtu.be/CrXmcaygqv

Produzido pela GERAÇÃO 80 em parceria com a Companhia de Dança Contemporânea de Angola – CDCA, o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS foi realizado pela Kamy Lara e produzido e co-realizado por Paula Agostinho.

PARA LÁ DOS MEUS PASSOS usa o espectáculo como ponto de partida para acompanhar a reflexão dos bailarinos sobre os temas explorados ao longo da peça: as suas origens, as suas tradições, a perda de identidade e a construção de uma nova, imposta pelo tempo e pela mudança de uma zona rural para uma Luanda urbana. Uma história semelhante para tantos angolanos e angolanas. Durante a criação da peça (Des)Construção da coreógrafa Mónica Anapaz para a temporada de 2017 da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, cinco bailarinos exploram os conceitos de tradição, cultura, memória, identidade, questionando a transformação e a desconstrução destes temas nas suas próprias vidas.

as cargas mais recentes

Covid-19: ‘Jay-Z’s Made in America 2020’ está oficialmente cancelado

há 4 meses
O festival anual do Rapper Jay-Z na Filadélfia, ‘Made in America’, já não será realizado. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, a empresa Roc Nation do magnata do rap disse que planeia produzir o festival popular em 2021.

Snoop Dogg e DMX confrontam-se em batalha de hits

há 3 meses
Snoop Dogg e DMX vão confrontar-se na próxima quarta-feira na batalha de hits do Live Verzuz. O encontro está a ser apelidado como “A batalha dos cães” e Snoop Dogg pede que Jay-Z esteja presente para testemunhar o acto e justifica.

Cerimónia dos Globos de Ouro de 2021 já tem data

há 4 meses
A edição de 2021 dos prémios norte-americanos de cinema e televisão, conhecidos por Globos de Ouro, foi agendada para 28 de Fevereiro, um mês depois do calendário habitual, à semelhança do que aconteceu com os Oscar.

“O país está a pedir a presença do Rap crítico e intervencionista”

há 8 meses

Ex-assistente de John Lennon é processado por mencionar nome do músico

há 3 semanas
Yoko Ono, viúva do ex-Beatle John Lennon está a processar um ex-assistente formado pelo músico solicitando uma indemnização de 150 mil dólares (mais de 93 milhões de Kwanzas) por este ter mencionado o nome do artista durante uma entrevista.

“Nenhum de nós tem vaidade, não há egos aqui”

há 8 meses
Okwami ultimam os preparativos para o primeiro grande show, dia 26 de Março.

Concurso para atribuição de bolsas de estudos nas áreas da Música e Artes Cénicas encerra dia 9 de Novembro

há 4 semanas
No âmbito do projecto da União Europeia Procultura, o Camões, I.P. anuncia a publicação de um convite em duas fases à apresentação de propostas de projecto que tenham por objectivo criar emprego durável e rendimento sustentável nos setores da música, artes cénicas e literatura infantojuvenil nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

Artistas poderão registar obras em Angola a partir de Maio

há 6 meses
A Sociedade Angolana dos Direitos de Autor (SADIA) apresenta no dia seis (6) de Maio a sua plataforma online, onde os artistas poderão registar as suas obras e protegê-las da pirataria e não só.

Momentos antes de ser assassinado, Tupac Shakur revelou a Keyshia Cole que queria deixar a Death Row Records

há 2 meses
Embora não foi confirmado por ninguém quando ambos tiveram a conversa, Keyshia revelou que Shakur disse a ela que “planeava da Death Row para assinar com Quincy Jones”, e queria que ela fosse com ele, porque a Death Row não era lugar para crianças, estando ela com 16 anos, na altura.

Gilmário Vemba fala do seu futuro no cinema

há 7 meses

Morreu “Gigante” da música africana

há 5 meses
O músico guineense Mory Kanté, conhecido pelo sucesso mundial “Yéké yéké”, na década de 1980, morreu hoje aos 70 anos num hospital de Conacri, após doença prolongada, anunciou o filho.

Making Of : “É No Pé”-Elástico Nandako ft Power Boyz

há 3 meses
Após ter disponibilizado o seu primeiro single colaborativo no passado mês de Maio, a Carga traz o Making Of do referido vídeo clipe intitulado “É No Pé”, gravado este sábado.

Alerta: Não existe nenhum filme ‘Scape’ na “calha” da Netflix

há 2 semanas
Embora tenha despertado o “apetite” dos cinéfilos e fãs dos três génios do crime, tratou-se apenas de uma demonstração livre do artista visual Dilichi.

Agentes criam associação de defesa dos interesses dos negros na indústria musical

há 4 meses
Um grupo de mais de 30 principais agentes, advogados e gestores da indústria da música criou uma associação que estará a manter e actualizar os interesses de artistas, produtores, compositores e executivos negros ligados à indústria da música.

Conheça a história da dança teatral de protesto, o ballet contemporâneo

há 6 meses
É um tipo de dança que não se limita a um conjunto de técnicas específicas, (Ballet; Hip-Hop; Jazz e outras…) abrangendo assim uma variedade de géneros, ritmos, formas e performances.

“Hino milionário” continuará como a música oficial dos 45 anos da independência

há 2 meses
A informação consta de uma deliberação da comissão, que esteve reunida em sessão ordinária, para apreciar, entre outros, a proposta de reestruturação do acto central.