Kamy Lara nomeada para galardão internacional de cinema` Adiaha Awards´

A realizadora do documentário “Para lá dos meus passos”, Kamy Lara, é uma das nomeadas para o prémio de melhor realizadora africana nos Adiaha Awards. Produzido sob chancela da produtora Geração 80, o mesmo tem sido amplamente reconhecido nos países onde foi exibido.

O prémio para o qual a realizadora Kamy Lara está nomeada objectiva reconhecer e incentivar mulheres africanas a contarem histórias dos seus países e da sua realidade através do formato documentário.

A equipa de produção constituída por Kamy Lara, Paula Agostinho, Gretel Marin, Mónica Anapaz, Gotopo, Geração 80, em parceria com a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, juntou-se para “dar vida” ao “Para lá dos meus passos”, aconteceu no ano passado. Mas que já tem um reprise anunciado no Encounters Film Festival 2020, edição online, com programação parcialmente gratuita de 20 a 30 de Agosto.

Com uma produção de peso, o documentário coloca não só os bailarinos, coreógrafos e figurinistas da Companhia de dança Contemporânea, mas também a todas as sociedades debatendo-se entre a decadência ou a ousadia de se transformar. O documentário retracta o processo de montagem da peça “(Des)construção”, uma coreografia da autoria de Mónica Anapaz, na qual, os cinco bailarinos são levados a viajar sobre um conjunto de danças tradicionais de Angola e a transformá-las, dando-lhes novos significados.

Danças estas, que são nada mais do que a descrição das origens regionais e sociais de cada um dos bailarinos e, particularmente, da forma como eles e as suas famílias vivem a dança e tudo fazem para adaptar-se numa grande cidade, as pesquisas sobre as danças/rituais e cerimónias tradicionais de cinco províncias (Huíla, Cabinda, Lunda-Norte, Luanda e Zaire) e a sua reinterpretação contem porânea mostram-nos os dilemas com que os criadores e os cidadãos se debatem, reflecte o limbo em que a sociedade vive, tal como lhe descreveu Adriano Mexinge, aquando da sua estreia.

O prémio Adiaha Awards é um a iniciativa da Ladima Foundation, uma organização pan-africana sem fins lucrativos fundada com o objectivo de contribuir para a correcção dos principais desequilíbrios de género nas indústrias de cinema, televisão e conteúdos.

as cargas mais recentes

Produtor Algo Desconhecido anuncia lançamento da beat tape “Bengha Producers”

há 3 meses
O projecto que junta dez produtores nacionais, terá o equivalente a um beat por cada interveniente. Intitulada “Bengha Producers”, a beat tape será lançada em Agosto em todas as plataformas digitais.

Partiu o “físico” e ficou a obra

há 8 meses
Calou-se uma voz inconfundível de Kueno Aionda, calou-se o futuro, num país onde cada vez mais aumenta a quantidade e diminui a qualidade.

Covid-19: comunidade africana insurge-se contra intenção de testagem da vacina do no continente

há 7 meses
Angolanos não se apartaram do protesto e partilharam igualmente o desagrado.

Repertório traz os dois produtores do momento: Vado Poster e Dj Habias

há 3 meses
Vado Poster e Dj Habias são dos produtores mais solicitados da actualidade e estarão na próxima sexta-feira, 24 de Julho, no Repertório da Revista Carga, para apresentar e explicar o processo de produção de hits como “Pintins”, de Scro Q Cuia e Nerú Americano ou Waatão, de Puto Prata.

Swizz Beatz reafirma ser fã incondicional de Artur Nunes

há 5 meses
O produtor e esposo de Alicia Keys, Swizz Beatz, provou que é fã incondicional de Artur Nunes ao partilhar um vídeo a dançar o hit “Tia”. O gesto não vem à parte, recentemente, Snoop Dog exibiu sua playlist e Paulo Flores figurava, e no passado, Will Smith impulsionou as vendas de Bonga.

3ª Webinar da Universidade Hip-Hop discorre sobre o tema “Hip-Hop é uma Kultura Urbana e não um estilo de música”

há 5 meses
As actividades que começaram na passada segunda-feira, têm sido realizadas no âmbito do projecto “Semana de Apreciação da Kultura Hip-Hop”. Até ao dia 24 de Maio uma série de acções online estão programadas, e contemplam performances, fóruns de discussão e Webinars com distintos convidados dos 4 elementos núcleo da Kultura Hip-Hop. Cláudio Silva, ex-reitor da Universidade Hip-Hop, falou à Carga Magazine sobre as actividades que ainda estão por vir, em torno desta celebração.

Onde te enquadras senhor “músico”?

há 8 meses

Carregadores de caixão “ameaçam” dançar para quem não ficar em casa

há 6 meses
Os dançarinos fúnebres ganenses, responsáveis pelo “meme” mais viral no mundo, durante a quarentena, fizeram um apelo para as pessoas ficarem em casa, sob pena de pagarem com a vida.

Criadora de Matrix revela verdadeira origem do filme

há 5 meses
Em entrevista ao Hollywood Reporter, a cineasta que com a irmã criou a franquia Matrix disse que a vontade de fazer a saga surgiu da “opressão” que sentia antes de assumir a sua verdadeira natureza transsexual.

Luciano Camargo lança primeiro álbum a solo

há 1 mês
O cantor brasileiro Luciano Camargo vai lançar, pela primeira vez em 29 anos de carreira, um projecto a solo. Trata-se de um obra com 15 faixas inéditas a ser apresentada no dia 16 de Outubro.

MV Bill retrata a própria trajectória em livro

há 3 meses
A Lenda do movimento hip hop brasileiro, MV Bill promete transformar as próprias experiências e pensamentos em livro. Tendo há algum tempo anunciado obra, tudo indica que o rapper está próximo de compartilhá-la com o mundo. A mesma obra vai ainda discorrer sobre figuras como Faustão, Lula, Chorão, “Estilo Vagabundo” e mais

Músicos britânicos fazem abaixo-assinado para o Ministério da Cultura

há 4 meses
Cerca de 1.500 artistas, entre eles Ed Sheeran Rolling Stones, Paul McCartney, Coldplay e Eric Clapton, entregaram uma carta ao ministério da cultura britânico a “exigirem” um “calendário claro” sobre o regresso à actividade cultural; apoio financeiro e a eliminação do IVA sobre a venda de bilhetes, devido às dificuldades que estão a enfrentar.

The Cranberries afirmam que cover de ‘Zombie’ feito por Miley Cyrus “é um dos melhores de sempre”

há 1 dia
Recentemente a artista chamou atenção do público ao fazer uma apresentação cheia de energia e vocais poderosos, da música “Zombie” da autoria do The Cranberries, não tendo passado despercebida até para a própria banda, que chegou a usar a conta oficial do Twitter para elogiar a artista.

Beyoncé oferece 1 milhão de dólares a pequenos empreendedores

há 2 meses
A iniciativa foi anunciada com o lançamento do single “Black Parade” no Juneteenth e ganhou corpus com a doação dos primeiros 1 milhão de dólares aos pequenos empresários negros.

Documentário sobre a Kizomba no festival indiano do cinema

há 2 meses
O filme angolano “Kizomba sem fronteiras” está a concorrer no festival indiano de cinema, na categoria de melhor documentário. O evento inicia no dia 06 de Setembro.

Luanda recebe a primeira exposição virtual

há 7 meses
“Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, é o título da exposição a solo da autoria de René Tavares.