Kamy Lara nomeada para galardão internacional de cinema` Adiaha Awards´

A realizadora do documentário “Para lá dos meus passos”, Kamy Lara, é uma das nomeadas para o prémio de melhor realizadora africana nos Adiaha Awards. Produzido sob chancela da produtora Geração 80, o mesmo tem sido amplamente reconhecido nos países onde foi exibido.

O prémio para o qual a realizadora Kamy Lara está nomeada objectiva reconhecer e incentivar mulheres africanas a contarem histórias dos seus países e da sua realidade através do formato documentário.

A equipa de produção constituída por Kamy Lara, Paula Agostinho, Gretel Marin, Mónica Anapaz, Gotopo, Geração 80, em parceria com a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, juntou-se para “dar vida” ao “Para lá dos meus passos”, aconteceu no ano passado. Mas que já tem um reprise anunciado no Encounters Film Festival 2020, edição online, com programação parcialmente gratuita de 20 a 30 de Agosto.

Com uma produção de peso, o documentário coloca não só os bailarinos, coreógrafos e figurinistas da Companhia de dança Contemporânea, mas também a todas as sociedades debatendo-se entre a decadência ou a ousadia de se transformar. O documentário retracta o processo de montagem da peça “(Des)construção”, uma coreografia da autoria de Mónica Anapaz, na qual, os cinco bailarinos são levados a viajar sobre um conjunto de danças tradicionais de Angola e a transformá-las, dando-lhes novos significados.

Danças estas, que são nada mais do que a descrição das origens regionais e sociais de cada um dos bailarinos e, particularmente, da forma como eles e as suas famílias vivem a dança e tudo fazem para adaptar-se numa grande cidade, as pesquisas sobre as danças/rituais e cerimónias tradicionais de cinco províncias (Huíla, Cabinda, Lunda-Norte, Luanda e Zaire) e a sua reinterpretação contem porânea mostram-nos os dilemas com que os criadores e os cidadãos se debatem, reflecte o limbo em que a sociedade vive, tal como lhe descreveu Adriano Mexinge, aquando da sua estreia.

O prémio Adiaha Awards é um a iniciativa da Ladima Foundation, uma organização pan-africana sem fins lucrativos fundada com o objectivo de contribuir para a correcção dos principais desequilíbrios de género nas indústrias de cinema, televisão e conteúdos.

as cargas mais recentes

Azealia Banks chama Anitta de “lixo” e afirma: “Prefiro a Ludmilla”

há 2 anos
A cantora e compositora Azealia Banks foi directa nas críticas a Anitta. Durante o novo episódio do podcast “Cheapy’s Two Cents”, da sua autoria, e que é transmitido nos Estados Unidos, as críticas cingem-se à recente parceria de Anitta com Cardi B.

Jovens do Prenda no Show do Mês online

há 2 anos

Apesar dos escândalos sexuais, R. Kelly continua a ser dos músicos mais ouvidos no mundo

há 12 meses
Mesmo depois do lançamento, em 2017, da campanha MuteRKelly, que exigia a retirada das suas músicas de aplicativos de rádio e música e que mais tarde, levou ao cancelamento de várias turnées de concertos do músico, R. Kelly continua a ser dos mais ouvidos.

Elenco de Luxo assegura regresso 7 anos depois

há 2 anos
Após o anúncio a 13 do mês transacto, Francis, Extremo Signo, Ready Neutro, Abdiel, Daboless e Dj Soneca asseguraram hoje o seu regresso com o lançamento do primeiro trabalho intitulado “Herói”.

Davido lança novo álbum com Chris Brown, Nas, Nicki Minaj e Young Thug

há 2 anos
Intitulado “A Better Time”, o album é tipicamente africano e predomina o Afropop e Afrobeat. Com 17 faixas musicais, já está disponível e traz, entre outras, vozes de Chris Brown, Nicki Minaj, Nas, Young Thug e Lil Baby.

Babu Santana: “Tenho muita curiosidade de conhecer Angola, e de chegar no meu ancestral africano”

há 2 anos
A presença marcante de Babu Santana na última edição do reality show despertou a atenção e curiosidade dos internautas sobre os pontos de vista relactivos a “pretitude”, tal como o próprio o diz, e às questões relaccionadas a identidade cultural dos povos negros que habitam o Brasil. Babu defende a necessidade de se conhecer o percurso da ancestralidade para a afirmação dos povos: ”hoje eu tenho um projecto pessoal que é fazer a pesquisa da minha ancestralidade”, afirmou. Uma vez ter conquistado a simpatia de muitos telespectadores do canal Globo, quer pela participação exitosa no BBB20, bem como a interpretação de Jacinto em ’Novo Mundo’, Babu Santana concedeu uma entrevista de abordagem variada onde manifesta o interesse de trabalhar em Angola.

De Viana para Angola inteira: Anny Gonçalves, a nova revelação da música angolana

há 1 ano
Anny Gonçalves é um talento que a pandemia ajudou a revelar. A cantora destaca-se nos estilos Soul Music e Kizomba. Embora passe por despercebida aos olhos de muitos, vai conquistando o seu espaço. É ela a intérprete da trilha sonora do filme 2 Mundos, produzido por Hochi Fu.

Sinéad O’Connor dedide pôr fim à carreira musical

há 1 ano
Após 40 anos de percurso, nos quais lançou 10 álbuns, a cantora irlandesa decidiu pôr fim à carreira artística, para dedicar-se a outras actividades.

Micasa está disponível para fazer participações com artistas angolanos

há 2 anos

Dupla Tieijci & Vilson lançam ‘Café’, a EP que começa já a “somar”

há 10 meses
O tema Somar, além de ser o cartão postal do projecto, é uma música que traduz a motivação dos artistas, em ir atrás do que pretendem ser e ter, e ao mesmo tempo, traz linhas de ataque para artistas que não pratiquem a mesma arte com a mesma seriedade.

Cleyton M cria versão de James Brown e Michael Jackson no Afro House

há 1 ano
Diferente dos anteriores sucessos, na nova música, Cleyton M (des)constrói sua personagem a partir do lendário James Brown e Michael Jackson num tema que versa bem os tempos actuais.

Continuação de Black Panther já tem data de estreia e novo título

há 1 ano
Intitula-se `Pantera Negra: Wakanda Forever´ e chega aos cinemas no próximo dia 8 de Julho de 2022.

Invisíveis: “O que nos caracteriza é um Rap sem preocupação com os holofotes”

há 2 anos
Lançaram ontem o álbum `O Culto´, uma obra no verdadeiro sentido da palavra, que além de quebrar o silêncio de 8 anos, é uma viagem às origens do Hip Hop e um compromisso com o “abandonado” Boom Bap.

A partir de agora filmes angolanos passarão a ser premiados com até 13 milhões de Kwanzas

há 1 ano

Lady Gaga acolhe membros da equipa em casa para os proteger do Covid-19

há 2 anos
Lady Gaga concedeu uma longa entrevista à Billboard, na qual comparou, bem humorada, o período de quarentena imposto pela pandemia da Covid-19 à sua própria experiência como estrela pop.

Pongo Love confirmada no Festival Músicas do Mundo

há 2 anos
O evento reúne cerca de 30 músicos vindos da África, Europa e América. A cantora faz parte da lista dos primeiros 14 artistas apresentados esta sexta-feira.