Kamy Lara nomeada para galardão internacional de cinema` Adiaha Awards´

A realizadora do documentário “Para lá dos meus passos”, Kamy Lara, é uma das nomeadas para o prémio de melhor realizadora africana nos Adiaha Awards. Produzido sob chancela da produtora Geração 80, o mesmo tem sido amplamente reconhecido nos países onde foi exibido.

O prémio para o qual a realizadora Kamy Lara está nomeada objectiva reconhecer e incentivar mulheres africanas a contarem histórias dos seus países e da sua realidade através do formato documentário.

A equipa de produção constituída por Kamy Lara, Paula Agostinho, Gretel Marin, Mónica Anapaz, Gotopo, Geração 80, em parceria com a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, juntou-se para “dar vida” ao “Para lá dos meus passos”, aconteceu no ano passado. Mas que já tem um reprise anunciado no Encounters Film Festival 2020, edição online, com programação parcialmente gratuita de 20 a 30 de Agosto.

Com uma produção de peso, o documentário coloca não só os bailarinos, coreógrafos e figurinistas da Companhia de dança Contemporânea, mas também a todas as sociedades debatendo-se entre a decadência ou a ousadia de se transformar. O documentário retracta o processo de montagem da peça “(Des)construção”, uma coreografia da autoria de Mónica Anapaz, na qual, os cinco bailarinos são levados a viajar sobre um conjunto de danças tradicionais de Angola e a transformá-las, dando-lhes novos significados.

Danças estas, que são nada mais do que a descrição das origens regionais e sociais de cada um dos bailarinos e, particularmente, da forma como eles e as suas famílias vivem a dança e tudo fazem para adaptar-se numa grande cidade, as pesquisas sobre as danças/rituais e cerimónias tradicionais de cinco províncias (Huíla, Cabinda, Lunda-Norte, Luanda e Zaire) e a sua reinterpretação contem porânea mostram-nos os dilemas com que os criadores e os cidadãos se debatem, reflecte o limbo em que a sociedade vive, tal como lhe descreveu Adriano Mexinge, aquando da sua estreia.

O prémio Adiaha Awards é um a iniciativa da Ladima Foundation, uma organização pan-africana sem fins lucrativos fundada com o objectivo de contribuir para a correcção dos principais desequilíbrios de género nas indústrias de cinema, televisão e conteúdos.

as cargas mais recentes

Trunfos do DJ João Reis

há 2 meses

Larama: Causa da morte será revelada após autópsia

há 2 meses
Ao contrário do que se noticiou, nas primeiras horas de hoje, Larama não foi encontrado morto, segundo esclareceu Maya Cool -Tio do malogrado-, em entrevista ao Fala Angola.

Escritor defende ruas com nomes de artistas angolanos

há 8 meses
O escritor João da Silva Cardoso sugeriu a revisão da toponímia angolana, passando a contar com nomes de artistas e outras figuras de referência, de formas a homenagear e valorizar os feitos de todos aqueles que contribuíram de algum modo para o bem do país.

Criadora de Matrix revela verdadeira origem do filme

há 8 meses
Em entrevista ao Hollywood Reporter, a cineasta que com a irmã criou a franquia Matrix disse que a vontade de fazer a saga surgiu da “opressão” que sentia antes de assumir a sua verdadeira natureza transsexual.

NGA disponibiliza hoje três novos projectos musicais

há 2 meses
Constituído por “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e P’ra Nós”, o triplo lançado nas celebrações do 38.° aniversário do artista angolano radicado na Linha de Sintra representa a consistência lírica do vasto registo fonográfico, onde se destacam “Filho Das Ruas”, “King”, “Filho Das Ruas 2.

Kanye West entrega documentos de candidatura à Comissão Federal de Eleições

há 6 meses
Após rumores sobre a desistência às eleições presidenciais de 2020, Kanye West entregou ontem um conjunto de documentos à Comissão Federal de Eleições dos EUA para formalizar a sua candidatura. O comité político do rapper chama-se “Kanye 2020” e o projecto político “Birthday Party”.

Filme angolano “Santana” está em primeiro lugar na Netflix

há 5 meses
O filme angolano “Santana”, que estreou esta sexta-feira (28) na “Netflix”, encontra-se desde a tarde de hoje na primeira posição dos filmes mais assistidos nesta plataforma de streaming.

Kanye West acusado de “desrespeitar o Islão” com a sua colecção de ténis

há 5 meses
Yeezy Boost 350 v2 tornou-se tão popular que a Adidas não consegue desistir dele. Mantém a popularidade sem esforço, através dos anos e ganhou muitos modelos novos como a Asriel, que será apresentado oficialmente dentro de dias e que está a ser acusado de desrespeitar o Islão.

Autor do plágio no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil nunca mais poderá concorrer

há 8 meses
A obra “A Kandengue Do Golungo e o Livro Que Não Tinha Fim”, vencedora do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, constitui um plágio grosseiro e tentativa de burla de uma outra obra brasileira, cuja capa mostramos na notíciia. O Instituto das Indústrias Culturais e Criativas adianta que o infractor pode nunca mais concorrer a prémios do Ministério.

Sambieventos, Os Lambas, Luandina e BASEL juntos contra a crise e contra a pandemia

há 7 meses

N’sexy Love volta a reunir antigos integrantes para o grande regresso aos palcos

há 1 mês
Depois de mais de dez anos separados, N’sexy Love anunciou o regresso regular aos palcos, mas já sem Bigú Ferreira. A despedida do ex-vocalista, este domingo durante o Live no Kubico, deixou Walter Ananás em lágrimas, a ponto de interromper o espectáculo.

Fim-de-semana farto: Kid Cudi quebra o silêncio de 10 anos e Taylor Swift retorna após 5 meses

há 1 mês
Kid Cudi acaba de lançar o último álbum da trilogia `Man on the Moon´, enquanto que Taylor Swift apanhou todos de surpresa com um “ábum-irmão” de Folklore, lançado há cinco meses, ambos projectados para ocupar os primeiros lugares da Billboard.

Meek Mill revela misteriosa doença por trás de sua dramática perda de peso

há 6 meses
O hitmaker da “Dreams and Nightmares” chocou os fãs recentemente na internet ao publicar uma foto no aeroporto de Teterboro, em Nova Jersey, demonstrando claramente que havia perdido muito peso. Após muitas especulações, usou o Twitter, para confirmar que anda acometido por problemas estomacais para os quais os médicos ainda não foram capazes de oferecer um diagnóstico viável.

Morreu Paolo Rossi

há 1 mês
O ex-futebolista italiano Paolo Rossi, “herói” da vitória italiana no Mundial de 1982, morreu esta quinta-feira aos 64 anos, vítima de um câncer no pulmão, anunciou o diário desportivo italiano la Gazzetta dello Sport.

Lawilca almeja voltar ao auge

há 3 meses
Lawilca já esteve no top do Hip Hop e R&B. Em 2005, depois de conquistar grande popularidade com o seu primeiro álbum “Se Diamé”, decidiu sumir para voltar a aparecer em 2014 com o CD “Não Sou o Mesmo Homem”. Desta vez reaparece reestruturado com novos estilos musicais e quer voltar a estar no auge.

Morreu o músico Tino Fortes

há 2 semanas
O músico angolano Tino Fortes morreu segunda-feira em Portugal, aos 51 anos de idade, vítima de morte súbita.