Kanguimbo Ananás promete honrar memória de Nagrelha em livro

Sem sombras de dúvida, hoje foi o dia em que os angolanos confirmaram que Nagrelha era realmente o “Estado Maior do Kuduro”. Um banho de multidões nunca antes visto no enterro de um músico angolano e, quiçá africano, acompanhado de forte escolta policial, o funeral de Nagrelha foi como se de um chefe de Estado se tratasse.

Gelson Caio Manuel Mandes, o homem que popularizou o estilo musical oriundo dos musseques atrás do nome Nagrelha, morreu na última sexta-feira, em Luanda, vítima de cancro pulmonar, e foi hoje a enterrar no Cemitério da Sant’Ana.

A urna contendo os restos mortais do ícone do Kuduro desceu à cova quando eram 10h46 minutos no meio da dor, tristeza e pranto dos familiares, amigos e fãs, que não paravam de entoar canções em homenagem ao ídolo.

Kanguimbo Ananás, madrinha e conselheira de Nagrelha desde o tempo em que o músico “lutava” para romper os estereótipos culturais e o padrão de firmamento imposto pelo mercado angolano, recordou as vivências que teve com o kudurista. “O Nagrelha era um homem romântico, porque eu frequentava a casa. Continuarei a honrar a sua memória”, tal como já tenho feito, disse, sublinhado que o artista era uma grande pessoa.

Mais de 800 agentes da Polícia Nacional foram mobilizados para cobrir e acompanhar até à última morada o “Estado Maior do Kuduro”. Desejosos de ver, pela última vez, o rosto e o local onde jaziria o corpo do ídolo, os fãs romperam o cordão de segurança, causado tumulto e vandalismos de bens públicos e particulares, um acto que terminou em detenções.

Entretanto, o que fica mesmo para história da música angolana, é o enterro pomposo de um artista que se dedicava a um estilo que era muito visto como feito por marginais, graças os trabalhos de Negrelha, hoje já nem tanto.

as cargas mais recentes

Bengo terá Prémio Provincial de Teatro

há 1 ano
A província do Bengo passará a contar com um prémio de teatro, atribuído aos grupos que conseguirem vencer a final depois de passarem pela competição municipal.

Alicia Keys aceita batalha de piano com John Legend

há 3 anos
No mês passado, Legend disse, durante uma conversa com Nick Cannon, que desejava ter um frente a frente no piano com a cantora Alicia Keys no Live Verzuz. O pedido foi atendido e o encontro está marcado para as 20 horas do dia 19 de Junho no Instagram.

Neide Van-Dúnem lança projecto de teatro musical para crianças e adolescentes

há 8 meses

Verzuz anuncia battle entre Method Man e Redman

há 2 anos
Depois do Verzuz Battle entre Ghostface Killah e Raekwon do Wu-Tang Clan, Timbaland e Swizz Beatz anunciaram a próxima batalha para o dia 20 de Abril, entre os parceiros de rimas de longa data, Method Man e Redman.

NGA junta-se a Dino D’Santiago na luta contra o racismo

há 2 anos
O músico Dino D’Santiago protagoniza no dia 6 de Março um espectáculo musical. O concerto marca as celebrações dos trinta e um anos de existência do jornal O Público.

Praça de Touros portuguesa será transformada em Centro Cultural

há 2 anos
Trata-se da Praça de Touros da Azaruja, a mais antiga de Portugal, que não voltará a receber espectáculos com toureiros, mas dará lugar a espectáculos culturais, após passar por requalificação completa.

Romelu Lukaku: “Jay-Z ensinou-me como ser um vencedor”

há 2 anos
O avançado belga e campeão da Serie A, pelo Inter do Milão (2020/21), revelou que a amizade com Jay-Z e o conselho que tem recebido do rapper tem sido importante para conseguir alcançar o sucesso.

Steel Wonder: Mais um filho do Prenda que aspira ter sucesso no Rap

há 2 anos
A segunda “season” da sua história com a música, surge em 2013, ao identificar-se com a ideologia da Força Suprema. Actualmente no Rap, Steel aspira trabalhar com a Latino Records e vê no single `mamacita´, a sua ascensão musical.

Will Smith dirige-se a Chris Rock: “Peço-te desculpa. O meu comportamento foi inaceitável”

há 8 meses

Masterminds of Hip Hop: Russell Simmons lança NFT para apoiar lendas do Hip Hop

há 2 anos
A colecção “The Masterminds of Hip Hop” apresentará arte digital inspirada nas histórias que deram origem ao Rap.

Obras dispersas de Urbano de Castro e David Zé já começaram a ser resgatadas

há 2 anos
Ainda não se sabe sobre o número exacto das músicas a serem resgatadas, mas os países onde encontrá-las estão identificados, incluindo já se começou a resgatar e catalogar as canções de David Zé, cujos rendimentos vão para a família.

Unac e Smarca assinam acordo para assistência técnica e assessoria na cobrança dos direitos de autor e conexos

há 1 ano
A SMARCA que já vem actuando na área técnica da SADIA desde 2020, tem com isto alcançado resultados positivos no que toca à propriedade intelectual. Com este acordo a UNAC vai igualmente trazer resultados rápidos na área de direitos de autor e conexos.

Ja Rule revela que no início da carreira quis fazer trio com JAY-Z e DMX

há 2 anos
Ja Rule, Jay-Z e DMX tinham condições reunidas para constituírem um trio, uma ideia motivada por Irv Gotti, da Murder Inc. Entretanto, os três músicos não conseguiram materializar o desejo porque dois dos rappers não mostraram interesse.

Morreu “Kota 50”, pioneiro do foto-jornalismo angolano

há 2 anos
Paulino Damião “Kota 50” é conhecido como a lenda do foto-jornalismo em Angola. Começou a fotografar nos anos 60 e, já capturou peripécias da batalha do início da luta armada, em 1961. O fotógrafo morreu esta quarta-feira, em Luanda, por doença.

Mungueno: Rappers imortalizam Waldemar Bastos em nova EP

há 2 anos
Pensólogo, Kamesu, Ikonoklasta, Haudas, Flagelo Urnano, Mono Sterio, Grand F e Franchoddas, vão rimar por cima de samples e vozes de Waldemar Bastos, deixando um registo do melhor da nova e velha geração do Rap nacional.

Novo álbum de Reptile já está disponível

há 2 anos
O sétimo álbum de Replite intitula-se I.C.O.N (Invejosos Continuam a Odiar o Nikka) e pode ser ouvido a partir do Kisom Unitel, mas também terá edições físicas. Traz, entre outras, vozes de Preto Show, Rui Orlando e Tchoboli.