Durante uma entrevista com a revista GQ, o rapper admitiu que chegou a tomar vodka com suco de laranja no café da manhã, e comentou sobre como a pressão das nomeações o levaram parcialmente ao alcoolismo.
O principal assunto da entrevista foi sobre a saúde mental de Kanye e a relacção com o álcool. “Eu não tomo uma bebida desde que percebi que precisava tomá-la todos os dias, mas nunca confiei ou foi dito para mim: ‘Ei, você é um alcoólatra funcional’. As pessoas me chamam de louco, as pessoas me chamam de tudo… mas não de alcoólatra em funcional”, disse.
West diz que o problema começou depois de os álbuns “My Beautiful Dark Twisted Fantasy”, de 2010, e “Watch the Thorne” (a meias com Jay-Z), de 2011, terem ficado de fora da categoria de álbum do ano nos Grammys.
“É bom termos percebido que todas essas cerimónias de prémios me levaram, parcialmente, ao alcoolismo”, explica, “imagem o ‘My Beautiful Dark Twisted Fantasy’ e o ‘Watch the Thorne’ serem elegíveis no mesmo ano e nenhum deles ter sido nomeado para álbum do ano”.
O rapper acrescentou também que foi difícil não ouvir nenhuma canção de “The Life of Pablo”, de 2016, nas rádios, “isto quando tens a tua mulher e a tua filha no carro contigo”.