Kassav condecorados pelo governo francês

O Ministério da Cultura de França homenageou cinco membros históricos dos Kassav. As figuras foram nomeadas para a Ordem das Artes e Letras, a mais alta distinção no campo das artes e letras em França.

Jocelyne Béroard foi nomeada oficial da Ordem das Artes e Letras. Georges Décimus, Jacob Desvarieux, Jean-Claude Naimro, Jean-Philippe Marthély foram condecorados pela Ordem das Artes e Letras.

Com quatro décadas de sucessos, a banda das Antilhas recebe a condecoração honorífica de França, administrada pelo Ministério da Cultura, que também já foi atribuída, em 2014, a Bonga, pela criação artística, contribuição e influência nas artes francesas e em todo o mundo.

Em 40 anos de vida, Kassav colecionou cinco discos de ouro e um disco de platina. Além do sucesso, o grupo tem se empenhado em manter a originalidade, cantando em crioulo. Um apego ao património linguístico das Antilhas que muito contou para a notoriedade da formação musical.

De acordo com a RFI, Jean-José Alpha, director, foi também nomeado para a Ordem das Artes e Letras.

as cargas mais recentes

A partir de agora todo músico que animar a plateia com canção alheia pagará 20% do cachet ao visado

há 2 anos
A medida surge para salvaguardar o direito do autor, seja ele cantor, intérprete, dj, produtor ou letrista, desde que esteja inscrito e tenha suas obras declaradas na SADIA.

Revista Carga traz pesos pesados para o Reportório

há 3 anos
Os dj´s Malvado e Dias Rodrigues, que sexta-feira, a partir das 19 horas, vão exibir os seus maiores sucessos musicais, no chamado “desfile de hits”.

Dupla ELA apresenta `O lugar de FALA D’ ELA´

há 2 anos
A ter início no próximo domingo, dia 4 de Outubro, a dupla ELA vai colocar à lupa o tema “Estupro, mulheres infectadas com HIV e Gravidez precoce”.

Jay-Z vence o prémio ‘Hip-Hop’s Humanitarian of the Year’ da XXL Awards 2022

há 1 ano
Em nota, a XXL informou que atribuiu a Jay-Z o galardão de hiphopper humanitário do ano, pelo grande impacto que teve ao longo do último ano nas iniciativas em que se associou, promovendo mudanças positivas.

Streamy Awards: Verzuz battle é eleito o melhor Live Show do ano

há 1 ano
O YouTube Streamy Awards 2021 homenageou, no passado sábado, os melhores vídeos do ano, e pela segunda vez consecutiva, a batalha de hits, Verzuz, ocupou o primeiro lugar do pódio dos Lives Shows.

Pascoal Mussungo em concerto online na Fundação Arte e Cultura

há 3 anos
A Fundação Arte e Cultura apresenta neste sábado, dia 23, pelas 19 horas, o concerto online com o músico e compositor Pascoal Mussungo. O evento, que leva no epicentro a mensagem de amor e de esperança, decorrerá no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura Online, visando incentivar as famílias a permacer em casa e protegerem as suas vidas enquanto durar o estado de emergência em prevenção face a Covid-19.

Sabes o que é Hino Hurrita? É a música mais antiga do mundo

há 3 meses

O voo do Fado: Em dueto com Soraia Cardoso, Né Gonçalves lança novo single dia 10 de Junho

há 8 meses
Na sua letra, «O Voo do Fado» homenageia directamente alguns dos maiores expoentes deste género — Amália Rodrigues, Carlos do Carmo ou, mais subtilmente, Mariza (na citação de «Ó Gente da Minha da Terra», que tem letra original, embora nunca por ela gravada ou cantada, de Amália).

Apesar dos escândalos sexuais, R. Kelly continua a ser dos músicos mais ouvidos no mundo

há 1 ano
Mesmo depois do lançamento, em 2017, da campanha MuteRKelly, que exigia a retirada das suas músicas de aplicativos de rádio e música e que mais tarde, levou ao cancelamento de várias turnées de concertos do músico, R. Kelly continua a ser dos mais ouvidos.

A vez do teatro “subir” ao palco do Duetos N´Avenida

há 1 ano
A Casa das Artes receberá no próximo dia 10 de Outubro, a terceira edição da quinta temporada do Duetos N´Avenida. Celma Pontes e Jaime Joaquim será a primeira dupla de actores a participar do projecto com a peça ‘A Escrava da Cama´.

Prodígio e Gilmário Vemba juntam-se a Benzema como embaixadores de um banco Europeu

há 2 anos
A representar os PALOP, os dois angolanos juntam-se a mais de duzentos nomes ligados à música, à moda e aos desportos vindos dos cinco continentes.

Músicos do Reino Unido “vergonhosamente reprovados”

há 2 anos
Os músicos do Reino Unidos sentem-se “envergonhados” porque o governo decidiu abandonar a União Europeia, no passado dia 31 de Dezembro, sem ter acautelado um esquema de isenção que permitisse aos artistas britânicos viajarem pelos países europeus sem a necessidade de vistos, cadernetas e autorizações de trabalho.

O reencontro: músicos recordam auge da carreira

há 2 anos
Há quase 10 anos que Fedy Kalupeteka, Tivine Flay, Hélvio e Sukumula já não pisavam um palco, aliás, apenas dois deles vêm se apresentadando como cantor. Este domingo, voltaram a subir ao palco e protagonizaram três horas de emoções.

“A Dimensão Cultural do Herói Nacional” em debate no Visão actual

há 2 anos
O programa Visão Actual a ser exibido amanhã, quinta-feira dia 17 de Setembro, vai analisar a Dimensão Cultural de António Agostinho Neto, fundador da nação e primeiro presidente de Angola.

Dudu Sapate leva exposição “Gênesis” à Galeria Tamar Golan

há 10 meses
O artista angolano Dudu Sapate vai apresentar-se no próximo dia 1 de Abril, Sexta-feira, pelas 18 horas, na Galeria Tamar Golan com “Gênesis”, uma exposição individual que ficará patente ao público até ao dia 22 de Abril.

Paulina Chiziane torna-se a primeira mulher africana a conquistar Prémio Camões

há 1 ano
A escritora moçambicana Paulina Chiziane venceu a 33a edição do Prémio Camões. Conhecida por dar papel central a figura da mulher africana em seus livros, a autora é a primeira mulher africana a ser laureada com essa distinção, que é uma das mais importantes honrarias da literatura em língua Portuguesa.