Kiluanji Kia Henda constrói memorial da escravatura em Portugal

A imponente obra do artista plástico angolano simboliza a “reconciliação com o passado” da escravatura e é uma contribuição para a História de Portugal. A instalação será concluída no primeiro trimestre de 2021.

A criação integra o projecto Plantação – Prosperidade e Pesadelo de Kiluanji Kia Henda, que venceu, em Março deste ano, o concurso público para o efeito organizado pela Câmara de Lisboa.

O artista reconstitui memórias coloniais, símbolos, movimentos migratórios e usa habitualmente a fotografia, o vídeo e a instalação. Para o referido memorial, idealizou uma plantação com 540 canas de açúcar de quatro metros de altura, em alumínio lacado a preto, assentes num piso, e uma zona com bancos de betão em círculo.

Prevista para ser concluído antes, o projecto será apresentado no final do primeiro trimestre de 2021. “Já temos o protótipo de uma cana de açúcar que está a ser realizado. Depois será a fase de produção, e segue-se a de engenharia”, revelou o autor à Lusa.

O trabalho, na opinião do artista, vai permitir a consciencialização das pessoas sobre uma parte da História de Portugal, de forma a não cair numa amnésia colectiva.

as cargas mais recentes

Linkin Park: Reeditam “Hybrid Theory”, 20 anos depois do lançamento

há 2 meses
Ao longo de hora e meia de conversa Mike Shinoda, Brad Delson, Dave Farrell e Joe Hahn responderam a questões oriundas dos quatro cantos do mundo – da Tailândia e Indonésia aos Estados Unidos e Austrália, passando por Portugal – e falaram especialmente sobre o álbum que deu início ao percurso dos Linkin Park.

NBA retira cannabis da lista de substâncias proibidas

há 5 meses
Os exames antidoping na principal liga de basquete do mundo continuam, mas sem procurar cannabis, a notícia foi dada pela própria NBA no passado dia 10, indicando que a mesma deixa assim de ser uma substância proibida passível de punição.

Documentário sobre a Kizomba no festival indiano do cinema

há 3 meses
O filme angolano “Kizomba sem fronteiras” está a concorrer no festival indiano de cinema, na categoria de melhor documentário. O evento inicia no dia 06 de Setembro.

Prodígio: “acredito que a arte tem que reflectir a sociedade, a minha vida, a dos meus e dos outros”

há 4 meses
Durante o longo vídeo nas suas redes sociais, sobre a morte do jovem de 23 anos no Prenda, o músico começou por esclarecer que não pretende defender qualquer artista, entretanto, realçou que é imprudente a sociedade olhar as coisas de um único ponto de vista, porque os músicos também têm liberdade de escolha.

Legends Never Die: Álbuns póstumos destronam-se uns aos outros no Top da Billboard

há 4 meses
Depois de Pop Smoke tirar Michael Jackson do 1ª lugar do top, o álbum póstumo de Juice Wrld estreou em primeiro lugar na parada da Billboard 200, tornando-se até agora, o maior álbum de 2020, com o equivalente a 490 mil unidades vendidas.

Fragata de Morais exaltado no Circuito Internacional de Teatro

há 1 mês
O escritor e dramaturgo angolano, Fragata de Morais, será homenageado durante 28 dias na quinta edição do Circuito Internacional de Teatro, em Luanda.

Toty Sa’med

há 9 meses
Parece ter chegado o momento de Toty Sa’med brindar os fãs com um álbum, depois de um percurso de mais de 10 anos.

Burna Boy considera o novo álbum de Davido um “disquete”

há 2 semanas
Apesar de reunir referências como Nicki Minaj, Nas, Young Thug e Lil Baby, o novo álbum de Davido não “convenceu” o seu compatriota Burna Boy. O também músico chamou de disquete o “A Better Time”.

Rei da Kizomba “is back”

há 9 meses
Em Maio vem “bomba”, ou seja mais uma, porque o Marechal, recentemente promovido, assim nos habituou.

Sony anuncia lançamento da Playstation 5

há 6 meses
Depois de vários adiamentos, finalmente, a marca japonesa decidiu para amanhã, 11 de Junho, o acto de presentação dos jogos da PlayStation 5. Entretanto, o evento não será em directo, foi gravado e será transmitido em Full HD (1080p).

Flagelo Urbano manifesta desejo de não ver músicos do tempo do Covid esquecidos após a pandemia

há 4 meses
Para Flagelo Urbano, o modelo de sociedade e cultura construídos no país, artistas como Justino Handanga, Socorro, Bessa Teixeira, Tujila Twajokota, Felipe Mukenga serão sempre condenados a ser lembrados apenas em situações extraordinária, como a da pandemia.

Keita Mayanda: “Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Rap está de saúde”

há 3 dias
O músico tem um novo álbum. Intitula-se “Sete Momentos De Lucidez” e vai sair já no próximo mês. Uma obra em que apresenta suas experiências e reflexões sobre a sociedade e a existência humana.

Covid-19: Cardi B doa 20 mil garrafas de bebida vegana aos médicos de Nova York

há 8 meses
Dias após desmentir que estava infectada com Coronavírus, a rapper estendeu a mão aos profissionais que estão na linha da frente do combate à pandemia e se comprometeu a fazer doações frequentes doravante.

Declarações do Director Nacional da Cultura contradizem factos de 2009

há 4 meses
As informações prestadas esta quarta-feira pelo director nacional da cultura, Euclides da Lomba, e reiteradas ontem à Rádio Lac, segundo as quais Carlos Burity não tinha recebido nenhum prémio daquele pelouro contradizem a atribuição, em 2009, do Prémio Nacional de Cultura e Artes ao músico.

Sabia que já pode ouvir o seu cantor preferido em tempo real e a custo zero?

há 8 meses
Numa altura em que o público está impedido das sua actividades diárias, a Soba é-Music e a Revista Carga, que agora assumiu a versão colocam hoje à disposição dos artistas e ouvintes uma sessão de escuta grátis.

Actor luso-angolano encontrado morto

há 5 meses
O actor luso-angolano Pedro Lima foi encontrado este sábado de manhã, na Praia do Abano, morto. O alerta para as autoridades foi dado pouco depois das 8 horas.