Kiluanji Kia Henda constrói memorial da escravatura em Portugal

A imponente obra do artista plástico angolano simboliza a “reconciliação com o passado” da escravatura e é uma contribuição para a História de Portugal. A instalação será concluída no primeiro trimestre de 2021.

A criação integra o projecto Plantação – Prosperidade e Pesadelo de Kiluanji Kia Henda, que venceu, em Março deste ano, o concurso público para o efeito organizado pela Câmara de Lisboa.

O artista reconstitui memórias coloniais, símbolos, movimentos migratórios e usa habitualmente a fotografia, o vídeo e a instalação. Para o referido memorial, idealizou uma plantação com 540 canas de açúcar de quatro metros de altura, em alumínio lacado a preto, assentes num piso, e uma zona com bancos de betão em círculo.

Prevista para ser concluído antes, o projecto será apresentado no final do primeiro trimestre de 2021. “Já temos o protótipo de uma cana de açúcar que está a ser realizado. Depois será a fase de produção, e segue-se a de engenharia”, revelou o autor à Lusa.

O trabalho, na opinião do artista, vai permitir a consciencialização das pessoas sobre uma parte da História de Portugal, de forma a não cair numa amnésia colectiva.

as cargas mais recentes

Linkin Park prepara o primeiro álbum sem Chester Bennington

há 2 anos
Ainda sem previsão de lançamento, o anúncio do oitavo trabalho de estúdio dos Linkin Park surge três anos depois da morte, por suicídio, de Chester Bennington aos 41 anos.

Foste Waldemar, mas cantaste livremente no teu país

há 2 anos
A morte do músico Waldemar Bastos foi um duro golpe às nossas emoções, um soco no “estômago” da cultura e quase um K.O técnico aos amantes da música com qualidade.

Anna Joyce: “Não existe a mínima possibilidade de parar de cantar”

há 2 anos
Após notícias em alguns sites sobre a intenção de pôr fim à sua carreira por motivos de saúde, Anna Joyce tranquiliza os fãs, esclarecendo que, apesar de estar acometida com uma doença do fórum neurológico, “não existe a mínima possibilidade de parar de cantar”.

Dog Murras desmente saída da TV Zimbo

há 2 anos

Verzuz anuncia battle entre Method Man e Redman

há 1 ano
Depois do Verzuz Battle entre Ghostface Killah e Raekwon do Wu-Tang Clan, Timbaland e Swizz Beatz anunciaram a próxima batalha para o dia 20 de Abril, entre os parceiros de rimas de longa data, Method Man e Redman.

Bottles: Luy M testa popularidade com novo single

há 1 ano
Botlles, (re)apresenta o MC de raiz que vai doravante trabalhar de forma independente, aspirando que os novos tempos lhe tragam novas conquistas e, é também a primeira promocional da próxima EP, que será lançada no próximo mês de Agosto e intitular-se-á “2.3.6” e cuja playlist é partilhada em primeira mão à Carga Magazine.

Ndaka Yo Wiñi assina com gravadora do ex-produtor de Aretha Franklin

há 7 meses
O músico vem marcando passos firmes, criando alicerces para a sua carreira. Na semana finda, Ndaka assinou com a Pageot Productions, de Steve Pageot, um músico, produtor, compositor e engenheiro norte-americano, criado em Montreal ( Canadá), que em 2004 ganhou um Grammy com a obra “Wonderful”, de Aretha Franklin e citado para trabalhar no último álbum de Michael Jackson.

Nick Cannon deixa rivalidade de lado e reconhece que Eminem tem o melhor flow de todos os tempos

há 2 anos
Apesar do passado sórdido de Cannon e Shady, a personalidade da rádio Power 106 não pode negar o talento do rival. Durante o novo segmento “World Famous Top 5” de Cannon, elegeu os 5 Melhores Flows no Rap – e Eminem está no topo.

Morreu o músico Carlos Burity

há 2 anos
O músico esteve internado na Clínica Girassol, mas depois de receber alta, o músico sentiu-se mal e foi encaminhado ao hospital onde acabou por falecer nas primeiras horas desta manhã aos 67 anos.

Twitter homenageia Pop Smoke com emojis

há 2 anos
Pop Smoke foi assassinado em fevereiro deste ano, o crime ainda não foi esclarecido. Na passada sexta-feira, foi lançado o álbum de estreia do rapper “Shoot For The Stars Aim For The Moon, a título póstumo e o músico ganhou homenagem especial.

Monsta é o #TheBestBantumen 2020

há 1 ano
O rapper foi eleito pelo público num sistema de votações em que se alistavam 16 artistas e 16 obras, sendo que para a obra Falsos Profetas do moçambicano Djimetta ficou classificada como o Melhor Projecto de 2020.

Dr. Dre internado de urgência após sofrer aneurisma cerebral

há 1 ano
O produtor musical e rapper Dr. Dre foi internado esta segunda-feira, após sofrer um aneurisma cerebral. Os médicos estão a tentar descobrir a razão do sangramento e realizam uma série de exames. Mas, o músico está estável e lúcido e deixou uma mensagem.

Lendária peça teatral `Hotel Komarka´ celebra 15 anos com ciclo de apresentações

há 1 ano

Um hino ao Kuduro

há 2 anos
Depois do Rap, agora foi a vez do Kuduro e os convidados foram Dj Znobia e Dj Havaiana, duas grandes referências deste género musical, produtores de muitos dos maiores sucessos cantados por Sebem, Puto Prata, Nacobeta, Noite e Dia entre outros.

‘Emoção Globo’ já tem coreografia

há 2 anos
Trata-se da coreografia proposta por Rita Alfredo, bailarina profissional angolana, ex-participante do concurso de dança ‘Bounce’, exibido pela TPA 2 entre 2010 e 2015.

Mundo chora a morte de Desmond Tutu

há 6 meses
O clérigo que usou o púlpito e oratório espirituoso para ajudar a derrubar o apartheid na África do Sul, morreu hoje em Johanesburgo, vítima de cancro da próstata. Tutu liderou a comissão da verdade e reconciliação, defendia a “democracia arco-íris” e desprezava a desigualdade económica.