Kiluanji Kia Henda constrói memorial da escravatura em Portugal

A imponente obra do artista plástico angolano simboliza a “reconciliação com o passado” da escravatura e é uma contribuição para a História de Portugal. A instalação será concluída no primeiro trimestre de 2021.

A criação integra o projecto Plantação – Prosperidade e Pesadelo de Kiluanji Kia Henda, que venceu, em Março deste ano, o concurso público para o efeito organizado pela Câmara de Lisboa.

O artista reconstitui memórias coloniais, símbolos, movimentos migratórios e usa habitualmente a fotografia, o vídeo e a instalação. Para o referido memorial, idealizou uma plantação com 540 canas de açúcar de quatro metros de altura, em alumínio lacado a preto, assentes num piso, e uma zona com bancos de betão em círculo.

Prevista para ser concluído antes, o projecto será apresentado no final do primeiro trimestre de 2021. “Já temos o protótipo de uma cana de açúcar que está a ser realizado. Depois será a fase de produção, e segue-se a de engenharia”, revelou o autor à Lusa.

O trabalho, na opinião do artista, vai permitir a consciencialização das pessoas sobre uma parte da História de Portugal, de forma a não cair numa amnésia colectiva.

as cargas mais recentes

Clássico “O padrinho” de volta às telas

há 1 ano
A NBCUniversal anunciou que o seu próximo serviço de streaming assinou um contrato de licenciamento de conteúdo com a ViacomCBS. A grande novidade é que a trilogia “The Godfather” e “O Talentoso Sr. Ripley”, “Ray Donovan”, “Undercover” Chefe “,” Todo mundo odeia Chris “e” Maridos reais de Hollywood “, estarão disponíveis a título exclusivo de 2021 até 2023.

Universidade Hip Hop Angola reconhece percurso e contributo de DJ Samurai em dia de celebração

há 2 meses

Yuri da Cunha festeja aniversário com Show em Portugal

há 1 ano
O Casino Estoril (Portugal) será palco do grande show de Yuri da Cunha, dia 13 de Setembro (Domingo), em comemoração do seu 40 º aniversário.

1ª edição do `Ao Vivo É-Kwanza´ junta Edgar Domingos e Anna Joyce no palco do ZAP Viva

há 1 ano
A partir do dia 27 de Junho, o AO VIVO é-kwanza vai juntar diferentes gerações de músicos vão levar até si o melhor ritmo da música made in Angola com actuações em directo, todos os Sábados às 16:30.

Tiffany Haddish rejeita dirigir o Grammy Awards

há 10 meses
Apesar de estar indicada ao Grammy 2021 na categoria melhor álbum de comédia – por “Black Mitzvah”, seu trabalho para a Netflix, Tiffany Haddish não aceitou apresentar o evento, pese embora a organização ter esclarecido ser uma instituição sem fins lucrativos.

Contra toda aversão, Post Malone prova que é muito mais do que um rapper “fútil”

há 1 ano
Recente o rapper Post Malone fez uma actuação em Livestream a qual intitulou `Nirvana Tribute´, surpreendendo a tudo e todos com a demonstração do seu ecletismo, tocando e cantando Rock, numa noite em que arrecadou aproximadamente 5 milhões de dólares revertidos em doação para a OMS.

Dupla ELA apresenta `O lugar de FALA D’ ELA´

há 1 ano
A ter início no próximo domingo, dia 4 de Outubro, a dupla ELA vai colocar à lupa o tema “Estupro, mulheres infectadas com HIV e Gravidez precoce”.

Músicos lamentam morte de Waldemar Bastos

há 1 ano
Várias vozes lamentaram o passamento físico de uma das principais referências da música angolana, com destaque para a reacção de outros músicos, cujos sentimentos foram manifestados nas redes sociais.

DJ Malvado: “Os lives têm ajudado, mas as festas com o calor e a vibração humana fazem parte da inspiração do artista no show”

há 10 meses
A comemorar 28 anos de carreira, Malvado, revela numa breve entrevista com a Carga, qual é o elixir para a longevidade da carreira e vaticina que “quando és original e tens identidade as coisas fluem muito melhor”.

Chetekela: “Adrenalina do Amor é uma música em homenagem à Cláudia, a mulher que salvou a minha vida”

há 1 ano
Pouco menos de um ano após ser lançada, a música `Adrenalina do Amor´ já incrementou dois prémios à carreira de Chetekela, nomeadamente: o prémio internacional na categoria de Artista em ascensão nos AFRIMMA 2019, e mais recentemente o de Melhor música romântica do ano 2019, na 23ª edição do Moda Luanda. Ao qual afirmou, em breve conversa com a carga, que “o desejo dos fãs cumpre-se”, e fez ainda saber tem na forja o lançamento do álbum `superação´, bem como a realização de um live com banda.

Músicas de artistas vinculados a Universal Music Group passam a ser ouvidas no Tik Tok

há 8 meses

Dj´s licenciados serão protegidos pela SADIA

há 1 ano
Para serem protegidos, os Disco Jokeys, editoras de livro ou CD, distribuidoras digitais de música, plataformas de streaming, rádios e tvs online, deverão solicitar as suas licenças na SADIA, para exercerem as suas actividades.

Boss Alírio traz novo EP com participações surpreendentes

há 1 ano
Dois anos depois do lançamento do Focado Vol.2, Boss Alírio regressa à arena musical com novo EP. A terceira obra do rapper contém 12 faixas musicais e conta com participações inéditas.

Idris Elba promove concerto virtual “Africa Day Benefit Concert at Home”

há 1 ano
O concerto virtual é uma iniciativa do cineasta britânico, que visa arrecadar fundos para “aliviar” os efeitos económicos que África tem sofrido, face a pandemia do Covid-19. O encontro reunirá um rol de artistas africanos e será transmitido pela MTV Base, no próximo dia 25, dia de África.

União Mundo da Ilha e União Recreativo do Kilamba não vão participar do Carnaval Live 2021

há 8 meses

Cultura nacional contará com frequência radiofónica exclusiva

há 4 meses
Recatalogada como prioridade pelo Presidente do Conselho de Administração, Pedro Cabral, a iniciativa que está prestes a ser concretizada, já é tida como um projecto “muito bem conseguido” e aguardado com expectativa por profissionais do ramo.