“Kotas” dão aula de bem cantar e só com a lição de 80

O Show do Mês “Angola 80” foi um autêntico confronto de titãs. Não no sentido literário, porque não houve vencedor, mas pelo facto de, a partir de casa, as comparações tornarem-se inevitáveis.

A Nova Energia juntou nomes de peso para comemorar os anos dourados da música angolana, é o resultado não poderia ser diferente: “Um senhor show”.

Cada interpretação superava outra. Quando o espectador pensava que um determinado momento era o “pico” do show, lá surgia outro grande momento superando o anterior, foi assim durante às duas horas de concerto.

Foi uma grande viagem ao passado, trazendo de volta canções que o tempo jamais apagará. Não apenas pela harmonia ou qualidade de produção, mas também pelas mensagens que as mesmas carregam.

Se o Kota Bué (Calabeto) teve a responsabilidade de abrir o show, com os truques habituais, despertando a disposição dos espectadores com a música “Tussocana Kiebi”, ao Givago foi dada a “missão” de encerrar, e nada melhor que o tema “Avó Teté” para “obrigar” todo mundo a dançar.

Passaram pelo palco duas senhoras, Dina Santos, que animou com o seu maior hit “Anel”, mostrando que apesar da idade ainda tem pujança, até para dançar “quadradinho” e Clara Monteiro, talvez a maior voz feminina daquela década, interpretando “Volta e Monami”.

“Ka kinhento” e “Desespero”, de Robertinho, assim como “De boate em boate” e “Kizaca”, de Dualy Jair, fizeram parte do menú nostálgico, assim como a homenagem de Cândido Ananás as “Belezas naturais” de Angola.

Carlos Baptista e Shiley proporcionaram os momentos mais românticos do show. “Enquanto espero” e imaginação” são autênticas poesias cantadas, enquanto “Cortiço” e “Triste História” homenageiam o amor.

Sanguito, com “Pôr-do-sol”, suavizou o ambiente com um dos maiores clássicos tocados apenas por saxofone. O evento contou também com uma homenagem aos Irmãos Kafala, com o jovem Elidio a interpretar “Renuncia Impossivel”.

Voto Gonçalves deu voz aos sucessos “Nza Kumba” e “Nga biti mua leba”, ao passo que António Paulino, com o seu forte “pontapé” e “Ginginda” abanou completamente o cenário.

as cargas mais recentes

Morreu Givago, autor de “Avó Teté”

há 10 meses
O músico morreu na manhã desta quinta-feira numa das unidades hospitalares de Luanda vítima de doença.

Projecto `Concerto Online´ da Fundação Arte e Cultura ultrapassa fronteiras

há 1 ano
A carismática cantora brasileira Eloiza Garção juntou-se nesta semana à Fundação Arte e Cultura e é o rosto do concerto online deste sábado, dia 25 de Abril, pelas 19 horas. O evento decorre no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura online e visa incentivar as famílias a permanecer em casa e protegerem as suas vidas enquanto durar o estado de emergência em prevenção face a Covid-19.

Selda elogia Pérola publicamente e fãs “agradecem”

há 1 ano
Afinal nem tudo está perdido no mundo da música em Angola, onde as relações entre os artistas não têm sido das melhores. Mesmo sem serem amigas, Selda fez uma dedicatória à Pérola, no seu instagram, e os internautas ficaram deslumbrados.

Burna Boy anuncia lançamento do próximo álbum para Agosto

há 3 meses
Passados oito meses depois da publicação de “Twice As Tall”, o músico nigeriano anuncia, para Agosto deste ano, o lançamento do próximo álbum.

Lançada plataforma de streaming tChill para monetizar todo o tipo de conteúdo audiovisual do país

há 2 meses
A plataforma de streaming pretende dinamizar o mercado cinematográfico do país e monetizar conteúdos audiovisuais como sitcoms, reality-shows, talk-shows, showcases de música, stand up comedy e spoken word.

Hoje é Dia Mundial do Livro: Conheça os 18 títulos mais famosos da história

há 3 meses
Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. A data é celebrada desde 1995 e tem como objectivo exaltar e reconhecer a importância e a utilidade dos livros, bem como incentivar hábitos de leitura.

Cinemas reabrem quarta-feira

há 11 meses
As salas de cinema, em Luanda, reabrem a partir de quarta-feira, seis meses depois do encerramento por conta da pandemia do Covid-19, informou a comissão multissectorial através de um decreto.

Killuanji: “Os fazedores do Rap gospel em Angola andam distraídos e tornam o estilo frágil e fraco ao ponto de ninguém os ouvir”

há 11 meses
Lançou recentemente o EP Apocrypha e embora esteja na música há mais de uma década, Killuanji considera que agora sim, a sua carreira começou. O rapper que faz da crença o seu sacerdócio assume-se como o “novo rosto do Rap Gospel em Angola”, e garante que chegou para dar uma lufada de ar fresco ao estilo.

Netflix retira 112 filmes e séries do catálogo e em compensação divulga novidades

há 1 ano
“Corra!”, “As Branquelas” e “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” são algumas das produções que serão retiradas da plataforma. O novo catálogo que estreia amanhã está recheado de novidades e dentre os destaques, as séries Dark, The Umbrella Academy, Modern Family e 13 Reasons Why, estreiam novas temporadas no serviço de streaming.

Valete diz que Angola é o centro do rap lusófono

há 1 ano
“Angola é o verdadeiro centro do rap lusófono”. Esta afirmação é de uma das principais referências do rap falado em língua portuguesa e não só, Keidje Torres Lima, artisticamente conhecido como Valete.

Surgimento da Carga Magazine em destaque no “Mambos Hip Hop da Banda”

há 7 meses
Apresentado por Dino Cross e Cládio Bantu, o espaço especializado em Hip Hop abordou os temas de maior impacto no ano findo, tendo incluído o Magazine da Música como uma boa surpresa, agora num novo formato.

O reencontro: músicos recordam auge da carreira

há 10 meses
Há quase 10 anos que Fedy Kalupeteka, Tivine Flay, Hélvio e Sukumula já não pisavam um palco, aliás, apenas dois deles vêm se apresentadando como cantor. Este domingo, voltaram a subir ao palco e protagonizaram três horas de emoções.

Morreu Dj Pzee Boy após sofrer complicações no estômago

há 2 meses

Top Jóia do Ano coloca a velha “contra” nova escola de rappers

há 7 meses
Desde a autoria de Bob da Rage Sense, passando por Ikonoklasta até Phedilson Ananás, as “jóias” musicais produzidas em 2020 por rappers nacionais, serão “lapidadas” numa eleição proposta pelo Team 2 contra 1.

The Game pede batalha the hits com 50 Cent

há 8 meses
Desde os primeiros meses de emissão, Verzuz é, para muitas estrelas, uma boa alternativa para contrapor os encontros com seus fãs, impedidos devido o Covid-19. Depois de vários pedidos, The Game disse que está preparado para um frente a frente com 50 Cent.

Suge Knight é apontado como mandante do assassinato de Notorious BIG

há 2 meses
24 anos após o assassinato de Christopher “The Notorious BIG” Wallace, um Ex-agente do FBI volta a trazer à tona uma teoria há muito repercutida, “Marion Suge Knight pagou o assassino que matou BIG, mas a bala era na verdade destinada a Diddy”.