“Kotas” dão aula de bem cantar e só com a lição de 80

O Show do Mês “Angola 80” foi um autêntico confronto de titãs. Não no sentido literário, porque não houve vencedor, mas pelo facto de, a partir de casa, as comparações tornarem-se inevitáveis.

A Nova Energia juntou nomes de peso para comemorar os anos dourados da música angolana, é o resultado não poderia ser diferente: “Um senhor show”.

Cada interpretação superava outra. Quando o espectador pensava que um determinado momento era o “pico” do show, lá surgia outro grande momento superando o anterior, foi assim durante às duas horas de concerto.

Foi uma grande viagem ao passado, trazendo de volta canções que o tempo jamais apagará. Não apenas pela harmonia ou qualidade de produção, mas também pelas mensagens que as mesmas carregam.

Se o Kota Bué (Calabeto) teve a responsabilidade de abrir o show, com os truques habituais, despertando a disposição dos espectadores com a música “Tussocana Kiebi”, ao Givago foi dada a “missão” de encerrar, e nada melhor que o tema “Avó Teté” para “obrigar” todo mundo a dançar.

Passaram pelo palco duas senhoras, Dina Santos, que animou com o seu maior hit “Anel”, mostrando que apesar da idade ainda tem pujança, até para dançar “quadradinho” e Clara Monteiro, talvez a maior voz feminina daquela década, interpretando “Volta e Monami”.

“Ka kinhento” e “Desespero”, de Robertinho, assim como “De boate em boate” e “Kizaca”, de Dualy Jair, fizeram parte do menú nostálgico, assim como a homenagem de Cândido Ananás as “Belezas naturais” de Angola.

Carlos Baptista e Shiley proporcionaram os momentos mais românticos do show. “Enquanto espero” e imaginação” são autênticas poesias cantadas, enquanto “Cortiço” e “Triste História” homenageiam o amor.

Sanguito, com “Pôr-do-sol”, suavizou o ambiente com um dos maiores clássicos tocados apenas por saxofone. O evento contou também com uma homenagem aos Irmãos Kafala, com o jovem Elidio a interpretar “Renuncia Impossivel”.

Voto Gonçalves deu voz aos sucessos “Nza Kumba” e “Nga biti mua leba”, ao passo que António Paulino, com o seu forte “pontapé” e “Ginginda” abanou completamente o cenário.

as cargas mais recentes

Covid-19 força adiamento do primeiro grande festival de Kizomba

há 3 anos
O primeiro grande festival de Kizomba passaria também por outras províncias e alguns países da Europa. Mas, caso se registe algum caso em Angola, o evento já não se vai realizar. Acompanhe o que pensam os músicos em cartaz.

The right way to Improve Your Matrimony – Straightforward Ways to Enhance your Relationship

há 9 meses

Repertório desafia Znobia X Havaiana para um desfile de Kuduro

há 2 anos
Depois da edição inaugural com Raiva X DH, a Carga traz para a segunda edição do Repertório o estilo mais psicadélico e com maior número de adeptos, o “Kuduro”. Znobia e Havaiana, duas das figuras mais emblemáticas do Kuduro foram chamadas. Estás preparado (a) ?

Yunami actua em solo pátrio

há 3 semanas
Volvidos quatro anos de ausência, neste seu primeiro showcase em solo pátrio, que já pode ser visto no canal de YouTube do artista, Yunami fez uma incursão aos seus projectos musicais e mostrou toda sua qualidade de escrita e flow, que remontam aos tempos áureos do underground.

Cerimónia dos Globos de Ouro de 2021 já tem data

há 2 anos
A edição de 2021 dos prémios norte-americanos de cinema e televisão, conhecidos por Globos de Ouro, foi agendada para 28 de Fevereiro, um mês depois do calendário habitual, à semelhança do que aconteceu com os Oscar.

Luandina faz aposta na arte urbana

há 2 anos
A marca angolana, Luandina, está a desenvolver uma campanha de promoção e divulgação do graffiti, pintando os principais pontos de concentração de pessoas, tal como aconteceu com a paragem dos taxistas do Nova Vida, em Luanda, inaugurada esta semana.

Yola Araújo e LS Republicano rompem contrato por alegada “incompatibilidade”

há 2 anos
Depois de pouco mais de 10 anos de trabalhos, a cantora deixa de pertencer a LS Republicano, por causa de “incompatibilidades”.

Sintoniza 96.1FM: As 3 Essenciais

há 2 anos

Filme `Mwana Nketo´ evoca importância de ritos de iniciação

há 1 ano

Sintoniza 95.5 FM: Matabicho

há 2 anos
Quem sintoniza a LAC, ao Domingo, das 10 até às 12 horas, pode acompanhar um dos programas mais eclécticos da Antena Comercial. No ar desde 2015, o `Matabicho´, tem uma equipa de cinco apresentadores, nomeadamente: Jorge Guerra, Walter dos Reis, Rosário Rodrigues, Edilson de Almeida e Selma Simba, que funciona em regime de rotação anual. Quanto a pluralidade de conteúdos, o programa aspira explorar artes eruditas, entreter, educar e informar estando actualmente ao “comando” de Djanira Barbosa, que conta com o suporte de Mauro Costa.

“Abençoado”, Nikko lança mais uma EP

há 12 meses
Depois da EP Kuzola Planet, Niiko apresentou há uma semana o seu novo trabaho intitulado ‘Abençoado’ feito de temas inéditos que reafirmam o seu voo solo, com abordagem musical distinta.

Twenda: “Neste momento nós somos a cara do Kuduro”

há 2 anos
Twenda é um nome estranho para muitos, mas Manda-Chuva, Fogo de Deus e Mulecada, que formam o grupo, são rostos conhecidos do Kuduro, por terem criado o Elenco da Paz. Os kuduristas vivem actualmente em Portugal e estão a internacionalizar a carreira com um tipo de Kuduro diferente: acústico e com banda.

Yola Semedo anuncia novo EP

há 3 anos
A obra contará com cinco a seis músicas inéditas. Sem revelar a data de lançamento e nem o título, garante que sai ainda este ano.

Bonga: “Sinto-me um kota realizado”

há 2 anos
O dia 28 de Junho de 2020 será lembrado como um dos dias mais importante da cultura nacional, tudo por causa de Bonga, Paulo Flores e Yuri da Cunha. A Carga traz as reacções do espectáculo.

Filme “Velozes e Furiosos 9” ganha álbum com 13 faixas musicais

há 2 anos
Na próxima sexta-feira, 31 de Julho, será lançada, nas plataformas digitais, uma mixtape com 13 faixas musicais interpretadas por Tyga, Lil Baby, Wiz Khalifa, Tory Lanez e tantos outros nomes da música norte-americana da franquia “Velozes e Furiosos 9”.

Bricia Dias apresenta aos angolanos a nova maneira de cantar o amor

há 2 anos