“Kotas” dão aula de bem cantar e só com a lição de 80

O Show do Mês “Angola 80” foi um autêntico confronto de titãs. Não no sentido literário, porque não houve vencedor, mas pelo facto de, a partir de casa, as comparações tornarem-se inevitáveis.

A Nova Energia juntou nomes de peso para comemorar os anos dourados da música angolana, é o resultado não poderia ser diferente: “Um senhor show”.

Cada interpretação superava outra. Quando o espectador pensava que um determinado momento era o “pico” do show, lá surgia outro grande momento superando o anterior, foi assim durante às duas horas de concerto.

Foi uma grande viagem ao passado, trazendo de volta canções que o tempo jamais apagará. Não apenas pela harmonia ou qualidade de produção, mas também pelas mensagens que as mesmas carregam.

Se o Kota Bué (Calabeto) teve a responsabilidade de abrir o show, com os truques habituais, despertando a disposição dos espectadores com a música “Tussocana Kiebi”, ao Givago foi dada a “missão” de encerrar, e nada melhor que o tema “Avó Teté” para “obrigar” todo mundo a dançar.

Passaram pelo palco duas senhoras, Dina Santos, que animou com o seu maior hit “Anel”, mostrando que apesar da idade ainda tem pujança, até para dançar “quadradinho” e Clara Monteiro, talvez a maior voz feminina daquela década, interpretando “Volta e Monami”.

“Ka kinhento” e “Desespero”, de Robertinho, assim como “De boate em boate” e “Kizaca”, de Dualy Jair, fizeram parte do menú nostálgico, assim como a homenagem de Cândido Ananás as “Belezas naturais” de Angola.

Carlos Baptista e Shiley proporcionaram os momentos mais românticos do show. “Enquanto espero” e imaginação” são autênticas poesias cantadas, enquanto “Cortiço” e “Triste História” homenageiam o amor.

Sanguito, com “Pôr-do-sol”, suavizou o ambiente com um dos maiores clássicos tocados apenas por saxofone. O evento contou também com uma homenagem aos Irmãos Kafala, com o jovem Elidio a interpretar “Renuncia Impossivel”.

Voto Gonçalves deu voz aos sucessos “Nza Kumba” e “Nga biti mua leba”, ao passo que António Paulino, com o seu forte “pontapé” e “Ginginda” abanou completamente o cenário.

as cargas mais recentes

Moreira Chonguiça: Lança própria marca de saxofones e apresenta ao presidente moçambicano

há 12 meses
O saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça apresentou terça-feira ao chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, a sua marca de saxofones, instrumento produzido em Moçambique e que visa promover o gosto pela musica entre os jovens.

Idris Elba promove concerto virtual “Africa Day Benefit Concert at Home”

há 1 ano
O concerto virtual é uma iniciativa do cineasta britânico, que visa arrecadar fundos para “aliviar” os efeitos económicos que África tem sofrido, face a pandemia do Covid-19. O encontro reunirá um rol de artistas africanos e será transmitido pela MTV Base, no próximo dia 25, dia de África.

Academia de Escrita disponibiliza curso online a título gratuito

há 1 ano
A “Academia de Escrita” é um projecto que visa auxiliar escritores em início de carreira, transmitindo técnicas de escrita que lhes permitirão vencer os bloqueios criativos, concluir e publicar os seus livros.

6ix9ine mostra como gravou videoclipes em prisão domiciliar

há 1 ano
O artista levou os fãs aos bastidores para mostrar como ele conseguiu gravar videoclipes que foram gravados na sua sala de estar, enquanto estava em prisão domiciliar e bateram recordes.

Paulo Flores na lista dos curadores da Apple Music

há 1 ano
Paulo Flores faz parte da limitada lista de músicos africanos convidados pela Apple para curadoria da playlist do aplicativo Apple Music. Disponível desde hoje, a lista de reprodução de Paulo Flores inclui músicas de artistas como Franco, Tubarões, Carlitos Vieira Dias e André Mingas.

Linkin Park obrigam Donald Trump a retirar vídeo da Internet

há 1 ano
Esta não é a primeira vez que músicos se insurgem contra Donald Trump, por este usar, sem autorização, suas musicas para campanha. A banda norte-americano de Rock obrigou que o presidente retirasse das redes sociais um vídeo que tinha o ‘In the End’ como banda-sonora.

Conheça Jassira Pascoal, a mais nova aposta do Dj Raiva e Punidor

há 1 ano
A jovem de 20 anos despertou a atenção dos dois profissionais no Unitel Estrelas ao Palco (2019), onde acabou sendo eliminada, mas seu trimbre vocálico, letras e talento podem ajudá-la a tornar-se numa das novas referências da música angolana.

Covers inéditos de David Bowie são apresentados em dia de aniversário

há 9 meses
No dia 8 de Janeiro David Bowie estaria completando 74 anos. Para marcar a data, os responsáveis pelo espólio do astro lançaram, pela primeira vez, duas covers que o cantor gravou no fim dos anos 90 e nunca haviam sido ouvidas até hoje: “Tryin’ To Get To Heaven” de Bob Dylan e “Mother” de John Lennon.

`Da lama para o topo´, Júnior Boyca está sempre a subir

há 1 ano
É um dos elementos d’Os Boyca e acaba de lançar o seu primeiro trabalho a solo, “Da Lama Para O Topo”, um single que vai dar nome ao seu próximo álbum, onde Júnior se apresenta e faz uma descrição daquele que é, ou pretende que seja, o seu percurso.

Dj Bruno AG disponibiliza nova música ” Motivação”

há 12 meses
Dj Bruno AG lançou hoje no Kison, o seu mais recente trabalho, intitulado “ Motivação”, com a participação do kudurista Puto Mira e o Rapper Uami Ndongadas.

OTAN disponibilizam novo single hoje

há 1 ano
Intitulado “Sem Palavras”, consideram-na uma composição simples, mas muito romântica e honesta, como é o próprio grupo com as vozes melodiosas a fazerem contraponto com algumas rimas.

Aline Frazão fala da primeira experiência em compor para o cinema: “É muito bom poder alternar projectos”

há 1 ano
‘Ar Condicionado’ é a primeira longa-metragem de Fradique Bastos e da Produtora Geração 80 e marcará para sempre Aline Frazão. Pela primeira vez, a cantora compôs a trilha sonora de um filme e escreveu um tema para Paulo Flores.

Netflix retira 112 filmes e séries do catálogo e em compensação divulga novidades

há 1 ano
“Corra!”, “As Branquelas” e “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças” são algumas das produções que serão retiradas da plataforma. O novo catálogo que estreia amanhã está recheado de novidades e dentre os destaques, as séries Dark, The Umbrella Academy, Modern Family e 13 Reasons Why, estreiam novas temporadas no serviço de streaming.

Lil ‘Kim afirma que Teyana Taylor é a única artista a altura para interpretá-la numa cinebiografia

há 9 meses
A rapper veterana vem dando sinais de que brevemente poderá produzir uma cinebiografia.

Kanye West: “Ninguém pode me comprar. Tenho mais dinheiro que o Trump”

há 1 ano
Continua entre os norte-americanos as suspeitas sobre se West não está a ser uma marioneta ao serviço dos Republicanos, pago para ser uma mera “distração” nas eleições presidenciais de 3 de Novembro.

Paulo Flores lança “Semba Original” para Carlos Burity e Waldemar Bastos

há 10 meses
A música começou a ser construída muito antes da notícia sobre os passamentos físicos de Waldemar Bastos e Carlos Burity e já faria parte do álbum “Independência”, com lançamento previsto para Abril de 2021.