Kuduristas em Portugal desenvolvem projecto de dança para lar de idosos

Um grupo de kuduristas está a promover o envelhecimento activo num lar de idosos, em Portugal. Os Kuduristas da Caparica, como são conhecidos, usam a música e a dança como uma espécie de terapia para os anciãos dos 80 e os 99 anos.

A ideia começou com oito utentes do Centro Social da Trafaria e continua a se espalhar. O que se pretende é valorizar a pessoa idosa e combater o isolamento, diz Joana Silva, uma das kuduristas e dinamizadora do grupo.

Antes de abraçarem a iniciativa, os cinco voluntários já lidavam com projectos sociais. “É mais o que levamos do que o que damos aqui”, revela Miguel Graça, professor de dança e coreógrafo que partilha o ritmo do Kuduro.

Os dançarinos já começaram areceber vários pedidos de escolas de dança e de voluntários que querem juntar-se à ideia de levar a dança aos idosos, remetendo para as redes sociais as próximas novidades do projecto e a forma como a sociedade poderá ajudar.

Constituído por Diana Ramos, Gonçalo Silvestre, Joana Silva, Miguel Graça e Rafaela Schneider, os kuduristas, de acordo com a Lusa, pretendem desenvolver um projecto-piloto no concelho de Almada, em Portugal, para que se espalhe a outros locais daquele país.

as cargas mais recentes

Disco que John Lennon assinou para seu próprio assassino vai a leilão

há 10 meses
Uma cópia do LP Double Fantasy , lançada em 1980 por John Lennon , vai a leilão por um valor inicial de 2 milhões de dólares. O disco, com autógrafo do ex-Beatle, pertencia a Mark David Chapman, que se encontra a cumprir prisão perpétua.

Method Man e Redman protagonizam battle épico ao som de DJ Scratch

há 5 meses
Os rappers da Costa Leste prometeram não se e apresentar uma batalha diferentes das anteriores, e assim o fizeram, para a organização do Verzuz, “foi uma noite especial para o Hip Hop”.

Filha de Beyoncé e Jay-Z de 8 anos indicada aos Grammy

há 9 meses
A organização dos Grammy Awards corrigiu, esta semana, as nomeações aos Grammy, colocando na lista Blue Ivy e Wizkid pelas participações na música ‘Brown Skin Girl’, antes atribuída a mãe da pequena.

Vozes de diferentes estilos cantam 70 anos de André Mingas

há 1 ano
Se estivesse em vida, André Mingas completaria setenta anos amanhã(24). E, em alusão do seu 70.°aniversário, Ary, Kizua Gourgel, Toty Sa’med, Selda, Yoxi e Paulo Flores juntam-se este domingo para um tributo musical.

Chadwick Boseman: Após quatro anos, “astro” de Pantera Negra perde a batalha contra cancro no cólon

há 1 ano
Chadwick Boseman morreu na noite passada aos 43 anos, na companhia da família em casa. A notícia foi dada no Twitter oficial do actor.

Verzuz anuncia battle entre Method Man e Redman

há 6 meses
Depois do Verzuz Battle entre Ghostface Killah e Raekwon do Wu-Tang Clan, Timbaland e Swizz Beatz anunciaram a próxima batalha para o dia 20 de Abril, entre os parceiros de rimas de longa data, Method Man e Redman.

Prodígio fala sobre o álbum com Paulo Flores “é o maior prémio que já recebi”

há 11 meses
Disponível a partir de amanhã nas plataformas digitais e em simultâneo em formato físico, mas em Portugal,” Bênção e Maldição” também será comercializado em Luanda e é o maior prémio que o rapper recebeu ao longo da carreira.

De Michelle Obama a Kamala Harris: Entenda o activismo disfarçado na elegância dos looks

há 8 meses
Por trás de tamanha imponência, três alusões foram feitas propositadamente: o movimento das sufragista, a união dos partidos e a representatividade de estilistas negros.

Presidente da Fundação Palmarés restringe acesso dos rappers na instituição

há 1 ano
A intenção do líder associativo foi motivada por sátiras nas redes sociais, através da página RapFalando, que descrevia o líder cultural como “careca”.

Davido na linha da frente dos protestos na Nigéria

há 11 meses
O músico nigeriano juntou-se este sábado a uma manifestação para exigir o fim da brutalidade policial no seu país. “Não devemos recuar até que as nossas reivindicações sejam atendidas”.

Nova vaga pandémica força adiamento da 7.ª edição do Festival `O Sol da Caparica´

há 2 meses
O encontro com o público para a 7.ª edição do `Festival O Sol da Caparica´ estava marcado para 2021, mas, infelizmente, a nova vaga pandémica obriga a organização a tomar a difícil decisão de adiar para os dias 11, 12, 13 e 14 Agosto de 2022.

Exposição online “Vivência de um Aprendiz” é inaugurada na sexta-feira

há 1 ano
O artista angolano Adilson Vieira vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Vivência de um Aprendiz”, uma exposição individual online, a inaugurar na Sexta-feira, dia 7 de Agosto de 2020, às 18 horas.

Wizkid torna-se o primeiro artista africano entre os 30 melhores da Apple Music

há 3 meses
O feito inédito da história da Apple Music foi dado a conhecer ontem e surge por causa da canção ‘Essence’, do álbum ‘Made in Lagos’, lançado em Outubro do ano passado.

Mantorras lembra a vida no Benfica: “Operaram-me o que eu não tinha”

há 5 meses
Numa altura em que se assinala 20 anos da sua chegada ao Benfica, o ex-atleta angolano lembrou, com tristeza, que foi submetido a intervenção cirúrgica errada.

Luz do Spoken: “uso conscientemente a arte da poesia falada para causar reflexões e quiçá mudanças”

há 1 ano
A multifacetada actriz, poeta declamadora (spoker) que se “aventura” como Directora, Produtora de arte e na escrita criativa, vai apresentar amanhã as 17:30 o recital “Multimorfoses”, onde vai apresentar o seu percurso como pessoa e artista. Numa breve conversa com a artivista, ficámos a saber de onde vem e para onde vai a Luz do Spoken, em meio ao “caos” social.

Músico Neil Young processa Trump

há 1 ano
O músico Neil Young vai mover um processo em tribunal contra Donald Trump, pelo uso indevido da sua música nos comícios do actual presidente dos EUA.