Kuduristas em Portugal desenvolvem projecto de dança para lar de idosos

Um grupo de kuduristas está a promover o envelhecimento activo num lar de idosos, em Portugal. Os Kuduristas da Caparica, como são conhecidos, usam a música e a dança como uma espécie de terapia para os anciãos dos 80 e os 99 anos.

A ideia começou com oito utentes do Centro Social da Trafaria e continua a se espalhar. O que se pretende é valorizar a pessoa idosa e combater o isolamento, diz Joana Silva, uma das kuduristas e dinamizadora do grupo.

Antes de abraçarem a iniciativa, os cinco voluntários já lidavam com projectos sociais. “É mais o que levamos do que o que damos aqui”, revela Miguel Graça, professor de dança e coreógrafo que partilha o ritmo do Kuduro.

Os dançarinos já começaram areceber vários pedidos de escolas de dança e de voluntários que querem juntar-se à ideia de levar a dança aos idosos, remetendo para as redes sociais as próximas novidades do projecto e a forma como a sociedade poderá ajudar.

Constituído por Diana Ramos, Gonçalo Silvestre, Joana Silva, Miguel Graça e Rafaela Schneider, os kuduristas, de acordo com a Lusa, pretendem desenvolver um projecto-piloto no concelho de Almada, em Portugal, para que se espalhe a outros locais daquele país.

as cargas mais recentes

Lourenço Mussango vence prémio literário António Jacinto

há 1 ano
O escritor e jornalista Lourenço Mussango venceu ontem a edição 2020 do prémio literário António Jacinto, com a obra “Mulher Infinita”.

Lendário grupo de Eminem anuncia ressurgimento

há 2 meses
O D12 é um grupo de Hip Hop formado em 1996 e liderado por Eminem. Após alcançar a fama mundial, o conjunto depareceu do mapa, e este final-de-semana, lançou um novo site e diz que veio para ficar.

Young Thug diz que Jay-Z teria dificuldades em apresentar 30 hits num show ao vivo

há 1 ano
No seu registo fonográfico conta nove álbuns, sendo So Much Fan, lançado no ano passado, o mais recente. Ao contrário de Jay-Z que possui 15 álbuns publicados, sem contar com outros registos. Mas Thug afirma que JAY-Z não tem 30 canções que o público conseguiria imitar palavra por palavra num espectáculo ao vivo.

Lupe Fiasco decreta que só terá acesso aos seus shows quem estiver vacinado contra a Covid-19

há 1 ano
Lupe Fiasco limitou o acesso dos seus eventos à pessoas que não tenham sido vacinadas contra a Covid-19. O artista optou por esta atitude sem precedentes, para se posicionar, uma vez que o uso da vacina tem dividido opiniões.

Afinal vidas angolanas também importam

há 2 anos
A classe artística angolana quebrou o silêncio e decidiu dar um basta à indiferença perante a brutalidade e violência policial que, vezes sem conta, resultaram em mortes, como foi o mais recente caso de José Manuel, morto à tiro no Prenda.

Morreu Paulo Jazz, artista plástico e co-fundador da União Nacional dos Artistas Plásticos

há 1 ano
A confirmação da morte do também desenhista foi dada hoje pelo amigo e também homem das artes, Rui Nobre Garção, que, com o malogrado, trabalhou na comissão instaladora da fundação da UNAP, União Nacional dos Artistas Plásticos.

Ndaka Yo Wini lança críticas à governação

há 2 anos
Ndaka Yo Wini destaca-se por transpostar para os maiores palcos de Jazz fusões do género tradicional “Lundongo no Luandu” com o Jazz e o Bossa Nova. Na manhã desta sexta-feira, o músico mostrou-se indignado pela forma como o povo é governado.”a vossa velha ignorância não pode continuar a transpor a condição humana”, continuou.

Kamy Lara nomeada para galardão internacional de cinema` Adiaha Awards´

há 1 ano
O prémio para o qual a realizadora Kamy Lara está nomeada objectiva reconhecer e incentivar mulheres africanas a contarem histórias dos seus países e da sua realidade através do formato documentário.

Conheça Jomo Fortunato, o novo Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente

há 1 ano
O recém-nomeado Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente é um homem de cultura, historiador da Música Popular Angolana, professor, cronista do Jornal de Angola e organizador da Feira do Livro e do Disco de Luanda.

Vencedores do prémio `Ensa-Arte 2020´são conhecidos hoje

há 9 meses
A 15ª edição de entrega de prémios Ensa- Artes, voltada para as artes plástica acontece hoje com transmissão em directo no programa Janela Aberta, na TPA1.

Cine Mundo vai deixar de exibir filmes da Universal Pictures

há 2 anos

Concerto dos Guns N´Roses já tem nova data

há 1 ano
Adiado este ano, devido à pandemia de covid-19, o espectáculo está agora agendado para 2 de Junho de 2021.

Sam Smith está a enfrentar problemas mentais

há 1 ano
O cantor reiterou aos fãs que lida com questões de saúde mental no seu dia-a-dia, uma situação que caminha para o mais difícil “serão mais difíceis que os outros dias”, admite.

Dançarinos poderão contar com `Associação Angolana de Dança´ a partir de sexta-feira

há 1 ano
A cerimónia de Tomada de Posse terá lugar na sexta-feira, dia 11 de Dezembro, a partir das 11h, no auditório da Escola Nzinga Mbandi, em Luanda.

Micasa está disponível para fazer participações com artistas angolanos

há 12 meses

AfroBasket: Yannick Moreira afastado do Cinco Nacional após desenteder-se com treinador

há 6 meses
O afastamento do internacional angolano que actua ao serviço do AEK de Atenas, avançou esta tarde a Rádio 5, foi motivado por desentendimento com o técnico José Neto e elementos da equipa técnica.