Kuduro é consumido até na NBA

Hoje o Kuduro deixou de ser a diversão dos jovens de bairros desvaforecidos e transformou-se num movimento social, que traduz o modo de vida e a filosofia quotidiana das populações de zonas peri e suburbanas de Luanda.

Mais do que um género musical e dança, o Kuduro é já um fenómeno nos países de expressão portuguesa, bem como em algumas partes do mundo. Essencialmente influenciado pelo folclórico, o Kuduro partilha raízes do Semba, Kizomba, Sungura, Rap, Rumba, Soca das Caraíbas,  Techno, House Music e Afro House, aliás, foi pela via do House que chegou, na última semana, à NBA.

O estilo de Tony Amado e Sebem entrou na maior Liga Nacional de Basquetebol norte- americana com o tema “Blocos” do Dj Aka-M & Johny Bravo, durante uma partida dos Boston Celtics.

Imitando os graves distorcidos por baixo de versos brancos, a claque dos Celtics desceu a quadra para animar o jogo ao intervalo, numa clara demonstração de que a fusão rítmica associada a letras apropriadas da linguagem oral urbana de Luanda “rompeu” o “asfalto”.

Originalmente de Angola, a dança “Kuduro” refere-se a um movimento peculiar em que os dançarinos parecem ter a “bunda dura”, simulando uma forma agressiva e agitada de dançar como os golpes de Van Damme, diz Tony Amado.

Tony Amado, conhecido como o “Rei do Kuduro”, refere que a ideia da dança surgiu depois de ver o filme de Jean Claude Van Damme, O Desafio do Dragão (1989), em que o actor aparece num bar, todo bêbado, a dançar com um estilo muito rijo e pouco habitual para aquela época. Vaca Louca” e “Salsicha”, dançarinos de Tony Amado a e depois de Sebem, coreografaram os primeiros toques da dança.

as cargas mais recentes

Rappers angolanos serão eternizados no projecto ‘Ficheiros 2 Contra 1’

há 2 anos
Doravante, os rappers de todo o país passarão a estabelecer intercâmbio artístico, de modos a romper a barreira dos estigmas, preconceitos e dinamizar o movimento Hip Hop.

A playlist de eleição de Luísa Damião em 2020

há 2 anos
Ano 2020 está no fim e chegou o momento, em várias áreas, de cada um indicar os melhores do ano. Sendo a Carga uma revista de música e natural apresentarmos os temas preferidos de algumas figuras durante o ano.

Dupla Zeze Di Camargo e Luciano a beira do fim

há 2 anos
Os sinais aumentaram nos últimos meses após Luciano lançar carreira solo gospel.

Estudante angolana junta-se a editora Mahatma

há 2 anos
A estudante angolana em Portugal Karen Pacheco assinou um contrato com a editora portuguesa “Mahatma”, para publicação dos seus próximos livros e representação da mesma nos PALOPS, informou hoje a própria.

Thó Simões constrói mural para referências da música angolana

há 1 ano
Tratam-se de figuras como Carlos Burity, Waldemar Bastos, David Zé, Artur Nunes, Lourdes Van-Dunem, Teta Lando, Bangão,Teta Lágrimas, entre tantos outros que já não fazem parte do mundo dos vivos.

Ensaia Comigo: Boss AC protagoniza programa televisivo

há 2 anos
No “Ensaia Comigo”, ao longo de 10 programas, os espectadores poderão ver “ensaios inéditos e irrepetíveis de Boss AC com os seus convidados e, claro está, não há ensaios prévios”, para além de muitos improvisos, também é um espaço para conversas descontraídas e informais, e alguns imprevistos como é óbvio nos ensaios. referiu a RTP em comunicado.

Angolanos lideram nomeações do AFRIMA nos PALOP mas, os rappers ‘não foram tidos nem achados’

há 1 ano
Apesar de não constar nenhum artista do estilo Rap, a música angolana aparece em alta nos Prémios Africano de Música. Os artistas angolanos lideram as indicações a nível dos PALOP.

Óscar 2021 pode ser adiado

há 2 anos
A cerimónia está agendada para 28 de Fevereiro de 2021, mas a pandemia do coronavírus deixou o cenário incerto. A Academia já havia anunciado que irá considerar filmes não lançados directamente nos cinemas como elegíveis, que de certa forma aumentou os rumores de que o evento pode ser adiado.

Hip Hop passa a ter três novas efemérides

há 1 ano
Os Estados Unidos aprovaram uma resolução que designa um “Dia da Celebração do Hip Hop”, um “Mês de Reconhecimento do Hip Hop” e um “Mês da História do Hip Hop”.

Gerilson Insrael e Edmásia cantam no “é-Kwanza”

há 2 anos
Os músicos Gerilson Insrael e Edmásia serão “cabeças” de cartaz na próxima edição do “Ao vivo é-Kwanza”, sábado, num concerto cujo objectivo é angariar donativos para os lares necessitados.

Gorillaz lançam ‘How Far?’, single em homenagem à Tony Allen

há 2 anos

Artistas recebem mais de 20 milhões de kwanzas da Sadia pelos direitos autorais

há 5 meses
A Sociedade Angolana dos Direitos de Autores (SADIA) distribuiu, no ano transacto, de direitos mecânicos, mais de 20 milhões aos artistas. A distribuição dos rendimentos mecânicos foi possível pos causa da arrecadação em 2021 e contemplou cerca de trezentos artistas nacionais e estrangeiros.

Carnaval 2021 será em formato digital

há 2 anos
Para evitar que a festa do carnaval, em Luanda, não aconteça este ano, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente decidiu transportá-la para as plataformas digitas num novo formato e com grupos reduzidos.

Netflix lança teaser do documentário sobre Kanye West

há 1 ano
Seis meses após noticiarmos que um documentário sobre Kanye West vem sendo produzido há duas décadas, a Netflix confirmou o facto com o lançamento do teaser e divulgação do título, Jeen-Yuh.

Eva RapDiva: “Dou bons conselhos nas minhas músicas e não vejo a maior parte das jovens a seguirem”

há 2 anos

Actor angolano condenado a pagar mais de 91 milhões de kzs por plagiar uma obra

há 3 semanas