Labanta Braço: Um projecto musical que junta 37 artistas em nome da luta racial

Não só com chavão “Black Lives Mater” nas redes sociais se faz a luta contra o racismo e intolerância, provas foram dadas com o lançamento do projecto colaborativo e solidário `Labanta Braço´. Trata-se de um disco instrumental promovido pelo Raptilário -programa de rádio da NiTfm e pela plataforma digital Rimas e Batidas.

 Lançada na passada sexta-feira, a compilação solidária traz músicas inéditas e junta artistas negros dentre eles: Deejay Télio, Slow J, DJ Marfox, Dotorado Pro, Prétu, Studio Bros, Young Max, DJ Núcleo, Danykas, Herlander, Phoebe, Ângela Polícia ou Bambino. Juntam-se ainda ao projecto Tóy Tóy T-Rex, Oseias, Jackpot BCV, Juzicy, FRXH, Wake Up Sleep, Rkeat, Nástio Mosquito, Mizzy Miles, Cachupa Psicadélica ou DJ Satelite, entre outros, de diferentes géneros musicais, idades e contextos.

A iniciativa, de acordo com os mentores, foi impulsionada pelos recentes  protestos que ecoaram um pouco por todo o mundo, tendo repercutido também em Portugal, meses depois com morte trágica do actor Bruno Candé Marques, num novo crime movido pelo ódio racial.

Falando à Lusa, o fundador do Raptilário, fez saber que, “num ano marcado por acções racistas e desrespeito pelos direitos humanos (com mediatismo e sob a luz das câmaras) deste e do outro lado do oceano, somos obrigados a reflectir mais sobre o tratamento que a comunidade negra recebe de instituições e pessoas que deviam estar mais preocupadas em protegê-la do que em marginalizá-la”, afirma Ricardo Farinha. Reafirmando assim, que não se trata de uma questão de intolerância de ‘hoje’, mas sim algo que tem estado enraizado na sociedade.

A compilação está exclusivamente disponível no Bandcamp e é gratuita. No entanto, é possível comprar o formato digital do disco a partir de 1euro — todas as receitas vão reverter para a associação SOS Racismo, informou a Nit.

as cargas mais recentes

Etno N’gola anuncia show alusivo ao dia de África

há 2 meses
Para celebrar África, a Etno Ngola, banda que se tem mostrado uma promessa da música angolana reaparece com um grande live show no dia 25 de Maio às 19 horas na página facebook do Goethe-Institut Angola.

Já começou o Festival #EuFicoEmCasa

há 1 ano
Serão no total 6 dias, 77 artistas e 40 horas de concerto transmitido em directo, pasmem… nas próprias contas de Instagram.

Críticas forçam Cardi B a excluir a sua conta do Twitter

há 9 meses
A cantora apagou a sua conta oficial no Twitter, após ter-se dirigido de forma meio agressiva aos fãs, durante um directo no Instagram este final de semana, onde também se insurgiu contra Ariana Grande.

Fast and Furious: Entre a decadência e o futurismo, franquia chega aos 20 anos com opiniões divididas

há 1 mês
Realista, começou por mostrar o “mundo” de rachas, as perigosas corridas de carros, volvidas duas décadas entre carros turbinados e sucessos de bilheteria, o respeito pela família foi implacavelmente ensinado.

Slam Tundawala “desafia” a pandemia e migra para televisão

há 12 meses
A IIIª edição do Slam Tundawala acontece daqui a 13 dias e contará com transmissão televisiva.

Spotify lança campanha a favor da comunidade artística

há 1 ano
Combater o impacto da pandemia Covid-19 na indústria da música exigirá um enorme esforço global, desta feita, a criou a acção para apoiar a comunidade musical global durante a crise sem precedentes.

Cantor nigeriano condenado à morte por causa de uma música

há 12 meses
Yahaya Sharif-Aminu foi condenado por um tribunal superior da Sharia, em Hóquei Hausawa Filin, na Nigéria, à morte por enforcamento, por partilhar uma das suas músicas nos grupos de Whatsapp.

Dj Havaiana cria grupo de música para promover as línguas nacionais

há 11 meses
O quarteto canta nas línguas Umbundu, Cokwé, Kimubundu entre outras e faz fusões de House Music com o Kuduro. Já possui um EP e anuncia a faixa de estreia.

Esta é a Nossa Memória: Dipanda é celebrada na TPA com a exibição de 5 documentários

há 9 meses
A Associação Tchiweka de Documentação e a Geração 80 em parceria com a TPA, a sesc digital e mostra de cinemas africanos celebram o mês da independência de Angola com exibição de 5 documentários.

Cinemas reabrem quarta-feira

há 11 meses
As salas de cinema, em Luanda, reabrem a partir de quarta-feira, seis meses depois do encerramento por conta da pandemia do Covid-19, informou a comissão multissectorial através de um decreto.

Depois de publicarem EP sobre Efeito da Força2 Extremo Signo anuncia novidades

há 1 ano
Já na semana passada, Extremo Signo & Ready Neutro disponibilizaram, para uso exclusivo no Kisom Unitel, duas faixas inéditas extraídas do álbum Efeito da Força 2. Extremo Signo anunciou hoje à Carga mais novidades para este ano.

Prodígio representa Angola no Mandela Day 2020

há 1 ano

Esposa de Kobe Bryant ganha processo judicial contra agentes que publicaram fotos do atleta morto

há 5 meses
Vanessa alega que pouco depois de Kobe, sua filha Gianna e sete outras pessoas morrerem, os ajudantes do xerife tiraram fotos dos destroços e dos corpos e compartilharam as imagens, ferindo a sensibilidade dos familiares das vítimas.

Serena Williams anuncia que não participará nos Jogos Olímpicos nem mesmo se fosse convocada

há 1 mês

Sexta farta: De Gucci Mane a Jonas Brothers, confira os álbuns a ser lançados amanhã

há 1 mês
A carga Magazine fez a recolha de dados, dar a conhecer mais sobre estas obras que não podem faltar na sua playlist, para “desfrutar” em casa!

Jay-Z volta a aumentar ainda mais a fortuna após vender Tidal

há 3 meses