Labanta Braço: Um projecto musical que junta 37 artistas em nome da luta racial

Não só com chavão “Black Lives Mater” nas redes sociais se faz a luta contra o racismo e intolerância, provas foram dadas com o lançamento do projecto colaborativo e solidário `Labanta Braço´. Trata-se de um disco instrumental promovido pelo Raptilário -programa de rádio da NiTfm e pela plataforma digital Rimas e Batidas.

 Lançada na passada sexta-feira, a compilação solidária traz músicas inéditas e junta artistas negros dentre eles: Deejay Télio, Slow J, DJ Marfox, Dotorado Pro, Prétu, Studio Bros, Young Max, DJ Núcleo, Danykas, Herlander, Phoebe, Ângela Polícia ou Bambino. Juntam-se ainda ao projecto Tóy Tóy T-Rex, Oseias, Jackpot BCV, Juzicy, FRXH, Wake Up Sleep, Rkeat, Nástio Mosquito, Mizzy Miles, Cachupa Psicadélica ou DJ Satelite, entre outros, de diferentes géneros musicais, idades e contextos.

A iniciativa, de acordo com os mentores, foi impulsionada pelos recentes  protestos que ecoaram um pouco por todo o mundo, tendo repercutido também em Portugal, meses depois com morte trágica do actor Bruno Candé Marques, num novo crime movido pelo ódio racial.

Falando à Lusa, o fundador do Raptilário, fez saber que, “num ano marcado por acções racistas e desrespeito pelos direitos humanos (com mediatismo e sob a luz das câmaras) deste e do outro lado do oceano, somos obrigados a reflectir mais sobre o tratamento que a comunidade negra recebe de instituições e pessoas que deviam estar mais preocupadas em protegê-la do que em marginalizá-la”, afirma Ricardo Farinha. Reafirmando assim, que não se trata de uma questão de intolerância de ‘hoje’, mas sim algo que tem estado enraizado na sociedade.

A compilação está exclusivamente disponível no Bandcamp e é gratuita. No entanto, é possível comprar o formato digital do disco a partir de 1euro — todas as receitas vão reverter para a associação SOS Racismo, informou a Nit.

as cargas mais recentes

Gilson Son: Morador de rua em Luanda vira estrela do Rap na internet

há 1 ano
Gilson Son é um MC com uma consistência lírica que muitos rappers renomados da nossa praça gostariam de ter. O jovem vive na rua e alimenta-se com pequenos restos de comida que encontra em contentores de lixo. Apesar da difícil vida, Gilson não perdeu o foco e, na semana passada, a sorte bateu-lhe a porta, inclusive DJ Samurai marcou com ele um encontro.

“Músico mais querido” de Angola em 2021 será conhecido hoje

há 1 ano
Será conhecido hoje, a partir das 21 horas, o vencedor da edição 2021 do Top Dos Mais Queridos, durante uma gala, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.

Banda Maravilha completa 28 anos

há 2 anos
A Banda Maravilha completou hoje, dia 14 de Julho de 2021, 28 anos de existência, tornando-se na terceira banda mais antiga do país no activo, superada, neste quesito, apenas pelos Kiezos e Jovens do Prenda.

SENADIAC realiza Fórum Provincial sobre a Protecção da Propriedade Intelectual por via do Sistema dos Direitos de Autor e Conexos

há 1 ano
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, através do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), realiza até ao dia 19 de Novembro de 2021, o segundo ciclo de divulgação do funcionamento efectivo do sistema nacional dos direitos de autor e conexos, desta feita, nas províncias do Cuanza-Norte (Ndalatando), Malanje (Malanje), Uíge (Uíge), Zaire (Mbanza Congo) e Bengo (Caxito).

Ludmilla é o novo rosto do júri do The Voice+

há 2 anos
A cantora brasileira vai ajuizar um concurso de música para talentos a partir dos 60 anos. O novo reality show da Globo denomina-se ‘The Voice+’ e vai ao ar a partir do dia 18 deste mês, na Zap.

Eminem reconhece hegemonia de 2pac e chama-o de “maior compositor musical da história”

há 3 anos
A lenda hip-hop, Eminem tem 2pac como uma das suas maiores referências. Demonstrando respeito e admiração pelo finado artista sempre que pode, mais uma vez, voltou a enaltecê-lo.

Snoop Dogg “ataca” Kanye West

há 2 anos
Se referindo aos diversos tweets de West, que vão desde discursos reais e sinceros sobre saúde mental até problemas com Drake, o rapper deixou um recado e ainda deu um conselho sincero a Kanye.

Vanda Mãe Grande lança projecto filantrópico “Tudo a seu tempo”

há 10 meses
“Tudo a seu tempo” é nada mais que um projecto musical com pendor solidário, cujo objectivo principal é o de ajudar o próximo. Nele, segundo explica Vanda Mãe Grande, o convite estende-se a “todas as manas do movimento Rap, com pouca ou nenhuma notoriedade, de maneiras a levantar o Rap feito por mulheres, dando novos rostos promissores ao movimento.”

John Dolmayan: “Black Lives Matter não passa de ferramenta de propaganda política”

há 3 anos
O baterista da banda de rock System Of A Down, John Dolmayan, considera o movimento Black Lives Matter ilegítimo e que não passa de uma “ferramenta de propaganda” política do Partido Democrata.

Acossados pelo Covid-19, músicos pretendem mais rendimentos nos royalties

há 3 anos
A pandemia Covid-19 está a ter consequências nefastas para qualquer negócio que implique aglomerado de pessoas. A indústria da música ao vivo é uma das maiores vítimas deste isolamento social que o contágio do coronavírus obriga.

Pete Rock vai processar Nas por royalties não pagos de ‘The World Is Yours’

há 1 ano
Há 28 anos Pete Rock co-escreveu e produziu “The World Is Yours” o clássico single do álbum de estreia de Nas, “Illmatic”. Embora também tenha posto vocais, o rapper tem créditos de escrita, créditos estes que actualmente estão orçados em milhões de doláres e nunca foram honrados.

Presidente da Federação Angolana Futebol corre o risco de ser severamente castigado pela FIFA

há 2 anos

Banda Maravilha: “O Semba goza de boa saúde”

há 3 anos
Fundada em 1993, a Banda Maravilha é uma das formações musicais mais profissionais da actualidade. Sua musicalidade é caracterizada pela mistura dos instrumentos tradicionais do Semba com os modernos. Em entrevista à Carga, explicam as participações de Irina Vasconcelos, Livongue e Karina Santos no novo álbum e fazem uma breve análise sobre o actual estado do Semba.

Dinheiro “trava” internacionalização de Dodó Miranda

há 3 anos
Em entrevista a Revista Carga, explicou que preparou um disco com 12 temas, variado, com realce para o “world music”, mas que não consegue dar sequência ao projecto.

A vida depois do Tombo: Série documental retrata a vida de Karol Conká pós BBB21

há 2 anos
A protagonista do maior índice de rejeição, da história do Big Brother Brasil, terá a sua trajectória narrada num documentário com estreia marcada para o próximo dia 29 de Abril, cujo título é um trocadilho do seu próprio hit `Já que é pra tombar´.

Selda elogia Pérola publicamente e fãs “agradecem”

há 3 anos
Afinal nem tudo está perdido no mundo da música em Angola, onde as relações entre os artistas não têm sido das melhores. Mesmo sem serem amigas, Selda fez uma dedicatória à Pérola, no seu instagram, e os internautas ficaram deslumbrados.