Labanta Braço: Um projecto musical que junta 37 artistas em nome da luta racial

Não só com chavão “Black Lives Mater” nas redes sociais se faz a luta contra o racismo e intolerância, provas foram dadas com o lançamento do projecto colaborativo e solidário `Labanta Braço´. Trata-se de um disco instrumental promovido pelo Raptilário -programa de rádio da NiTfm e pela plataforma digital Rimas e Batidas.

 Lançada na passada sexta-feira, a compilação solidária traz músicas inéditas e junta artistas negros dentre eles: Deejay Télio, Slow J, DJ Marfox, Dotorado Pro, Prétu, Studio Bros, Young Max, DJ Núcleo, Danykas, Herlander, Phoebe, Ângela Polícia ou Bambino. Juntam-se ainda ao projecto Tóy Tóy T-Rex, Oseias, Jackpot BCV, Juzicy, FRXH, Wake Up Sleep, Rkeat, Nástio Mosquito, Mizzy Miles, Cachupa Psicadélica ou DJ Satelite, entre outros, de diferentes géneros musicais, idades e contextos.

A iniciativa, de acordo com os mentores, foi impulsionada pelos recentes  protestos que ecoaram um pouco por todo o mundo, tendo repercutido também em Portugal, meses depois com morte trágica do actor Bruno Candé Marques, num novo crime movido pelo ódio racial.

Falando à Lusa, o fundador do Raptilário, fez saber que, “num ano marcado por acções racistas e desrespeito pelos direitos humanos (com mediatismo e sob a luz das câmaras) deste e do outro lado do oceano, somos obrigados a reflectir mais sobre o tratamento que a comunidade negra recebe de instituições e pessoas que deviam estar mais preocupadas em protegê-la do que em marginalizá-la”, afirma Ricardo Farinha. Reafirmando assim, que não se trata de uma questão de intolerância de ‘hoje’, mas sim algo que tem estado enraizado na sociedade.

A compilação está exclusivamente disponível no Bandcamp e é gratuita. No entanto, é possível comprar o formato digital do disco a partir de 1euro — todas as receitas vão reverter para a associação SOS Racismo, informou a Nit.

as cargas mais recentes

Angola Music Awards: Vencedores serão conhecidos este mês

há 3 semanas
A gala de tribuição dos prémios do Angola Music Awards acontece já no próximo dia 22 de Outubro, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.

Rihanna volta a ser a artista com mais músicas certificadas pela indústria

há 8 meses

Kuduristas em Portugal desenvolvem projecto de dança para lar de idosos

há 7 meses

É oficial, Lewis Hamilton é o maior piloto da história da Fórmula 1

há 12 meses
O piloto inglês Lewis Hamilton escreveu mais um capítulo na sua história ao vencer este domingo, em Portugal, pela 92a vez a corrida da F1, superando o alemão Michael Schumacher, até então o maior com 91 provas conquistadas.

Contagem decrescente para a estreia da 4ª temporada de “La Casa de Papel”

há 2 anos
Nairóbi morre? Berlim está vivo? O Professor vai perder o controle? Bastou sair o trailer da quarta temporada de “La Casa de Papel” as perguntas sobre o que acontecerá não param de ecoar na internet.

JAY-Z paga divida de 12 milhões de dólares do seu rival DMX

há 1 ano
Na altura em Jay-Z era o PCA da Def Jam, DMX tinha um contrato com a gravadora, mais tarde, DMX quis partir para Colúmbia, mas não podia por causa da dívida de 12 milhões de dólares com a Def Jam, foi então que Jay-Z interveio.

August Alsina juntou-se a Rick Ross num novo single intitulado “Entanglements”, onde fala do caso com Jada Pinkett Smith

há 1 ano
August Alsina parece não querer ver o fim da polémica que ele mesmo começou, sobre o caso que teve com Jada Pinkett Smith. Após dar várias entrevistas dizendo que ainda ama, e sofre pelo final do romance com a esposa de Will Smith, desta vez o artista lançou uma música para opinar sobre o termo “Entanglements”, com que Jada definiu o caso de ambos.

`Puro´de Anna Joyce é a música mais tocada em Angola

há 11 meses
A música `Puro´ da autoria de Anna Joyce, tem marcado “presença” constante no Top Nacional, cuja divulgação é feita pela Carga Magazine. Trata-se de um Top gerado pelo sistema da Sadia que faz monitoramento de 120 milhões de músicas, sistema este que reconhece uma música a cada 2 segundos e abrange todas as rádios de Angola.

Cirurgia no joelho força Drake a adiar o lançamento do novo álbum

há 9 meses
Drake anunciou que irá adiar o lançamento do seu novo álbum, “Certified Lover Boy”, previsto para este mês, pelo facto de estar a recuperar de uma cirurgia no joelho.

Paulo Flores representa África no concerto promovido pela ONU e OMS

há 1 ano
Maio parece ser mês de Paulo Flores, depois do convite da Apple Music, o artista angolano participa de um concerto virtual organizado pela OMS e pela ONU a alusivo ao Dia da Cultura da Língua Portuguesa e ao Dia Mundial da Higiene das Mãos.

Jay-Z aumenta sua fortuna após vender 50% da sua marca de champanhe a Louis Vuitton

há 8 meses

Mobbers lançam L.O.M. com participações de ProfJam e T-Rex

há 11 meses
Da autoria dos Mobbers, o single foi disponibilizado ontem em todas as plataformas digitais e conta com as vozes do Rapper Português ProfJam, e do rapper angolano T-Rex.

Show do Mês baptiza espectáculos de 2021 com Maya Cool

há 8 meses

Top Dos Mais Queridos 2021 vai homenagear mulher zungueira e terá novas regras

há 8 meses

Segunda parte dos “recuerdos” do Sons do Atlântico já tem data

há 10 meses
No dia 19 de Dezembro as 22:00, o ZAP Viva exibe a segunda parte do sétimo festival “Sons do Atlântico” que aconteceu a 4 de Maio de 2019, na Baía de Luanda.

Sabia que a Direcção Nacional dos Direitos de Autor e Conexos foi sucedida pelo SENADIAC há um ano?

há 1 ano
Num dia como hoje, há exactos 12 meses, foi publicado o Decreto Presidencial n.º 184/19, que cria o Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, abreviadamente designado por «SENADIAC», aprovado pelo Conselho de Ministros na sessão realizada a 30 de Abril de 2019.