Lançada plataforma de streaming tChill para monetizar todo o tipo de conteúdo audiovisual do país

A plataforma de streaming pretende dinamizar o mercado cinematográfico do país e monetizar conteúdos audiovisuais como sitcoms, reality-shows, talk-shows, showcases de música, stand up comedy e spoken word.

Além de albergar produtos audiovisuais, também passará a ajudar produtores que dispõem de poucos recursos financeiros a materializarem seus projectos, com a disponibilização de meios técnicos e humanos.

tChill é uma plataforma luso-africana e está focada na produção de cinema e conteúdos audiovisuais, principalmente dos PALOP, mas também disponibilizará filmes, séries ou sitcoms de outras partes do mundo, com conteúdos dublados e legendados.

No ar desde sábado último, o meio de streaming permitirá o produtor não só mostrar o seu potencial, como usufruir condignamente da sua arte. Renata Torres, representante da plataforma, fala nesta entrevista sobre como vai funcionar.

Como é que vai funcionar a tChill?

Basicamente, para os consumidores, será por base a uma subscrição. A pessoa entra no site e se inscreve de forma gratuita. Depois, terá acesso ao que a plataforma dispõe; serão apresentadas duas opções: a subscrição mensal-em que se paga algum valor para ter acesso a todos os conteúdos da plataforma, ou o pay per view, que é para ver um conteúdo específico.

Que tipo de conteúdos estarão disponíveis?
Nós vamos ter de tudo um pouco, mas o foco é ficção. Teremos séries, filmes, documentários, tanto nacionais como estrangeiros. A plataforma prima muito por produções de originais, conteúdos que ainda não foram disponibilizados em outras plataformas. 

É uma ideia que nasceu com a Renata…

Renata não! É da Envolve Prime e o tChill. Em Angola a parceira do tChill é a Envolve Prime. Mas está aberta, obviamente, a qualquer produtor que quera ter seus conteúdos. Só precisa submeter seu projecto. Seja ele “cassete na mão” ( aquele que já está filmado ou produzido) ou pode no papel. Se for um projecto de qualidade nós arranjamos formas de materializar o mesmo.

Quer explicar-se melhor?
Por isso é que a plataforma tChill fechou essa parceria com a Prime, que é uma produtora de conteúdos audiovisuais. Se tu tem um filme escrito, mas não tem meio de produção, pode apresentá-lo.

A produção cinematográfica além de ser onerosa, ainda não gera bons rendimentos no país. Como farão para suportar outros custos de produção dos produtores interessados?
A plataforma também vai contar com a colaboração conjunta. Todo todos podem contribuir, com cem ou quinhentos  Kwanzas, quando atingir o valor necessário para a produção, o filme entra em produção. Esta é uma opção, mas há também os que já vêm com o filme pronto ou filmado e a agente depois só precisa do pós-produção; ajeitar uma ou outra coisa no som, edição.

Quantas pessoas estão envolvidas neste projecto?

Não consigo dizer agora porque, neste momento, nós só temos a Envolve, mas algumas produtoras já entrara em contacto connosco e, até, profissionais autónomos.

A plataforma já está no, entretanto, só começa a funcionar a partir de sexta-feira, 4 de Junho. Que conteúdos estarão disponíveis neste dia?
Vamos ter uma série. Não posso adiantar muito, mas vai estrear uma série de ficção nacional. Os episódios serão semanais (um episódio por semana), mas há outros conteúdos de fácil consumo como showcases, talk-shows, stand up comedy, portanto, a partir do dia 4, o domínio angolano da plataforma começa a ser alimentado  com esses conteúdos e depois e temos um prazo específico para outros conteúdos.

as cargas mais recentes

Kobe Bryant, Tim Duncan e Kevin Garnett na lista do “Hall da Fama” da NBA de 2020

há 3 anos

Dj Khaled revela ser o músico mais consumido em Angola

há 5 meses

Justin Bieber afirma que tem semelhanças com Tupac

há 9 meses
Justin Bieber é nada mais do que um dos artistas pop mais bem sucedidos a nível mundial e embora esteja mais focado ao R&B, o astro acredita haver semelhanças entre si e Tupac Shakur. Bieber afirma que ambos querem “contar às pessoas sobre o amor de Deus por elas”.

As Gingas protagonizam despedida do Show do Mês no formato live

há 1 ano
Mais um “reencontro” digno de ser guardados nos corações e mentes. A decorrer já no próximo sábado, dia 18, no conceito Hospitality, o último Show do Mês no formato live promete fortes emoções, e não poderia ser diferente.

Valete rendindo à qualidade artística do músico angolano Dino Ferraz

há 2 anos
O rapper português rendeu-se publicamente ao talento de Dino Ferraz, através da música `Careca Não’, em que o artista angolano procura lançar um apelo à tolerância e ao respeito pelas diferenças, marcando o seu posicionamento na luta pela aceitação do cabelo negro crespo masculino na sociedade angolana.

Lives do Show do Mês ganham transmissão directa na Tpa 2

há 3 anos
Doravante o Show do Mês Live passará a ter transmissão ‘directo’ pela TPA, fruto de uma parceria entre a estação pública e a produtora Nova Energia. Sendo assim, a partir do próximo sábado, 13 de Junho, o público já pode assistir ao concerto da emblemática Banda Maravilha pela TV.

Partiu para a eternidade mais um Doutor da música angolana

há 1 ano
Faleceu ontem, em Luanda, o músico, compositor e guitarrista, José Joaquim Júnior, de nome artístico “Zeca Tirilene”, ao 68 anos de idade. Aclamado pelo “ritmo do andamento, dedilhar ou raspar da guitarra,” Tirilene passou pelos principais a conjuntos da nossa música e foi “elevado” a Doutor da musica nacional no Show do Mês.

Mãe de Rabiot se insurge com familiares de Pogba e Mbappé após eliminação da França

há 2 anos
A mãe de Rabiot terá questionado em tom alto como Paul Pogba perdeu a bola no início da jogada e depois terá também dirigido duras críticas ao pai de Kylian Mbappé, alegadamente pedindo-lhe para que o seu filho fosse menos arrogante.

Lupe Fiasco afirma ser melhor liricista do que Kendrick Lamar

há 2 anos
Lupe Fiasco afirmou que é mais liricista de melhor do que Kendrick Lamar numa série de tweets. A sequência surgiu após um fã questionar quem dos dois era o melhor. Depois que o tweet ganhou atenção significativa, quando Lupe declarou ser “melhor liricista, mas não melhor artista que Kendrick”.

Mais de 35 músicos nacionais e internacionais juntam-se num espectáculo online

há 3 anos
Denominado Eu Fico No Kubico, o festival abriu ontem com a rapper Elisabeth Ventura e vai até 13 de Maio. Durante 28 dias, os músicos vão levar alegria às casas dos fãs. O objectivo é incentivar todos a não sairem de seus aposentos.

Glab Masta prepara salto na carreira com lançamento da música “My Star”

há 2 anos
Depois de várias músicas criadas mas não lançadas, da produção para a composição e desta para a interpretação, Glab Masta lançou ontem o primeiro single – “ My Star”. Inspirado na vida amorosa do próprio artista, o tema já se encontra disponível nas plataformas digitais.

Jackes Di actua no anfiteatro Wyza Line

há 1 ano
A Fundação de Arte e Cultura acolhe já neste sábado, dia 25 de Setembro, o concerto do jovem artista, cujo percurso é já referenciado pelas performances, onde faz jus a premissa de que “ao vivo sabe sempre melhor”, tirando sempre maior proveito dos recursos acústicos.

É oficial, Mbappé é eleito melhor do mundo pela Globe Soccer

há 1 ano
Kylian Mbappé é oficialmente o melhor jogador de 2021, o anuncio foi feito na tradicional cerimónia no Dubai. A conquista do francês de 23 anos é uma surpresa, já que não está entre os favoritos no prêmio The Best, da Fifa, e na Bola de Ouro, da France Football, foi apenas o nono colocado.

A vida depois do Tombo: Série documental retrata a vida de Karol Conká pós BBB21

há 2 anos
A protagonista do maior índice de rejeição, da história do Big Brother Brasil, terá a sua trajectória narrada num documentário com estreia marcada para o próximo dia 29 de Abril, cujo título é um trocadilho do seu próprio hit `Já que é pra tombar´.

Eve defronta Trina no primeiro verzuz de Rap feminino

há 2 anos
Depois da revanche entre Swizz Beatz e Timbaland, os produtores partilharam o novo calendário de batalhas onde consta a batalha da “primeira-dama” de Ruff Ryders Eve e a “rainha” do Slip-n-Slide, Trina. Ambas vão protagonizar o primeiro frente a frente de Rap feminino, no próximo dia 16 de Junho.

50 Cent vai usar música do rival Rick Ross na sua nova série

há 3 anos
50 Cent e Rick Ross são rivais assumidos da história do Hop Hop, mas nos últimos anos os dois rappers vêm mostrando que respeitam atrabalhos um do outro. À Billboard, 50 Cent revelou que vai adaptar a música do seu rival na sua nova série sobre o Black Mafia Family.