Lançada plataforma de streaming tChill para monetizar todo o tipo de conteúdo audiovisual do país

A plataforma de streaming pretende dinamizar o mercado cinematográfico do país e monetizar conteúdos audiovisuais como sitcoms, reality-shows, talk-shows, showcases de música, stand up comedy e spoken word.

Além de albergar produtos audiovisuais, também passará a ajudar produtores que dispõem de poucos recursos financeiros a materializarem seus projectos, com a disponibilização de meios técnicos e humanos.

tChill é uma plataforma luso-africana e está focada na produção de cinema e conteúdos audiovisuais, principalmente dos PALOP, mas também disponibilizará filmes, séries ou sitcoms de outras partes do mundo, com conteúdos dublados e legendados.

No ar desde sábado último, o meio de streaming permitirá o produtor não só mostrar o seu potencial, como usufruir condignamente da sua arte. Renata Torres, representante da plataforma, fala nesta entrevista sobre como vai funcionar.

Como é que vai funcionar a tChill?

Basicamente, para os consumidores, será por base a uma subscrição. A pessoa entra no site e se inscreve de forma gratuita. Depois, terá acesso ao que a plataforma dispõe; serão apresentadas duas opções: a subscrição mensal-em que se paga algum valor para ter acesso a todos os conteúdos da plataforma, ou o pay per view, que é para ver um conteúdo específico.

Que tipo de conteúdos estarão disponíveis?
Nós vamos ter de tudo um pouco, mas o foco é ficção. Teremos séries, filmes, documentários, tanto nacionais como estrangeiros. A plataforma prima muito por produções de originais, conteúdos que ainda não foram disponibilizados em outras plataformas. 

É uma ideia que nasceu com a Renata…

Renata não! É da Envolve Prime e o tChill. Em Angola a parceira do tChill é a Envolve Prime. Mas está aberta, obviamente, a qualquer produtor que quera ter seus conteúdos. Só precisa submeter seu projecto. Seja ele “cassete na mão” ( aquele que já está filmado ou produzido) ou pode no papel. Se for um projecto de qualidade nós arranjamos formas de materializar o mesmo.

Quer explicar-se melhor?
Por isso é que a plataforma tChill fechou essa parceria com a Prime, que é uma produtora de conteúdos audiovisuais. Se tu tem um filme escrito, mas não tem meio de produção, pode apresentá-lo.

A produção cinematográfica além de ser onerosa, ainda não gera bons rendimentos no país. Como farão para suportar outros custos de produção dos produtores interessados?
A plataforma também vai contar com a colaboração conjunta. Todo todos podem contribuir, com cem ou quinhentos  Kwanzas, quando atingir o valor necessário para a produção, o filme entra em produção. Esta é uma opção, mas há também os que já vêm com o filme pronto ou filmado e a agente depois só precisa do pós-produção; ajeitar uma ou outra coisa no som, edição.

Quantas pessoas estão envolvidas neste projecto?

Não consigo dizer agora porque, neste momento, nós só temos a Envolve, mas algumas produtoras já entrara em contacto connosco e, até, profissionais autónomos.

A plataforma já está no, entretanto, só começa a funcionar a partir de sexta-feira, 4 de Junho. Que conteúdos estarão disponíveis neste dia?
Vamos ter uma série. Não posso adiantar muito, mas vai estrear uma série de ficção nacional. Os episódios serão semanais (um episódio por semana), mas há outros conteúdos de fácil consumo como showcases, talk-shows, stand up comedy, portanto, a partir do dia 4, o domínio angolano da plataforma começa a ser alimentado  com esses conteúdos e depois e temos um prazo específico para outros conteúdos.

as cargas mais recentes

Bú Cherry: Do Kuduro para Kizomba

há 2 anos
A cantora, se apresenta num formato diferente daquele que as pessoas acostumaram-se a vê-la. Nesta nova versão, Bú Cherry demonstra uma grande evolução musical, uma artista multitalentosa, que tenciona “tocar” corações.

Lady Petya apresenta oficialmente o seu álbum de estreia

há 2 anos

Galeria Tamar Golan apresenta “CaDespedida” da autoria de Mauro Sérgio

há 2 anos
“A CaDespedida é aquele momento nostálgico de um fim de dia bem passado. Termo cunhado nas eternas idas à praia na Luanda, Benguela e Porto Amboim do antigamente, onde passar um dia na praia era um evento preparado com cuidado, antecipado e esperado com ansiedade.

BNG ultimam preparativos do álbum de estreia

há 2 anos
BNG é um grupo que, há cinco anos, procura introduzir no Rap angolano um “novo” modelo de rimas baseadas em laços de amizade.

“A Nossa Kizomba” está de volta

há 2 anos
Com um cartaz irresistível, os amantes do estilo Kizomba, um dos ritmos mais consumido no nosso país, poderão reviver momentos marcantes, com artistas de peso, durante o mês de Outubro.

Repertório traz os dois produtores do momento: Vado Poster e Dj Habias

há 2 anos
Vado Poster e Dj Habias são dos produtores mais solicitados da actualidade e estarão na próxima sexta-feira, 24 de Julho, no Repertório da Revista Carga, para apresentar e explicar o processo de produção de hits como “Pintins”, de Scro Q Cuia e Nerú Americano ou Waatão, de Puto Prata.

Fat Joe vai lançar um livro sobre os momentos mais sombrios da sua vida

há 6 meses

Pongo leva Kuduro ao principal festival de exposição de música do mundo

há 1 ano
A cantora angolana e ex-vocalista dos Buraka Som Sistema é uma das principais atracções do Festival Internacional para o desenvolvimento do World Music (WOMEX), maior evento de exposição de música do mundo-que acontece todos os anos em vários locais da Europa.

Bengo terá Prémio Provincial de Teatro

há 6 meses
A província do Bengo passará a contar com um prémio de teatro, atribuído aos grupos que conseguirem vencer a final depois de passarem pela competição municipal.

Tensão entre Anitta e Ludmilla volta a aumentar e dessa vez Snoop Dogg foi o pivó

há 2 anos
O rapper norte-americano comemorou através de uma publicação no Instagram, os 95 milhões de views da música ‘Onda Diferente’ no Youtube. Na mesma publicação, Snoop agradeceu apenas Anitta e Papatinho pela música, que tem participação e foi escrita por Ludmilla, deixando no ar um clima de tensão, que o “obrigou” a fazer uma nova publicação.

Nucho apresenta manifesto sobre desilusão dos angolanos em nova música

há 1 ano
O novo tema musical intitula-se ” Filho da Fome”. Sucede “Netas de N’zinga” e está disponível desde esta terça-feira nas principais plataformas digitais, para download gratuito.

Após desmentir informações sobre “fim da carreira” Anna Joyce anuncia dois concertos

há 2 anos
Considerada uma das maiores referências da música angolana dos últimos tempos, Anna Joyce estará no palco do Club S, em Luanda, nos dias 17 e 18 para protagonizar os seus primeiros espectáculos desde o início da pandemia.

“Músico mais querido” de Angola em 2021 será conhecido hoje

há 12 meses
Será conhecido hoje, a partir das 21 horas, o vencedor da edição 2021 do Top Dos Mais Queridos, durante uma gala, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.

Belo é detido por causa de um espectáculo e suas contas foram bloqueadas

há 2 anos

Escritora Fátima Sampaio Fernandes será homenageada em Recital de Poesia na Fundação Arte e Cultura

há 11 meses
O projecto Noites de Poesia vai nesta quarta-feira, dia 27 de Outubro de 2021, pelas 18 horas, no Auditório Wyza Anfiteatro, homenagear a escritora Fátima Sampaio Fernandes, com recitais de poesia, música ao vivo e teatro.

Este é o objecto que Vincent van Gogh usou para tirar a própria vida

há 2 anos