Lançada plataforma de streaming tChill para monetizar todo o tipo de conteúdo audiovisual do país

A plataforma de streaming pretende dinamizar o mercado cinematográfico do país e monetizar conteúdos audiovisuais como sitcoms, reality-shows, talk-shows, showcases de música, stand up comedy e spoken word.

Além de albergar produtos audiovisuais, também passará a ajudar produtores que dispõem de poucos recursos financeiros a materializarem seus projectos, com a disponibilização de meios técnicos e humanos.

tChill é uma plataforma luso-africana e está focada na produção de cinema e conteúdos audiovisuais, principalmente dos PALOP, mas também disponibilizará filmes, séries ou sitcoms de outras partes do mundo, com conteúdos dublados e legendados.

No ar desde sábado último, o meio de streaming permitirá o produtor não só mostrar o seu potencial, como usufruir condignamente da sua arte. Renata Torres, representante da plataforma, fala nesta entrevista sobre como vai funcionar.

Como é que vai funcionar a tChill?

Basicamente, para os consumidores, será por base a uma subscrição. A pessoa entra no site e se inscreve de forma gratuita. Depois, terá acesso ao que a plataforma dispõe; serão apresentadas duas opções: a subscrição mensal-em que se paga algum valor para ter acesso a todos os conteúdos da plataforma, ou o pay per view, que é para ver um conteúdo específico.

Que tipo de conteúdos estarão disponíveis?
Nós vamos ter de tudo um pouco, mas o foco é ficção. Teremos séries, filmes, documentários, tanto nacionais como estrangeiros. A plataforma prima muito por produções de originais, conteúdos que ainda não foram disponibilizados em outras plataformas. 

É uma ideia que nasceu com a Renata…

Renata não! É da Envolve Prime e o tChill. Em Angola a parceira do tChill é a Envolve Prime. Mas está aberta, obviamente, a qualquer produtor que quera ter seus conteúdos. Só precisa submeter seu projecto. Seja ele “cassete na mão” ( aquele que já está filmado ou produzido) ou pode no papel. Se for um projecto de qualidade nós arranjamos formas de materializar o mesmo.

Quer explicar-se melhor?
Por isso é que a plataforma tChill fechou essa parceria com a Prime, que é uma produtora de conteúdos audiovisuais. Se tu tem um filme escrito, mas não tem meio de produção, pode apresentá-lo.

A produção cinematográfica além de ser onerosa, ainda não gera bons rendimentos no país. Como farão para suportar outros custos de produção dos produtores interessados?
A plataforma também vai contar com a colaboração conjunta. Todo todos podem contribuir, com cem ou quinhentos  Kwanzas, quando atingir o valor necessário para a produção, o filme entra em produção. Esta é uma opção, mas há também os que já vêm com o filme pronto ou filmado e a agente depois só precisa do pós-produção; ajeitar uma ou outra coisa no som, edição.

Quantas pessoas estão envolvidas neste projecto?

Não consigo dizer agora porque, neste momento, nós só temos a Envolve, mas algumas produtoras já entrara em contacto connosco e, até, profissionais autónomos.

A plataforma já está no, entretanto, só começa a funcionar a partir de sexta-feira, 4 de Junho. Que conteúdos estarão disponíveis neste dia?
Vamos ter uma série. Não posso adiantar muito, mas vai estrear uma série de ficção nacional. Os episódios serão semanais (um episódio por semana), mas há outros conteúdos de fácil consumo como showcases, talk-shows, stand up comedy, portanto, a partir do dia 4, o domínio angolano da plataforma começa a ser alimentado  com esses conteúdos e depois e temos um prazo específico para outros conteúdos.

as cargas mais recentes

Exposição`Discursos de Decolonialidade´ patente até ao dia 31 de Julho

há 1 ano
A galeria THIS IS NOT A WHITE CUBE em parceria com a MEXTO, apresentam a exposição `Discursos de Decolonialidade´, que poderá ser vista, até ao dia 31 de Julho no espaço NOT A MUSEUM, em Lisboa. A mostra congrega o trabalhos de 15 artistas de 8 países e curadoria de Sónia Ribeiro e Graça Rodrigues.

Lil Wayne disponibiliza terceira mixtape da saga `No Ceilings´

há 10 meses
Para Lil Wayne, `No Ceilings 3´ veio ressuscitar a cenas das mixtapes, que parecia já ser uma arte em extinção e, sendo um dos pioneiros, achou oportuno reoxigenar, uma vez que considera que a mesma ter um papel importante no apogeu da sua carreira.

Maior distribuidora online de música independente decide apostar em África

há 7 meses

Ao Vivo Homenagem à Música, História da Música Popular e Estrelas ao Palco integram a programação da Zap em Janeiro

há 9 meses
O início do ano novo será marcado por um notável dinamismo na programação com a entrada de novos programas, novos rostos e horários bem como o regresso de grandes formatos a que a ZAP está habituada a presentear os seus telespectadores.

“Rocha negra” parte para a eternidade aos 73 anos

há 2 semanas
O ex-internacional francês, sobreviveu até a manhã de hoje, em coma profundo desde os seus 34 anos, quando sofreu um broncoespasmo, em 17 de Março de 1982.

Cerimónia dos Globos de Ouro de 2021 já tem data

há 1 ano
A edição de 2021 dos prémios norte-americanos de cinema e televisão, conhecidos por Globos de Ouro, foi agendada para 28 de Fevereiro, um mês depois do calendário habitual, à semelhança do que aconteceu com os Oscar.

Dr. Dre fala sobre a sua saúde: “Vou ter uma vida longa”

há 3 meses
A notícia sobre o seu estado de saúde, no princípio deste ano, mexeu com toda a classe artística. Passados cinco meses, Dre decidiu falar e dar mais detalhes sobre o assunto.

Bonga é reconhecido em Portugal com “Prémio Prestígio”

há 5 meses
Bonga foi reconhecido ontem à noite com o “Prémio Prestígio”, na categoria de música durante a gala alusiva aos 25 anos da Rádio Difusão Portuguesa (RDP África).

Escritor defende ruas com nomes de artistas angolanos

há 1 ano
O escritor João da Silva Cardoso sugeriu a revisão da toponímia angolana, passando a contar com nomes de artistas e outras figuras de referência, de formas a homenagear e valorizar os feitos de todos aqueles que contribuíram de algum modo para o bem do país.

Romelu Lukaku: “Jay-Z ensinou-me como ser um vencedor”

há 4 meses
O avançado belga e campeão da Serie A, pelo Inter do Milão (2020/21), revelou que a amizade com Jay-Z e o conselho que tem recebido do rapper tem sido importante para conseguir alcançar o sucesso.

Informações apontam que Jay-Z poderá comprar equipa de futebol da Liga Nacional (norte-americana)

há 4 meses
Há um tempo a esta parte o rapper vem se desfazendo de alguns activos e, segundo um relatório da BurgundyBlog.com, também, confirmado pela NBCSportsWashington.com, Jay-Z pretende adquirir accões do Washington Football Team.

Homenagem a John Bella marca retoma das Noites de Poesia na Fundação Arte e Cultura

há 5 meses
O regresso às Noites de Poesia acontece no próximo dia 28 de Abril, no Wyza Anfiteatro, além do tributo a John Bella, o acto vai ser marcado pela apresentação de um portal especializado de literatura, Clã da Literatura.

Fundação Professora Rolanda Ferreira inaugura Mediateca de cariz social no Kilamba

há 3 meses
Tânia Simão, responsável pela Fundação Professora Rolanda Ferreira, explicou que o objectivo da fundação é “fazer onde não há, e onde a intervenção social o exigir. A Mediateca é uma forma de incentivar e de permitir que haja acesso aos livros”.

Filme sobre Aretha Franklin chega às salas de cinema já amanhã

há 1 mês
O filme que tinha a estreia em standby desde o passado mês de Janeiro, chega finalmente às salas de cinema, esta sexta-feira, dia 13 de Agosto.

“A Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares, é eleito o melhor disco da década

há 2 anos
O site especializado em música, “Scream & Yell” também elegeu, a par de Elza, David Bowie, com “Blackstar” (2016).

Legado de Mestre Kapela é memorado “ante” ao Prémio Nacional de Cultura e Artes

há 10 meses
O artista plástico Kapela Paulo venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de `Artes Visuais e Plásticas´. Visto como pai espiritual da arte contemporânea em Angola, Mestre Kapela espelha na sua arte, por meio do olhar e pincel a sua escola de arte que moldou as práticas e técnicas da sua longa e prolífica carreira.