Lançada plataforma de streaming tChill para monetizar todo o tipo de conteúdo audiovisual do país

A plataforma de streaming pretende dinamizar o mercado cinematográfico do país e monetizar conteúdos audiovisuais como sitcoms, reality-shows, talk-shows, showcases de música, stand up comedy e spoken word.

Além de albergar produtos audiovisuais, também passará a ajudar produtores que dispõem de poucos recursos financeiros a materializarem seus projectos, com a disponibilização de meios técnicos e humanos.

tChill é uma plataforma luso-africana e está focada na produção de cinema e conteúdos audiovisuais, principalmente dos PALOP, mas também disponibilizará filmes, séries ou sitcoms de outras partes do mundo, com conteúdos dublados e legendados.

No ar desde sábado último, o meio de streaming permitirá o produtor não só mostrar o seu potencial, como usufruir condignamente da sua arte. Renata Torres, representante da plataforma, fala nesta entrevista sobre como vai funcionar.

Como é que vai funcionar a tChill?

Basicamente, para os consumidores, será por base a uma subscrição. A pessoa entra no site e se inscreve de forma gratuita. Depois, terá acesso ao que a plataforma dispõe; serão apresentadas duas opções: a subscrição mensal-em que se paga algum valor para ter acesso a todos os conteúdos da plataforma, ou o pay per view, que é para ver um conteúdo específico.

Que tipo de conteúdos estarão disponíveis?
Nós vamos ter de tudo um pouco, mas o foco é ficção. Teremos séries, filmes, documentários, tanto nacionais como estrangeiros. A plataforma prima muito por produções de originais, conteúdos que ainda não foram disponibilizados em outras plataformas. 

É uma ideia que nasceu com a Renata…

Renata não! É da Envolve Prime e o tChill. Em Angola a parceira do tChill é a Envolve Prime. Mas está aberta, obviamente, a qualquer produtor que quera ter seus conteúdos. Só precisa submeter seu projecto. Seja ele “cassete na mão” ( aquele que já está filmado ou produzido) ou pode no papel. Se for um projecto de qualidade nós arranjamos formas de materializar o mesmo.

Quer explicar-se melhor?
Por isso é que a plataforma tChill fechou essa parceria com a Prime, que é uma produtora de conteúdos audiovisuais. Se tu tem um filme escrito, mas não tem meio de produção, pode apresentá-lo.

A produção cinematográfica além de ser onerosa, ainda não gera bons rendimentos no país. Como farão para suportar outros custos de produção dos produtores interessados?
A plataforma também vai contar com a colaboração conjunta. Todo todos podem contribuir, com cem ou quinhentos  Kwanzas, quando atingir o valor necessário para a produção, o filme entra em produção. Esta é uma opção, mas há também os que já vêm com o filme pronto ou filmado e a agente depois só precisa do pós-produção; ajeitar uma ou outra coisa no som, edição.

Quantas pessoas estão envolvidas neste projecto?

Não consigo dizer agora porque, neste momento, nós só temos a Envolve, mas algumas produtoras já entrara em contacto connosco e, até, profissionais autónomos.

A plataforma já está no, entretanto, só começa a funcionar a partir de sexta-feira, 4 de Junho. Que conteúdos estarão disponíveis neste dia?
Vamos ter uma série. Não posso adiantar muito, mas vai estrear uma série de ficção nacional. Os episódios serão semanais (um episódio por semana), mas há outros conteúdos de fácil consumo como showcases, talk-shows, stand up comedy, portanto, a partir do dia 4, o domínio angolano da plataforma começa a ser alimentado  com esses conteúdos e depois e temos um prazo específico para outros conteúdos.

as cargas mais recentes

Yunami, a voz do Rap angolano na Hungria, apresenta novo projecto musical

há 7 meses
“Sonhos do Meu Pai” é o terceiro trabalho de Yunami, um rapper angolano que vive na Hungria. A obra resume várias fases do desenvolvimento de um artista em ascensão e é marcada por um novo vídeoclipe.

Luso: “Os rappers acabam por depender das acções do político para poder fazer música”

há 12 meses
Luso está no Hip Hop desde os seus 15 anos. Tem um álbum e um EP lançados e está a concluir o segundo álbum. Além disso, o músico desenvolve o projecto “Ilusionista”.

FreeBritney: Movimento de libertação da cantora Britney Spears “reacende” nas redes sociais

há 9 meses
O movimento existente desde 2019, manifesta a vontade que Britney volte a tomar as rédeas da sua própria vida, uma vez que há mais de uma década é mantida sob tutela pelo pai, James Spears, que controla quase tudo da cantora – incluindo o dinheiro, saúde e até a rotina diária.

Babu Santana: “Tenho muita curiosidade de conhecer Angola, e de chegar no meu ancestral africano”

há 1 ano
A presença marcante de Babu Santana na última edição do reality show despertou a atenção e curiosidade dos internautas sobre os pontos de vista relactivos a “pretitude”, tal como o próprio o diz, e às questões relaccionadas a identidade cultural dos povos negros que habitam o Brasil. Babu defende a necessidade de se conhecer o percurso da ancestralidade para a afirmação dos povos: ”hoje eu tenho um projecto pessoal que é fazer a pesquisa da minha ancestralidade”, afirmou. Uma vez ter conquistado a simpatia de muitos telespectadores do canal Globo, quer pela participação exitosa no BBB20, bem como a interpretação de Jacinto em ’Novo Mundo’, Babu Santana concedeu uma entrevista de abordagem variada onde manifesta o interesse de trabalhar em Angola.

Bonga parabeniza Nova Energia por promover o ensino da Dikanza

há 3 meses
A lenda do Semba e símbolo da consciência africana, que já havia elucidado em outra ocasião que o instrumento deve ser chamado correctamente por Dikanza, desta vez enalteceu a iniciativa tecendo palavras de encorajamento, “Perseverança, estão no bom caminho”, as quais, e em jeito de resposta, Yuri Simão apenas pediu a bênção ao Kota.

Rapper Raz Simone acusado de ser um”senhor de guerra”

há 1 ano
Vídeos postados nas redes sociais provam o alegado envolvimento de Raz Simone com uma gangue armada na Zona Autônoma de Seattle, em Washington, um quarteirão de protesto sem influência policial. O rapper é apontado como uma espécie de “senhor da guerra”.

Inglaterra realiza primeiro show com distanciamento social

há 10 meses
Os organizadores de um show na Inglaterra encontraram uma outra solução para realizar eventos mantendo as regras de distanciamento social, e a experiência nesta terça-feira, dia 11, foi vista como um sucesso.

Vídeoclipe do polémico “Hino Milionário” já está disponível

há 8 meses
O clipe envolve mais de 20 artistas e encontra-se disponível no YouTube, dois meses depois do esclarecimento do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente sobre os 148,3 milhões que o Estado terá disponibilizado para a concessão da referida música.

This Is Not a White Cube anuncia participação na 8ª edição da 1-54 Contemporary African Art Fair

há 9 meses
A feira de arte que vai decorrer em Londres na Somerset House de 8 a 10 de outubro de 2020, será prestigiada com a presença da galeria angola, a ser representada pelos artistas: Alida Rodrigues, Patrick Bongoy, Pedro Pires e Nelo Teixeira.

Joe Budden usa podcast para ajudar a desestigmatizar a saúde mental

há 2 meses
“Shaking the Tree” da semana passada, como o episódio 435 foi intitulado, apresentou os quatro directores do podcast, o apresentador Joe Budden e os companheiros Rory, Mal e Parks, num debate de algo que muitos homens adultos acham extremamente difícil: Uma conversa honesta sobre o relacionamento entre os quatro.

“No Kuduro as mulheres nos dão capote”

há 1 ano
Presidente Gasolina lamentou o conformismo com que vivem os kuduristas actualmente. Este ano, o cantor está de volta com várias novidades para quebrar o “gralho”.

A vez dos SSP no Live no Kubico

há 9 meses
Domingo dia 27 de Setembro, o projecto Live no Kubico apresenta como cartaz os SSP, um dos grupos de Rap mais icónicos da lusofonia, num concerto aguardado com muita expectativa tendo em conta a popularidade do quarteto.

Série de Anitta na Netflix estreia em Dezembro

há 8 meses
A carreira da cantora brasileira será apresentada, no próximo mês (16) em série documental da Netflix. ” Anitta: Made In Honório”, é uma série sobre a vida da artista, ensaios, gravações e shows.

Filha de DMX vai participar no álbum póstumo do rapper

há 1 mês
A filha de DMX, Sonovah Hillman Jr., de 8 anos, será apresentada no próximo álbum do rapper. Espera-se que a colaboração impulsione a carreira da jovem promissora no Hip Hop.

Cinema no sete e meio “migra” para o digital

há 1 ano
Hoje na tertúlia sobre cinema, Miguel Hurst e Orlando Sérgio conversam com Dorivaldo Fernandes Cortez, Ery Claver e Mawete Paciência e vão discorrer sobre o tema “Novas tendências do cinema em Angola”.

Sambizanga passará a contar com plataforma de promoção dos artistas

há 4 meses