Legado de Mestre Kapela é memorado “ante” ao Prémio Nacional de Cultura e Artes

O artista plástico Kapela Paulo venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de `Artes Visuais e Plásticas´. Visto como pai espiritual da arte contemporânea em Angola, Mestre Kapela espelha na sua arte, por meio do olhar e pincel a sua escola de arte que moldou as práticas e técnicas da sua longa e prolífica carreira.

Após o anúncio do prémio ser tornado público, Kapela testou positivo a Covid-19, e desde então, uma corrente de solidariedade tem sido realizada em seu favor. Recentemente, a Fundação Arte e Cultura, realizou a exposição colectiva `Paz e Amor´, a fim de angariar recursos financeiros que permitam dar resposta às necessidades de tratamento médico do Mestre Kapela, cujo estado de saúde, apesar de estável, inspira cuidados.

Com a mesma finalidade, O ‘ELA-Espaço Luanda Arte’ começou uma exposição individual on-line para ajudar o Mestre nesta fase complicada. Várias obras estão disponíveis para venda, com o intuito de assegurar o tratamento do “Pai Grande” Kapela.

A nota de imprensa veiculada pelo Ministério, o legado de Paulo Kapela foi exaltado, pois, como sabemos o artista em causa, tem um lugar de excepção no contexto artístico Angolano e cuja trajectória se confunde com a história recente de Angola. “Através de uma prática artística eclética, misturando objetos e referências aparentemente dispares e discordantes, Kapela tornou-se, no seu lendário estúdio-casa no edifício da UNAP, um Mestre para toda uma geração de artistas mais jovens, a quem sem dúvidas influenciou”, lê-se na nota.

Mais adiante declara que o Mestre: “Kapela expõe internacionalmente desde 1995, tendo participado em exposições importantes tais como África Remix que viajou por diversos países, Check-List Luanda Pop (na 52a Bienal de Veneza), na Luanda Smooth and Rave em França, No Fly Zone em Lisboa, na 2a Trienal de Luanda, e nos últimos anos, expôs individualmente em Luanda nas galerias Tamar Golan, ELA-Espaço Luanda Arte e no Centro Camões. Kapela venceu o prémio CICIBA em 2003 e a sua obra está presente em diversas colecções nacionais e internacionais”.

Como refere Dominick A Maia Tanner, Director Geral do ´ELA-Espaço Luanda Arte´: “Infelizmente, no dia do anuncio do prémio o Kapela Paulo deu entrada na Clinica Endiama com teste positivo ao Covid-19. Desde então a sua condição está estável e o Kapela encontra-se a ser muito bem tratado pelo corpo médico da Clínica Endiama, e apoiado pelas equipas do ´ELA-Espaço Luanda Arte´ e da ´Fundação Arte e Cultura´”.

Ainda referiu que: “Estas duas instituições, a primeira que representa o Artista e a segunda de solidariedade social e cultural, organizaram em simultâneo duas exposições de pintura ambas intituladas ´Kapela = Paz + Amor´, isto de forma a angariar valores com vendas de obras de arte, de forma a apoiar o Kapela Paulo nos tempos difíceis de pandemia que ainda se avizinham. Como tal, pedimos que apoiem estas duas iniciativas. Uma online: www.artsy.net/show/ela-espaco-luanda-arte-kapela-equals-peace-plus-love, e a outra presencial na ´Fundação Arte e Cultura´ na Ilha de Luanda”.

Como nota final, mas não menos importante: “Na Gala de atribuição do prémio realizada na Casa das Artes, em Talatona na semana passada, a Fatima da Cruz, Assistente Administrativa no ´ELA-Espaço Luanda Arte´ representou o Kapela Paulo e recebeu o diploma e o troféu do prémio em nome do Kapela Paulo – faltando somente o premiado, quando tiver alta como fazemos voto que tenha, receber o valor financeiro de dois milhões de kwanzas que faz parte do prémio e que, seguramente irá dar imenso jeito ao Kapela Paulo.

as cargas mais recentes

Brian May, integrante dos Queen, eleito o melhor guitarrista de todos os tempos

há 9 meses
Para a mesma nomeação estavam as lendas Eric Clapton, Jimmy Page, Jimi Hendrix e Eddie Van Halen. Ao reagir à votação, May emocionou-se e confessou que não se via nem sequer no Top 3 dos melhores guitarristas.

Morgan Freeman participa no álbum de 21 Savage e explica porquê

há 5 meses
O actor fez uma espécie de introdução do disco, recitando um texto escrito por Big Rube da Dungeon Family. Satisfeito com o resultado confessou à Revista GQ, que “todo convite que está fora do seu habitué é divertido de fazer”.

Legado do rei Ngola Kilwanji será narrado em filme

há 6 dias

Detergente e Smash apresentam “hits” no reportório

há 8 meses
Os produtores Detergente e Smash são os convidados da Revista Carga para quarta edição da rubrica “Reportório”, na próxima sexta-feira (26), onde cada um vai exibir os seus maiores “hits”.

Dupla ELA apresenta `O lugar de FALA D’ ELA´

há 5 meses
A ter início no próximo domingo, dia 4 de Outubro, a dupla ELA vai colocar à lupa o tema “Estupro, mulheres infectadas com HIV e Gravidez precoce”.

Já são conhecidos os artistas contemplados para a primeira edição do “Versos & Poesias”

há 2 dias
O projecto junta artistas em conceitos musicais em formato de poesia, com uma temáticas diferente à cada edição e voltado principalmente para o público jovem.

Kamy Lara nomeada para galardão internacional de cinema` Adiaha Awards´

há 7 meses
O prémio para o qual a realizadora Kamy Lara está nomeada objectiva reconhecer e incentivar mulheres africanas a contarem histórias dos seus países e da sua realidade através do formato documentário.

Sabia que existe uma igreja que detém direitos das musicas de Rihanna e Beyonce?

há 4 meses
De acordo com uma matéria explicativa da BBC, a Igreja da Inglaterra é apenas uma das investidoras de uma empresa chamada Hipgnosis.

Tal pai, tal filho

há 1 ano
Os caminhos de Maya Cool e Eduardo Paím estão quase sempre ligados. Não é novidade que viveram juntos durante anos em Portugal e que Paím foi o seu mentor naquele país.

Estrelas alertam sobre o impacto do Covid-19 às comunidades carenciadas

há 8 meses
Um espectáculo especial acontece este sábado e junta Coldplay, Miley Cyrus, Shakira, Justin Bieber único palco, para além das presenças de Balvin, Usher, Jennifer Hudson, Chris Rock, Hugh Jackman, Charlize Theron e David Beckham.

Geração 80 assinala décimo aniversário com a criação de um mural na baixa de Luanda

há 6 meses
Trata-se de um presente que a GERAÇÃO de 80 oferece a Luanda, como forma de agradecimento a cidade por ter dado o privilégio de ser o local de partida dos sonhos dos produtores.

Covid-19: Espectáculos passam a ser permitidos ainda este mês

há 5 meses
Os concertos e actividades culturais em recintos fechados passam a ser permitidos a partir de 17 deste mês, durante a vigência da situação de calamidade pública.

Afeni e Tupac Shakur documentados em nova série

há 8 meses
Em cinco episódios, `Outlaw: The Saga Of The Shakurs´ traz um retracto íntimo e amplo da dupla mãe e filho, mais inspiradora e perigosa da história americana, cuja mensagem unificada de liberdade, igualdade, perseguição e justiça é mais relevante hoje do que nunca.

Ondjaki assinala 20 anos de literatura com o lançamento d’O livro do Deslembramento’

há 2 meses
O evento de lançamento será realizado na galeria MOVART (marginal de Luanda), аs 15h:30 com várias conversas de final da tarde entre o autor e Elisângela Rita (poetisa), Fradique (realizador), Ngoi Salucombo (fotógrafo), César da Silveira (consultor de comunicação) e o público.

Ensaia Comigo: Boss AC protagoniza programa televisivo

há 5 meses
No “Ensaia Comigo”, ao longo de 10 programas, os espectadores poderão ver “ensaios inéditos e irrepetíveis de Boss AC com os seus convidados e, claro está, não há ensaios prévios”, para além de muitos improvisos, também é um espaço para conversas descontraídas e informais, e alguns imprevistos como é óbvio nos ensaios. referiu a RTP em comunicado.

Heavy C aposta em novos talentos e anuncia dois álbuns

há 11 meses
O objectivo da aposta em novos talentos é a passagem de experiência, porque, entende, a falta de qualidade nos artistas emergentes acontece por conta da não passagem de testemunho.