Legado de Mestre Kapela é memorado “ante” ao Prémio Nacional de Cultura e Artes

O artista plástico Kapela Paulo venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de `Artes Visuais e Plásticas´. Visto como pai espiritual da arte contemporânea em Angola, Mestre Kapela espelha na sua arte, por meio do olhar e pincel a sua escola de arte que moldou as práticas e técnicas da sua longa e prolífica carreira.

Após o anúncio do prémio ser tornado público, Kapela testou positivo a Covid-19, e desde então, uma corrente de solidariedade tem sido realizada em seu favor. Recentemente, a Fundação Arte e Cultura, realizou a exposição colectiva `Paz e Amor´, a fim de angariar recursos financeiros que permitam dar resposta às necessidades de tratamento médico do Mestre Kapela, cujo estado de saúde, apesar de estável, inspira cuidados.

Com a mesma finalidade, O ‘ELA-Espaço Luanda Arte’ começou uma exposição individual on-line para ajudar o Mestre nesta fase complicada. Várias obras estão disponíveis para venda, com o intuito de assegurar o tratamento do “Pai Grande” Kapela.

A nota de imprensa veiculada pelo Ministério, o legado de Paulo Kapela foi exaltado, pois, como sabemos o artista em causa, tem um lugar de excepção no contexto artístico Angolano e cuja trajectória se confunde com a história recente de Angola. “Através de uma prática artística eclética, misturando objetos e referências aparentemente dispares e discordantes, Kapela tornou-se, no seu lendário estúdio-casa no edifício da UNAP, um Mestre para toda uma geração de artistas mais jovens, a quem sem dúvidas influenciou”, lê-se na nota.

Mais adiante declara que o Mestre: “Kapela expõe internacionalmente desde 1995, tendo participado em exposições importantes tais como África Remix que viajou por diversos países, Check-List Luanda Pop (na 52a Bienal de Veneza), na Luanda Smooth and Rave em França, No Fly Zone em Lisboa, na 2a Trienal de Luanda, e nos últimos anos, expôs individualmente em Luanda nas galerias Tamar Golan, ELA-Espaço Luanda Arte e no Centro Camões. Kapela venceu o prémio CICIBA em 2003 e a sua obra está presente em diversas colecções nacionais e internacionais”.

Como refere Dominick A Maia Tanner, Director Geral do ´ELA-Espaço Luanda Arte´: “Infelizmente, no dia do anuncio do prémio o Kapela Paulo deu entrada na Clinica Endiama com teste positivo ao Covid-19. Desde então a sua condição está estável e o Kapela encontra-se a ser muito bem tratado pelo corpo médico da Clínica Endiama, e apoiado pelas equipas do ´ELA-Espaço Luanda Arte´ e da ´Fundação Arte e Cultura´”.

Ainda referiu que: “Estas duas instituições, a primeira que representa o Artista e a segunda de solidariedade social e cultural, organizaram em simultâneo duas exposições de pintura ambas intituladas ´Kapela = Paz + Amor´, isto de forma a angariar valores com vendas de obras de arte, de forma a apoiar o Kapela Paulo nos tempos difíceis de pandemia que ainda se avizinham. Como tal, pedimos que apoiem estas duas iniciativas. Uma online: www.artsy.net/show/ela-espaco-luanda-arte-kapela-equals-peace-plus-love, e a outra presencial na ´Fundação Arte e Cultura´ na Ilha de Luanda”.

Como nota final, mas não menos importante: “Na Gala de atribuição do prémio realizada na Casa das Artes, em Talatona na semana passada, a Fatima da Cruz, Assistente Administrativa no ´ELA-Espaço Luanda Arte´ representou o Kapela Paulo e recebeu o diploma e o troféu do prémio em nome do Kapela Paulo – faltando somente o premiado, quando tiver alta como fazemos voto que tenha, receber o valor financeiro de dois milhões de kwanzas que faz parte do prémio e que, seguramente irá dar imenso jeito ao Kapela Paulo.

as cargas mais recentes

A Salsa e suas variantes

há 1 ano
A salsa nasceu em Cuba, mais propriamente em Havana, nos interiores dos famosos cabarets cubanos, mas tornou-se tão popular que novos estilos surgiram noutras partes do mundo.

Bonga parabeniza Nova Energia por promover o ensino da Dikanza

há 2 meses
A lenda do Semba e símbolo da consciência africana, que já havia elucidado em outra ocasião que o instrumento deve ser chamado correctamente por Dikanza, desta vez enalteceu a iniciativa tecendo palavras de encorajamento, “Perseverança, estão no bom caminho”, as quais, e em jeito de resposta, Yuri Simão apenas pediu a bênção ao Kota.

Eddie Pipocas lança experimento para delinear como promover música na Internet

há 3 meses
O maior objectivo deste processo é perceber o quanto custa, seja em questões financeiras ou temporais, meter um projecto musical “nas ruas”.

Governo britânico homenageia banda “Queen” nos selos

há 11 meses
Uma série de 13 selos personalizados do “Queen” serão vendidos no dia nove (9) de Julho, em comemoração aos 50 anos de uma das bandas mais icónicas de sempre.

Em dia de aniversário, Bono Vox mostra a lista das 60 músicas que “salvaram a sua vida”

há 12 meses
Bastante diversificada, a playlist feita por Bono Vox tem músicas que vão desde o som clássico de Luciano Pavarotti e Frank Sinatra, passando pelo rock de David Bowie e os Rolling Stones, o Rap de Kendrick Lamar e chegando até ao pop de Billie Eilish.

Anitta terá música e camisola personalizada nos jogos da PlayStation

há 8 meses
A cantora será a representante brasileira na lista de músicas da FIFA 21 nos jogos de consolas. O anúncio foi feito ontem pela EA Sports. Para além de música, Anitta terá também uniforme personalizado no FIFA Ultimate Team.

Jovens da Mulemba exibem a `Prova dos Nove´ na LAASP

há 5 meses
A peça teatral aborda de forma clara sobre a questão da infertilidade e do aborto, trazendo assuntos domésticos para uma sala nobre de espetáculos.

Rapper Mo3 morto a tiro em Dallas

há 6 meses
Rapper Mo3 foi baleado ontem em Dallas, estado do Texas, durante um tiroteio, enquanto seguia, na sua viatura, em direcção ao Norte daquela circunscrição dos Estados Unidos da América.

Vocalista do “Roupa Nova” internado com Covid-19

há 6 meses
Após enfrentar um câncer e passar por um transplante de medula, o vocalista do grupo “Roupa Nova”, Paulinho, enfrenta uma nova batalha pela vida.

Dupla Nue Wave testa popularidade do primeiro EP com ‘Flow Tá Bater’

há 10 meses
A dupla disponibilizou esta sexta-feira, nas plataformas digitais, mais uma faixa promocional do seu primeiro EP intitulado “Wave”, que poderá chegar ao público este ano.

Mike Tyson garante regresso aos ringues

há 6 meses
Apesar de ter, visivelmente, dominado a luta, o combate deste sábado entre Tyson e Roy Jones Jr. acabou num empate técnico, o que deixou os fãs em frustração. Aos seus 54 anos, Mike Tyson acertou 67 vezes o adversário em 8 rounds.

Dr. Dre: Após receber exigência de USD 5 milhões, rapper vence disputa conjugal

há 7 meses

Prodígio faz dueto com Yuri da Cunha em nova música

há 8 meses
Yuri da Cunha (Semba) e Prodígio (Rap) fizeram dueto na nova música de Yuri, que será apresentada Domingo no Show em alusão ao seu aniversário, a ter lugar no Casino Estoril em Portugal.

Cinema no sete e meio “migra” para o digital

há 12 meses
Hoje na tertúlia sobre cinema, Miguel Hurst e Orlando Sérgio conversam com Dorivaldo Fernandes Cortez, Ery Claver e Mawete Paciência e vão discorrer sobre o tema “Novas tendências do cinema em Angola”.

Anselmo Ralph cancela venda pública e opta pelo digital

há 1 ano
Dia 20, a partir das 17 horas, os fãs poderão adquirir de forma segura o novo CD, no formato digital, e desfrutar do sétimo trabalho discográfico do autor de Cupido.

“Tá a bater” volta às telas amanhã

há 1 ano
Após um interregno em virtude do actual estado de emergência, o “Tá a barter” estreia, a partir deste fim-de-semana, uma nova temporada que será marcada por duas horas de emissão, em directo, e com novas rubricas.