Legado de Mestre Kapela é memorado “ante” ao Prémio Nacional de Cultura e Artes

O artista plástico Kapela Paulo venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de `Artes Visuais e Plásticas´. Visto como pai espiritual da arte contemporânea em Angola, Mestre Kapela espelha na sua arte, por meio do olhar e pincel a sua escola de arte que moldou as práticas e técnicas da sua longa e prolífica carreira.

Após o anúncio do prémio ser tornado público, Kapela testou positivo a Covid-19, e desde então, uma corrente de solidariedade tem sido realizada em seu favor. Recentemente, a Fundação Arte e Cultura, realizou a exposição colectiva `Paz e Amor´, a fim de angariar recursos financeiros que permitam dar resposta às necessidades de tratamento médico do Mestre Kapela, cujo estado de saúde, apesar de estável, inspira cuidados.

Com a mesma finalidade, O ‘ELA-Espaço Luanda Arte’ começou uma exposição individual on-line para ajudar o Mestre nesta fase complicada. Várias obras estão disponíveis para venda, com o intuito de assegurar o tratamento do “Pai Grande” Kapela.

A nota de imprensa veiculada pelo Ministério, o legado de Paulo Kapela foi exaltado, pois, como sabemos o artista em causa, tem um lugar de excepção no contexto artístico Angolano e cuja trajectória se confunde com a história recente de Angola. “Através de uma prática artística eclética, misturando objetos e referências aparentemente dispares e discordantes, Kapela tornou-se, no seu lendário estúdio-casa no edifício da UNAP, um Mestre para toda uma geração de artistas mais jovens, a quem sem dúvidas influenciou”, lê-se na nota.

Mais adiante declara que o Mestre: “Kapela expõe internacionalmente desde 1995, tendo participado em exposições importantes tais como África Remix que viajou por diversos países, Check-List Luanda Pop (na 52a Bienal de Veneza), na Luanda Smooth and Rave em França, No Fly Zone em Lisboa, na 2a Trienal de Luanda, e nos últimos anos, expôs individualmente em Luanda nas galerias Tamar Golan, ELA-Espaço Luanda Arte e no Centro Camões. Kapela venceu o prémio CICIBA em 2003 e a sua obra está presente em diversas colecções nacionais e internacionais”.

Como refere Dominick A Maia Tanner, Director Geral do ´ELA-Espaço Luanda Arte´: “Infelizmente, no dia do anuncio do prémio o Kapela Paulo deu entrada na Clinica Endiama com teste positivo ao Covid-19. Desde então a sua condição está estável e o Kapela encontra-se a ser muito bem tratado pelo corpo médico da Clínica Endiama, e apoiado pelas equipas do ´ELA-Espaço Luanda Arte´ e da ´Fundação Arte e Cultura´”.

Ainda referiu que: “Estas duas instituições, a primeira que representa o Artista e a segunda de solidariedade social e cultural, organizaram em simultâneo duas exposições de pintura ambas intituladas ´Kapela = Paz + Amor´, isto de forma a angariar valores com vendas de obras de arte, de forma a apoiar o Kapela Paulo nos tempos difíceis de pandemia que ainda se avizinham. Como tal, pedimos que apoiem estas duas iniciativas. Uma online: www.artsy.net/show/ela-espaco-luanda-arte-kapela-equals-peace-plus-love, e a outra presencial na ´Fundação Arte e Cultura´ na Ilha de Luanda”.

Como nota final, mas não menos importante: “Na Gala de atribuição do prémio realizada na Casa das Artes, em Talatona na semana passada, a Fatima da Cruz, Assistente Administrativa no ´ELA-Espaço Luanda Arte´ representou o Kapela Paulo e recebeu o diploma e o troféu do prémio em nome do Kapela Paulo – faltando somente o premiado, quando tiver alta como fazemos voto que tenha, receber o valor financeiro de dois milhões de kwanzas que faz parte do prémio e que, seguramente irá dar imenso jeito ao Kapela Paulo.

as cargas mais recentes

Zap exibe programa que promove diferentes correntes musicais

há 8 meses
Denominado Jamming, o referido programa é exibido, em exclusivo, todas as sextas-feiras no canal Zap Viva (posição 4) e explora a musicalidade de doze artistas, incluindo bandas, de diferentes gerações e expressões artísticas.

Sandocan promete show memorável

há 3 meses
Com um reportório de cerca de 50 músicas, Army Squad e Kalibrados realizam sábado o primeiro show solidário de Rap, no período “Covid-19″.

DMX revela que é tripolar

há 2 meses
A revelação foi feita durante o “Ruff Ryders Chronicles”, transmitido pelo canal BET. Durante a entrevista de Earl Simmons, nome de registo de DMX, que tomou um rumo mais emocional, por ser confrontado com o assunto das suas múltiplas personalidades.

Música dos Linkin Park ultrapassa 1 bilião de visualizações no YouTube

há 5 meses
‘In the End’, do album “Hybrid Theory”, publicado em 2000, acaba por entrar na história, por ultrapassar, esta semana, mil milhões de visualizações no YouTube. O clássico dos Linkin Park é o segundo da banda a conseguir tal feito.

Mestre Kapela é homenageado hoje no Sete & Meio

há 1 dia
Realiza-se hoje, a partir das 16 horas, uma exposicão e mesa redonda em homenagem a Mestre Kapela -in memoriam-, no Sete & Meio Bar Galeria. Denominada “Na capela do Kapela”, o encontro visa memorar o legado do Mestre da espiritualidade da arte nacional.

Cinemas reabrem quarta-feira

há 3 meses
As salas de cinema, em Luanda, reabrem a partir de quarta-feira, seis meses depois do encerramento por conta da pandemia do Covid-19, informou a comissão multissectorial através de um decreto.

Toty Sa’med

há 9 meses
Parece ter chegado o momento de Toty Sa’med brindar os fãs com um álbum, depois de um percurso de mais de 10 anos.

Mariah Carey revela que aos 12 anos a irmã tentou vendê-la

há 2 meses
A cantora conta que aos 12 anos a irmã drogou-a e depois tentou vendê-la a um chulo. Carey revela ainda que não teve uma boa relação com os seus irmãos mais velhos, por causa do tom da sua pele.

Morreu músico Waldemar Bastos

há 4 meses
O músico angolano Waldemar Bastos morreu aos 66 anos de idade, em Portugal, vítima de prolongada doença.

Sabia que existe uma igreja que detém direitos das musicas de Rihanna e Beyonce?

há 3 semanas
De acordo com uma matéria explicativa da BBC, a Igreja da Inglaterra é apenas uma das investidoras de uma empresa chamada Hipgnosis.

Ary prova que mesmo online pode se fazer bons shows

há 8 meses
A cantora Ary deu no sábado (11 de Abril) uma “aula” de como de faz um concerto Live (online). Afinal é possível fazer bons concertos pelas redes sociais, sem parecerem que estão a ser forçados.

Criadora de Matrix revela verdadeira origem do filme

há 6 meses
Em entrevista ao Hollywood Reporter, a cineasta que com a irmã criou a franquia Matrix disse que a vontade de fazer a saga surgiu da “opressão” que sentia antes de assumir a sua verdadeira natureza transsexual.

Sete anos depois Enock apresenta segunda parte da saga “Mundo Pablo”

há 1 mês
Após testar popularidade com Mundo Pablo 1, na sequência de “Banzelo”, o músico soma e segue com a saga. Esta madrugada, Enock apresentou “Betinho”, mixtape que antecede doze novos projectos para ainda este ano.

Governo britânico homenageia banda “Queen” nos selos

há 5 meses
Uma série de 13 selos personalizados do “Queen” serão vendidos no dia nove (9) de Julho, em comemoração aos 50 anos de uma das bandas mais icónicas de sempre.

Consultor do ‘Bohemian Rhapsody’ declara-se contra a sequência do filme

há 5 meses
Lançado em 2018, a cinebiografia da estrela do rock Fredy Mercury obteve elogios da crítica e do público e arrecadou 903,7 milhões contra os 55 milhões investidos. Além disso, arrebatou quatro estatuetas do Óscar 2019, incluindo o prêmio de Melhor Actor, mas o amigo do vocalista dos Queen não quer que o filme tenha sequência.

Albertina Cassoma “presa” por falta de visto

há 1 mês
O andebolista angolana Albertina Cassoma está com dificuldades em se juntar a sua nova equipa, o CS Rapid Bucarest da Roménia, por falta de visto, depois de assinar um contrato válido por um ano.