Legado de Mestre Kapela é memorado “ante” ao Prémio Nacional de Cultura e Artes

O artista plástico Kapela Paulo venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de `Artes Visuais e Plásticas´. Visto como pai espiritual da arte contemporânea em Angola, Mestre Kapela espelha na sua arte, por meio do olhar e pincel a sua escola de arte que moldou as práticas e técnicas da sua longa e prolífica carreira.

Após o anúncio do prémio ser tornado público, Kapela testou positivo a Covid-19, e desde então, uma corrente de solidariedade tem sido realizada em seu favor. Recentemente, a Fundação Arte e Cultura, realizou a exposição colectiva `Paz e Amor´, a fim de angariar recursos financeiros que permitam dar resposta às necessidades de tratamento médico do Mestre Kapela, cujo estado de saúde, apesar de estável, inspira cuidados.

Com a mesma finalidade, O ‘ELA-Espaço Luanda Arte’ começou uma exposição individual on-line para ajudar o Mestre nesta fase complicada. Várias obras estão disponíveis para venda, com o intuito de assegurar o tratamento do “Pai Grande” Kapela.

A nota de imprensa veiculada pelo Ministério, o legado de Paulo Kapela foi exaltado, pois, como sabemos o artista em causa, tem um lugar de excepção no contexto artístico Angolano e cuja trajectória se confunde com a história recente de Angola. “Através de uma prática artística eclética, misturando objetos e referências aparentemente dispares e discordantes, Kapela tornou-se, no seu lendário estúdio-casa no edifício da UNAP, um Mestre para toda uma geração de artistas mais jovens, a quem sem dúvidas influenciou”, lê-se na nota.

Mais adiante declara que o Mestre: “Kapela expõe internacionalmente desde 1995, tendo participado em exposições importantes tais como África Remix que viajou por diversos países, Check-List Luanda Pop (na 52a Bienal de Veneza), na Luanda Smooth and Rave em França, No Fly Zone em Lisboa, na 2a Trienal de Luanda, e nos últimos anos, expôs individualmente em Luanda nas galerias Tamar Golan, ELA-Espaço Luanda Arte e no Centro Camões. Kapela venceu o prémio CICIBA em 2003 e a sua obra está presente em diversas colecções nacionais e internacionais”.

Como refere Dominick A Maia Tanner, Director Geral do ´ELA-Espaço Luanda Arte´: “Infelizmente, no dia do anuncio do prémio o Kapela Paulo deu entrada na Clinica Endiama com teste positivo ao Covid-19. Desde então a sua condição está estável e o Kapela encontra-se a ser muito bem tratado pelo corpo médico da Clínica Endiama, e apoiado pelas equipas do ´ELA-Espaço Luanda Arte´ e da ´Fundação Arte e Cultura´”.

Ainda referiu que: “Estas duas instituições, a primeira que representa o Artista e a segunda de solidariedade social e cultural, organizaram em simultâneo duas exposições de pintura ambas intituladas ´Kapela = Paz + Amor´, isto de forma a angariar valores com vendas de obras de arte, de forma a apoiar o Kapela Paulo nos tempos difíceis de pandemia que ainda se avizinham. Como tal, pedimos que apoiem estas duas iniciativas. Uma online: www.artsy.net/show/ela-espaco-luanda-arte-kapela-equals-peace-plus-love, e a outra presencial na ´Fundação Arte e Cultura´ na Ilha de Luanda”.

Como nota final, mas não menos importante: “Na Gala de atribuição do prémio realizada na Casa das Artes, em Talatona na semana passada, a Fatima da Cruz, Assistente Administrativa no ´ELA-Espaço Luanda Arte´ representou o Kapela Paulo e recebeu o diploma e o troféu do prémio em nome do Kapela Paulo – faltando somente o premiado, quando tiver alta como fazemos voto que tenha, receber o valor financeiro de dois milhões de kwanzas que faz parte do prémio e que, seguramente irá dar imenso jeito ao Kapela Paulo.

as cargas mais recentes

Top Dos Mais Queridos 2021 vai homenagear mulher zungueira e terá novas regras

há 11 meses

Proletário reedita “Scania 111” para o novo disco

há 1 ano
O músico Proletário prepara para o final do ano apresentação do seu segundo trabalho discográfico, intitulado “Carolina do Ebo”, onde se destaca o sucesso “Scania 111” numa nova roupagem.

Duetos N´avenida: “É um projecto inclusivo, que dá o palco a quem tem qualidade”.

há 2 anos
Projecto musical reafirma inclusão e valorização artística na abertura da 4ª temporada.

Michael B. Jordan é taxado como primeiro Super-Homem negro da história

há 6 meses
Aumentam cada vez mais os rumores sobre a possível estreia do actor no papel de Super-Homem, numa série da HBO Max, centrada no personagem Val-Zod: o segundo personagem a assumir o manto de Superman na era New 52 da DC.

Angola Music Awards: vencedores serão conhecidos já amanhã

há 3 meses
Serão conhecidos já amanhã os vencedores das 25 categorias da VIII edição do AMA. A gala para a atribuição dos prémios acontece no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, e reserva várias actuações.

Leo “Príncipe” prepara novo projecto musical

há 1 ano
O artista está em estúdio a produzir músicas e vídeoclipes novos, que farão parte de um projecto a ser apresentado brevemente, soube esta sexta-feira a revista Carga.

Elias Dya Kimuezo fala sobre a função que sua música desempenhou no Início da Luta Armada

há 12 meses

Waldemar Bastos se junta a AGTSA para alavancar o turismo em Angola

há 2 anos
O músico foi o eleito pela AGTSA -Associação dos Guias de Turismo e Servidores Artísticos, para ser o porta-bandeira do turismo cultural de intercâmbio. O projecto encontra-se em standby dadas as circunstancias actuais, mas sairá do papel tão logo se volte a normalidade, garantiu Carlos Bumba, Presidente Executivo da Associação.  

Wilson Puma diz que rappers angolanos preocupavam-se mais com o “flow”

há 2 anos
O rapper Wilson Puma, cujo sonho é apertar a mão do rapper norte-americano Eminem, afirmou que este género musical em Angola está a subir de nível, depois de um momento menos bom.

45 organizações humanitárias pedem a Lewis Hamilton que boicote GP da Arábia Saudita

há 11 meses

‘Old Town Road’ é oficialmente a música mais certificada pela RIAA

há 1 ano
Longe de ser um artista de “um só hit” , Lil Nas X continua a bater records, a faixa com a participação de Billy Ray Cyrus, é oficialmente 14 vezes platina. O maior número de certificações de platina para uma música.

Yunami lança amanhã um projecto sui generis para o rap angolano

há 9 meses

Já são conhecidos os artistas contemplados para a primeira edição do “Versos & Poesias”

há 11 meses
O projecto junta artistas em conceitos musicais em formato de poesia, com uma temáticas diferente à cada edição e voltado principalmente para o público jovem.

MCK e Kool Klever iniciam projecto de levar o “Rap Académico” às comunidades

há 11 meses
O projecto foi lançado no início do ano passado mas, devido à situação pandémica, não foi possível prosseguir naquele ano e arranca este mês com dois espectáculos, sendo o primeiro no Cazenga e segundo no município de Viana.

Preto Show dá voz ao novo álbum do Dj brasileiro WC No Beat

há 1 ano
O DJ e produtor brasileiro WC No Beat apresenta esta quinta-feira, 20 de Agosto, o seu novo projecto musical que reúne 33 participações, entre elas está o angolano Preto Show.

Do Brasil para Angola, Jéssica Areia traz novo disco

há 10 meses
A cantora angolana, a residir no Brasil, Jéssica Areias apresenta no dia 23 de Abril o seu segundo álbum discográfico, intitulado “Matura”, em todas as plataformas digitais.