Lenda do Jazz sul africana será enterrada com honras de chefe de Estado

Jonas Gwangwa foi um trombonista e compositor sul africano, cuja música impulsionou a luta contra o apartheid. A lenda do jazz morreu este sábado aos 83 anos por implicações cardíacas.

 O lendário músico já foi indicado ao Oscar pelo tema musical do filme “Cry Freedom”, de 1987. Gwangwa era tido como o gigante do movimento cultural revolucionário e das indústrias criativas democráticas da África do Sul.

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, orientou que se fizesse homenagens ao gigante da música sul africana.

“Trombone que vibrou com ousadia e bravura, e igualmente aqueceu os corações com a melodia suave”, disse Ramaphosa.

De acordo com o filho do, Gwangwa morreu de complicações cardíacas. O renomado trombonista perdeu a vida duas semanas depois da morte da sua esposa.

as cargas mais recentes

Corpo da cantora norte-americana Naya Rivera encontrado num lago

há 1 ano
A polícia da Califórnia informou hoje que já encontrou o corpo da cantora e actriz Naya Rivera. O corpo da artista desaparecida na passada quarta-feira, dia 8 de Julho, após passeio de barco com o filho, foi achado num lago.

OTAN disponibilizam single `Vais Sengar´

há 1 ano
“Sengar” é uma expressão angolana para os recém-divorciados que após o fim do casamento regressam a casa dos pais, e a música evolui em torno dessa ideia numa vibe engraçada e cativante. Trata-se do terceiro single editado do futuro álbum do grupo que terá um lyric vídeo a acompanhar.

Cantora norte-americana recusa ser homenageada com uma estátua no Capitólio

há 8 meses

Música “Blinding Lights” de The Weeknd torna-se o maior hit do século 21

há 8 meses

Jay-Z volta a aumentar ainda mais a fortuna após vender Tidal

há 6 meses

C4Pedro transforma vida de um jovem em Viana

há 10 meses
Era para ser um dia como qualquer outro do final de ano, já que nesta fase, é frequente músicos e figuras públicas oferecem presentes e donativos a quem mais precisa. C4 Pedro viu-se no dever de alterar, ontem, seus objectivos, mudando a vida de um jovem, no município de Viana, em Luanda.

Ondjaki abre Encontro de Leituras dos jornais Público e Folha de S. Paulo

há 10 meses
O escritor angolano está a comemorar 20 anos de carreira literária e participará, esta terça-feira (15), no clube para leitores de língua Portuguesa, a partir de Luanda.

Vídeoclipe do polémico “Hino Milionário” já está disponível

há 12 meses
O clipe envolve mais de 20 artistas e encontra-se disponível no YouTube, dois meses depois do esclarecimento do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente sobre os 148,3 milhões que o Estado terá disponibilizado para a concessão da referida música.

Oluali Records: A label que promete conectar Angola ao mundo

há 1 ano
O ano 2020 está a ser marcado por várias adversidades a todos os níveis, obrigando os artistas e produtoras a reinventarem-se e a procurarem novas formas de trabalhar. E é neste um contexto que nasce a Oluali Records, uma label que se propõe a prepõe a criar pontes entre Angola e o mundo.

Cantor brasileiro Belo é solto após pedido de habeas corpus

há 8 meses

Matias Damásio prepara show solidário

há 1 ano
O show será transmitido na sua página no Youtube e na Televisão Pública de Angola (TPA), a partir das 14h30, e visa angariar a maior quantidade de cestas básicas possíveis, para ajudar os mais necessitados, de acordo com o valor a ser arrecadado.

MOVART: Galeria de arte contemporânea africana chega a Lisboa com `AIR IHOSVA´ de Ihosvanny

há 12 meses
O projecto nascido em 2015, e que em 2017 se tornou a primeira galeria comercial a surgir em Angola, abre em Portugal com trabalhos inéditos de Ihosvanny, um artista de origem angolana que é representado pela MOVART desde a sua fundação.

José Luís Mendonça reage ao recente escândalo na literatura angolana

há 1 ano
Reagindo sobre o mais recente escândalo no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, edição 2020, Luís Mendonça disse que a acção é frequente e aponta como exemplo um livro que, depois de ser desclassificado num concurso, o autor publicou-o com um outro título, por isso, deixa várias recomendações.

Homem invade apartamento de Eminem e diz que foi “para matar o rapper”

há 1 ano
Um vídeo divulgado mostra que Mathew Hughes, o homem que no passado mês de Abril invadiu a mansão de Eminem, em Michigan, disse que estava lá para matar o rapper.

Yci Walter: Uma nova proposta musical para 2021

há 9 meses
Yci Walter canta há seis anos. Além de cantor, tem conseguido algum protagonismo como director artístico. A canção “Como Céu”, de Yola Araújo, teve o seu dedo. Já participou também em projectos com músicos como Kool Klever.

Nerú Americano fala sobre como será a sua actuação no Afro Nation

há 1 ano
Em reacção à sua participação na terceira edição do Afro Nation Portugal, onde também estarão Chris Brown, Rick Ross, Burna Boy e Davido, Nerú Americano confessou estar a viver um momento ímpar na sua carreira, por isso, promete levar um repertório, com coreografia nunca exprimentada.