Lenda do Jazz sul africana será enterrada com honras de chefe de Estado

Jonas Gwangwa foi um trombonista e compositor sul africano, cuja música impulsionou a luta contra o apartheid. A lenda do jazz morreu este sábado aos 83 anos por implicações cardíacas.

 O lendário músico já foi indicado ao Oscar pelo tema musical do filme “Cry Freedom”, de 1987. Gwangwa era tido como o gigante do movimento cultural revolucionário e das indústrias criativas democráticas da África do Sul.

O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, orientou que se fizesse homenagens ao gigante da música sul africana.

“Trombone que vibrou com ousadia e bravura, e igualmente aqueceu os corações com a melodia suave”, disse Ramaphosa.

De acordo com o filho do, Gwangwa morreu de complicações cardíacas. O renomado trombonista perdeu a vida duas semanas depois da morte da sua esposa.

as cargas mais recentes

Arlindo Cruz volta a falar após 3 anos em convalescença

há 8 meses
Após sofrer um AVC, em 2017, Arlindo Cruz ficou internado por 1 ano e 3 meses no CTI. Depois de sair do hospital, o cantor permanece em tratamento em casa, com estrutura de home care, ao lado da família. Recentemente numa live transmitida no Instagram, o filho do cantor, Arlindinho, afirmou que o pai está a superar algumas sequelas do Acidente Cardio Vascular, e já começou a formar algumas palavras.

Single `Moça´ dá início ao projecto “DaMaika Season” da autoria de JP da Maika

há 8 meses
“DaMaika Season” consiste no lançamento de uma música a cada dia 11 do mês, até Novembro deste ano. O projecto é nada mais do que a confirmação da maior continuidade dos seus trabalhos de JP, que se propõe a encontrar todo o alcance musical, trazendo desde o GhettoZouk, passando pelo R&B até ao HipHop, sempre com a cultura urbana e tonalidade Afro presentes.

Kanye West: “Ninguém pode me comprar. Tenho mais dinheiro que o Trump”

há 6 meses
Continua entre os norte-americanos as suspeitas sobre se West não está a ser uma marioneta ao serviço dos Republicanos, pago para ser uma mera “distração” nas eleições presidenciais de 3 de Novembro.

WI project apresenta-se em novo formato

há 11 meses

Alicia Keys: “Era suposto me tornar prostituta”

há 5 meses
Alicia Keys deu uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, onde destacou algumas das suas próprias canções e inspiração para alguns sucessos, assim como a possibilidade de se tornar prostituta.

Manifestação de sábado divide classe artística: “Sou figura pública e não vão me ver na rua desta forma”

há 4 meses
Laton não concorda com a forma como as reivindicações são feitas. O rapper foi decisivo nas declarações, dizendo que não apoia.

Escritor Lourenço Mussango reage à decisão do INIC sobre a retirada do Prémio António Jacinto

há 2 meses
Em reacção à decisão, Lourenço Mussango afirmou que tanto o júri como o INIC não fizeram nenhuma avaliação das provas materiais para se chegar à conclusão sobre quem plagiou quem.

Scró Que Cuia encontra semelhanças do “Parte Cama” no novo videoclipe de Beyonce

há 7 meses
O cantor Scró Que Cuia disse, este sábado, ter encontrado semelhanças da coreografia da música “Parte Cama” (2017) no novo videoclipe “Already” da Beyonce, publicado na passada sexta-feira, 31 de Julho.

RZA cria plataforma para dar comentários ao vivo sobre filmes de artes marciais

há 9 meses
Ao longo de carreira, RZA foi inspirado em filmes de artes marciais. Agora, o produtor elevou este amor para um outro nível.

DJ Walgee confirma rumores sobre o Covid-19

há 10 meses
O DJ confirmou as informações que circulam em várias plataformas digitais sobre o teste positivo, mas garantiu, durante uma conversa via Skype a partir de Miami, que já se sente melhor.

Família real autoriza sessões de cinema públicas em casa

há 6 meses
A monarca permitiu que se realizassem sessões de cinema ‘drive-in’ no jardim da casa de campo da família, em Norflok, no Reino Unido.

Mais um artista angolano deixa o mundo dos vivos

há 5 meses
Calou-se a bateria de Paulo Van-Dunem “Paulo Rymy”, Conhecido por tocar ao lado de artistas como Bonga, Eduardo Paim e Banda Canna D’Açucar, o músico morreu hoje vítima de cancro da pele.

Ndaka Yo Wini representa o país no festival internacional da afrodescendência

há 2 semanas

É oficial: Messi anuncia que vai continuar no Barcelona

há 6 meses
O astro argentino acaba de anunciar que vai continuar no clube catalão até o fim do contrato. “Eu tinha a certeza que estava livre para sair, o presidente sempre disse que no fim da temporada podia decidir sair ou ficar”.

Megga Skills apresenta `Show Time Collection´

há 8 meses
O projecto musical foi apresentado com o vídeo da faixa `Tá Doce´. A música promocional é igualmente uma introdução oficial da label também denominada Show Time Collection, do rapper angolano Megga Skills.

Swizz Beatz agradece reconhecimento do Grammy, mas desaconselha artistas a se iludirem por premiações

há 2 meses
O mega produtor usou a conta oficial do Instagram para partilhar uma reflexão sobre o Grammy: “Um troféu de 200 dólares não define quem somos”.