`Gatilho´ é um desabafo, ou uma explosão de frustrações específicas, se quisermos. Memórias profundas que abrangem assuntos pertinentes como o preconceito, o racismo, a força da amizade e do companheirismo. Nas palavras do Rapper “mais do que uma mera demonstração de skillz e flow, esta faixa acaba por descrever 80% daquilo que são os meus pensamentos actuais”.
Disponível nas plataformas digitais desde ontem, é, de certa forma uma chamada de atenção para os equívocos das expectativas que a sociedade impõe aos indivíduos, que no geral pode gerar impactos negativos levando a duas questões: Porquê que temos que aparentemente seguir o mesmo ritmo se não somos totalmente iguais?
Como pode o mundo dizer quem devo ser escolhendo até mesmo o meu propósito se eu conheço e reconheço o meu propósito toda vez que as minhas rimas se sincronizam com o meu batimento cardíaco?
Resumidamente, Leonardo Freezy relembra nesta música, que até as pessoas mais fortes podem ter batalhas internas, não obstante ao facto de possuírem todas as habilidades básicas e técnicas para uma vida de sucesso com boa saúde mental. Contudo, reitera que é preciso foco, batalhas não silenciadas e acima de tudo, “é preciso mostrarmos ao mundo quem somos e acabarmos com a cegueira moral”.

O também integrante da Ascensão, lança este single não como prenúncio de um trabalho novo, `Gatilho´ faz parte da saga de faixas soltas previstas pelo artista para o ano corrente, apenas para a manutenção da sua posição no mercado.
O Vídeoclipe esteve a cargo da Quitutinci Films por “Edson Quituto” e o banner pela empresa “Safaty Graphics”. Ao passo que o instrumental e a captação da faixa contaram com o toque qualitativo produtor angolano Samuel Beats. A música foi misturada e masterizada nos estúdios da GrogNation por Nasty Factor, em Portugal.