Trata-se de `Industry Baby´, o último single promocional de Lil Nas, que fará parte do álbum “Montero”, a ser lançado “ainda este ano” pela Columbia Records.
O single documenta o seu processo judicial em tribunal, movido pela Nike por causa do tênis Nike Air Max 97, que continha gotas de sangue humano. Todo dinheiro arrecadado com direitos autorais da faixa, será revertido em doações ao The Project Bail.
Caracterizado pela NBC como intencionalmente lúdico e com temática sexual cômica, o teor da curta-metragem audiovisual reitera a tese de que Nas X não quer caminhar na contramão da polêmica. Quando compartilhou a prévia do vídeo que já está disponível no YouTube, LNX advertiu que não é conteúdo para crianças.
No vídeo o artista assume múltiplos papéis, interpretando o juiz, o advogado, ele mesmo e alguns outros personagens. O trecho mostra-o no tribunal, sendo questionado sobre os tênis quando o juiz faz uma pergunta importantíssima. “Você é gay? Ou melhor, sua mãe sabe que você é gay?”. Lil Nas respondeu que enquanto isso não tem nada a ver com o julgamento, sua mãe está ciente. Resposta que o condenou a cinco anos de prisão, seguindo-se cenas explicitas do presídio.
Quanto à faceta filantrópica desta estreia, é apenas uma extensão de um projecto já existente, o “Fundo Bail X”, com o qual Lil Nas assume a missão de acabar com a fiança em dinheiro, um dos principais motores do encarceramento em massa e racismo estrutural no sistema jurídico criminal dos EUA. O Projeto Bail é uma organização sem fins lucrativos, com o objetivo de pagar fiança para pessoas que não são financeiramente capazes de fazê-lo sozinhas.