Lionel Messi iguala Rei Pelé ao conquistar a sétima “Bola de Ouro”

A noite de ontem foi histórica para o futebol, com a conquista de Lionel, pela segunda vez consecutiva, da Bola de Ouro. O craque argentino do Paris Saint-Germain passa agora a contabilizar sete troféus contra cinco de Cristiano Ronaldo e iguala o brasileiro Rei Pelé.

O argentino superou na concorrência Robert Lewandowski e Jorginho.  Após vencer o prémio em 2019, Lionel Messi faturou a sétima Bola de Ouro da carreira e a segunda seguida, pois não houve premiação em 2020, por conta da pandemia de Covid-19. 

Considerado, por muitos, o melhor jogador da história do futebol, Messi colocou mais um peso nos argumentos, relegando Cristiano Ronaldo para a sexta posição da premiação, numa lista em que Kanté fecha o top cinco, à frente de Benzema.

Em seus primeiros meses fora do Barcelona, Messi conseguiu manter a vitoriosa carreira. Apesar do pouco tempo no Paris Saint-Germain, o craque tem se revelado decisivo no clube francês.

Em 2021, o grande momento de Lionel foi ter quebrado o jejum de 28 anos com a conquista da Copa América pela sua selecção, após a vitória da Argentina por 1 a 0 contra o Brasil. O  “Bola de Ouro 2021” foi destaque do torneio, marcando quatro golos e com cinco assistências em sete jogos. 

Na temporada 2020/2021, Messi somou 38 tentos e 14 assistências em 47 jogos pelo Barcelona. Pelo Paris Saint-Germain, na temporada actual, foram quatro golos e três assistências em onze jogos.

Confira como ficou o Top-10 da premiação:

1 – Messi (ARG)
2 – Lewandowski (POL)
3 – Jorginho (ITA)
4 – Benzema (FRA)
5 – Kanté (FRA)
6 – Cristiano Ronaldo (POR)
7 – Salah (EGI)
8 – De Bruyne (BEL)
9 – Mbappé (FRA)
10 – Donnarumma (ITA)

as cargas mais recentes

Lenda do Jazz sul africana será enterrada com honras de chefe de Estado

há 1 ano
Jonas Gwangwa foi um trombonista e compositor sul africano, cuja música impulsionou a luta contra o apartheid. A lenda do jazz morreu este sábado aos 83 anos por implicações cardíacas.

“The Rock é o unificador que Os Estados Unidos da América precisa”, diz lenda do WWE

há 1 ano

Dji Tafinha factura o equivalente a cerca de 15 milhões de Kwanzas em direitos autorais

há 12 meses
O músico é dos artistas angolanos que mais facturam com direitos autorais em Portugal e aproveita o dinheiro para reinvestir. E, enquanto os colegas se debatem com os problemas de divisas, o produtor facilmente dá a volta por cima, recorrendo-se aos rendimentos da Sociedade Portuguesa de Autores.

Produtora de Big Nelo vence concurso público do hino da Independência

há 2 anos
A Karga Eventos, produtora do músico e empresário Big Nelo, foi apresentada, esta terça-feira, como a vencedora do concurso público para a composição do hino das celebrações dos 45 anos da Independência de Angola.

Lady Petya apresenta oficialmente o seu álbum de estreia

há 1 ano

Pongo leva Kuduro ao principal festival de exposição de música do mundo

há 11 meses
A cantora angolana e ex-vocalista dos Buraka Som Sistema é uma das principais atracções do Festival Internacional para o desenvolvimento do World Music (WOMEX), maior evento de exposição de música do mundo-que acontece todos os anos em vários locais da Europa.

É oficial, Nigéria é a primeira selecção africana a destronar os Estados Unidos na história do basquetebol

há 12 meses
A Nigéria acaba de quebrar o mito da invencibilidade dos Estados Unidos, ao vencer o jogo que conta para a pré-temporada dos jogos olímpicos de Tóquio, com o resultado final de 90 a 87.

Ndaka Yo Wiñi assina com gravadora do ex-produtor de Aretha Franklin

há 8 meses
O músico vem marcando passos firmes, criando alicerces para a sua carreira. Na semana finda, Ndaka assinou com a Pageot Productions, de Steve Pageot, um músico, produtor, compositor e engenheiro norte-americano, criado em Montreal ( Canadá), que em 2004 ganhou um Grammy com a obra “Wonderful”, de Aretha Franklin e citado para trabalhar no último álbum de Michael Jackson.

Angola pretende elevar o Semba a Património Cultural da Humanidade

há 6 meses
Numa altura em que se aguarda pelo anúncio da elevação do estilo a Património Imaterial Nacional pelo Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, o país está a preparar os documemtos que justifiquem, junto da UNESCO, a  classificação do Semba a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

HBO estreia documentário musical com Plutónio e Dino D’ Santiago

há 8 meses
Denominado ‘Acustic Home’, o programa dará a conhecer o universo de “dez artistas do mundo da música, através de um concerto acústico e de testemunhos das suas próprias experiências”, lê-se numa nota divulgada pela imprensa portuguesa.

Banda angolana de Rock contratada pela principal companhia de música da África do Sul

há 12 meses
Trata-se dos Porta Magna, uma banda angolana de Rock criada em menos de nove meses. O grupo foi hoje apresentado como a mais nova aposta da Just Music, produtora que também agencia músicos como Adele.

Will Smith no papel de escravo fugitivo

há 2 anos
O renomado actor, será o protagonista de ‘ Emancipation’, um filme de época, baseado na história real de Peter, -um escravo fugitivo que incentivou o Exército da União a combater os racistas no sul dos Estados Unidos-. O director do filme Antoine Fuqua, acredita que Smith foi a escolha perfeita, pois gosta de aprofundar o assunto, tanto que se propôs a produzir com os seus parceiros do Westbrook Studios James Lassiter e Jon Mone.

Thó Simões constrói mural para referências da música angolana

há 11 meses
Tratam-se de figuras como Carlos Burity, Waldemar Bastos, David Zé, Artur Nunes, Lourdes Van-Dunem, Teta Lando, Bangão,Teta Lágrimas, entre tantos outros que já não fazem parte do mundo dos vivos.

Guitarra de Kurt Cobain torna-se a mais cara da história

há 2 anos
A guitarra utilizada por Kurt Cobain na gravação do célebre álbum “Unplugged” dos Nirvana, em 1993, foi leiloada este sábado, nos EUA, por seis milhões de dólares, feito nunca antes atingido por uma guitarra.

OTAN disponibilizam single `Vais Sengar´

há 2 anos
“Sengar” é uma expressão angolana para os recém-divorciados que após o fim do casamento regressam a casa dos pais, e a música evolui em torno dessa ideia numa vibe engraçada e cativante. Trata-se do terceiro single editado do futuro álbum do grupo que terá um lyric vídeo a acompanhar.

Racionais MC´s dão indícios de um possível retorno à ribalta

há 8 meses
O jejum de lançamentos inéditos do quarteto já dura sete anos, porém, parece estar a chegar ao fim, a boa nova foi lançada no Twitter oficial do grupo.