Livro “O bolseiro- Desafios pós formação” chega às bancas no 1ª Trimestre de 2021

Da autoria de Mateus Steita -um engenheiro que se forja na literatura, “O bolseiro- Desafios pós formação” é o sucessor do livro “O bolseiro- A vida de um sonhador”, que tal como o título deixa adivinhar, versa a história de um estudante em busca de realizações. Ao passo que o segundo título, traz as adversidades pelas quais o autor e os co-autores vivenciaram, apresentando-se como uma exposição da verdade da realidade de milhares de pessoas pelo mundo, o livro será lançado no princípio de 2021, podendo também ser lido em russo e inglês.

Sete perguntas a Mateus Esteita

Com a obra “O bolseiro- A vida de um sonhador” deu início a carreira de escritor. Como avalia esta estreia?
A estreia no mundo da literatura superou as minhas expectativas, apesar de que tinha noção que estava a escrever sobre um assunto que interessa muito a juventude angolana.

E qual o balanço que faz sobre o impacto da obra?
Balanço super positivo, estamos na segunda edição do livro e temos tido feedback super positivo, sobre a obra e testemunhas de pessoas que foram impactadas pela mesma.

“O bolseiro- A vida de um sonhador” versou basicamente a sua experiência enquanto estudante bolseiro, o que o inspirou a escrever “O bolseiro- Desafios pós formação”?
“O bolseiro- Desafios pós formação” vai seguir a mesma linhagem do primeiro livro, onde vamos trazer experiências de estudantes bolseiros e não só, sobre os desafios que enfrentam após a formação na diáspora e em Angola.
Vamos trazer algumas dicas sobre marketing pessoal e empreendedorismo para que os estudantes enfrentem da melhor forma o mercado de trabalho.

Esta será sempre a sua linha de abordagem?
Após a formação os estudantes enfrentam vários desafios. Desde o primeiro emprego, aos longos anos de experiência profissional que se exige, a ideia do padrinho na cozinha e acima de tudo a utopia da meritocracia.

Vai optar pela publicação clássica que é o papel ou já vai adaptar-se ao digital?
Estamos nesta fase a traduzir para o inglês e o russo, o primeiro livro que disponibilizaremos em formato digital, mas este último só estará numa primeira fase no formato físico.

Livro “O bolseiro- Desafios pós formação” chega às bancas no 1ª Trimestre de 2021

Vivenciou algum destes desafios que retrata?
Muitas das experiências que coloco nos livros são vividas por mim ou pelos co-autores, os dreamers, porque nós acreditamos na seguinte filosofia, “Escreva algo que vale a pena ler ou viva algo que vale a pena escrever”.

Qual é a maior lição que se pode tirar desta fase?
Nesta fase que vivemos, a nível profissional tiramos muitas lições, desde a adaptação a um mundo que mudou e que vai mudando em termos de tecnologias, forma de trabalho, estudo e até mesmo a forma de se relacionar com as outras pessoas.
É preciso ter disciplina, foco e criatividade para se sair vitorioso nesta fase pandêmica.

Sobre o autor
O seu nome já figurou em diplomas de distinções dos melhores estudantes na Rússia, esteve entre os voluntários da Brics e foi orador de fóruns juvenis líderes de países membros da mesma organização.
Após terminar a formação e construir um legado enquanto estudante de mérito, o engenheiro de “Refinação de Petróleo” e Mestre em “Segurança de Processos na indústria de Petróleo e Gás”, regressou à Angola perspectivando contribuir positivamente e, assim tem feito com brio na área que lhe compete.
Na primeira pessoa, Mateus Esteita, imortalizou num livro, estas e outras odisseias da sua trajectória enquanto estudante bolseiro num país vizinho. Intitulado “O Bolseiro- a vida de um sonhador”, traz toda a verdade “nua e crua” das adversidades que teve que enfrentar desde o clima, a língua, até a adaptação ao meio social Russo.

as cargas mais recentes

Lendária peça teatral `Hotel Komarka´ celebra 15 anos com ciclo de apresentações

há 1 ano

Tributo a Chadwick Boseman chega a Netflix dia 17 e estará disponível por apenas 30 dias

há 1 ano
A Netflix surpreendeu os internautas, ao divulgar sem aviso prévio, o trailer do documentário `Chadwick Boseman- Retrato de um artista´.

É oficial: Capita é o novo reforço do Lille

há 2 anos
O Lille anunciou ontem a contratação do extremo angolano Capita. O atleta de 18 anos de idade, que até então militava no Trofense de Portugal, é o novo reforço da equipa da primeira divisão francesa, onde estará por cinco temporadas.

AMA – Categoria de melhor Semba gera descontentamento

há 2 anos
Foi divulgada a lista dos concorrentes no Angola Music Award (2020). Nas várias categorias, a de melhor Semba está a receber críticas por parte dos agentes musicais, com destaque para uma voz autorizada neste género, como é o caso de Marito Furtado.

José Luís Mendonça: “Não escrevam reportagens longas porque hoje em dia já ninguém lê”

há 1 ano
Durante uma intervenção na TPA, o literata apelou que se tire o máximo proveito dos três C´s da comunicação, sob pena dos artigos não serem lidos.

Ariana Grande surpreende fãs com um novo álbum

há 2 anos
Trata-se do seu primeiro trabalho a solo este ano e foi produzido durante a pandemia. O álbum sairá ainda este mês, segundo o anúncio feito pela própria nas suas redes sociais.

Black Coffee apresenta set especial para o famoso concerto Tiny Desk da NPR

há 2 anos

Globo aposta na união de estilos musicais de Angola e do Brasil na nova campanha de comunicação

há 2 anos
Há sensivelmente um mês, a Globo pôs a circular nos meios de comunicação locais, a campanha ‘Emoção Globo’. O objectivo é aproximar, cada vez mais, os talentos e produtos Globo ao público angolano com mensagens que lembrem personagens icónicas das novelas e programas de entretenimento e informação.

Grupo Mi Casa festeja disco de Ouro e partilha história do single `Mamela´

há 1 ano
O house extraído do mais recente álbum do grupo intitulado “We Made It”, acaba de atingir a marca de Disco de Ouro.

6ix9ine mostra como gravou videoclipes em prisão domiciliar

há 2 anos
O artista levou os fãs aos bastidores para mostrar como ele conseguiu gravar videoclipes que foram gravados na sua sala de estar, enquanto estava em prisão domiciliar e bateram recordes.

Lançado na passada Sexta-feira, álbum póstumo de Pop Smoke caminha para a 1º posição da Billboard

há 1 ano
De acordo com as projecções do Hits Daily Double, Pop Smoke está definido para conquistar o primeiro lugar na Billboard 200 com 110.000 a 120.000 unidades equivalentes a álbuns vendidas, 4.000 a 6.000 das quais serão em vendas de álbuns tradicionais.

Nanm Kann: Álbum póstumo de Jacob Desvarieux chega às bancas no próximo dia 10 de Dezembro

há 10 meses

Sexta farta: De Lokua Kanza a Lloyd Banks, confira os álbuns lançados de hoje

há 1 ano
Após 11 anos de ausência sem nenhum lançamento de álbum, o artista compositor Lokua Kanza lançou “Moko”. Uma obra em que o músico se reconecta com o gosto pela aventura e se encontra em uma alegre crioulização e universalidade musical.

Iron Heart: Nova heroína da Marvel fará primeira aparição no filme Pantera negra 2

há 12 meses
Interpretada por Dominique Thorne, a personagem herdeira do legado de Tony Stark, fará sua a estreia na sequência do Pantera Negra, de título original `Black Panther: Wakanda Forever´, cuja estreia está marcada para o próximo dia 8 de Julho de 2022.

Morreu Irrfan Khan, actor do filme Quem Quer Ser Milionário

há 2 anos
Esta terça-feira, a estrela de Bollywood, Irrfan Khan sentiu-se mal e acabou por ser encaminhado de urgência para o hospital de Mumbai (Índia), onde acabou por morrer aos 53 anos, devido uma infeção no cólon.

Filme angolano “Nossa Senhora da Loja do Chinês” em grande estreia na Suíça

há 2 meses