Livro “O bolseiro- Desafios pós formação” chega às bancas no 1ª Trimestre de 2021

Da autoria de Mateus Steita -um engenheiro que se forja na literatura, “O bolseiro- Desafios pós formação” é o sucessor do livro “O bolseiro- A vida de um sonhador”, que tal como o título deixa adivinhar, versa a história de um estudante em busca de realizações. Ao passo que o segundo título, traz as adversidades pelas quais o autor e os co-autores vivenciaram, apresentando-se como uma exposição da verdade da realidade de milhares de pessoas pelo mundo, o livro será lançado no princípio de 2021, podendo também ser lido em russo e inglês.

Sete perguntas a Mateus Esteita

Com a obra “O bolseiro- A vida de um sonhador” deu início a carreira de escritor. Como avalia esta estreia?
A estreia no mundo da literatura superou as minhas expectativas, apesar de que tinha noção que estava a escrever sobre um assunto que interessa muito a juventude angolana.

E qual o balanço que faz sobre o impacto da obra?
Balanço super positivo, estamos na segunda edição do livro e temos tido feedback super positivo, sobre a obra e testemunhas de pessoas que foram impactadas pela mesma.

“O bolseiro- A vida de um sonhador” versou basicamente a sua experiência enquanto estudante bolseiro, o que o inspirou a escrever “O bolseiro- Desafios pós formação”?
“O bolseiro- Desafios pós formação” vai seguir a mesma linhagem do primeiro livro, onde vamos trazer experiências de estudantes bolseiros e não só, sobre os desafios que enfrentam após a formação na diáspora e em Angola.
Vamos trazer algumas dicas sobre marketing pessoal e empreendedorismo para que os estudantes enfrentem da melhor forma o mercado de trabalho.

Esta será sempre a sua linha de abordagem?
Após a formação os estudantes enfrentam vários desafios. Desde o primeiro emprego, aos longos anos de experiência profissional que se exige, a ideia do padrinho na cozinha e acima de tudo a utopia da meritocracia.

Vai optar pela publicação clássica que é o papel ou já vai adaptar-se ao digital?
Estamos nesta fase a traduzir para o inglês e o russo, o primeiro livro que disponibilizaremos em formato digital, mas este último só estará numa primeira fase no formato físico.

Livro “O bolseiro- Desafios pós formação” chega às bancas no 1ª Trimestre de 2021

Vivenciou algum destes desafios que retrata?
Muitas das experiências que coloco nos livros são vividas por mim ou pelos co-autores, os dreamers, porque nós acreditamos na seguinte filosofia, “Escreva algo que vale a pena ler ou viva algo que vale a pena escrever”.

Qual é a maior lição que se pode tirar desta fase?
Nesta fase que vivemos, a nível profissional tiramos muitas lições, desde a adaptação a um mundo que mudou e que vai mudando em termos de tecnologias, forma de trabalho, estudo e até mesmo a forma de se relacionar com as outras pessoas.
É preciso ter disciplina, foco e criatividade para se sair vitorioso nesta fase pandêmica.

Sobre o autor
O seu nome já figurou em diplomas de distinções dos melhores estudantes na Rússia, esteve entre os voluntários da Brics e foi orador de fóruns juvenis líderes de países membros da mesma organização.
Após terminar a formação e construir um legado enquanto estudante de mérito, o engenheiro de “Refinação de Petróleo” e Mestre em “Segurança de Processos na indústria de Petróleo e Gás”, regressou à Angola perspectivando contribuir positivamente e, assim tem feito com brio na área que lhe compete.
Na primeira pessoa, Mateus Esteita, imortalizou num livro, estas e outras odisseias da sua trajectória enquanto estudante bolseiro num país vizinho. Intitulado “O Bolseiro- a vida de um sonhador”, traz toda a verdade “nua e crua” das adversidades que teve que enfrentar desde o clima, a língua, até a adaptação ao meio social Russo.

as cargas mais recentes

Lawilca almeja voltar ao auge

há 6 meses
Lawilca já esteve no top do Hip Hop e R&B. Em 2005, depois de conquistar grande popularidade com o seu primeiro álbum “Se Diamé”, decidiu sumir para voltar a aparecer em 2014 com o CD “Não Sou o Mesmo Homem”. Desta vez reaparece reestruturado com novos estilos musicais e quer voltar a estar no auge.

Rappers angolanos serão eternizados no projecto ‘Ficheiros 2 Contra 1’

há 8 meses
Doravante, os rappers de todo o país passarão a estabelecer intercâmbio artístico, de modos a romper a barreira dos estigmas, preconceitos e dinamizar o movimento Hip Hop.

Kanda: Entre os mais ouvidos do Top Nacional

há 7 meses
A música `Pardon´ da autoria de Kanda, tem marcado “presença” constante no Top Nacional, cuja divulgação é feita pela Carga Magazine. Trata-se de um Top gerado pelo sistema da Sadia que faz monitoramento de 120 milhões de músicas, sistema este que reconhece uma música a cada 2 segundos e abrange todas as rádios de Angola.

Em cada espectáculo o cantor ganha 200 mil Kwanzas por música. Isto compensa o investimento feito num álbum?

há 9 meses
Um cantor profissional em Angola gasta entre 500 a 1 milhão e 500 mil Kwanzas para produzir uma música. Por conseguinte, num espectáculo, o músico cobra, em média, 200 mil kwanzas por cada interpretação. Este valor dá para cobrir o investimento feito em cada música? A Carga apresenta algumas reacções de músicos, produtores e alguns dos artistas que mais gastaram com a produção.

Eva Rap Diva revela já ter havido conflito de personalidade entre “a pessoa e a artista” em si

há 6 meses
A dualidade entre a personalidade no seio artístico e à nível pessoal, é algo muitas vezes descartado, especialmente quando o artista mantém um posicionamento vertical estando ou não em palco. Para a surpresa de todos, Eva Rap Diva, fez saber que no seu caso, esta dualidade existe e chega a gerar algum conflito.

Cantora Helga Fêty denuncia roubo de identidade

há 10 meses
A cantora Helga Fety denunciou a utilização de contas falsas em seu nome, por alguém que se faz passar por si para pedir dinheiro emprestado.

Zezé Di Camargo e Luciano festejam 30 anos de carreira

há 2 meses
A dupla Zezé Di Camargo & Luciano inicia as comemorações dos 30 anos de carreira da dupla com a edição do inédito single 1 hora e meia.

Filme`Tom and Jerry´chega aos cinemas em 2021

há 5 meses
A Warner Bros. divulgou esta semana o primeiro trailer do live-action `Tom & Jerry: O Filme´, trata-se da estreia das aventuras de Tom & Jerry nos cinemas desde que a animação foi lançada em 1992.

Slam Tundawala “desafia” a pandemia e migra para televisão

há 8 meses
A IIIª edição do Slam Tundawala acontece daqui a 13 dias e contará com transmissão televisiva.

Sabia que hoje comemora-se o Dia Internacional do DJ?

há 1 mês

Brasileiros rendidos a Kid MC

há 11 meses
A música “Oração”, tema promocional do projecto Dj Caique e Kid MC, com o título “Décimo sexto ano”, parece ter convencido os amantes do rap, os brasileiros em particular.

Lil Nas X quer defender 100% a comunidade LGBT

há 1 ano
O rapper, cantor e compositor norte-americano de 20 anos se tornou no primeiro artista a assumir a homossexualidade, estando no top da Billbord.

Arnold Schwarzenegger em estreia no Rap

há 6 meses
O actor decidiu colaborar com alguns versos em uma nova música do cantor austríaco Andreas Gabalier, intitulada “Pump it Up – The Motivation Song”. A canção fala de superação, e tem Arnold rimando com citações sobre a sua carreira e frases que o tornaram famoso nas últimas décadas.

Anitta lança nova música com participação de Cardi B

há 7 meses
Depois de algumas especulações e mistérios, agora é oficial. A cantora brasileira fará parceria com Cardi B. A faixa sai a 18 de Setembro e fará parte do seu próximo álbum.

Mais de 300 actores endereçam carta aberta a Hollywood

há 9 meses
Mais de 300 actores e realizadores, incluindo Idris Elba, Queen Latifah e Billy Porter escreveram uma carta para Hollywood a pedir que a empresa cinematográfica aposte mais em conteúdos anti-racistas e apelam para o fim do “legado da supremacia branca” na indústria.

UEFA quer concluir Champions até final de Agosto

há 11 meses
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, disse hoje que pretende encerrar a presente temporada da Liga dos Clubes Campeões, suspensa desde Março devido o Covid-19, em Agosto.