Livro “O bolseiro- Desafios pós formação” chega às bancas no 1ª Trimestre de 2021

Da autoria de Mateus Steita -um engenheiro que se forja na literatura, “O bolseiro- Desafios pós formação” é o sucessor do livro “O bolseiro- A vida de um sonhador”, que tal como o título deixa adivinhar, versa a história de um estudante em busca de realizações. Ao passo que o segundo título, traz as adversidades pelas quais o autor e os co-autores vivenciaram, apresentando-se como uma exposição da verdade da realidade de milhares de pessoas pelo mundo, o livro será lançado no princípio de 2021, podendo também ser lido em russo e inglês.

Sete perguntas a Mateus Esteita

Com a obra “O bolseiro- A vida de um sonhador” deu início a carreira de escritor. Como avalia esta estreia?
A estreia no mundo da literatura superou as minhas expectativas, apesar de que tinha noção que estava a escrever sobre um assunto que interessa muito a juventude angolana.

E qual o balanço que faz sobre o impacto da obra?
Balanço super positivo, estamos na segunda edição do livro e temos tido feedback super positivo, sobre a obra e testemunhas de pessoas que foram impactadas pela mesma.

“O bolseiro- A vida de um sonhador” versou basicamente a sua experiência enquanto estudante bolseiro, o que o inspirou a escrever “O bolseiro- Desafios pós formação”?
“O bolseiro- Desafios pós formação” vai seguir a mesma linhagem do primeiro livro, onde vamos trazer experiências de estudantes bolseiros e não só, sobre os desafios que enfrentam após a formação na diáspora e em Angola.
Vamos trazer algumas dicas sobre marketing pessoal e empreendedorismo para que os estudantes enfrentem da melhor forma o mercado de trabalho.

Esta será sempre a sua linha de abordagem?
Após a formação os estudantes enfrentam vários desafios. Desde o primeiro emprego, aos longos anos de experiência profissional que se exige, a ideia do padrinho na cozinha e acima de tudo a utopia da meritocracia.

Vai optar pela publicação clássica que é o papel ou já vai adaptar-se ao digital?
Estamos nesta fase a traduzir para o inglês e o russo, o primeiro livro que disponibilizaremos em formato digital, mas este último só estará numa primeira fase no formato físico.

Livro “O bolseiro- Desafios pós formação” chega às bancas no 1ª Trimestre de 2021

Vivenciou algum destes desafios que retrata?
Muitas das experiências que coloco nos livros são vividas por mim ou pelos co-autores, os dreamers, porque nós acreditamos na seguinte filosofia, “Escreva algo que vale a pena ler ou viva algo que vale a pena escrever”.

Qual é a maior lição que se pode tirar desta fase?
Nesta fase que vivemos, a nível profissional tiramos muitas lições, desde a adaptação a um mundo que mudou e que vai mudando em termos de tecnologias, forma de trabalho, estudo e até mesmo a forma de se relacionar com as outras pessoas.
É preciso ter disciplina, foco e criatividade para se sair vitorioso nesta fase pandêmica.

Sobre o autor
O seu nome já figurou em diplomas de distinções dos melhores estudantes na Rússia, esteve entre os voluntários da Brics e foi orador de fóruns juvenis líderes de países membros da mesma organização.
Após terminar a formação e construir um legado enquanto estudante de mérito, o engenheiro de “Refinação de Petróleo” e Mestre em “Segurança de Processos na indústria de Petróleo e Gás”, regressou à Angola perspectivando contribuir positivamente e, assim tem feito com brio na área que lhe compete.
Na primeira pessoa, Mateus Esteita, imortalizou num livro, estas e outras odisseias da sua trajectória enquanto estudante bolseiro num país vizinho. Intitulado “O Bolseiro- a vida de um sonhador”, traz toda a verdade “nua e crua” das adversidades que teve que enfrentar desde o clima, a língua, até a adaptação ao meio social Russo.

as cargas mais recentes

Vladmiro Gonga está de volta e traz mudanças na carreira

há 7 meses
Depois de 8 meses acometido por uma grave doença, Vladmiro Gonga aparece revigorado e anuncia mudanças drásticas.

Ndaka Yo Wini lança críticas à governação

há 5 meses
Ndaka Yo Wini destaca-se por transpostar para os maiores palcos de Jazz fusões do género tradicional “Lundongo no Luandu” com o Jazz e o Bossa Nova. Na manhã desta sexta-feira, o músico mostrou-se indignado pela forma como o povo é governado.”a vossa velha ignorância não pode continuar a transpor a condição humana”, continuou.

Dino Ferraz e Bú Cherry Participam no Festival Jangu Bancada Preta África e Brasil

há 1 dia
O Festival tem como objectivo promover o intercâmbio cultural entre artistas do Brasil e de Angola, em três horas de intervenções que pretendem conectar as nossas ancestralidades.

Bella ciao, ciao, ciao: La casa de papel chega ao fim

há 3 meses
A season que começa a ser gravada amanhã, traz 10 episódios sem data de estreia avançada, onde os assaltantes terão que se desencurralar e para tal contarão com dois novos reforços, cujos papeis não foram ainda revelados.

Covid-19: Nelson da Luz testa positivo em Portugal

há 1 mês
O V. Guimarães informou esta segunda-feira da existência de um caso positivo à Covid-19 no plantel. Trata-se do angolano Nelson Luz, o mais recente reforço a chegar ao clube vindo do 1°de Agosto.

“Estou a ser cobiçada por várias produtoras”

há 8 meses

Concurso para atribuição de bolsas de estudos nas áreas da Música e Artes Cénicas encerra dia 9 de Novembro

há 4 semanas
No âmbito do projecto da União Europeia Procultura, o Camões, I.P. anuncia a publicação de um convite em duas fases à apresentação de propostas de projecto que tenham por objectivo criar emprego durável e rendimento sustentável nos setores da música, artes cénicas e literatura infantojuvenil nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

Hannah Gomez quer conquistar o “Top dos Mais Queridos”

há 5 meses
A antiga estrela do “Unitel Estrelas ao Palco” soma e segue. Assinou com a Quebra Galho e gravou o seu primeiro álbum. A jovem de 22 anos quer pisar os maiores palcos do mundo e revela a ambição de conquistar o Top dos Mais Queridos ou o Angola Music Awards.

Afinal vidas angolanas também importam

há 3 meses
A classe artística angolana quebrou o silêncio e decidiu dar um basta à indiferença perante a brutalidade e violência policial que, vezes sem conta, resultaram em mortes, como foi o mais recente caso de José Manuel, morto à tiro no Prenda.

Estrelas alertam sobre o impacto do Covid-19 às comunidades carenciadas

há 4 meses
Um espectáculo especial acontece este sábado e junta Coldplay, Miley Cyrus, Shakira, Justin Bieber único palco, para além das presenças de Balvin, Usher, Jennifer Hudson, Chris Rock, Hugh Jackman, Charlize Theron e David Beckham.

Tory Lanez pede desculpas à Megan The Stallion por alvejá-la e justifica “que estava muito bêbado naquela noite”

há 1 mês
Dois meses após alvejar a rapper Megan The Stallion, Tory Lanez reaparece para desmentir que as suas músicas tiveram uma queda nos streams como consequência do sucedido, e segundo noticiou o TMZ, Lanez também teria aproveitado para pedir desculpas à Megan Rhe Stallion.

O novo álbum de Lady Gaga chegou e já conquistou o número #1 na Billboard 200

há 5 meses
`Chromatica´ assinala a sexta vez que um álbum de Lady Gaga figura no topo da lista, desde o lançamento de Born This Way em 2011. O trabalho era um dos mais aguardados dos últimos tempos, por representar o retorno da cantora ao dance pop.

Mário Gomes: O presente e o futuro entre os guitarristas

há 2 meses
Dom Caetano, Filipe Mukenga consideram-no o melhor guitarrista da actualidade. Saiba mais sobre este pequeno/grande músico na entrevista concedida à Revista Carga.

Mais uma obra enriquece o Rock nacional

há 7 meses
Trata-se do primeiro EP dos Lunna, uma banda de Metal Alternativo que tem brilhado em festivais como Rock Lalimwe Eteke Ifa, Rock in Rio Catumbela, entre outros.

Geração 80 lança playlist para ouvir durante o Isolamento social

há 6 meses
A ideia é partilhar diferentes trabalhos que mostram a diversidade de produção e de parceria com artistas angolanos.

Eddy Tussa solidário com artistas

há 5 meses
O espectáculo acontece a partir das 17 horas de hoje e o cantor far-se-á acompanhar de Yuri da Cunha. Designado “Show Live de Solidariedade aos Artistas”, o mesmo será transmitido no Facebook, Instagram e YouTube.