Logotipo é a representação visual responsável pela identificação de uma marca.
Na Indústria musical, é quase que imperativo um artista, grupo ou produtora ter a sua identidade visual, nas várias formas, cores ou texturas, estas variam conforme as preferências do proprietário.
Em Angola este tema já é um facto bem patente, apesar de muitos dos grandes artistas ou grupos icónicos não explorarem essa necessidade, a nova geração já tem muito mais cuidado com a imagem, preocupam-se sempre com a criação de um logo, logo após decidirem entrar para este mercado.
Para muitos dos casos, os designers gráficos são chamados a intervir, nalgumas situações, com o avanço e a facilidade do acesso aos softwares, os próprios artistas criam suas identidades visuais. Quer numa ou outras das possibilidades mencionadas, a verdade é que já é uma realidade visível no nosso embrionário mercado.
A venda do merchandising (camisolas e outros brindes) noutras geografias, é um dos ramos que mais factura e ajuda os artistas e ou produtoras a multiplicar os seus lucros, nos Estados Unidos da América, relatórios indicam que em 2018 a indústria musical rendeu um total global avaliado em $3.5 bilhões de dólares, portanto, facto para dizer que não só da música viverá o músico.
Artistas angolanos, fica aqui um caminho a seguir para os próximos dias, apostar na diversidade e venda de merchandising.


Sem comparações, seleccionamos alguns dos muitos logotipos dos nossos artistas e deixamos a vossa consideração para indicar quais os mais impactantes, quais os mais atraentes, qual deles graficamente representa a dimensão do seu artista/produtora e outros aspectos que nos faz lembrar sempre que se deparam com estes, queremos ouvir os vossos pareceres.

