Lou Ottens, precursor da portabilidade musical morre aos 94 anos

Conhecido como o “Pai” da cassete de fita, o engenheiro holandês, foi nada mais que um inventor revolucionário na década de 60, cuja criação  democratizou o sector musical, facilitando a portabilidade e alcance.

Criada em em 1954, sob alçada da Philips e compact disc, Lou Ottens deu vida a cassete de fitas, com o suporte de uma equipa.  A primeira cassete só foi vendida após anos de experimento, em 1963 e popularizada com o slogan “Mais pequena que um maço de cigarros”, na altura patenteada com o nome “compact cassete”.

Nascido em 1926, Ottens teve uma vida regida pela necessidade de simplificar, começou sua carreira com a construção de um rádio para sua família durante a Segunda Guerra Mundial.

No fim dos anos 1970, Lou também ajudou no desenvolvimento do CD, o inventor aposentou-se em 1986, tendo publicado Cem dicas para inovação de produtos de sucesso, no qual afirmava que era preciso simplificar sempre, diminuir prazos de entrega e contratar mais mulheres.

Lou Ottens morreu aos 94 anos de idade no último sábado, dia 6 de Março, em Duizel, no Brabante Holandês. 

as cargas mais recentes

Nelson Freitas recebe Disco de Ouro por causa da música “Dpos d’Quarenta”

há 12 meses
Lançado em Junho último, o single antigiu mais sete milhões de visualizações no YouTube e fará parte do próximo álbum do cantor cabo-verdiano, que está a ser preparado neste momento.

Irina Vasconcelos: “O nosso rock lá fora já é conhecido”

há 1 ano
Irina Vasconcelos apresenta à Carga o verdadeiro ponto de situação do estilo no Dia Internacional do Rock. A Rainha do Rock angolano fala das suas experiências como impulsionadora do movimento e recomenda…

Álbum de Beyoncé ” Black Is King” leva a criação de um novo curso em Harvard

há 9 meses

16 anos de “Artes ao Vivo”

há 2 anos
A efeméride é marcada com uma exposição online que imprime a historiográfica do projecto, bem como um debate entre Lukenny Bamba e Kool Klever, cujo tema será a “Existência, persistência e a criação do Artes ao Vivo”, amanhã, a partir das 14 horas no Eclético FM.

Num dia como hoje, há doze ano, Michael Jackson partia para eternidade

há 4 meses
Passados 12 anos após a sua morte, o sucesso de Michael Jackson é ainda um mistério, além de mais vendido, é o artista mais influente de todos os tempos. A vida do astro da cultura Pop resumia-se em apelo à fraternidade universal.

Kanye West poderá ficar impedido de escrever e cantar temas sobre Kim Kardashian

há 8 meses

Galeria Tamar Golan apresenta “Nutrição Espiritual” da autoria de SBI

há 1 ano
A Galeria Tamar Golan vai apresentar “Nutrição Espiritual” do artista angolano SBI, uma exposição individual online a inaugurar-se na Sexta-feira, dia 02 de Outubro de 2020, às 18h00.

Saiba quem são os artistas mais ouvidos da Internet em 2020

há 11 meses
O serviço de streaming Spotfly apresentou ontem o “Wrapped” e com esta plataforma ficámos a saber sobre os artistas, músicas e podcasts mais ouvidos do mundo em 2020.

“O país está a pedir a presença do Rap crítico e intervencionista”

há 2 anos

This Is Not a White Cube anuncia participação na 8ª edição da 1-54 Contemporary African Art Fair

há 1 ano
A feira de arte que vai decorrer em Londres na Somerset House de 8 a 10 de outubro de 2020, será prestigiada com a presença da galeria angola, a ser representada pelos artistas: Alida Rodrigues, Patrick Bongoy, Pedro Pires e Nelo Teixeira.

Um Café e a Conta: Sam The Kid lança álbum a homenagear Valete

há 3 meses
O reconhecimento é mútuo, já que ao longo da carreira, Valete faz questão de sublinhar as qualidades artísticas e a importância de Sam The Kid no Hip Hop. Este sábado, Sam The Kid fez o que poucos esperavam: usou um álbum em homenagem a Valete.

Novo álbum de Matias Damásio já está disponível

há 10 meses
Trata-se de um projecto musical com seis faixas nos estilos Semba, Kizomba e Pop com participações de Filho do Zua, Aina Quach e Puto Português. Está oficialmente disponível desde ontem nas plataformas digitais.

Eva Rap Diva revela já ter havido conflito de personalidade entre “a pessoa e a artista” em si

há 12 meses
A dualidade entre a personalidade no seio artístico e à nível pessoal, é algo muitas vezes descartado, especialmente quando o artista mantém um posicionamento vertical estando ou não em palco. Para a surpresa de todos, Eva Rap Diva, fez saber que no seu caso, esta dualidade existe e chega a gerar algum conflito.

Mais um artista angolano deixa o mundo dos vivos

há 1 ano
Calou-se a bateria de Paulo Van-Dunem “Paulo Rymy”, Conhecido por tocar ao lado de artistas como Bonga, Eduardo Paim e Banda Canna D’Açucar, o músico morreu hoje vítima de cancro da pele.

Paul McCartney e Taylor Swift revelam parceria em entrevista à Rolling Stone

há 11 meses
A Rolling Stone divulgou ontem a sua mais recente capa, onde figuram os dois artistas de gerações diferentes, na estreia de uma série de novas conversas entre artistas, o Musicians On Musicians.

Nélia Dias: Do Top Rádio Luanda rumo ao topo da música angolana

há 1 ano
Nélia Dias é um nome a se ter em conta no music hall nacional, por ser das poucas que conseguiu colocar o seu nome no Top Rádio Luanda com a música de estreia. A sua carreia ficou marcada por duetos com Young Double, Mona Nicastro, mas agora tem em carteira um novo projecto musical com o qual se quer lançar ao mundo.