Luanda entre as cidades seleccionadas para o Cinema of Commoning

Luanda faz parte do projecto através do Cine Geração, espaço de exibição de filmes localizado no quintal da produtora audiovisual Geração 80, e terá o Goethe Institut-Angola como parceiro local, informou a Geração 80, em nota.

Lançado em 2020, Cinema of Commoning está dividido em duas duas etapas: Nos meses de Abril e Maio um programa de cinema com curadoria colectiva serão exibidos em cinemas parceiros nas cidades de Luanda, Banguecoque, Berlim, Jacarta, Istambul, Dubai, Santiago do Chile e Cluj.

Fundado na cidade de Berlim pela plataforma bi’bak, Cinema of Commoning (Cinema de Partilha) é um projecto de vários parceiros internacionais que tem como objectivo reunir uma rede de conhecimentos sobre cinemas e iniciativas cinematográficas em todo o mundo.

Através de conversas híbridas, o projecto pretende criar uma declaração que proponha um modelo futuro de cinema alternativo, orientado para os “comuns” no que diz respeito à acessibilidade, liberdade artística e sustentabilidade financeira.

A iniciativa defende o cinema como um espaço transnacional para a prática artística e social, como um lugar de discurso público, como um agente da memória cultural e do património urbano, e como um local para preservar e distribuir formatos de filmes e vídeos raramente acessíveis.

Em Luanda, os filmes seleccionados serão exibidos no Cine Geração no mês de Maio. No mês de Junho, será realizado um simpósio de três dias que reunirá iniciativas de parceiros, profissionais do cinema e cinéfilos em Berlim, a fim de desenvolver mais conceitos e estratégias para espaços sustentáveis dedicados à cultura cinematográfica.

Ao total foram seleccionados 8 filmes (Angola, Alemanha, Turquia, Tailândia, Romênia, Indonésia, Emirados Árabes Unidos e Chile) pensados numa série cinematográfica curada colectivamente por todas cidades que reúne diversas comunidades sociais e liga lugares próximos e geograficamente distantes; liga passados, presentes e futuros e afasta-se de um olhar eurocêntrico para perspectivas transnacionais, (pós)migrantes e pós-coloniais.

Programa:
6 de Maio (Sexta-feira) MAJUB’S JOURNEY (Turquia) De Eva Knopf

13 de Maio (Sexta-feira) ONE HUNDRED CHILDREN WAITING FOR A TRAIN (Chile) De Ignacio Agüero

20 de Maio (Sexta-feira) THE EMPEROR’S NAKED ARMY MARCHES ON (Tailândia) De Kazuo Hara

27 de Maio (Sexta-feira) PARA LÁ DOS MEUS PASSOS (Angola) De Kamy Lara

3 de Junho (Sexta-feira) A WORLD NOT OURS (Emirados Árabes Unidos) De Mahdi Fleifel

10 de Junho (Sexta-feira) CINEMA, MON AMOUR (Roménia) De Alexandru Belc

17 de Junho (Sexta-feira) REMAKE, REMIX, RIP-OFF (Alemanha) De Cem Kaya

24 de Junho (Sexta-feira) BEHIND THE FLICKERING LIGHT: THE ARCHIVE (Indonésia) De Hafiz Rancajale

as cargas mais recentes

Sabia que hoje assinala-se o Dia da Música Estranha?

há 2 anos
O Dia Internacional da Música Estranha foi criado por Patrick Grant, um músico e compositor de Nova Iorque que queria colocar as pessoas a ouvirem e a tocarem tipos de música que nunca tinham ouvido e tocado antes.

Elástico Nandako disponibiliza o primeiro projecto musical com participação

há 2 anos
Trata-se do primeiro projecto colaborativo do cantor e dançarino, depois de se despedir dos Power Boyz. O single estará disponível, nas plataformas digitais, a parir das 19 horas de hoje e conta com a participação do seu antigo grupo.

This Is My Park: Beyoncé e Adidas lançam segunda colecção

há 2 anos
A nova linha manteve mood desportivo, mas desta vez, com um toque urbano e mais sofisticado. Como protagonista, a campanha traz mais uma vez Queen B, que fez o anuncio nas redes sociais e no teaser da colab, a artista se apresenta em todas as suas formas: artista, criativa, visionária, mãe e mulher de negócios.

Yuri da Cunha “mostra” como combinar a música às palavras

há 1 ano
Em véspera do desfecho das homenagens a Teta Lando, que acontece já este sábado (1 de Maio), Yuri da Cunha protagoniza, esta quarta-feira, em Luanda, um concerto para mostrar ao público como a música, palavra e o artista se combinam.

BET Awards 2021 anuncia tributo especial para o lendário rapper DMX

há 1 ano
O tributo que teve a curadoria do produtor Beatz, amigo de longa data de DMX, também incluirá uma performance de uma nova canção do álbum póstumo de X, Exodus, que foi lançado pela Def Jam Recordings em 28 de Maio.

Sexto aniversário do Village underground Lisboa é celebrado hoje no formato broadcast

há 2 anos
Esteja em casa e a partir das 17 horas (horário de Portugal) vista roupa confortável, calce os seus melhores sapatos de dança, e encontre um lugar com espaço na casa e a melhor forma de assistir a um broadcast, que teste e confirme o som das colunas e prepare-se para desfrutar de 7 horas de uma performance artística, no canal Youtube do VU.

`Baza + 1 vez´ é a mais nova proposta musical do Rapper JLZ

há 2 anos
A preparar um novo trabalho, o Rapper JLZ lançou a música `Baza +1 Vez´ como a primeira proposta. O mais recente lançamento caracteriza-se como um som agressivo, egocêntrico e cheio de punchlines, de modo a fazer barulho na cena Hip Hop e preparar o caminho para a nova sonoridade, agora com a sua própria editora e sendo responsável pelos seus passos.

Canal de TV HBO supera Netflix na transmissão de séries nos prémios Emmy

há 2 anos
O Emmy, principal premiação da TV americana, anunciou neste domingo os vencedores da sua 72ª edição. “Schitt’s Creek” com sete estatuetas, incluindo a de melhor série do género foi a mais premiada.

Documentário reapresenta Reino do Kongo na óptica africana

há 1 ano
Nas palavras do autor Ne Kunda Nlaba, o filme não ficcional chega para “desconstruir” tudo o que nos foi ensinado sobre o Reino do Kongo, intitula-se “Reino do Kongo: Em busca do reino destruído” e vai estrear no próximo sábado, dia 26 de Junho, na Mediateca de Luanda.

Após sucesso da primeira edição Spoken Mais chega a Viana

há 2 anos

Dino Ferraz: “Não me rotulo, seja a nível de estilos ou de mercado. Sou aberto a fazer música da maneira que sentir”

há 2 anos
Não me rotulo, seja a nível de estilos, ou de mercado. Sou um artista claramente aberto a fazer música da maneira que eu sentir.

Unitel agora vai começar também a pagar os autores das músicas do “Toque de Espera”

há 2 meses

Dr. Dre: Após receber exigência de USD 5 milhões, rapper vence disputa conjugal

há 2 anos

`Arte ao Peito´ , para ver até ao dia 15 de Outubro

há 12 meses
Sob o lema “Há obras que valem muito. Estas valem vidas”, foi inaugurado o projecto expositivo que dá início às actividades do mês da luta contra o cancro em Angola.

Jovens da Mulemba exibem a `Prova dos Nove´ na LAASP

há 2 anos
A peça teatral aborda de forma clara sobre a questão da infertilidade e do aborto, trazendo assuntos domésticos para uma sala nobre de espetáculos.

Dino D’Santiago é o principal vencedor dos Prémios da Música Portuguesa

há 1 ano
O músico, compositor e activista de descendência cabo-verdiana levou ontem da gala do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, os prémios da Crítica, Álbum do Ano e o de Melhor Artista Masculino.