Luanda entre as cidades seleccionadas para o Cinema of Commoning

Luanda faz parte do projecto através do Cine Geração, espaço de exibição de filmes localizado no quintal da produtora audiovisual Geração 80, e terá o Goethe Institut-Angola como parceiro local, informou a Geração 80, em nota.

Lançado em 2020, Cinema of Commoning está dividido em duas duas etapas: Nos meses de Abril e Maio um programa de cinema com curadoria colectiva serão exibidos em cinemas parceiros nas cidades de Luanda, Banguecoque, Berlim, Jacarta, Istambul, Dubai, Santiago do Chile e Cluj.

Fundado na cidade de Berlim pela plataforma bi’bak, Cinema of Commoning (Cinema de Partilha) é um projecto de vários parceiros internacionais que tem como objectivo reunir uma rede de conhecimentos sobre cinemas e iniciativas cinematográficas em todo o mundo.

Através de conversas híbridas, o projecto pretende criar uma declaração que proponha um modelo futuro de cinema alternativo, orientado para os “comuns” no que diz respeito à acessibilidade, liberdade artística e sustentabilidade financeira.

A iniciativa defende o cinema como um espaço transnacional para a prática artística e social, como um lugar de discurso público, como um agente da memória cultural e do património urbano, e como um local para preservar e distribuir formatos de filmes e vídeos raramente acessíveis.

Em Luanda, os filmes seleccionados serão exibidos no Cine Geração no mês de Maio. No mês de Junho, será realizado um simpósio de três dias que reunirá iniciativas de parceiros, profissionais do cinema e cinéfilos em Berlim, a fim de desenvolver mais conceitos e estratégias para espaços sustentáveis dedicados à cultura cinematográfica.

Ao total foram seleccionados 8 filmes (Angola, Alemanha, Turquia, Tailândia, Romênia, Indonésia, Emirados Árabes Unidos e Chile) pensados numa série cinematográfica curada colectivamente por todas cidades que reúne diversas comunidades sociais e liga lugares próximos e geograficamente distantes; liga passados, presentes e futuros e afasta-se de um olhar eurocêntrico para perspectivas transnacionais, (pós)migrantes e pós-coloniais.

Programa:
6 de Maio (Sexta-feira) MAJUB’S JOURNEY (Turquia) De Eva Knopf

13 de Maio (Sexta-feira) ONE HUNDRED CHILDREN WAITING FOR A TRAIN (Chile) De Ignacio Agüero

20 de Maio (Sexta-feira) THE EMPEROR’S NAKED ARMY MARCHES ON (Tailândia) De Kazuo Hara

27 de Maio (Sexta-feira) PARA LÁ DOS MEUS PASSOS (Angola) De Kamy Lara

3 de Junho (Sexta-feira) A WORLD NOT OURS (Emirados Árabes Unidos) De Mahdi Fleifel

10 de Junho (Sexta-feira) CINEMA, MON AMOUR (Roménia) De Alexandru Belc

17 de Junho (Sexta-feira) REMAKE, REMIX, RIP-OFF (Alemanha) De Cem Kaya

24 de Junho (Sexta-feira) BEHIND THE FLICKERING LIGHT: THE ARCHIVE (Indonésia) De Hafiz Rancajale

as cargas mais recentes

`Arte ao Peito´ , para ver até ao dia 15 de Outubro

há 1 ano
Sob o lema “Há obras que valem muito. Estas valem vidas”, foi inaugurado o projecto expositivo que dá início às actividades do mês da luta contra o cancro em Angola.

Tributo a Pitágoras Neto

há 3 anos
O co-fundador da Carga Magazine, Pitágoras Neto completaria 42 anos hoje, 12 de Maio. Relembramos o início da trajectória do jovem empreendedor na publicação que foi fundada há 10 anos e representa a voz de uma geração e o rosto de um movimento, que cada vez mais se afirma através da música.

Presidente da Nigéria sobre Burna Boy e WizKid: trouxeram glória para Nigéria

há 2 anos

Wizkid torna-se o primeiro africano a entrar para o Top 10 da Billbord Hot 100

há 1 ano
O artista nigeriano voltou a fazer história esta semana. De 30 anos, Wizkid tornou-se o primeiro artista africano a entrar para a 10ª posição da principal tabela da indústria musiacal nos EUA, poucos dias depois de receber um certificado platina da Associação da Indústria Fonográfica (RIAA).

Koffi Olomide assina com produtora dirigida por angolano e anuncia novo álbum

há 1 ano
O “Rei do Soukus” prepara-se para colocar “Légende” (lenda), no mercado. O álbum sai num momento em que acabou por assinar com a Goldmann, produtora gerida pelo angolano Mário Kiesse da Costa.

Akon revela planos de construção para segunda cidade futurista inspirada em Wakanda

há 2 anos
Após dar início à construção da primeira `Akon City´ no Senegal, o multimilionário de 47 anos, aproveitou as conexões, arregaçou as mangas e já começou a projectar a segunda `Akon City´ no Uganda e perspectiva concluí-la até 2036.

Filme de Mawete Paciência entra no Amazon Prime Video

há 2 anos
O filme “Rasto de Sangue” do realizador Mawete Paciência estará disponível no Amazon Prime Video, tornando-se a primeira película nacional na plataforma de streaming.

Toty Sa’med

há 3 anos
Parece ter chegado o momento de Toty Sa’med brindar os fãs com um álbum, depois de um percurso de mais de 10 anos.

Faltam apenas três galas para conhecermos o vencedor do BAI Dança Com Ritmo

há 2 anos
Os concorrentes não serão os únicos a serem desafiados, a gala também será marcada pela primeira batalha das celebridades do quadro `Dança com os Famosos´: Kelly Silva defronta Paul G e quem passar pelo crivo do quarteto jurado, permanecerá no concurso.

Linkin Park prepara o primeiro álbum sem Chester Bennington

há 3 anos
Ainda sem previsão de lançamento, o anúncio do oitavo trabalho de estúdio dos Linkin Park surge três anos depois da morte, por suicídio, de Chester Bennington aos 41 anos.

Fundação Arte e Cultura e o Gabinete Provincial da Cultura realizam workshop sobre Dikanza

há 2 anos
Serão oradores os músicos e executantes da Dikanza Jorge Mulumba e Lito Graça, e contará com a presença do Director-Geral do Instituto de Línguas Nacionais, José Pedro, que fará uma abordagem sobre a escrita da Língua Kimbundu.

Big Daddy Kane e KRS-One protagonizam ‘Verzuz battle’ épico

há 1 ano
Embora exista um descabido preconceito relacionado com a idade dos hippopers, os veteranos Big Daddy Kane e KRS-One provaram na noite de ontem, que o Rap “cinquentão” está de boa saúde e recomenda-se.

Depois de vários anos a produzir, Mestre Freddy apresenta-se como cantor

há 3 anos
Após longos anos, explica porquê decidiu conciliar a carreira de produtor com a de cantor e apresenta as suas primeiras músicas com sonoridade diferenciada. Já tem o primeiro álbum à vista e deixa todas as impressões da “nova carreira” nesta entrevista.

Damásio Brothers assinam com Grupo Chiado, uma das mais respeitadas produtoras da Lusofonia

há 2 anos

Show Piô regressa no dia 31 de Outubro

há 2 anos
O projecto de promoção da música infantil das décadas de 80, 90 e 2000, denominado Show Piô, estará de volta no dia 31 de Outubro, depois da ausência em 2019. Mais uma vez, o objectivo é “transformar” os adultos de “hoje” em crianças de “ontem”.

Adelásio Mwangolé está de volta com músicas novas e anuncia álbum

há 3 anos
Depois de algum tempo à procura de firmamento em uma produtora, o autor de temas como ‘Mwangolé’ está de volta com músicas novas e está em estúdio a preparar o primeiro álbum, sob o selo da Yalankuwu Music, com o qual quer internacionalizar a carreira.