Luanda faz parte do projecto através do Cine Geração, espaço de exibição de filmes localizado no quintal da produtora audiovisual Geração 80, e terá o Goethe Institut-Angola como parceiro local, informou a Geração 80, em nota.
Lançado em 2020, Cinema of Commoning está dividido em duas duas etapas: Nos meses de Abril e Maio um programa de cinema com curadoria colectiva serão exibidos em cinemas parceiros nas cidades de Luanda, Banguecoque, Berlim, Jacarta, Istambul, Dubai, Santiago do Chile e Cluj.
Fundado na cidade de Berlim pela plataforma bi’bak, Cinema of Commoning (Cinema de Partilha) é um projecto de vários parceiros internacionais que tem como objectivo reunir uma rede de conhecimentos sobre cinemas e iniciativas cinematográficas em todo o mundo.
Através de conversas híbridas, o projecto pretende criar uma declaração que proponha um modelo futuro de cinema alternativo, orientado para os “comuns” no que diz respeito à acessibilidade, liberdade artística e sustentabilidade financeira.
A iniciativa defende o cinema como um espaço transnacional para a prática artística e social, como um lugar de discurso público, como um agente da memória cultural e do património urbano, e como um local para preservar e distribuir formatos de filmes e vídeos raramente acessíveis.
Em Luanda, os filmes seleccionados serão exibidos no Cine Geração no mês de Maio. No mês de Junho, será realizado um simpósio de três dias que reunirá iniciativas de parceiros, profissionais do cinema e cinéfilos em Berlim, a fim de desenvolver mais conceitos e estratégias para espaços sustentáveis dedicados à cultura cinematográfica.
Ao total foram seleccionados 8 filmes (Angola, Alemanha, Turquia, Tailândia, Romênia, Indonésia, Emirados Árabes Unidos e Chile) pensados numa série cinematográfica curada colectivamente por todas cidades que reúne diversas comunidades sociais e liga lugares próximos e geograficamente distantes; liga passados, presentes e futuros e afasta-se de um olhar eurocêntrico para perspectivas transnacionais, (pós)migrantes e pós-coloniais.
Programa:
6 de Maio (Sexta-feira) MAJUB’S JOURNEY (Turquia) De Eva Knopf
13 de Maio (Sexta-feira) ONE HUNDRED CHILDREN WAITING FOR A TRAIN (Chile) De Ignacio Agüero
20 de Maio (Sexta-feira) THE EMPEROR’S NAKED ARMY MARCHES ON (Tailândia) De Kazuo Hara
27 de Maio (Sexta-feira) PARA LÁ DOS MEUS PASSOS (Angola) De Kamy Lara
3 de Junho (Sexta-feira) A WORLD NOT OURS (Emirados Árabes Unidos) De Mahdi Fleifel
10 de Junho (Sexta-feira) CINEMA, MON AMOUR (Roménia) De Alexandru Belc
17 de Junho (Sexta-feira) REMAKE, REMIX, RIP-OFF (Alemanha) De Cem Kaya
24 de Junho (Sexta-feira) BEHIND THE FLICKERING LIGHT: THE ARCHIVE (Indonésia) De Hafiz Rancajale