Luanda entre as cidades seleccionadas para o Cinema of Commoning

Luanda faz parte do projecto através do Cine Geração, espaço de exibição de filmes localizado no quintal da produtora audiovisual Geração 80, e terá o Goethe Institut-Angola como parceiro local, informou a Geração 80, em nota.

Lançado em 2020, Cinema of Commoning está dividido em duas duas etapas: Nos meses de Abril e Maio um programa de cinema com curadoria colectiva serão exibidos em cinemas parceiros nas cidades de Luanda, Banguecoque, Berlim, Jacarta, Istambul, Dubai, Santiago do Chile e Cluj.

Fundado na cidade de Berlim pela plataforma bi’bak, Cinema of Commoning (Cinema de Partilha) é um projecto de vários parceiros internacionais que tem como objectivo reunir uma rede de conhecimentos sobre cinemas e iniciativas cinematográficas em todo o mundo.

Através de conversas híbridas, o projecto pretende criar uma declaração que proponha um modelo futuro de cinema alternativo, orientado para os “comuns” no que diz respeito à acessibilidade, liberdade artística e sustentabilidade financeira.

A iniciativa defende o cinema como um espaço transnacional para a prática artística e social, como um lugar de discurso público, como um agente da memória cultural e do património urbano, e como um local para preservar e distribuir formatos de filmes e vídeos raramente acessíveis.

Em Luanda, os filmes seleccionados serão exibidos no Cine Geração no mês de Maio. No mês de Junho, será realizado um simpósio de três dias que reunirá iniciativas de parceiros, profissionais do cinema e cinéfilos em Berlim, a fim de desenvolver mais conceitos e estratégias para espaços sustentáveis dedicados à cultura cinematográfica.

Ao total foram seleccionados 8 filmes (Angola, Alemanha, Turquia, Tailândia, Romênia, Indonésia, Emirados Árabes Unidos e Chile) pensados numa série cinematográfica curada colectivamente por todas cidades que reúne diversas comunidades sociais e liga lugares próximos e geograficamente distantes; liga passados, presentes e futuros e afasta-se de um olhar eurocêntrico para perspectivas transnacionais, (pós)migrantes e pós-coloniais.

Programa:
6 de Maio (Sexta-feira) MAJUB’S JOURNEY (Turquia) De Eva Knopf

13 de Maio (Sexta-feira) ONE HUNDRED CHILDREN WAITING FOR A TRAIN (Chile) De Ignacio Agüero

20 de Maio (Sexta-feira) THE EMPEROR’S NAKED ARMY MARCHES ON (Tailândia) De Kazuo Hara

27 de Maio (Sexta-feira) PARA LÁ DOS MEUS PASSOS (Angola) De Kamy Lara

3 de Junho (Sexta-feira) A WORLD NOT OURS (Emirados Árabes Unidos) De Mahdi Fleifel

10 de Junho (Sexta-feira) CINEMA, MON AMOUR (Roménia) De Alexandru Belc

17 de Junho (Sexta-feira) REMAKE, REMIX, RIP-OFF (Alemanha) De Cem Kaya

24 de Junho (Sexta-feira) BEHIND THE FLICKERING LIGHT: THE ARCHIVE (Indonésia) De Hafiz Rancajale

as cargas mais recentes

Coca FSM dá nova roupagem à música ‘Imagina Só’

há 7 meses
Disponível desde o passado dia 7 de Outubro, o tema ‘Imagina Só’ é um remix do tema homónimo que conta com mais de dez anos de existência e marca o arranque do que se pretende vir a ser uma nova perspectiva deste produtor, compositor e artista.

27 anos após o lançamento clássico, Illmatic é adicionado ao acervo da Biblioteca do Congresso americano

há 1 ano
A 14ª bibliotecária do Congresso e primeira mulher a ocupar o cargo, Carla Hayden, classificou o disco como um “tesouro digno de ser preservado eternamente na herança fonográfica da nação por causa de sua importância cultural, histórica e estética”.

Morreu Bruce Williamson, antigo vocalista dos “Temptations”

há 2 anos
Morreu, aos 49 anos de idade, Bruce Williamson, antigo vocalista dos “Temptations”, vítima de covid-19.

Lupe Fiasco decreta que só terá acesso aos seus shows quem estiver vacinado contra a Covid-19

há 1 ano
Lupe Fiasco limitou o acesso dos seus eventos à pessoas que não tenham sido vacinadas contra a Covid-19. O artista optou por esta atitude sem precedentes, para se posicionar, uma vez que o uso da vacina tem dividido opiniões.

50 cent admite Live de batalha de hits com Snoop ou Ludacris

há 2 anos
Nesses tempos de quarentena, diversos artistas recorrem aos Lives para interagir com os fãs. No meio hip-hop dos Estados Unidos, as batalhas musicais realizadas ao vivo no Instagram por artistas e produtores estão a se tornar uma tendência.

Idoso de 100 anos arrecada o equivalente a 30 mil milhões de Kwanzas ao cantar uma música

há 2 anos

Galeria MOVART participa no “African Galleries Now”

há 1 ano
A MOVART é uma das 13 galerias africanas a participar no evento African Galleries Now, exclusivamente online, resultante de uma parceria entre a African Art Galleries Association (AAGA) e a plataforma Artsy.

Faz hoje um mês desde que Carolina Deslandes e Jimmy P surpreenderam os fãs com o projecto colaborativo “Mercúrio”

há 2 anos
Um ano após lançarem a primeira música juntos, Carolina Deslandes e Jimmy P reafirmaram o gosto por trabalhar em conjunto. Com um total de 5 músicas, o EP Mercúrio foi todo idealizado durante o período de confinamento e disponibilizado a 31 de Julho.

Unitel pode ser processada por usar música de Boss AC e Gutto sem autorização

há 4 meses
A companhia de telefonia móvel angolana está a ser a acusada de usar, sem autorização, a música ” Quieres Dinero”, da autoria de Boss AC, Gutto e Glória Stefan, para a campanha publicitária “Unitel Money”.

Kuduristas em Portugal desenvolvem projecto de dança para lar de idosos

há 1 ano

RIH-ISSUE: Enquanto o novo álbum não vem, Rihanna lança discografia em vinil

há 6 meses
Ao seu jeito, Rihanna anunciou o lançamento dos seus óctuplos álbuns num novo formato, em tradução livre feita por esta que vos escreve, a artista “alfinetou” os mais conservadores com um post: “As crianças de hoje nunca saberão o que é vinil”, disseram eles!” provocou, deixando disponível o ri-hanna.io/rihissue, onde se encontram a venda.

Kelly Silva dá nova roupagem à música `Casos de Amor´ em novo álbum

há 10 meses
O remake da música original de Euclides da Lomba, traz a participação de Yannick Afromen e fará parte do novo álbum de Kelly Silva, que intitular-se-á `20/20´, cuja previsão de lançamento é para Dezembro deste ano.

Luso explica as razões dos “Sonhos Molhados” em novo videoclip

há 12 meses
Trata-se do segundo vodeoclip da primeira parte do álbum Laços de Família. A música intitula-se “Sonhos Molhados” e está disponível no YouTube e nos principais canais de música desde a tarde de ontem.

MCK e Kool Klever lançam projecto de combate à criminalidade nas periféricas

há 2 anos

Médico legista revela a verdadeira causa de morte de DMX

há 10 meses
Até então a causa de morte do músico e actor de 50 anos, depois de vários dias internado em morte cerebral, não era oficial. Foi agora revelado que, desde que deu entrada ao hospital White Plains, de Nova York, no dia 3 de Abril, o rapper “nunca saiu do coma”.

Espectáculo `Encontro de Gerações´será transmitido dia 30 Maio

há 12 meses
Seis anos após a primeira edição, o projecto está de volta com novos duetos, destacando artistas da antiga e nova geração.