Luís Mendonça rende-se à qualidade poética da música de Luso

Vencedor do Prémio SADC de jornalismo, escritor e poeta, José Luís Mendonça também foi professor na Universidade Agostinho Neto, leccionando a cadeira de Português e é respeitado nos círculos literários por causa do rigor estético que imprime nas suas obras.

O escritor teceu, esta semana, rasgados elogios à musicalidade de Luso, propriamente à faixa ” Soldado Desconhecido”, que se alinha na 12a posição do álbum Laços de Famílias, lançado em Dezembro do ano passado.

“Um libelo melódico contra a guerra” é desta forma que Luís Mendonça classifica a música que traz a participção de Sidjay.

Em longo texto, o escritor considerou  o tema ” uma composição engajada, na linha da chamada arte de intervenção social, que faz eco do silêncio a que estão votados os antigos combatentes angolanos”.

“Todos nós temos um avô, um pai, um tio ou um irmão que de corpo e alma lutou pela independência ou libertação da pátria mas hoje sobrevive com uma pensão que pouco passa a casa dos 20 mil kwanzas”, descreve o músico à Carga.

Para Luís Mendonça, a música “Soldado Desconhecido” é  voz dos que não a têm”, algo bem conseguido pelo rapper, que trouxe à tona dos sentidos, emoções fortes e criou “aquela catarse aristotélica, por via da empatia”, que, quando bem trabalhada, a canção neste género entra na medula social, principalmente da juventude.

Ainda de acordo com o poeta, em “Soldado Desconhecido”, Luso buscou a contribuição vocálica e o refrão de Sidjay, que é detentor de uma voz hídrica, fluvial, capaz de amenizar a acutilância do estilo combativo do RAP, com a sua ondulação romântica, para sustentar a entrada do verso. 

O escritor realça que em “Laços de Família” Luso persegue essa fusão entre o melódico e o coloquial.

Concebido originalmente por Desconhecido/Esquecido, a música, explica o rapper, não é uma história pessoal ou vivida na primeira pessoa, mas ao escrevê-la, vestiu-se a pele dos que muito fizeram pela pátria e hoje pouco ou quase nada são reconhecidos.

as cargas mais recentes

50 Cent perde a cabeça e parte para agressão

há 3 anos
O líder da G-Unit perdeu a compostura e partiu para agressão contra um homem, lançando-o com uma mesa e várias cadeiras durante um convívio na passada quinta-feira num restaurante, em Nova Jérsia.

Verzuz anuncia battle entre Method Man e Redman

há 2 anos
Depois do Verzuz Battle entre Ghostface Killah e Raekwon do Wu-Tang Clan, Timbaland e Swizz Beatz anunciaram a próxima batalha para o dia 20 de Abril, entre os parceiros de rimas de longa data, Method Man e Redman.

2020: Um ano trágico para a música angolana

há 2 anos
Calaram-se as vozes, mas as obras serão sempre lembradas. Exemplo disso, aconteceu sábado no encerramento da VII temporada do Show do Mês. O projecto da Nova Energia colocou Carlos Burity, Kweno Ayonda, Waldemar Bastos, Jivago e Teta Lágrimas nas estrelas.

Morreu o músico Carlos Burity

há 3 anos
O músico esteve internado na Clínica Girassol, mas depois de receber alta, o músico sentiu-se mal e foi encaminhado ao hospital onde acabou por falecer nas primeiras horas desta manhã aos 67 anos.

Cloe Management é a mais nova representante da Content Connect Africa em Angola

há 3 anos
A empresa angolana de agenciamento e gestão internacional de carreira artística, comunicou recentemente a sua mais nova parceria com a empresa sul africana Content Connect Africa-CCA.

DJ Znobia cria espaço on-line para divulgação de Disc jockeys

há 2 anos
O espaço denominado `Kubata da música´, foi criado para dar visibilidade a “bons DJs”, que além ressentirem o recesso das actividades culturais, também não dispõem de condições de técnicas para se mostrar.

DJ Pelé, Flagelo Urbano e Ikonoklasta representam a classe artística na manifestação

há 3 anos
Os músicos Flagelo Urbano, Ikonoklasta, Ready Neutro, MCK e DJ Pelé representam, a classe artística na manifestação pacífica, que decorreu hoje, em Luanda, visando alertar ao governo para fim do elevado custo de vida no país, mas que terminou com a confirmação de mortes.

Trump ataca “músicos” na campanha

há 3 anos
Uma das visadas foi Lady Gaga, que fez recentemente campanha pelo principal adversário de Trump nas eleições, Joe Biden.

Já são conhecidos os apurados para Rock and Roll Hall of Fame 2021

há 2 anos
Na lista, Tina Turner ficou em primeiro lugar com mais de 585 mil votos do público. Fela Kuti foi a segunda posição com mais de 545 mil, O terceiro e o quarto foram The Go-Go’s e Iron Maiden, enquanto que os Foo Fighters terminaram em quinto lugar.

Conheça Skit Van Darken, o autor de “Angola Não Me Diz Nada”

há 2 anos
O músico quase não é visto nos media convencionais, mas goza de boa popularidade considerável na Internet e, à surdina, vai se transformando na principal referência deste subgénero do Hip Hop.

Irina Vasconcelos: “O nosso rock lá fora já é conhecido”

há 3 anos
Irina Vasconcelos apresenta à Carga o verdadeiro ponto de situação do estilo no Dia Internacional do Rock. A Rainha do Rock angolano fala das suas experiências como impulsionadora do movimento e recomenda…

Após ter álbum eleito como o melhor da história do Brasil, Milton Nascimento anuncia fim de carreira

há 12 meses
Lançado em 1972, o disco ‘Clube da Esquina’, de Milton Nascimento e Lô Borges, foi eleito o melhor álbum já lançado, na história da música brasileira, numa iniciativa do podcast Discoteca Básic.

Allen Halloween reedita Híbrido em vinil com takes inéditos

há 2 anos
Um ano após anunciar a sua retirada da música, rumo a devoção a Deus, a bruxa volta a dar sinal de vida vida com o lançamento surpresa de 500 vinis do álbum Híbrido, o terceiro da carreira.

Cientista angolano é homenageado e ganha bolsa de estudo

há 3 anos
O Ministério da Juventude e Desportos distinguiu o jovem cientista angolano, Valdemar Tchipenhe, com um Diploma de Mérito, pela a sua dedicação e entrega no projecto humanitário de montagem de laboratórios de Biologia Molecular, que contribuem para prevenção e combate à Covid-19.

Exposição ‘S.O.S ambiente’ apresenta projectos para salvação do meio ambiente

há 3 anos
Vários adolescentes provenientes de centros de formação e educação ambiental de Luanda, expõem, desde hoje, projectos de sustentação e preservação do meio ambiente.

Autores e agentes económicos da Huíla recebem primeiros certificados de registo de obras intelectuais

há 1 ano
De acordo com a nota do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, foram entregues no total, 11 certificados, sendo 10 de registo de obras intelectuais e um para o exercício de actividade. A ocasião serviu também para o DG do SENADIAC proceder à entrega de alguns meios de trabalho e de identificação ao agente do SENADIAC naquela província.