Luís Mendonça rende-se à qualidade poética da música de Luso

Vencedor do Prémio SADC de jornalismo, escritor e poeta, José Luís Mendonça também foi professor na Universidade Agostinho Neto, leccionando a cadeira de Português e é respeitado nos círculos literários por causa do rigor estético que imprime nas suas obras.

O escritor teceu, esta semana, rasgados elogios à musicalidade de Luso, propriamente à faixa ” Soldado Desconhecido”, que se alinha na 12a posição do álbum Laços de Famílias, lançado em Dezembro do ano passado.

“Um libelo melódico contra a guerra” é desta forma que Luís Mendonça classifica a música que traz a participção de Sidjay.

Em longo texto, o escritor considerou  o tema ” uma composição engajada, na linha da chamada arte de intervenção social, que faz eco do silêncio a que estão votados os antigos combatentes angolanos”.

“Todos nós temos um avô, um pai, um tio ou um irmão que de corpo e alma lutou pela independência ou libertação da pátria mas hoje sobrevive com uma pensão que pouco passa a casa dos 20 mil kwanzas”, descreve o músico à Carga.

Para Luís Mendonça, a música “Soldado Desconhecido” é  voz dos que não a têm”, algo bem conseguido pelo rapper, que trouxe à tona dos sentidos, emoções fortes e criou “aquela catarse aristotélica, por via da empatia”, que, quando bem trabalhada, a canção neste género entra na medula social, principalmente da juventude.

Ainda de acordo com o poeta, em “Soldado Desconhecido”, Luso buscou a contribuição vocálica e o refrão de Sidjay, que é detentor de uma voz hídrica, fluvial, capaz de amenizar a acutilância do estilo combativo do RAP, com a sua ondulação romântica, para sustentar a entrada do verso. 

O escritor realça que em “Laços de Família” Luso persegue essa fusão entre o melódico e o coloquial.

Concebido originalmente por Desconhecido/Esquecido, a música, explica o rapper, não é uma história pessoal ou vivida na primeira pessoa, mas ao escrevê-la, vestiu-se a pele dos que muito fizeram pela pátria e hoje pouco ou quase nada são reconhecidos.

as cargas mais recentes

Prémio Nobel da Literatura 2020 atribuído a poetisa Louise Glück

há 2 anos
Louise Glück é uma poetisa norte-americana de 77 anos conhecida pela sua “voz poética e com beleza austera, que manifestam a “existência individual universal”, em temas de infância e vida familiar ou as relações de estreia entre pais e irmãos.

Paulina Chiziane: “Uma das coisas que mais admiro em Angola é como recriam a língua portuguesa”

há 11 meses
Antes de regressar ao seu país, a escritora moçambicana conversou com a Carga sobre a memória, identidade, tradição e resistência, características da sua escrita.

Félix Tshisekedi atribui título de embaixador da cultura do Congo ao músico Koffi Olomide

há 12 meses
O presidente da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi, recebeu em audiência Antoine Christophe Agbepa Mumba, conhecido nas lides musicais como Koffi Olomidé, e atribuiu-lhe o título de embaixador da cultura congolesa. O músico dispõe agora de um passaporte diplomático para o exercício da sua missão.

Paulo Flores faz declarações comoventes sobre a perda de Nando Quental

há 2 anos

Exposição online “Vivência de um Aprendiz” é inaugurada na sexta-feira

há 3 anos
O artista angolano Adilson Vieira vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Vivência de um Aprendiz”, uma exposição individual online, a inaugurar na Sexta-feira, dia 7 de Agosto de 2020, às 18 horas.

Conheça todos os vencedores da VII edição do Angola Music Awards

há 2 anos
Com um total de 26 categorias, a sétima edição do prestigiado concurso para a valorização da música angolana viu consagrar nomes como Anna Joyce, Yola Semedo, Patrícia Faria, Cheketela, Prodígio e dupla ou grupos como Scró Q Kuia, Força Suprema e Mobbers.

Festividades do Dia Internacional do Jazz memoram a figura de Waldemar Bastos

há 2 anos
Foram apresentados pormenores daquela que será a 10ª edição do evento em comemoração a efeméride, que este ano irá reoxigenar a obra de Waldemar Bastos -in memoriam-.

Jay-Z liga para governador de Minnesota a exigir justiça

há 3 anos
Muitos rappers participaram de protestos em várias partes dos Estados Unidos da América a exigir justiça pela morte de George Floyd. Os que não puderam, contribuíram para o Freedom Funds, que fornece dinheiro sob fiança para os presos manifestantes.

Estão abertas as candidaturas para um diálogo intergeracional de líderes e jovens da 2ª Bienal de Luanda

há 2 anos
A 2ª Edição da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz, a decorrer entre os dias 4 e 8 de Outubro de 2021, tem previsto, como prelúdio, um diálogo intergeracional de líderes e jovens sobre o tema “Diversidade Cultural e Patrimonial de África e das suas Diásporas: uma fonte de conflito ou um terreno fértil para a paz?”.

Eminem lança álbum surpresa com 16 faixas inéditas

há 2 anos
O décimo segundo álbum de estúdio de Eminem intitula-se “Music To be Murdered By”e contém 16 faixas inéditas com participações de Dr. Dre, Ty Dolla $ign e traz vários pedidos de desculpas e, até mensagens para Snoop Dogg.

#TheBestBANTUMEN 2021 são conhecidos ainda este mês

há 1 ano
A exemplo da eleição já realizada no ano transacto, o site generalista Bantumen, volta a destacar por meio de uma eleição os melhores do ano, a grande novidade da presente edição, é a adição da categoria Melhor Single do Ano.

Tina Turner entra no Rock & Roll Hall of Fame pela 2ª vez

há 1 ano

Dinheiro “trava” internacionalização de Dodó Miranda

há 3 anos
Em entrevista a Revista Carga, explicou que preparou um disco com 12 temas, variado, com realce para o “world music”, mas que não consegue dar sequência ao projecto.

Desengane-se, liberdade provisória não foi concedida a R. Kelly

há 2 anos
Foi ontem posta a circular no Twitter, uma foto que deu azos a especulações, sobre a possível soltura de R. Kelly, o que não corresponde a verdade. O artista continua no Metropolitan Correctional Center de Chicago, onde permanecerá até ser julgado.

Tupac, Ice Cube, Snoop Dogg apresentados em versão animada

há 3 anos
A última criação do animador Alex Alvarado nos permite imaginar como o ícone do Hip-Hop Tupac Shakur ficaria se entrasse no mundo da Disney.

BET Awards 2020 acontece online

há 3 anos
De acordo com a Revista Variety, a BET celebrará o 20º aniversário da premiação no dia 28 de Junho, por meio de “uma variedade de técnicas inovadoras e conteúdo gerado por artistas”.