Trata-se de Os Vivos, O Morto e o Peixe Frito, do género dramático. A obra do escritor angolano marca a estreia da actriz portuguesa Daniela Ruah como realizadora e conta com um conhecidíssimo elenco cinematográfico dos PALOP.
O telefilme extraído do livro Os Vivos, O Morto e o Peixe, sucede AvóDezanove e o Segredo do Soviético, que recebeu quatro prémios em festivais internacionais no final de 2020, entre os quais o de Melhor Realizador de África nos Kisima Music & Film Awards, no Quénia. E mais recentemente o de Melhor Filme no Black International Cinema, em Berlim.
A gravação do telefilme, adaptado por José Pinto Carneiro, terminará a 11 deste mês e traz a história de 13 personagens de origem lusófona, que vivem no mesmo prédio em Portugal, e interpretada por 10 actores.
Na obra dramática, Ondjaki trata de temas quotidianos e de como a vida entrelaça pessoas, numa mistura de conflitos, variedades culturais e as especificidades linguísticas.

A produção insere-se no projecto da RTP “Contado Por Mulheres”, que pretende levar dez adaptações literárias realizadas apenas por mulheres e que deverão ser emitidas na RTP1 ainda este ano.
Eis o elenco: Igor Regalla, Soraia Tavares, Daniel Martinho, Mina Andala, Matamba Joaquim, Mauro Hermínio, Nora de Carvalho, Dinarte de Freitas, Cheila Lima e Rosa Villa.